A descoberta desse osso, em 1989, imediatamente levou à especulação sobre a capacidade dos neandertais de falar. A ideia, porém, foi recebida com cautela e gerou controvérsia no meio acadêmico. Cientistas do Canadá, Austrália, Estados Unidos e outros países voltaram a analisar o osso, desta vez com simulações feitas em computador. Com o uso de microtomografia em raio-x, eles verificaram como o osso hioide interagia com os músculos ao redor.
Os cientistas descobriram que a estrutura do osso mostrava sinais de "intensa e constante atividade metabólica", que pode ser fruto da linguagem. Para um dos autores do estudo, Stephen Wroe, pesquisador na Austrália, a análise mostra que o osso hioide não apenas parece com o que os humanos têm atualmente, mas também era usado de maneira bastante similar.
Fonte: Terra
Nota: Tá na cara que os neandertais eram humanos, como desde sempre os criacionistas afirmam. Só os evolucionistas que não querem entender isso. Some essa notícia com as seguintes e tire mais certeza disso: Neandertal era humano, e não outra espécie; Estudo questiona inteligência inferior do neandertal; Neandertais inventaram ferramentas sozinhos.[ALM]
Nenhum comentário:
Postar um comentário