terça-feira, 10 de abril de 2012

Dinossauros viviam na água ou foram sepultados nela?

“Os dinossauros foram as mais temidas criaturas a caminhar sobre a Terra” – segundo uma nova teoria, tem algo de errado nessa frase. É que um biólogo de Cambridge chamado Brian Ford está sugerindo que os dinos eram, na verdade, criaturas aquáticas. Os bichões passariam boa parte de suas vidas nadando em águas com profundidade entre quatro e nove metros, usando suas longas caudas para ajudar na movimentação. De acordo com Ford, isso explicaria por que cientistas encontram marcas de pegadas de dinossauro, mas nunca marcas de seus rabos – deixá-los sem tocar o chão demandaria uma grande quantidade de energia. A teoria de Ford também explicaria como bichos imensos e pesados, de até 100 toneladas, teriam apenas duas patas para sustentá-los, tendo em vista que os animais terrestres mais pesados da atualidade, como o Elefante, têm quatro.

“Os dinossauros normalmente são descritos caminhando em planícies áridas, mas acredito que a cena correta seria em um lago raso, já que a água ajudaria a suportar seu peso”, conta o cientista. Outro argumento é que na época em que eles viveram, a Terra seria coberta de lagos rasos.

Mas a comunidade científica, em sua maioria, não dá muito crédito à ideia. De acordo com o paleontólogo do Museu de História Natural de Londres, Paul Berret, a teoria dos dinos aquáticos era muito popular nos anos 1920, mas a partir de estudos feitos na década de 1960 foi provado que os bichos pré-históricos tinham, sim, força muscular suficiente para sustentar seu corpo pesado e sua cauda. “Eles podem até ter vivido perto da água e terem dado alguns mergulhos, mas duvido que vivessem nela”, completa.

Fonte: Galileu

Nota do blog Criacionismo: Volta e meia, os cientistas tropeçam na verdade, mas não ousam dar o último passo e admitir o óbvio – por preconceito ou desconhecimento, mesmo. Pesquisas anteriores já deram conta de que os dinos muito provavelmente morreram afogados (confira). Para serem fossilizados, os animais precisam ser instantaneamente soterrados por lama, a fim de que o corpo não seja decomposto ou devorado, mas acabe mineralizado, ou seja, vire fóssil. Agora imagine a quantidade de lama e sedimentos necessária para sepultar tantos grandes dinossauros em tantas partes do mundo. Por não admitir o modelo diluviano (segundo o livro de Gênesis), os cientistas darwinistas propõem cenários como o do texto acima: pegadas são encontradas em locais que foram cobertos por água, portanto, os dinossauros nadavam ali. Nadavam ou estavam fugindo de uma catástrofe aquática? Para que pegadas sejam fossilizadas, elas têm que ser impressas em lama e, em seguida, cobertas por mais lama. Alguns cientistas realmente tropeçam na verdade, mas se levantam e fazem de conta que nada é nada. Para ler mais sobre dinossauros, clique aqui.[MB]

4 comentários:

Elyson Scafati disse...

Para variar uma infeliz nota:

[Volta e meia, os cientistas tropeçam na verdade, mas não ousam dar o último passo e admitir o óbvio – por preconceito ou desconhecimento, mesmo. ]

Não, é por falta de EVIDÊNCIA MESMO.

[Pesquisas anteriores já deram conta de que os dinos muito provavelmente morreram afogados]

Mentira deslavada. A pesquisa não diz nada disso.

[Agora imagine a quantidade de lama e sedimentos necessária para sepultar tantos grandes dinossauros em tantas partes do mundo. ]

Chuvas ocorrem o tempo todo em todos os lugares do planete. Deslizamentos de terra também. Mas dinossauros viveram na Terra por mais de 200 mi de anos. Ou seja, o que vc encontra de fósseis é pura sorte. Vc se lembra das chuvas em Petrópolis? Pois é aquilo daria para soterrar um exército de baleias azuis se elas vivessem lá.

Existe tb lama vulcânica. O pó exalado por vulcões é muito fino e, quando se mistura com água (lahar ou chuva, esta comum quando um vulcão decide acordar) vira uma lama que o impossibilita de se mover e vc vai afundando. Resumindo vc morre e é soterrado.

[pegadas são encontradas em locais que foram cobertos por água, portanto, os dinossauros nadavam ali. Nadavam ou estavam fugindo de uma catástrofe aquática?]

Falso dilema!!! Podiam viver ali, se alimentar ou ir até lá para beber ou caçar. Será que ursos e lontras hj fogem de catástrofes hidricas ou pumas e gamos vão nadar para se divertir?

Só faltou o Michelson dizer que os dinos tinham guarda-sol, bronzeador e óculos escuros (ele deve ter visto muito a família dinossauro...).


Será que sempre animais estão fugindo? Que diríamos de migrações de zebras, búfalos e gnus no Serenghetti? Muitos morrem perto dos rios (afogamento ou ataque de predadores) e mesmo predadores correm o risco de morrer. Por que no passado seria diferente?

Quantos animais hj são apanhados por trombas d´água no Grand Canyon e no Kalahari?


[Alguns cientistas realmente tropeçam na verdade, mas se levantam e fazem de conta que nada é nada. ]

realmente, se considerarmos o Modelo diluviano [SIC- em homenagem ao autor da nota] realmente não há nada mesmo por trás disso, exceto que houve animais fantásticos no passado e que deixaram seus registros como os atuais deixarão.

Anônimo disse...

Caro Prof. André Luiz, lendo seu post a respeito de dinossauros viverem embaixo da água, conforme reportagem compilada da Revista Science, noto que em um dado momento, me veio a lembrança uma passagem do Livro de Jó, onde o mesmo relata acerca do Beemonte e do Leviatã. Segundo esta passagem bíblica, o Leviatã era uma espécie de peixe que vivia no Rio Jordão, e o Beemonte era a Obra Prima de Deus, na qual este animal lutava contra as correntezas do Jordão.

Muitos argumentam que nesta passagem está contida uma prova de que realmente os dinossauros existiram e que eles nao foram destrídos pelo Dilúvio. Acontece que outros pesquisadores cristãos lançam a hipótese de que os dinos foram destruídos pelo Dilúvio. Agora nos resta esta dúvida a ser sanada.

O que voce tem aí para publicar acerca do Beemonte?

Prof. Douglas Benício - licenciando em Quimica pela UEM.

Membro da Congregacao Cristã no Brasil

P.S: perdoe os erros, estou em notebook

Elyson Scafati disse...

Douglas Benício

O behemot era o que vc conhece por hipopótamo e o leviatã era o crocodilo. Ambos parecem ter se extinguido na região.

Ou seja, não eram dinossauros e nem demônios.

Elyson Scafati disse...

PS: Ziz poderia ser uma grande ave de rapina como abutres do deserto.

uma outra conitação para Behemot pode ser o rinoceronte.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br