quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cientistas usam design da romã para criar bateria 10x melhor que as atuais

Foto: Divulgação
Está em desenvolvimento um novo tipo de bateria que consegue armazenar até dez vezes mais energia que os modelos convencionais. Ela foi pensada por cientistas da Universidade de Stanford, que se inspiraram em romãs para encontrar o design ideal.

Há algum tempo se tenta criar baterias de lítio que, para manter a carga, usem silício, que tem potencial dez vezes superior ao dos materiais usados atualmente. Só que o silício se quebra no momento da recarga, por causa do calor.

Foi aí que entrou a fruta, a peça que faltava no quebra-cabeças. O pessoal de Stanford uniu nanofios de silício em bolhas de carbono e os organizaram da mesma forma que as sementes da romã; assim, a eletricidade é conduzida sem que se precise expor o silício.

Os núcleos são tão pequenos que é difícil acontecer de se romperem, e há bastante espaço entre eles para que o silício se expanda sem ser rompido.

Mesmo depois de mil ciclos de recarga, essa bateria é capaz de funcionar em 97% de sua capacidade, o que a torna apta ao mercado comercial. Só que ela ainda não está totalmente pronta, deve levar algum tempo até que sejam liberadas.


Nota: Imagine se o Criador da romã decidisse cobrar royalties por estarem copiando seu design inteligente? E muitos ainda querem não atribuir tal design inteligente a Deus, dando o crédito para o acaso e para a evolução. Cabeças pensantes se debruçam há anos para criar uma bateria, como esta que está em desenvolvimento em Stanford, e mesmo assim precisam copiar o design inteligente da natureza para aperfeiçoar essa bateria. Já parou para pensar na loucura que é acreditar que forças naturais possam ter criado, por si mesmas, algo infinitamente mais complexo, organizado e funcional que uma bateria que, por sinal, ainda está em desenvolvimento? Se você quiser ser enganado com tal estória, fique à vontade para acreditar, amigo leitor. Mas, racionalmente, eu não. O design da romã é perfeito demais pra eu acreditar que foi obra do acaso. A assinatura de Deus na natureza são as evidências de design inteligente. Que este seja também o seu pensamento![ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br