quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Neandertais inventaram ferramentas sozinhos

Por Sindya N. Bhanoo
New York Times News Service
Pedro Kuyumjian

Neandertais vivendo no sul da Itália há 42 mil anos [sic] desenvolveram ferramentas de ossos e rochas, ornamentos decorativos e pigmentos por conta própria, e não através de interações com o Homo sapiens – segundo Julien Riel-Salvatore, antropólogo da Universidade do Colorado, em Denver.

Até hoje, achava-se que os ornamentos e ferramentas usados pelos Neandertais teriam aparecido graças ao contato com a espécie que os substituiu. Mas Riel-Salvatore afirmou que seu artigo, publicado em “Journal of Archaeological Method and Theory”, “reage à persistente ideia a respeito dos Neandertais e mostra que eles eram realmente capazes de inovar”.

O autor passou anos estudando artefatos de comunidades Neandertais nas regiões sul e central da Itália, além de artefatos humanos do mesmo período no norte do país.

Os humanos no norte da Itália desenvolveram um conjunto diverso de ferramentas, diferente daquelas encontradas na comunidade Neandertal do sul da Itália.

Enquanto isso, Neandertais da Itália central usaram as mesmas ferramentas grandes e primitivas por 100 mil anos [sic], sem buscar inspiração com seus vizinhos do sul ou do norte, disse Riel-Salvatore.

“Se os humanos é que tivessem introduzido ferramentas no sul da Itália, você teria encontrado essas novas ferramentas primeiro na Itália central; essa seria a progressão geográfica natural”, disse ele.

Como os Neandertais da Itália central eram tão primitivos [sic], é provável que as inovações no norte e no sul tenham ocorrido independentemente, segundo ele.

Até recentemente, também era incerto se os Neandertais e os humanos haviam cruzado entre eles. Porém, mais cedo neste ano, pesquisadores determinaram que os Neandertais acasalaram com alguns humanos modernos. [Leia comentário sobre isso clicando aqui]

Fonte: Bol Notícias

Nota: Cada vez mais estão descobrindo o que os criacionistas já vêm dizendo faz tempo: Os neandertais foram seres humanos tais como você e eu - dotados de inteligência e criatividade semelhante -, só que em outra configuração estrutural do corpo, devido a fatores condicionantes. Só que muitos não querem enxergar e reconhecer, persistindo com a venda darwinista nos olhos e o orgulho característico.

Estava hoje na biblioteca da universidade em que estudo e parei para ver uma amostra de um crânio de "homem primitivo", identificado por uma placa, e comparei com um outro crânio de um homem atual também disponível. Muda um pouco a estrutura, mas é evidente que é muito semelhante aos crânios normais.[ALM]

2 comentários:

George disse...

Fico a me perguntar: será que o mundo está cego? Como é que não conseguem enxergar o que está tão nítido?
Então me lembro que Jesus é a luz, como poderão enxergar na escuridão? Como disse Jesus "sem mim nada podeis fazer". Que Deus te abençoe André!

Elyson Scafati disse...

Pelos deuses André!!!!

[Cada vez mais estão descobrindo o que os criacionistas já vêm dizendo faz tempo: Os neandertais foram seres humanos tais como você e eu - dotados de inteligência e criatividade semelhante -, só que em outra configuração estrutural do corpo, devido a fatores condicionantes.]

Neanderthais eram humanos, como era o homo ergastes, o pitecantropus, o sinantropus, o homem de flores, os pitecantropus e o habilis.

Somente eram distintos em suas compleições físicas e volumes cerebrais. Pese só entender como se faz fogo e tentar descobrir como mante-lo aceso. Isso foi obra dos habilis entre 2,5 e 1 milhão de anos atrás ( e sem "SICs").


[Só que muitos não querem enxergar e reconhecer, persistindo com a venda darwinista nos olhos e o orgulho característico.]

Hahahahaha!!!! Olha quem fala de orgulho!!! Os caras que se acham a última cereja do bolo e que pensam ser a imagem e semelhança de um deus todo poderoso.

A TE diz que todos os seres deste planeta possuem uma ancestralidade comum, o que é de pronto refutado por criacionistas. Assim, qq criatura do tronco evolutivo homo possui relações de parentesco.

[Estava hoje na biblioteca da universidade em que estudo e parei para ver uma amostra de um crânio de "homem primitivo", identificado por uma placa, e comparei com um outro crânio de um homem atual também disponível. Muda um pouco a estrutura, mas é evidente que é muito semelhante aos crânios normais.[ALM]]

Ufa!!! vc descobriu a América!!! Deus deve ter lhe dado um momento de lucidez!!!!

Se vc olhar um crânio de chimpanzé e um de bonobo ... Nossa eles são muito parecidos, mas muda algumas coisas!!! Olhe um crânio de gorila da planície com um de gorila da montanha... Oh!!! são parecidos!!!

Agora olhe o crânio de um leão e de um tigre, de um leopardo, de um gato... Nossa!!! são praticamente idênticos (leão e tigre), porém diferem em tamanho e algumas formas!!!

Olhe o crânio de uma zebra, de um cavalo e de um muar... Nossa!!! como se parecem!!!

Agora olhemos crânios humanos, de chimpanzés, de gorilas, orangotangos e macacos em geral, bem como aquilo que sobrou dos antecessores dessas criaturas em fósseis... Meeeeeeu deusssss!!!São muto parecidos!!!!

E um elefante, um mastodonte, um mamute? Baleias (odontocetos, misticetos) e as antigas baleias?

E as lhamas, camelos, dromedários e camelídeos fósseis?

E assim por diante.

E ainda há o DNA que demonstra, de forma mais marcante, essa relação de proximidade entre as espécies. Pena esse tesouro se degradar com o tempoe não termos DNA de dinossauros, trilobitas e mamíferos da era do gelo.

Realmente, como disse o amigo ai acima: Vocês não conseguem enxergar aquilo que está tão nítido: A seleção natural e a evolução das espécies, que nada mais é que adaptar-se ao meio em que se vive e ter as características favoráveis a transmitir os genes adiante.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br