quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pesquisadores concluem que casamento torna as pessoas mais felizes

Um novo estudo econômico oferece um conselho antigo para ajudar as pessoas a superarem as dificuldades da vida: casar-se com alguém que seja também seu melhor amigo.

Os cientistas sociais há tempos sabem que os casados tendem a ser mais felizes, mas não tinham certeza se isso era consequência da união ou simplesmente porque as chances de os mais felizes se casarem eram maiores. O documento, publicado pela Agência Nacional de Pesquisa Econômica, também levou em consideração os níveis de felicidade anteriores ao casamento.

E concluiu que estar em um relacionamento estável torna as pessoas mais felizes e mais satisfeitas com a vida que levam do que as que ficam solteiras, principalmente durante os períodos mais difíceis, como a crise da meia-idade.

Mesmo que o número de casamentos venha caindo, as desvantagens de se permanecer sozinho têm implicações abrangentes. É importante também porque o casamento, cada vez mais, representa um fator significativo de desigualdade: os casamentos estáveis são mais comuns entre pessoas educadas e de alta renda e cada vez menos entre aqueles que não são. Essa divisão parece afetar não só a situação financeira e a estabilidade familiar, mas também os níveis de felicidade e de estresse.

Vinte e cinco por cento dos adultos jovens de hoje chegarão a 2030 sem ter se casado, o que pode representar a maior proporção da história moderna de acordo com o Centro de Pesquisa Pew; além disso, a grande maioria de descasados e divorciados continua representada pelos menos educados e que ganham menos. Os mais estudados e que ganham mais continuam se casando mais e se separando menos.

Aqueles que têm uma vida mais difícil são os que mais se beneficiam com o casamento, pelo menos de acordo com os economistas responsáveis pelo estudo: John Helliwell, da Faculdade de Economia de Vancouver, e Shawn Grover, do Departamento Canadense de Finanças, que afirma: “O casamento se torna mais importante em tempos de estresse ou quando as coisas estão dando errado”.

Eles analisaram dados sobre bem-estar de duas pesquisas nacionais no Reino Unido e a Gallup World Poll — e descobriram, mesmo considerando a satisfação pessoal pré-casamento, que na maior parte do mundo o casamento torna as pessoas mais felizes. A conclusão só não vale para a América Latina, sul da Ásia e África Subsaariana.

Curiosamente, a felicidade conjugal ultrapassa, e muito, o período da lua-de-mel.

Embora alguns especialistas aleguem que esse nível é inato – e que a pessoa volta a ele depois de eventos muito bons e/ou muito ruins — a pesquisa descobriu que os benefícios do casamento persistem.

Uma razão para isso talvez seja devido ao papel da amizade na relação. Quem considera o cônjuge seu melhor amigo tem duas vezes mais satisfação com o casamento que os demais.

O efeito da amizade parece ser resultado da convivência com o parceiro romântico e não da situação legal, pois se mostrou muito forte também entre os que vivem juntos, mas não são casados oficialmente. As mulheres se beneficiam mais do casamento com o melhor amigo que os homens, embora haja menos probabilidade de encarar o marido como tal.

“O que me intrigou logo de cara nos resultados foi ter que repensar o casamento como um todo. Talvez mais importante que tudo seja mesmo a amizade e nunca esquecê-la nas atribulações do dia a dia”, afirma Helliwell.

O casamento passou por mudanças drásticas nos últimos 50 anos; de umas décadas para cá, os papéis do homem e da mulher vêm ficando cada vez mais parecidos — e o resultado é que os cônjuges assumiram o papel de companheiros e confidentes.

Os benefícios da amizade conjugal são mais óbvios durante a meia-idade, quando as pessoas tendem a enfrentar um período de menor satisfação, principalmente devido aos altos índices de estresse causados pela carreira e pelas exigências familiares. Quem está casado, como o estudo descobriu, sofre menos oscilações. “Os casados conseguem administrar a crise de meia-idade melhor do que os que não são porque, graças à amizade, podem compartilhar as dificuldades”, explica Helliwell.

Fonte: Gazeta do Povo

Nota: O casamento sempre foi o plano de Deus para a humanidade. Ele nos criou homem e mulher para nos completarmos e, assim, sermos felizes. E tendo Deus como centro do casamento, com certeza ele será feliz e eterno, apesar das possíveis adversidades deste mundo. Este ano pretendo me casar com minha amada noiva Camila e esta notícia é mais um incentivo para o nosso casamento e a nossa felicidade. Que o seu casamento também seja muito feliz, em Jesus! [ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br