terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sai para fora e conta as estrelas

"Então o levou fora [da tenda], e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será tua semente." (Gênesis 15:5).

O Criador da Terra e dos céus realmente foi sábio ao propor para Seu servo Abraão o desafio de contar as estrelas do céu, se é que ele as podia contar. Aquele senhor já de idade, triste por ainda não realizar seu sonho de ter um filho com sua esposa Sara, não imaginava o tamanho da bênção que o Senhor tinha para ele. De fato, Abraão se tornou pai de uma grande nação, conforme as promessas de Deus, e os cristãos somos seus descendentes, espiritualmente falando. A lição para nós é que, por maior que seja o nosso sonho, o sonho de Deus é maior, como diz a música de Robson Fonseca. Deus está sempre nos convidando para sairmos de nossa tenda espiritual e abrirmos os olhos para o universo de realizações que Ele deseja para nós, pois dentro de nossa tenda não cabem os sonhos de Deus para nós, que receberemos se O obedecermos e amarmos a Ele de todo o coração, conforme fez Abraão.

Segundo o Observatório Astronômico da UFMG, a olho nu somos capazes de contar cerca de 6.000 estrelas no céu (o mesmo que poderia Abraão observar, mas Deus revelou a ele que existem muito mais estrelas do que ele imaginava, como já vimos). Hoje, com o uso da tecnologia, se usarmos um binóculo, mesmo pequeno, ou uma luneta como a de Galileo, esse número é capaz de ultrapassar 30.000. Através de um telescópio médio, somos capazes de observar mais de 1.000.000 de estrelas. Com os resultados obtidos pelo telescópio Hubble, sabemos até hoje que o número de galáxias no Universo está entre 1.500 a 2.500 bilhões. A própria Via Láctea, que é uma galáxia de tamanho médio, possui entre 200 e 500 bilhões de estrelas.

Mas ainda não sabemos tudo sobre o Universo e provavelmente haja muito mais galáxias e estrelas no vasto Universo criado por Deus. Este é o grande Deus que se revela nas Escrituras. Louvado seja o Seu nome para todo o sempre! Contemplando o céu, de fato percebemos que:

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Salmos 19:1).

Ao navegar pelo site do ESO (Observatório Europeu do Sul, na sigla em inglês), me deparei com a belíssima imagem do céu (imagem abaixo), feita pelo astrofotógrafo Stéphane Guisard. Ele foi para o deserto de Atacama, no Chile, não muito longe do observatório Paranal, e fez uma foto sequência do céu, num dia em que a Via Láctea estava paralela com a linha do horizonte da Terra, minimizando assim a luminosidade no céu, possibilitando a observação de mais estrelas do Universo.

Clique aqui para acessar a página e ver também em formato panorâmico e em rotação a sequência de imagens feita por Stéphane. A animação poderá demorar um pouco para carregar, dependendo da capacidade de seu computador ou da rapidez de sua conexão de internet. É uma imagem muito bonita e, para mim, revela a glória do Deus Criador. Na última imagem panorâmica é possível identificar planetas, estrelas, constelações, nebulosas (como a de Órion - M42) e galáxias, conforme sinalização.

André Luiz Marques

Imagem da abóboda do céu, vista a partir do deserto de Atacama - Foto: Stéphane Guisard

2 comentários:

Cida Kuntze disse...

Olá André!
Gostei muito desse post.
Me edifiquei e ainda aprendi!

Um abraço e uma ótima continuação de semana.

André Luiz Marques disse...

Que bom que gostou, minha irmã. A paz do Senhor Jesus!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br