terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Cientistas suecos reproduzem teia de aranha em laboratório

A cópia foi criada, o original evoluiu?
Foto: Marlene Andersson/Divulgação
Flexível, leve e biodegradável, mas mais forte do que o aço: pesquisadores anunciaram nesta segunda-feira (9) que conseguiram produzir com sucesso uma teia de aranha sintética, um dos materiais mais fortes da natureza.

Refinados através do longo processo de evolução [sic], os fios de seda tecidos por aranhas são 30 vezes mais finos do que um cabelo humano e mais fortes do que Kevlar, uma fibra sintética utilizada na fabricação de coletes à prova de bala.

Os cientistas se esforçam há muito tempo para copiar as propriedades únicas desses fios, que são basicamente longas cadeias de moléculas de proteínas ligadas.

Ao tecer, a aranha secreta uma solução proteica através de um canal estreito, ao longo do qual a acidez muda e a pressão aumenta, fazendo com que as moléculas se liguem e formem cadeias.

Mas as aranhas são particularmente difíceis de se criar - produzem pequenas quantidades de seda e têm uma propensão para comer umas às outras.

Teia artificial enrolada (Foto: Lena Holm/Divulgação)
Agora, uma equipe de pesquisadores da Suécia disse que conseguiu copiar o feito das aranhas usando proteínas em bactérias E. coli e um "aparelho de fiação" que imita as mudanças de pH que as aranhas usam para fazer seda, segundo um estudo publicado na revista "Nature Chemical Biology".

"Isso nos permitiu pela primeira vez tecer seda de aranha artificial sem usar produtos químicos agressivos", disse à AFP o coautor do estudo Jan Johansson, da Universidade Sueca de Ciências Agrárias, em Uppsala.

"As altas quantidades de proteínas produzidas em bactérias nos permitem tecer um quilômetro das fibras biomiméticas com apenas um litro de cultura de E. coli", acrescentou. Os fios são biocompatíveis e podem ser úteis na medicina regenerativa, disse a equipe.

Eles podem ser usados, disse Johansson, para a reparação da medula espinhal ou em células-tronco em crescimento para reparar corações danificados. A invenção também pode ser útil na indústria têxtil - para tornar ainda mais leve e mais forte a proteção do corpo, por exemplo.

Fonte: G1

Nota: Parabéns aos cientistas que participaram dessa façanha que poderá contribuir para o avanço da medicina e outras áreas! Copiaram o que já existe na natureza com muita inteligência e paciência até chegar a algo parecido com os fios que a aranha produz que são muitas vezes melhor que a cópia. Mas note: a matéria leva o leitor a acreditar que a cópia foi projetada por cientistas, mas os fios naturais simplesmente resultam de de um lento e gradual processo de evolução, guiados pelo acaso "cego" e "burro". E você acreditou?! Seria com acreditar que uma réplica da Estátua da Liberdade que uma rede de lojas usa é obra de uma mente pensante, enquanto que a estátua original em Nova Iorque é fruto da erosão pluvial e eólica. A teia da aranha nos impressiona não só pela resistência e leveza, mas pelos formatos que a própria aranha tece, levando o bom observador a pensar que a própria aranha é dotada de um instinto dado por um Criador muitas vezes mais inteligente, aquEle que criou a aranha e todos os seres complexos deste planeta. Cada vez que os evolucionistas tentam negar a criação e seu design inteligente, se embaraçam mais nas teias da aranha, como mosquitos da dengue que tentam fugir da realidade de serem vítimas de uma obra-prima do Criador. [ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br