quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dedos de lagartixa inspira criação de robô escalador

Pés grudentos

A equipe do professor Marcos Cutkosky, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, usou um adesivo inspirado nos pés [não seriam patas?] das lagartixas para construir um robô que escala superfícies de vidro absolutamente lisas.

Os resultados foram tão promissores que agora eles pretendem usar a tecnologia para que pessoas possam escalar paredes e até andar pelo teto.

O Stickybot é capaz de escalar superfícies lisas graças ao material usado nos seus pés, inspirado no desenho intrincado dos dedos das lagartixas, que usam a atração molecular para andar pelas paredes e pelo teto.

Os robôs escaladores são alvo de intensas pesquisas devido ao grande número de usos práticos que eles podem alcançar. E os desafios são totalmente diferentes dependendo do tipo de superfície que o robô deve escalar. Por exemplo, subir uma parede de tijolos é totalmente diferente de subir por uma superfície de metal ou vidro.

"A menos que você use ventosas, que são lentas e ineficientes, a outra solução disponível é a utilização de adesivos secos, que é a técnica que a lagartixa usa," diz Cutkosky.

Dedos das lagartixas

O dedo do pé de uma lagartixa contém centenas de saliências chamadas lamelas.

No cume de cada lamela há milhões de pêlos, ou cerdas, que são 10 vezes mais finos do que um cabelo de um ser humano. Cada pêlo, por sua vez, divide-se em linhas menores, chamadas espátulas.

Essas extremidades bipartidas são tão pequenas (algumas centenas de nanômetros) que elas interagem com as moléculas da superfície por onde o animal está andando.

A interação entre as moléculas dos pêlos do dedo do pé da lagartixa e as moléculas das paredes dá-se por meio de uma atração molecular chamada força de van der Waals. Essa força é tão significativa que uma lagartixa pode pendurar e suportar todo o seu peso em um único dedo do pé.

Para se libertar, basta que o animal puxe seu pé na direção correta, e o pé se solta sem nenhum esforço - seu adesivo natural é uma espécie de adesivo direcional, que gruda fortemente em um sentido, e solta-se facilmente no outro.

Robôs com pé de lagartixa

Um adesivo direcional é interessante para um robô justamente porque quase não há dispêndio de energia para soltar os pés.

"Outros adesivos são como andar com um chiclete nos pés: você tem que pressioná-los contra a superfície e então você tem que fazer um esforço para soltá-los. Mas, com a adesão direcional, é como agarrar e soltar da superfície," disse Cutkosky.

Para tentar duplicar o efeito no pé do robô, os pesquisadores usaram uma espécie de borracha da qual se projetam minúsculos fios de plástico, fabricados a partir de um micromolde.

Os pêlos artificiais, também bipartidos, têm cerca de 20 micrômetros de diâmetro, cinco vezes mais finos do que um fio de cabelo humano - ou seja, o dobro dos pêlos dos pés das lagartixas.

Embora bem menos eficiente do que o adesivo natural das lagartixas, o material apresentou um desempenho suficiente para permitir que o Stickybot escalasse superfícies de vidro, painéis de madeira e metais pintados.

Homem lagartixa

Os pesquisadores agora pretendem fabricar seu adesivo direcional em dimensões maiores, permitindo seu uso por seres humanos.

A tecnologia, já batizada de Z-Man, pretende fazer com que um homem adulto suba pelas paredes - e eventualmente até ande pelo teto - usando um adesivo semelhante ao das lagartixas.

Cutkosky e sua equipe também estão trabalhando em um sucessor do Stickybot, uma versão capaz de fazer curvas durante a escalada - como o adesivo é direcional, fazer curvas exige que o pé do robô seja capaz de girar.

"O novo Stickybot no qual estamos trabalhando agora tem rotação nos tornozelos, algo que as lagartixas também têm," afirma Cutkosky. "Da próxima vez que você vir uma lagartixa descendo por uma parede, olhe cuidadosamente seus pés traseiros, eles vão estar virados para trás. Eles têm que estar, senão o animal vai cair."

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Cornell, também nos Estados Unidos, criaram um adesivo desligável que poderá permitir andar pelas paredes - tanto robôs quanto humanos. Um estudante britânico também teve seu dia de fama como homem-aranha usando ventosas acionadas por aspiradores de pó.

Fonte: Inovação Tecnológica.

Mais informações: Aqui e aqui.

Nota: Mais uma vez o design inteligente observado na natureza inspira cientistas para fazerem suas invenções que, por sinal, mesmo depois de vários aperfeiçoamentos (com o uso da inteligência), não chegam nem aos pés (neste caso, literalmente) das obras do Criador de toda a vida. Os dedos das patas da lagartixa deixam verdadeiras impressões digitais da criação por onde passam.

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

O que se vê nos pezinhos de nosso amiguinho réptil, no serpentear de uma cobra, nas garras de um tigre, nas patas de um impala, no flagelo de uma bactéria, etc. nada mais é que a seleção natural em ação.

A identidade do designer inteligente, tema que os neo-crias desonestos se recusam a responder e fogem com falácias, sofismas e digressões, é bem simples:

O dito cujo se chama "SELEÇÃO NATURAL" e não se trata de nenhuma mente transcendente ou superior deste ou de algum universo paralelo.

Aliás, postular entidade, não explica nada, além de criar mais um problema, ou seja é entender quem é a tal e deí tentar descobrir como atua na natureza.

Pela navalha de Ockham, é bem melhor e mais elegantes as respostas meramente naturais para processos também meramente naturais, ou seja, aplicar-se a "lex parsimoniae".

Pense nisso meu caro... se vc for capaz de ralizar esta tarefa de incomensurável esforço.

Elyson Scafati disse...

Para vc uma versão nova dos 10 mandamentos:


10 Mandamentos em Versão Moderna.

1- Não faça aos outros o que não quer que façam com você

(religiosos tem o dom de adorar excluir pessoas por acreditarem em algo diferente deles. Ou vc se converte ou está fora)

2- Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal

(criacionistas provocam o mal, pois passam falsas ideias e tornam deficiente op aprendizado científico, muitas vertentes religiosas provocam o mal - inquisição 11 de setembro, cruzadas, pogrons, perseguições a cristãos no passado por parte de judeus, etc.)

3- Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito

(esse é um análogo ao nono mandamento violado por vocês fundamentalistas de forma contumaz)

4- Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade

(muitos de vocês se recusam a ser honestos. Muitos se arrependem por temor aos deuses e não porqwue se arrependeram de fato)

5- Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento

(coisas que vocês não fazem, pois aguardam ansiosamente o fim do mundo)

6- Sempre tente aprender algo de novo

(jamais vocês fazem isso pois passam a vida tentando defender argumentos batidos e desmascarados como se nada tivesse acontecido com eles, bem como se recusam a aprender aquilo que refuta vossa crença)

7- Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles

(coisa que fundamentalistas jamais farão pois vivem imersos na ideologia)

8- Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros discordar de você

(a discordância é saudável, desde que haja evidências para apoiá-la)

9- Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros

(isso jamais vocês farão. Um pilantra diz algo e vocês, sem qq crítica ou análise mais acurada, saem trombeteando aos 4 ventos a fim de defender vossa crença)

10- Questione tudo

(isso está fora de cogitação para vocês. Já pensou em questionar até que ponto seu deus é algo real, de onde ele veio, qual sua origem histórica?)

Mais ético que aquele de 2000 anos atrás, cujos 4 primeiros se resumem a adoração de um ser metafísico e os outros 6 se voltam apenas à conduta para com seres humanos pertencentes a um círculo social específico.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br