terça-feira, 17 de abril de 2012

Isaac & Charles: Tudo é relativo?

Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

André: O que é uma verdade absoluta???

O que se postou aqui é um jargão erroneamente atribuido a Einstein.

Para sua teoria, TODO O MOVIMENTO É RELATIVO.

O cientista denominara sua teoria de "Teoria dos Invariantes" (o que há de relativo em um “invariante”)?.

Para Einstein, um modelo só merecia confiança quando não dependia do referencial.
A velocidade da luz como única invariante é o primeiro postulado de sua teoria. Como conseqüência disso, nenhum tipo de matéria ou unidade portadora de informação consegue ultrapassá-la. Este postulado tem resistido a vários testes feitos com a utilização de aceleradores de partículas.

O segundo é o de que as leis que descrevem fenômenos físicos não podem depender do movimento do observador, ou seja, de que o comportamento da natureza (fenômenos) acontece da mesma forma em todo o universo.

A teoria da relatividade prevê que os objetos em movimento sofram o efeito de dilatação do tempo que pode ser maior ou menor de acordo com a velocidade.

Ou seja, o espaço e o tempo são relativos. Nada mais.

Agora, quanto às verdades dialéticas de cada um ou de cada disciplina científica, elas somente são absolutas em seus sistemas.

Toda matéria científica é considerada uma verdade absoluta para seu sistema metodológico.

Assim, a medida que surgem evidências que respaldem determinada teoria, ela ganha um caráter de uma verdade absoluta, sem jamais atingí-lo plenamente.

A verdade absoluta que não admite qq contestação é o dogma, seja ele filosófico ou ideológico (aqui se incluem as crenças religiosas, políticas e sociológicas).

Vejamos um exemplo de ciência natural:

A gravidade é uma verdade absoluta para nosso universo e para este tempo em que vivemos. Se eu ou vc pularmos pela janela do 20 andar nos espatifaremos. Se existir alguém em Órion sofrerá seus efeitos tal como Newton descrevera e Einstein aprimorou.

Mas, será que sempre foi ou sempre será assim?

A resposta é não. Um dia ela passou a existir e um dia, quando a última partícula de matéria se desintegrar ela acabará. Ou seja, nem mesm a gravidade é algo absoluto.

Dirá as verdades das suas e das minhas ideologias...

Assim, André, quando atentamos para questões ideológico-político-sociológico-teológicas, o que temos de separar são os sistemas em que cada indivíduo vive. Seu sistema de crenças religiosas é uma verdade absoluta para vc, mas não para um espírita e vice-versa.

A política cambial de FHC é uma verdade absoluta para os economistas que se alinham ao liberalismo, mas não para aqueles que se aliam ao socialismo.

e, vai por ai afora.

Quando nos atentamos para o mundo científico, uma teoria é uma verdade absoluta até que seja contestada, ou seja, deve haver evidências cientificamente testadas que a contrariem. Ao contrário o caráter dela de verdade se tornará ainda mais forte.

Se algum dia, André, encontrarem alguma "criação em separado" aqui na Terra ou se aparecer um fóssil fora de data, pode ter certeza que o que vc mais odeia na vida, que é a TE, ruirá e os cientistas acharão isso ótimo, pois o que nos interessa é o que é verdadeiro.

Noentanto, ela, assim como a teoria de Newton e de Mendel se trata de uma verdade absoluta científica.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br