Olá, amigo(a) leitor(a)!
Só esclarecendo, o blog está em recesso temporário por causa de um conjunto de problemas de diferentes ordens pelos quais estou atravessando, que me impedem de continuar, no momento, com as atividades. Um dia explico melhor. Em breve voltaremos, se Deus assim permitir. Peço sua compreensão amiga, e para aqueles que têm o hábito de orar, orem por mim. Agradecido desde já.
Só vou dar uma resposta em respeito aos últimos cometários críticos feitos na postagem "O ovo ou a galinha?" (retirada do blog, estando em quarentena e possivelmente logo será excluída definitivamente, por motivos que vou explicar a seguir):
De fato, há um erro grave com a expressão "O DNA é feito de proteína", ao meu entender, contida na tirinha aqui postada. Isso foi observado primeiramente por um leitor deste blog. Logicamente entendi a má expressão logo de imediato, mas quis pesquisar a fundo o caso, por causa da idoneidade dos elaboradores da tirinha. Porém, a ideia que se quis transmitir permanece bem fundamentada cientificamente; já aquela frase parece que não.
Como todos sabemos, o DNA é composto por nucleotídeos, que por sua vez são formados por uma base nitrogenada, um grupo fosfato e uma pentose. Ou seja, feito com estes componentes. Proteínas são outras estruturas.
O que se quis dar ao entender naquela tirinha é o fato da complexidade irredutível nas células, com base no Processo de Informação Controlada nas Células (PICC), que é o ciclo de síntese das estruturas: RNA (controlada pelo DNA), proteína (controlada pelo RNA) e fechando o ciclo com a síntese do DNA (controlada por proteínas/enzimas). Isso implica em uma complexidade irredutível a qual usamos para corroborar com o criacionismo. O erro foi dar a impressão de que a estrutura do DNA é feita de proteínas.
A expressão mais adequada seria mais ou menos esta: "O DNA tem sua síntese controlada por enzimas (proteínas especializadas)", ao passo que sem este controle, o DNA não poderia ser formado.
Proteínas como a histona têm um papel importante na regulação dos genes.
Os elaboradores daquela tirinha já foram devidamente notificados sobre o "possível" erro desde o dia 04/01/10, logo que foi detectado o problema de expressão. Cabe a eles uma explicação maior. Não é de costume deles cometer tais "possíveis" erros grosseiros. Seu trabalho é sério e abençoado por Deus.
O termo "A proteína é fabricada pelo DNA" está correto, mesmo que sendo isso de forma indireta, ao meu ver. Isso porque primeiro o DNA dá origem ao RNA e este controla a síntese de proteínas, mas com o molde de DNA.
Peço desculpas por minha desatenção em republicar algo no mínimo duvidoso, quando naqueles termos. Posso estar errado quanto às minhas conclusões sobre o caso, mas no momento, é esta a resposta. Aqui, quando enxergamos um erro, damos o braço a torcer e buscamos a solução. Já os evolucionistas, em sua maioria, preferem se agarrar ao paradigma, não querendo enxergar o erro. Deixo, com isso, a frase do escritor britânico G. K. Chesterton: "Não é que eles não vêem a solução. O que eles não enxergam é o problema".
O blog estará uns dias sem novas postagens, por eu estar sem cabeça para isso (tendo que resolver outros assuntos que são prioridade), mas há vários links de sites e blogs relacionados com o tema do nosso blog listados aqui, confira.
Lembre-se: "Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus ao mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus." - Ellen G. White.
Deus te abençoe na busca pela verdade. É o meu desejo.
André Luiz Marques
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário