segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cientistas Desvendam História da Formação das Galáxias [Em Partes]

Deu no site Terra:

Quase todas as grandes galáxias passaram por pelo menos uma fusão importante desde que o universo tinha seis bilhões de anos, segundo o maior estudo sobre sua forma e estrutura até hoje.

O estudo utilizou dados do Telescópio Espacial Hubble para analisar como teria sido a aparência de 21.092 galáxias quando o universo - hoje com cerca de 13,7 bilhões de anos - tinha entre 5,2 bilhões e 11,2 bilhões de anos.

As fusões tendem a deixar as galáxias com uma aparência assimétrica e maciça, e com base em análises de computador dessas características, o astrofísico Christopher Conselice da Universidade de Nottingham, Reino Unido, e seus colegas encontraram indícios de pelo menos duas mil fusões durante essa época.

Eles também encontraram uma correspondência entre o período de fusões e os episódios de explosões estelares. Conselice acrescenta que uma redução significativa das fusões, na época em que o universo tinha cerca de sete bilhões de anos, coincide com o período de diminuição na formação de estrelas previamente identificado. Como as imagens de cada galáxia representam apenas um momento de sua evolução, a equipe extrapolou suas descobertas para concluir que quase todas as galáxias teriam passado por uma fusão até os dias de hoje.

Fábricas de estrelas

Galáxias podem construir estrelas a partir de suas próprias reservas de gás, ou através do recebimento de uma nova injeção de gás e energia cinética quando uma grande galáxia se choca com outra. No universo de hoje, essas fusões massivas são raras. Mas no passado, diz Conselice, essas fusões criaram condições para explosões estelares que geraram estrelas a um ritmo de cerca de 200 massas solares por ano - 100 vezes o ritmo da formação estelar de nossa atual Via Láctea.

"As fusões transformam fundamentalmente a estrutura dessas galáxias e sua maneira de desenvolvimento," diz Conselice. "Duas galáxias ricas em gás se chocam e as nuvens gasosas colidem, formando estrelas."

(...)

No entanto, alguns astrônomos dizem que ainda não está claro se as fusões são a raiz das explosões estelares. "É difícil determinar se a aparência irregular das galáxias distantes se deve a fusões ou a locais irregularmente distribuídos de formação altamente ativa de estrelas," diz o astrônomo Pieter van Dokkum da Universidade Yale.

Mark Dickinson, um astrônomo do Observatório Nacional de Astronomia Óptica de Tucson, Arizona, observa que existe agora evidência de que elevados ritmos de formação de estrelas acontecem ao longo de centenas de milhões de anos e não em explosões de 10 milhões de anos. "Se as explosões estelares fossem causadas pelas fusões, você esperaria a segunda opção," diz Dickinson.

(...)

Tradução: Amy Traduções.

----------------------------------------------------------------

Nota: É muito bom saber que a ciência vem se aperfeiçoando cada vez mais rumo ao conhecimento da origem do cosmos e tudo o que nele existe. Penso que estas descobertas sobre a formação das estrelas que formam as galáxias não contradizem em muita coisa sobre o que diz a Bíblia sobre o tema (criação do universo). Afinal, está escrito em Gênesis 1:1 "No princípio criou Deus o céu e a terra". Perceba que a Bíblia não diz quando o universo (incluindo a terra) se formaram, diz apenas "no princípio" (podem ser bilhões ou milhares de anos, por exemplo). Até aí tudo bem com as teorias humanas acerca de nossas origens. O problema vem quando muitos cientistas dizem que surgimos do acaso e evoluímos num período de bilhões de anos até chegar à forma que apresentamos hoje. Em contraposição, a Bíblia, o relato fiel da Palavra de Deus, diz que a vida surgiu na Terra de forma planejada por Deus, que fomos feitos à imagem e semelhança do Criador (Gênesis 1:27), e se fazermos um estudo cronológico com base na Bíblia e outros dados históricos confiáveis, descobriremos que a vida na Terra foi instaurada cerca de seis mil anos atrás. Em quem acreditar, na ciência humana ou na Palavra de Deus? No texto acima extraído do site Terra temos uma pista.

O texto diz que o astrônomo Mark Dickinson descobriu que "existe agora evidência de que elevados ritmos de formação de estrelas acontecem ao longo de centenas de milhões de anos e não em explosões de 10 milhões de anos [como se acreditava]". Isso mostra que o conhecimento científico é muito sujeito à mudanças, onde retificações ou quebras de teorias em lugar de outras mais atuais são constantes. A história do conhecimento científico é pródiga em nos apresentar várias situações em que cientistas tiveram suas teorias refutadas por outras consideradas como novas verdades. isso é algo intrigante, pois sempre está-se mudando o que se pensava antes.

Em contraste a isso, a Bíblia não sofre nenhuma mudança na concordância das ideias nela apresentadas, pois são informações sólidas e verídicas, não sujeitas à mudanças. Claro, a interpretação muda muito, conforme convém a muitos, mas se a Bíblia for interpretada cada texto dentro de seu contexto (para não se tornar pretexto), a verdade se torna clara e nítida como a luz que emana das incontáveis estrelas que há no universo.

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

sobre:

[Em contraste a isso, a Bíblia não sofre nenhuma mudança na concordância das ideias nela apresentadas, pois são informações sólidas e verídicas, não sujeitas à mudanças.]

Só de classificar morcegos como aves, a bíblia já diz tudo sobre quão verdadeiras são suas verdades...

sobre:

[...se fazermos um estudo cronológico com base na Bíblia e outros dados históricos confiáveis, descobriremos que a vida na Terra foi instaurada cerca de seis mil anos atrás.]

Tenha dó André!!!!Estudos com bases na bíblia e outros dados históricos confiáveis!!! Que dados são estes?

Entenda que NADA nas ciências, seja na física, química, biologia e mesmo na paleountologia e história leva a um começo da vida ou do homem há 6 mil anos.

Dizer que evoluímos de formas primordiais é evidenciado tanto pelos registros fósseis como pelas evidências genéticas.

Vc é feito da mesma matéria prima que uma ameba, uma escherichia coli, um sapo, uma rosa, um liquem, um cogumelo, uma samambaia, uma macieira (as maçãs do Eden eram especiais... deveriam ser um transgênico divino...)uma mosca, uma minhoca, uma medusa, uma serpente (aquela do Eden era especial, deveria ser um et...), um gato, uma galinha e um mico.

Evoluir não implica em um destino com um curso traçado. Depende do meio, se as diversas extinções em massa que ocorreram não tivessem acontecido, certamente não estaríamos por aqui.

O acaso somente existe em sabermos o que acontecerá com nosso mundo e do que há dentro de nossos genes no que se refere a mutações (erros na transcrição do DNA).

Se estas mutações forem vantajosas em determinado meio elas se proliferarão, do contrário serão eliminadas ou se forem indiferentes ao meio passarão desapercebidas.

O resto é consequência desse acaso, portanto, em parte deixa de ser mero acaso.

Nossa mente é humana e é ávida em tentar descobrir propósitos em tudo. Por isso existe essa história de planejamento divino.

Porém NADA evidencia a ocorrencia deste planejamento ou mesmo a existência de um planejador (o tema tabu do DI).

Aliás, por que um ser onifodão iria querer criar a vida por aqui e criaturinhas como seres humanos? seria algum disturbio neuro psíquico deste ser, como solidão, desejo de ser amado, desejo de brincar com estas criaturinhas, vontqade de dar amor e ser útil, sadismo (pois criou as criaturinhas imperfeitas para elas aprontarem e as mandar ao inferno), vontade de ter o que fazer (até criou o diabo para lhe dar trabalho...

Ou seja, biblicamente falando, deus mais se assemelha àquele empregado que cria o problema na empresa a fim de justificar a existência de seu departamento, e a certos setores de nosso governo, pois somente ele sabe como resolver o problema criado por ele mesmo.

Elyson Scafati disse...

sobre:

[Isso mostra que o conhecimento científico é muito sujeito à mudanças, onde retificações ou quebras de teorias em lugar de outras mais atuais são constantes. A história do conhecimento científico é pródiga em nos apresentar várias situações em que cientistas tiveram suas teorias refutadas por outras consideradas como novas verdades. isso é algo intrigante, pois sempre está-se mudando o que se pensava antes.]

Em que isso desabona a ciência? estamos em busca do conhecimento, o que demonstra que não somos dogmáticos ou paradigmáticos que a todo custo objetivamos sustentar alguma teoria, como vcs nos acusam de ser.

O que buscamos é o conhecimento. Cojecturamos, mas conjecturas não são nada. Muitas delas ainda não são evidenciáveis. À medida que isso ocorre ou firmamos nossas teorias ou as rechaçamos.

Muito melhor que ficar com ideias ultrapassadas e míticas já desmentidas acerca de um universo de 6 mil anos ou um ser humano vindo do barro ou macieiras proibidas e serpentes falantes.

sobre:

[Claro, a interpretação muda muito, conforme convém a muitos, mas se a Bíblia for interpretada cada texto dentro de seu contexto (para não se tornar pretexto), a verdade se torna clara e nítida como a luz que emana das incontáveis estrelas que há no universo.]

Comece fazendo isso para cpmeçar a entender o que é de fato a mensagem bíblica. O início do mundo assim como qq outra crença é explicado por meio do mito, uma vez que à época dos escritos ou do nascimento das sagas nada se sabia sobre o universo, embora o homem se perguntasse "de onde vim e quem sou eu".

Somos talvez a única espécie que faz isso. Talvez nossos antepassados e primos como o neanderthal, o homem de Pequim, o homem de Flores, o hildeberguensis e o homo erectus possam ter feito essa pergunta.

A bíblia não se trata de um compêndio científico e de um manual para todas as respostas.

Ela é a experiencia de vida de um povo, voltada a moldar o caráter dessa gente, assim como os vedas, o evangelho de Buda, o kogiki, as sagas escandinavas e celtas a mitologia greco-romana, afro, ameríndia, aborígene, thai, egípcia, persa, babilônica, sumeriana, etc.

Mais uma vez, André: O QUE É VERDADE?

Pergunta que os filósofos fazem a séculos...

Quão mais ou menos verdadeiras são as lendas bíblicas e sua mitologia se comparadas as dos demais povos da Terra? Qual a evidência que suportaria o fato da bíblia ser mais ou menos verdade que qualquer outra destas crenças?

Pois é!!!! nem tudo é tão claro como a luz emanada pelas estrelas...

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br