terça-feira, 20 de abril de 2010

Socialismo cristão versus socialismo marxista

O curso de Geografia possui disciplinas que proporcionam ao aluno pensar sobre as causas sociais, econômicas, ambientais, políticas, etc., em função do tempo e do espaço. Disciplinas estas que destaco algumas mais pertinentes para com a reflexão que farei a seguir, tais como: Sociologia, Geografia Econômica, Geografia da População, e Geografia Política e Cultural - no caso do curso de Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aonde estudo. Na UEM, por exemplo, as disciplinas mais ligadas à área das ciências humanas são estudadas a partir da concepção marxista, chamado de materialismo histórico-dialético. Sempre gostei das ciências humanas e gostaria de fazer aqui um contraste entre o que aprendo na faculdade e o que aprendo com a Palavra de Deus, a Bíblia, no que concerne à crítica sobre o modelo capitalista imposto e às possíveis soluções para se superar este modelo sócio-político-econômico concentracionalista, extremamente segregador e desumano. Chamarei de socialismo cristão (que não é aprendido no curso) uma das propostas e de socialismo marxista a outra proposta de crítica e superação deste modelo deletério ao bem-estar social.

Como a maioria de nós sabemos, o capitalismo tem seus prós e seus contras, tendo muito mais contras do que prós. Afinal, a concentração de riquezas, a pobreza/miséria crônica, a divisão de classes, a competição não saudável, o consumismo e outros problemas derivados do capitalismo - sobretudo o selvagem - vêm assolando a maior parte da sociedade, onde ela é alienada pelo sistema, ao passo que é feita refém por ele. Como nunca experimentamos outro sistema em questão plenamente, e de forma que abrangesse toda a sociedade, só podemos teorizar sobre os sistemas alternativos. Assim, tanto o socialismo cristão como o marxista são passíveis de análise.

Concordo com boa parte das ideias diretas de Marx, sobretudo porque ele conseguiu simultaneamente entender e fazer uma análise crítica do capitalismo, entendendo o que chamou de conflito de classes etc., sendo um revolucionário sobre o pensamento da época. As obras desse pensador tais como Manifesto do Partido Comunista e o clássico livro O Capital são a base do pensamento sociológico da maioria dos centros acadêmicos de hoje. Mas, minha concordância plena com as idéias marxianas e marxistas param por aí e encontram certa divergência quanto à forma de superação do modelo capitalista. Claro que a proposta do socialismo idealista é boa, mas nos métodos é que encontro a grande diferença entre o possível sucesso entre o socialismo marxista e o socialismo/comunitarismo cristão.

Creio que o socialismo/comunitarismo cristão genuíno já provou que dá certo, mas existiu ou existe em pequena escala, sendo um modelo de sucesso ainda incubado que precisa ser difundido em plenitude em todo o mundo. Escrevo isso baseado em reflexões sobre os textos da Bíblia Sagrada, principalmente sobre os relatos do livro de Atos dos Apóstolos, que transmitem uma ideia de como eram as relações entre os primeiros cristãos (verdadeiros) dos primeiros séculos d.C. Vamos lê-los:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." (Atos 2:42-47)

"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois nenhum necessitado havia entre eles; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e depositavam-no aos pés dos apóstolos; e repartia-se a cada um conforme a sua necessidade." (Atos 4:32-35)

Note que as relações descritas nas passagens eram baseadas nos Dez Mandamentos de Deus (Êxodo 20:3-17), essencializados por Jesus em dois: "...amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força... Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30,31), onde do 1º ao 4º mandamentos se referem à nossa relação com Deus (relação vertical) e do 5º ao 10º se referem à nossa relação para com o próximo (relação horizontal). Estes cristãos da igreja primitiva alcançaram o sucesso social. Não estou falando de riquezas que o mundo capitalista está acostumado a conceber como sucesso, mas de ter o suficiente para viver com dignidade, ter paz, amor uns com os outros, crescimento espiritual, união, igualdade - ou seja, comunitarismo. O que para o cristianismo foi (e em certo grau ainda é) uma realidade, para o socialismo marxista ainda é e acredito que sempre será uma utopia.

Eu acredito que Marx e os marxistas de carteirinha deveriam e devem ler e considerar uma proposta que já mostrou que dá certo, lendo as Escrituras, para descobrirem o "segredo" para germinar, vingar e produzir frutos a semente do socialismo ideal. Porém, o que fazem com o método que já se provou eficaz? Descartá-o por completo, pelo fato de crerem no materialismo filosófico, excluindo assim, a Fonte do sucesso, o Senhor Deus, que é espírito. O próprio Karl Marx expressou certa vez que "a religião é o ópio do povo" e se baseou em idéias ateísticas, contribuindo para desenvolver o materialismo dialético. Os cristãos inconformados com as mazelas do capitalismo e com o utopismo do socialismo/comunismo marxista devem se atentar para isso mais do que outros. Estou tentando ser um deles.

Apesar de não ter sido expresso fidedignamente na antiga União Soviética, o sistema comunista/socialista não funcionou somente pelo fato da concorrência com o capitalismo ocidental, mas também porque houve uma filosofia ateia impregnada no modelo, e Deus diz que "...sem mim, nada podeis fazer." (João 15:5). Sou totalmente favorável à coletivização dos meios de produção e à distribuição de riquezas, mas prefiro que seja pelo método da sabedoria de Deus. De mau contra mau, o capitalismo venceu - o que também foi lamentável. Hoje, permanecem alguns poucos países que tentam resistir ao capitalismo (Cuba, Coréia do Norte, China comunista, etc.), mas também se utilizando de métodos político-filosóficos errados.

Hoje, mesmo englobados e influenciados de uma forma quase que inesquivável pelo capitalismo, o exemplo da igreja cristã primitiva ainda resiste na mente de alguns cristãos conscientes. Atualmente, mais com a conotação de assistencialismo missionário, muitas igrejas cristãs lutam contra a desigualdade social. Cito a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), com sua Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e a Igreja Católica Apostólica Romana, com a Pastoral da Criança, como exemplos. Porém, a maior colaboração para se ter esperança de dias melhores está na pregação do evangelho eterno da salvação em Jesus Cristo, na obediência à Sua Lei (Êxodo 20) - pregada pela Bíblia e pelos adventistas - e na esperança em Seu plano de restauração de todas as coisas, prometido e futuramente executado/dado como prêmio para aqueles que nEle confiarem até o fim. Assistencialismo resolve o problema? Não. Mas, pelo menos, alguns fazem sua parte para se ter um mundo mais justo, até à volta do Senhor Jesus.

Claro que reconheço e faço também uma crítica ao esmorecimento, em especial, da IASD (por ser adventista) quanto a se deixar ser quase que engolida pela influência capitalista. Muitos irmãos que detém um poder aquisitivo maior que o seu próximo deveriam ler mais e meditar na passagem do "jovem rico", descrita em Mateus 19:21 e nas passagens de Atos dos Apóstolos, expostas acima, por exemplo. Mas sobre a questão dos templos adventistas tenho outra ideia. A IASD tem uma certa quantidade de belos templos espalhados pelo mundo, arrojados arquitetonicamente; porém, não se trata de ostentação, mas de condicionar bem-estar aos frequentadores, quando possível. Afinal, é a casa de Deus, e a casa de Deus deve ser digna dEle e confortável para os fiéis. Eu, por exemplo, frequento um pequeno templo da IASD que é muito bonito, de bom gosto, aconchegante; mas ao mesmo tempo é modesto e frequentado por pessoas simples. Lembremos que "para Deus, só o melhor". Lembremos ainda do belo templo construído pelo rei Salomão e abençoado por Deus, descrito em 1 Reis. A IASD tem um sistema de coleta de ofertas que visa à expansão organizada e igualitária da igreja pelo mundo. Uma parte das ofertas é usada para construir templos, escolas, hospitais, etc. em vários lugares do mundo, tendo a mesma qualidade para todos. A transparência da IASD quanto ao que arrecada e usa na obra da evangelização e assistência social é motivo de admiração por parte de muitos.

O socialismo marxista se baseia na proposta da revolução do proletariado, que visa coletivizar os meios de produção, etc. Revolução esta que pode ser entendida como tentativas de conquistas de direitos através de protestos, organização de greves, organizações sindicais e, com isso, pode surgir os conflitos por vias de fato propriamente ditos, ou seja, a violência, e a não solução eficaz do problema. Vemos isso quase que todos os dias pelos meios de comunicação... Mas eu pergunto: estamos mais iguais por tentar fazer a tal revolução desta forma, excluindo Deus da jogada, como muitas vezes é a ideologia? As estatísticas respondem: entre 1960 e 1991, a participação de renda global dos 20% mais ricos cresceu de 70% para 85%; em 1991, mais de 85% da população mundial recebia apenas 15% da sua renda, e a riqueza líquida das 358 pessoas mais ricas, os biolionários em dólares, era igual a renda somada de 45% da população mundial mais pobre, isto seria, 2,3 bilhões de pessoas (UN Development Program, 1996:13). Hoje, infelizmente quase 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, e mais de 1 bilhão passam sede, segundo a estimativa da FAO; as condições de trabalho melhoraram nos países de primeiro mundo, mas, em contrapartida, as condições precárias de trabalho migraram para países da Ásia (China, Índia, Vietnã, Indonésia, etc.), América do Sul e África, por exemplo. Veja o caso específico de desigualdades socioeconômicas do Brasil clicando aqui. O que seria isso senão a falta de amor a Deus e ao próximo que a sociedade vem cultivando e possivelmente cultivaria com a implantação de um sistema que não dê importância aos princípios da vida?

O Socialismo cristão genuíno se baseia na revolução por meio do evangelho, que é por natureza pacífico, trazendo consigo a máxima do amor a Deus e ao próximo como atos não utópicos, mas possíveis e palpáveis. A luta entre as classes sociais vai continuar sem existir o amor vertical e o horizontal. Porém, é mais difícil de se fazer, porque depende do entendimento e mudança de atitudes de todos, tanto de ricos como de pobres. Um rico convertido a Deus entenderia que o que ele tem concentrado, na verdade, deveria ser repartido em partes iguais com aqueles que têm pouco ou nada, conforme os ensinos de Cristo e proposta feita ao "jovem rico", por exemplo. Só que o que vemos geralmente é o individualismo correndo solto em todas as classes sociais. Você entende o que eu estou querendo dizer? O método é o amor verdadeiro, que é um dom de Deus dado àqueles que pedirem a Ele. E isso o socialismo marxista não tem.

Dias atrás vi algo que me fez refletir e me deixou feliz. Ao darmos uma aula de campo (termo geográfico usado para se referir aos estudos feitos fora do ambiente teórico da sala de aula) para uns alunos da rede pública, meus colegas de classe e eu - que formamos um grupo de professores estagiários, na ocasião - paramos em uma lanchonete com os alunos para fazermos o lanche da tarde. Com isso, um de meus colegas da faculdade, o Fábio, teve a sensibilidade de notar que um aluno estava isolado do resto do grupo porque não tinha dinheiro para comprar seu lanche. O Fábio logo tirou cinco reais da carteira e pediu para um outro colega comprar um lanche para o aluno. O aluno ficou muito feliz por ter sido lembrado e saboreou seu lanche, como toda criança gosta de fazer. Enfim, se sentiu incluso na sociedade em que está inserido, graças à atitude nobre do professor. O Fábio é cristão, diga-se de passagem. Notei que aquilo foi uma atitude espontânea do Fábio e vi Jesus em seu rosto. Todos nós do grupo gostamos muito da atitude solidária de nosso colega. O amor abnegado se apresentou ali naquele momento. Percebe? Esta é a essência do que defendo, o amor ao próximo, a preocupação com o bem-estar alheio, como consequência de temer (amar) a Deus. O resto é conversa fiada e discurso. A sociedade só vai mudar se cada um mudar sua atitude. Mas Deus, pela força do evangelho, é quem pode nos mudar.

Leia o que o próprio David Harvey, um grande pensador marxista, escreveu no livro A Produção Capitalista do Espaço:

"No mundo, a maior parte da defesa da dignidade humana em face da degradação e da violência relativa ao trabalho foi articulada por meio das igrejas e não diretamente pelas organizações laborais (a capacidade das igrejas de operar em diferentes escalas espaciais proporciona diversos modelos de organização política, os quais o movimento socialista poderia extrair algumas lições importantes)." (HARVEY: 2005, p.218)

Agora leia a declaração de Marx em Manifesto:

"À medida que a exploração de um indivíduo pelo outro terminar, a exploração de uma nação por outra também terminará. À medida que o antagonismo entre as classes numa nação desaparecer, a hostilidade de uma nação por outra também acabará."

Porque não se utilizar da genuína religião como método para se alcançar os objetivos que todos nós desejamos, que é o bem-estar social, a paz, o respeito entre todos e a união entre os povos? Religião esta que ensine as pessoas a viverem por Cristo e pelo próximo (e não a se explodirem por causa de uma ideologia ou a dar dinheiro que Deus não pede - a não ser o dízimo e ofertas proporcionais aos rendimentos - para líderes soberbos e gananciosos). Religião esta que siga o significado essencial do termo (religar o homem a Deus) e, desta forma, obter a felicidade almejada por todos. Poderia escrever muitas outras qualidades e benefícios da verdadeira religião, mas fiquemos por aqui.

Analisando os métodos dos socialismos marxista e cristão, faço um paralelo (mesmo que não se aplicando totalmente a comparação) sobre o contraste entre Jesus Cristo e Barrabás - aquele que foi solto pelos judeus, em detrimento à condenação de Cristo. Jesus Cristo e Barrabás tinham o sonho revolucionário de salvar o povo judeu do jugo romano (porém, Jesus foi mais longe, jogando isso no plano da salvação de todos os homens do mundo e não libertando apenas do jugo romano, mas do laço de Satanás e suas hostes do mau para sempre). Barrabás queria fazer sua revolução pela força física, e Jesus, pelo poder de Deus. E Ele já venceu o mau na cruz do Calvário, ao passo que nós, pela fé, aguardamos o Seu retorno triunfal para acabar de uma vez por todas com todo tipo de maldade, incluindo aí o capitalismo e outros sistemas, ideologias, etc. que estão corroendo a Terra e seus moradores.

Por fim, faço uma proposta a você, caro(a) leitor(a): quer superar o capitalismo e outras facetas do mal? Então vamos voltar aos princípios da vida.

André Luiz Marques

Leia também: Reflexão sobre o Capitalismo e a esperança de um mundo melhor

7 comentários:

Elton Rodrigues disse...

Excelente reflexão, também sou graduado em geografia, e sou adventista.

Italo Fabian disse...

Eu confesso minhas consternação ao ler este texto. Nunca imaginei que uma doutrina tão satânica, perversa e altamente deletéria pudesse estar sendo pregada no meio adventista.

O autor definitivamente demonstrou não fazer a menor ideia do que é capitalismo. Apenas reproduziu um ponto de vista esquerdizado sobre o que é capitalismo, ademais de ter caído no conto da carochinha de que capitalismo é um "sistema desumano". Qualquer pessoa que já saiu do Brasil e foi aos países com a melhor qualidade de vida e com os melhores indicadores econômicos, sabe que todos eles são capitalistas.

Considerando a formação em geografia do autor do texto, e, ainda mais, vindo de uma universidade pública, onde o modelo de ensino é gramscista, não é de se espantar que esteja apenas propagando seu compromisso com a doutrina socialista, ainda que, disfarçadamente, travestindo-a da ideia de "socialismo cristão". Querer falar sobre "socialismo cristão", ou mesmo, encontrar "socialismo" na bíblia é, além de um oximoro, um anacronismo, é como querer falar sobre "judeus nazistas", "círculos quadrados" ou coisas do gênero.

É por essas e outras que o adventismo ainda é visto como uma seita no meio cristão. Indivíduos como você só tornam a missão adventista mais difícil do que já é.

André Luiz Marques disse...

Italo,

Respeito seu ponto de vista. Claro que sei que o socialismo em si é marxista e é um sistema em essência ateu e perseguidor da religião, sobretudo a cristã. Porém, a ideia do texto, quando fiz no período em que estava na faculdade, era de mostrar que tornar os recursos acessíveis a todos já era uma ideia cristã muito antes do socialismo existir. Daí batizei de "socialismo cristão".

Como também escrevi, o capitalismo tem seus prós e contras, tais como a divisão de classes e o acúmulo de riqueza, em detrimento da pobreza de muitos. Negar isso é negar a realidade do mundo em que vivemos.

Você disse que a IASD é uma seita. Bom, pelo dicionário você tem razão, pois somos um povo diferente dos demais. Se for no sentido pejorativo da palavra, você está errado, pois a IASD tem as mesmas doutrinas fundamentais do cristianismo que todas as outras denominações cristãs, tais como: a salvação pela fé em Jesus, tendo a Bíblia como única regra de fé e prática, crença na Trindade, entre outros. Dessa forma, dizer que somos uma "seita" depende do sentido em que está-se falando. Somos diferentes sim, por nos basearmos totalmente na Bíblia, incluindo a guarda do sábado do sétimo dia e a preservação da doutrina do Santuário Celestial.

O que o meu texto apresentou foi uma tentativa de mostrar que o princípio de igualdade social é bíblico, superior às ideias do socialismo fundamentado nas ideias de Marx.

Creio que o texto está bem explicado, não irei ficar me demorando aqui em reexplicá-lo. Se você interpretou assim, eu respeito, mas não foi com a intenção de dizer que há algo das ideias de Marx na Bíblia. Nada disso. Pelo contrário.

Por isso e muito mais, reitero que Deus tem o melhor modelo de superação tanto do capitalismo como do socialismo/comunismo, que é apresentado na Bíblia. O verdadeiro amor fraternal entre as pessoas que estão ligadas à fonte de amor, que é Jesus, é a solução.

A paz de Jesus!

André Luiz Marques disse...

Finalizo deixando bem claro que não sou simpático ao marxismo ou suas variantes. Sou um cristão bem certo do que meu Redentor e Senhor fez, faz e fará por nós. Minha esperança esta na breve vota de Jesus, e não em um sistema humano. Que Deus te abençoe!

André Luiz Marques disse...

Complemento a acusação sobre a IASD ser uma seita com o mesmo argumento do apóstolo Paulo:

"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos profetas."(Atos 24:14)

Italo Fabian disse...

A única coisa que preciso dizer é sobre sua distorção do que foi dito por mim — algo nada decente de sua parte. Eu não afirmei em qualquer lugar — lhe desafio a mostrar onde —, que eu afirmei o adventismo como sendo uma seita, o que foi dito, e, está bastante claro é que; "[...] o adventismo ainda é visto como uma seita NO MEIO CRISTÃO." o que torna seu comentário sobre o meu comentário uma distorção do que, de fato, foi dito por mim. Agora, qual a parte de "no meio cristão" não ficou clara? Onde está escrito que eu acredito que o adventismo é uma seita? Na impossibilidade de defender o satânico socialismo, que mesmo quando travestido de "socialismo cristão" continua a ser tão deletério quanto o próprio comunismo, lhe pareceu mais interessante inventar sobre aquilo que não "está escrito", afinal de contas, tentar se opor a espantalho é mais fácil.

A crença adventista na doutrina do santuário celestial, torna impossível a crença política de qualquer adventista no socialismo — dê você o nome que quiser, seja "socialismo cristão" ou qualquer outro. As crenças influenciam por completo nossa forma de ver o mundo. Se você é adventista do sétimo dia e acredita num santuário celestial, então, você acredita que o santuário terrestre foi feito com base no celestial, se acredita que o santuário terrestre, então, acredita que ele expõe o fenômeno da morte sacrifical, então, e se acredita em tal fenômeno, logo, você acredita no fenômeno do bode expiatório e se você acredita no fenômeno do bode expiatório, então você acredita que, após Jesus Cristo ter se tornado nosso bode expiatório — tornando-se aquele que leva sobre si nossas culpas, embora, a bíblia utiliza um termo muito melhor para Cristo, denominando-o de "Cordeiro de Deus" —, a função do cristão — após a cruz — é evitar o fenômeno do bode expiatório — que também se manifesta socialmente —, e considerando que, o socialismo, em todas as suas vertentes praticou e pratica o fenômeno do 'bode expiatório', criando vítimas sociais por meio de verdadeiros 'holocaustos', seja no Nacional Socialismo — onde havia os socialistas cristãos —, seja no Comunismo Russo, seja no socialismo chinês, seja no socialismo cubano, não importa, onde o socialismo se instala, o fenômeno do bode expiatório volta a acontecer. E a desculpa é sempre a mesma, ou seja, "esse socialismo é diferente dos outros", ou, "aquele socialismo não foi o socialismo real", e não importa onde o socialismo se instala, sempre dará errado, e, sempre aquele que deu errado terá a mesma desculpa, ou seja, 'aquele não era o "verdadeiro"'.

Portanto, é imoral para uma adventista defender qualquer forma de socialismo, uma vez que, a bíblia não apresenta qualquer visão que apoio sistemas estatais. Duvida? Quando a monarquia pela primeira vez levantou sua voz altiva em Israel, as palavras de Deus sobre tal tentativa de se criar um Estado Monárquico em Israel foi:

"[...] Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles." (I Samuel 8:7)

Continua...

Italo Fabian disse...

Continuando...

A presença de um Estado/Governo sobre os homens nunca foi plano de Deus para seu povo, pelo contrário, o povo de Deus, que sempre sustentou a crença num Direito Natural — o que nos faz pressupor uma Ordem Natural (Rom. 7:21; Rom. 2:14) —, sendo a Ordem Natural um elemento também bíblico (Rom. 1:26-27), não permite a qualquer adventista sustentar um elemento contrário à Ordem Natural, que é o Estado — que inclusive, matou Jesus —, uma vez que, o socialismo é pragmaticamente caracterizado pelo crescimento do poder do Estado em todas as esferas, aliás, o próprio Deus, pela boca do profeta Samuel profetizou o quê significa a instituição do Estado:

"Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos [excesso de trabalho devido aos altos impostos e à diminuição da renda, provocando a ausência dos pais em casa, levando as mãos a colocarem os filhos em tempo integral nas escolas?], e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros [serviço "público"]. E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros. E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos [impostos]. E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará [impostos], para dar aos seus oficiais [impostos para sustentar servidores públicos], e aos seus servos. Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho [impostos], e vós lhe servireis de servos. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia. Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei." (1 Samuel 8:11-19)

O que é isto senão uma profecia de Samuel sobre o quê significa a existência de um Estado/Governo? O Estado SEMPRE cresce, e o crescimento de qualquer Estado é sempre TOTALITÁRIO!

Israel, antes da existência de qualquer rei temporal, era uma nação Anarquista, pois Deus, a fonte de toda Ordem e Direito Natural era quem os guiava sendo a religião e o comércio a razão da ordem jurídica e social, e qual era a fonte de toda a riqueza de Israel? O comércio, não sendo atoa a prática judaica de serem grandes banqueiros e acumuladores de riquezas em todas as fases da história hebraica.

Esquerdismo/Marxismo/Comunismo/Socialismo/Gramscismo/Progressismo, apenas nomes diferentes para o mesmo fenômeno, o Estatismo.

E imaginar que tem sido cada vez mais comum o pensamento socialista dentro do adventismo, não espanta que a Igreja tenha sido conivente com o nazismo e não é de se admirar a quantidade de adventistas que apoiam hoje o PT e toda a sua patifaria sobre os auspícios do mote "é golpe", um discurso muito utilizado contra os militares brasileiros, que terminaram entrando para a história como "golpistas militares" — mesmo contendo a constituição de 1946, vigente à época a instituta jurídica da "intervenção militar constitucional" —. Hoje vemos de onde vem o discurso do "golpe", ou seja, nada mais é que o discurso sempre adotado por todos os Esquerdistas quando veem que perderão a chance de continuarem mamando nas tetas estatais.

Você é jovem, ainda está em tempo de reavaliar essa posição deletéria sustentada por você.

Cordialmente,
Italo Fabian.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br