sexta-feira, 29 de julho de 2011

Primeira ave é apenas dino com penas

Querem derrubar o célebre fóssil Archaeopteryx do poleiro que ele ocupa lá se vão 150 anos. Pesquisadores chineses defendem que o bicho não é o “pai” das aves, como se acredita, mas apenas uma espécie de dinossauro penoso. O líder do grupo que defende a ideia na edição desta quinta-feira da revista científica Nature é Xing Xu, provavelmente o maior especialista em dinos emplumados do planeta. Paleontólogo da Academia Chinesa de Ciências, Xu já descreveu dezenas de fósseis espetaculares, cujas penas estão preservadas graças a condições geológicas muito especiais. Na Nature, ele e seus colegas apresentam mais um desses bichos, o pequeno Xiaotingia zhengi, de 155 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] e peso estimado de apenas 800 g. A questão é que a criatura possui um conjunto de características morfológicas (como as patas da frente, ou “asas”, longas e robustas) muito parecidas com as do suposto pai das aves. Tem também a mesma idade do Archaeopteryx - ambos são bichos do fim do período Jurássico.

Quando Xu e seus colegas usaram um programa de computador para saber onde o novo animal se posiciona na árvore genealógica de dinossauros e aves - método comum nessa área de pesquisa -, eles viram que não só o bicho foi considerado dinossauro como também sua presença “puxou” o Archaeopteryx para o lado dos dinos.

Isso significa que o Archaeopteryx pertenceria ao grupo mais geral de dinossauros emplumados, que inclui o famoso o Velociraptor, e não ao conjunto em que estão as aves “verdadeiras”.

Fonte: Folha.com

Nota do blog Criacionismo: Criacionistas já diziam isso há anos, mas os ultradarwinistas e as publicações científicas regidas pela filosofia naturalista dão ouvidos aos criacionistas?[MB]

Leia mais sobre o
archaeopteryx clicando aqui.

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

André, vamos aprender um pouco sobre “dinos” emplumados e sua relação com as aves.

Quanto ao arqueopterix, sempre os paleontólogos estiveram divididos entre esta criatura ser uma ave ou um reptil. Sua estrutura óssea lembra em demasia a dos raptores, porém, ao que tudo indica, ele voava, o que não o torna uma ave. Porém, a classificação mais aceita é a do arqueopterix ser um terópode.

Há muitas controvérsias no estudo da origem das aves.

Se os pássaros evoluíram dos dinossauros ou arcossauros mais primitivos, assim, questiona-se o fato se os ornithischios (com pélvis de pássaros) ou dinossauros terópodes foram os antepassados mais prováveis das aves.

Embora os ornithischios tenham a estrutura do quadril semelhante das aves modernas, há evidências que apontam para as aves terem se originado a partir dos saurischios (pélvis de lagarto) e, portanto, a estrutura de seu quadril evoluiu de forma independente.

Esta mesma estrutura de pélvis de ave evoluiu pela terceira vez entre um grupo peculiar de terópodes conhecidos como Therizinosauridae (Rasskin-Gutman, Diego; Buscalioni, Angela D.)

A minoria de pesquisadores, como paleornitologo Alan Feduccia da Universidade da Carolina do Norte, desafia a visão da maioria, alegando que as aves não são dinossauros, mas que evoluíram dos primeiros arcossauros, tal como o Longisquama (um lagarto extinto com longas escamas).

Assim, André mais uma vez, os criacionistas mentem avocando para si a solução cerca da controvérsia existente na história das aves, ainda longe de ser solucionada. Particularmente fico com a minoria, uma vez que o arqueopterix, seja ele uma ave, ou réptil voador, ou um transicional, é do jurássico superior, o que indica ser o seu ancestral comum com os ornitischios e saurischios (diapsida) ter uma idade mais avançada, talvez pelo triássico inferior ou mesmo pelo carbonífero ou permiano, junto com os mamaliformes (sianpsida), talvez a mesma época em que os anapsideos (os testudineos – vulgo tartarugas) tenham aparecido.

Infelizmente, há muita coisa que foi perdida e talvez jamais as recuperemos. Reconstruir a vida é um quebra cabeças difícil, mas chutar para os deuses é uma imbecilidade sem precedentes, embora seja um excelente e incontestável atalho, que leva a nada.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br