Sim, em sendo a vida algo natural, certamente que surgiu de forma natural.
Falar sobre Pasteur como o sujeito que desbancou a abiogênese é um erro crásso, o quel é constantemente invocado por criacionistas de 5 categoria.
Pasteus demonstrou ser a GERAÇÃO ESPONTÂNEA errada.
Geração espontânea é aquela teoria que dizia que se vc embrulhasse espigas de milho em uma camisa suada elas virariam ratos ou que se vc colocasse um pedaço de carne em um fraco fechado dela saíriam moscas.
O que se fala hj é sobre a abiogênese química, surgida a partir das ideias de Oparin-Haldane, dos trabalhos de Urey-Miller, Juan Óro, do experimento de Fox de Manfred Eigen, Sol Spiegelman, Thomas Gold, A. G. Cairns-Smith,Geoffrey W. Hoffmann, Günter Wächtershäuser (teoria dos hiperciclos), Zachary Adam e a hipótese da radioatividade como formadora dos blocos da vida e muitos outros.
Outro erro crasso é atribuir a teoria da abiogênese como teoria da evolução.
Esta somente entra em ação a partir do momento em que a vida surge, selecionando as formas que melhor respondem às solicitações do meio.
A TE não surgiu a priori. Antes de Darwin publicá-la passaram-se anos de estudo. E hj para o azar dos crias ela vem sendo confirmada em boa parte de suas predições.
Mas a que realidade o autor do vídeo se refere? Qual a realidade que ele afirma não se pautar a TE?
O vídeo comete ainda erros como evidências para PROVAR algo. Provas se dão apenas com teoremas matemáticos. Em ciências naturais temos confirmações.
Leis científicas são muito diferentes de teorias científicas.
Lei é uma relação necessária e constante entre fato e fenômeno, e.g. lei da conservação da energia.
Hipótese é uma proposição cuja verdade ainda não foi demonstrada em todos os seus pontos. Ex. existe vida em Titã.
Tese é a proposição de uma teoria tida como verdadeira e que se apresenta para ser provada (na matemática) ou evidenciada (nas ciências naturais).
Teoria é um conjunto de teses e princípios fundamentais sistematicamente organizados sobre determinados assuntos. E.g teoria atômica, teoria da evolução, teoria da origem da vida...
A abiogênese química se encontra no campo da teoria, pois muitos de seus pontos foram elucidados a partir do experimento de Urey-Miller. Enquanto estavamos nas ideias de Oparin/Haldane, ela era apenas uma hipótese.
Mas muito ainda precisa ser feito para que esta teoria tenha seus pontos elucidados e se entenda como de fato a vida aconteceu.
Mas, qual a evidência de que existe uma intencionalidade em relação a origem da vida?
Pelo visto nada...zzzzzz
O experimento de Pasteur não fez qq alusão à abiogênese química (mais uma mentira criacionista). André sua chapa lá no inferno esta azul de tão quente!!!!!
Moléculas assimétricas orgânicas como resultado de forças da vida!!!! O que quiseram dizer com isso?
Uma molécula assimétrica é aquela que desvia o plano da luz para a direita ou para a esquerda. São os chamados isômeros ópticos.
André, em química orgânica há isómeros de muitos tipos.
Isômeros tem uma taxa de formação . que favorece um tipo em detrimento de outro. E.G. os trans são mais propícios a se formarem que os cis (é uma questão de espaço molecular).
A vida, como a conhecemos, é levógira no que se refere à codificação de proteínas.quanto aos açúcares, na natureza somente se encontram os dextrógiros.
Certamente, a vida com proteínas levógiras e açucares dextrógiros teve muito mais vantagem em se desenvolver que as demais formas.
Isso se deu devido as suas reações serem, muito mais ligeiras que de proteínas dextrógiras e açucares levógiros.
Mais um erro crasso!!! não vida produzir a vida... André, matéria não viva é a que viveu e morreu. Na abiogênese química se fala em matéria inerte.
As ideias de Oparin foram pioneiras nesse campo.
Hoje sabemos que os tijolos da vida estão espalhados por todo o universo, sendo o catalisador principal a radiação UV.
Sem dúvida em um planeta em formação como era Terra prébiótica, embora o sol fosse mais frio, sua emissão de UV era alta e não existia camada de ozônio.
O planeta estava sob pressão intensa e temperaturas elevadas, além de nas nuvens haver descargas elétricas intensas.
Vulcões expeliam muitos gases de enxofre, nitrogênio, vapor de água e de carbono. Asteróides e cometas caiam com certa intensidade.
Em zonas de certa calmaria e alta concentração de compostos em piscinas de água ou de outros materiais orgânicos, as reações podem ter sido facilitadas e formado hiperciclos que retiravam energia e matéria do meio, cresciam e se replicavam. Este é o cenário da vida pela teoria dos hiperciclos.
Aqui a TE entra em ação. Quem soube se aproveitar melhor do meio sobreviveu e se replicou, quem não soube dançou. Quem aprendeu a encontrar mecanismos de reação e replicação mais eficientes que os outros sobreviveu e se replicou.
A vida aqui como a conhecemos encontrou sua forma de se estabilizar com 20 aminoácidos (codificáveis pelo DNA), embora haja cerca de 300 deles.
É um caso de seleção natural, uma vez que outros tipos podem não ter sido eficientes para nossos antigos ancestrais.
Há também o fato de o código genético ser degenerado, pois existirem vários codons que codificam o mesmo aminoácido.
ler:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cod%C3%A3o
Quanto ao experimento de Miller ter formado apenas 13 aminoácidos, isso se deve ás suas limitações.
Mais um erro crasso!!! DNA e RNA não são formados por aminoácidos mas por bases nitrogenadas.
O modelo mais atual da atmosfera primitiva mostra que a mesma não seria tão redutora quanto a simulada por Urey e Miller (baseada na atmosfera de Jupiter).
Primeiramente, o experimento não levou em conta as emissões de gases a partir da atividade vulcânica. Na década de 80, foi proposto que a atmosfera primordial seria composta de CO2, N2, H2O e menores quantidades de CO e H2. Além disso, o H2 é um gás leve, sendo então gradualmente perdido pelo planeta.
Por outro lado, naquela época a luminosidade do Sol era cerca de 25% menor que a atual. Sem um grande efeito estufa, haveria um congelamento dos oceanos. Esse fato fez com que o nível previsto de CO2 na atmosfera primordial aumentasse drasticamente.
E utilizando essa nova mistura, a produção de aminoácidos e outras moléculas prebióticas foi bem menor, o que comprometeu bastante a teoria endógena.
Por fim, em 2005, De Sterck e colaboradores mostraram que o escape do H2 da atmosfera primordial deve ter acontecido duas ordens de grandeza mais devagar que o proposto anteriormente.
O balanço entre o escape de H2 e a emissão do mesmo gás pelos vulcões e oceanos manteve a concentração do gás em cerca de 30%.
Com essa atmosfera, a produção de moléculas prebióticas de forma endógena volta a ser considerável.
Referências [1] Shaw, A. Astrochemistry: From Astronomy to Astrobiology. Ed. Wiley and Sons, Inglaterra, 2006. [2] Tian, F., Toon, O. B., Pavlov A. A. & De Sterck, H. A Hydrogen-Rich Early Earth Atmosphere. Science, 308, 1014, 2005.
Não existe acordo sobre a constituição da atmosfera da Terra à época. O estudo das composições de nuvens de poeira estelar e de certos meteoritos ou, ainda, de gases presos em rochas antigas, fornece pistas que orientam as pesquisas. Com base nesses dados, as hipóteses estudadas focam-se na interação entre os elementos mais comuns - hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio -, agrupados em compostos simples, como amônia (NH3), metano (CH4), formaldeído (HCHO), vapor d’água, e ácido cianídrico (HCN), propondo atmosferas primitivas ora mais, ora menos redutoras, atingidas por radiação ultravioleta proveniente do Sol.
A atividade vulcânica e o resfriamento do Planeta contribuíram para uma mudança da atmosfera original, acrescentando dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2) e diminuindo a concentração de CH4.
Não se cogita a presença do gás oxigênio, cujas moléculas corrosivas surgiram como resultado do metabolismo dos seres vivos fotossintetizantes, que apareceram mais tarde, há cerca de 2,7 bilhões de anos.
Estima-se que um acúmulo rápido de O2 tenha ocorrido em torno de 2 bilhões de anos atrás, atribuído ao provável esgotamento dos reagentes passivos disponíveis e à proliferação de cianobactérias fotossintetizadoras.
Ou seja, temos mais uma mentira criacionista em pauta.
A abiogênese não se coloca como uma teoria blindada e incontestável. Ela apenas é a teoria mais aceita acerca da origem da vida.
O que Paul davies acredita ou deixa de acreditar não deve ser usado como uma realidade incontestável ou um argumento da autoridade descontextualizado, como é patente no logro criacionista. É a mera opinião dele.
Mais uma mentira!!! Aprimeira coisa que a literatura científica faz é apresentar a teoria e em seguida seus problemas.
Quanto às chances da vida ter surgido espontaneamente, aos poucos elas vêm aparecendo, basta ler os trabalhos dos autores supra citados.
Mesmo que façamos vida em laboratório, nada garantirá que esta foi a via que ocorreu por aqui. Mas o experimento apenas elucidará uma possibilidade deste acontecimento.
Mas e as evidências de uma entidade ter criado a vida? Onde elas estão?
Outra mentira surge!!! Obscurecer algo por meio de uma aplicação equivocada da estatística.
Como os criacionistas fazem?
Encontram uma proteína com x aminoácidos e fazem o seguinte:
a chance desta proteína ocorrer é de 20^x, ou seja é impossível!!!
Mas nossos inimigos do conhecimento omitem que proteínas não são sintetizadas em um passe de mágica. Há muitas estruturas bem menores que podem ter surgido antes delas e ao longo do tempo terem adquirido funcionalidade e mesmo passarem a ser sintetizadas nos organismos.
Nossos mentirosos também omitem que reações químicas não ocorrem ao acaso, mas tem muitas razões para ocorrerem, como propriedades periódicas e aperiódicas, a isomeria, mecanismos de reação mais favoráveis que outros, pressão, temperatura, radiação, agitação, catalisadores naturais, determinadas superfícies.
E o principal: omitem a quantidade de materia que estaria dissolvida nos pequenos oceanos da Terra pré-biótica (sim, os oceanos eram bem menores que os atuais).
Resumidamente o que ele diz é que as etapas da evolução de moléculas pré-bióticas até uma forma que possa ser chamada de vida são muito hipotéticas.
Muitas dificuldades existem também em vista da simulação em laboratório no que se refere à formação pré-biótica da maioria dos blocos de construção moleculares.
Isto é especialmente verdadeiro para a formação de polinucleotídeos de replicação competente, nucleotídeos únicos, ribose e desoxirribose, bem como para o acúmulo de formas opticamente puras D-ou L.
Este campo de pesquisa está atualmente estagnado e requer novas iniciativas de pesquisa, principalmente em biologia molecular.
Ou seja de opositor da teoria da abiogênese ou de desiludido ele não tem nada.
Se a vida não pode aparecer espontaneamente, isso evidencia um designer inteligente!!!!!
Mas que conclusão brilhantemente elaborada e científica que não responde nada!!!!
Se a ciência não responde o designer está automaticamente validado!!!! Ele não precisa de evidências sobre sua existência e sobre sua influência no ambiente!!!! Ele simplesmente é e ponto!!!!!
Isso não passa de um argumento da ignorância. Não precisava o vídeo enrolar tanto para chegar a uma conclusão que até um retardado mental com QI de 25 chegaria.
Ou seja. O Video apresenta uma série de pseudoargumentos contra teorias científicas e, por eles serem negativos, em sua concepção, as ideias do autor estão automaticamente validadas, sem que se necessitem de evidências que as apóiem
André, uma teoria não se constroi com os erros de outra. Elas necessitam se validar por si próprias.
Quanto aos cálculos de Sagan, o vídeo os utiliza mal.
A proposta de Sagan é mostrar que se houvesse um plano de fazer um ser humano, esta seria a probabilidade dele existir, probabilidade esta altamente contestável, pois sequer sabemos como processos evolutivos ocorrem, bem como não temos a mínima noção de como ocorrem os mecanismos para a origem da vida.
Probabilidades desse tipo somente são passíveis de cálculo quando conhecemos o processo.
Sem falar que a vida não possui planos ou objetivos de se partir de A e se chegar a B. Tudo depende do que acontecerá com o mundo sob estudo.
"vida gera vida" quem criou deus? deus é um ser que sempre existiu. Mas, com certeza ele deve ter um olho não é. Mas espera aí, e a complexidade irredutivel do olho de deus, como é que fica?
Filho de Laudelina e Carlito; tem três irmãos; nascido no município de São João do Ivaí/PR; adventista do sétimo dia desde 16 de março de 2008; formado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2010); trabalhou como professor de Geografia nos Colégios Adventistas Centenário, São José os Pinhais e Boqueirão; atualmente é professor de Geografia concursado da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná; casado com Camila Macedo Ribas Marques; um jovem que almeja a vida eterna ao lado de Jesus e levar o verdadeiro evangelho a quem quiser ouvi-lo; interessado no estudo das origens e membro da Sociedade Criacionista Brasileira.
"...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora de seu juízo. Adorai Aquele que fez os Céus, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas". - Apocalipse 14:7
"A Bíblia nos ensina que são as lições de vida que Deus utiliza para mostrar a Sua sabedoria divina para os seres angélicos de como Ele opera em nós, como Deus lida com a gente neste mundo demonstra Seu caráter para os anjos!" (Dr. Wilder Smith)
"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo." ( Galileu Galilei )
"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável." (Galileu Galilei)
"A ciência sem a religião é manca e a religião sem a ciência é cega". - Albert Einstein
"A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus". - Tales de Mileto
"A coisa mais incrível pra mim é a própria existência. Como que uma matéria inanimada pode se organizar e se contemplar? O mundo é demasiado complexo em todas as suas partes e interconexões para ser produto de apenas uma 'chance'. Para mim, Deus é a explicação para o milagre da existência." (Allan Sandage - renomado físico)
"A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." (Jonathan Swift)
"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." (Marxwell Maltz)
"A fé precisa da luz da ciência para não ser cega e não se tornar fanática e doentia; a ciência precisa da fé para não colocar as suas descobertas a serviço do mal." - Autor desconhecido
"A fé é racional - porque senão seria fideísmo" (Dr. Rodrigo P. da Silva)
"A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito. " (Isaac Newton)
"A humildade é a única sabedoria verdadeira pela qual nós preparamos nossas mentes para todas as possíveis mudanças da vida." (George Arliss)
"A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta." (Isaac Newton)
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros." (François de La Rochefoucauld)
"As únicas respostas interessantes são aquelas que destróem a questão." (Susan Sontag)
"Caráter é a habilidade de manter uma resolução muito depois que a emoção com a qual foi tomada ter passado." (Brian Tracy)
"Considero as Escrituras de Deus como sendo a filosofia mais sublime. Eu encontro mais marcas de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana, seja qual for." (Isaac Newton)
"Criacionismo é a associação coerente entre conhecimento científico e teologia bíblica." (Michelson Borges)
"Deus estabeleceu o sábado do sétimo dia para que pudéssemos relembrar semanalmente que somos criaturas feitas por Ele" [dentre outros propósitos]. - Livro "Nisto Cremos - 27 Ensinos Bíblicos dos Adventistas do Sétimo Dia", pág. 107.
"Deus está em toda a parte, mas o homem somente o encontra onde o busca". Textos Judaicos
"Deus nunca fez um milagre para convencer um ateu porque suas obras comuns já mostram provas suficientes." (Ariel Roth)
"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo, só depende da nossa vontade e perseverança." (Albert Einstein)
"Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo." (Martin Luther King, Jr.)
"Existe em todas as coisas visíveis uma totalidade oculta." (Thomas Merton)
"Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre. " (Albert Einstein)
"Fé é uma resposta às evidências, não um alegrar-se pela ausência de evidências." (J. Lennox)
"Homens desprezam a Bíblia afirmando que ela tem contradições. A verdadeira reclamação deles é que a Bíblia os contradiz." (Douglas Wilson)
"Há dois tipos de pessoas: as que têm medo de perder Deus e as que têm medo de O encontrar". - Pascal
"Há pessoas que têm medo de procurar a Deus na ciência e não encontrá-lo, mas também há pessoas que têm medo de procurá-lo na ciência e encontrá-lo" - Fernando Iglesias.
"Mais vale um jovem pobre e sábio do que um rei velho e insensato que não aceita mais conselho." (Eclesiastes 4:13)
"Nada há de bom nesta vida salvo a esperança de uma outra vida." (Blaise Pascal)
"Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic." (Luis Fernando Veríssimo)
"Não há oposição entre Ciência e Religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880." (Albert Einstein)
"O catolicismo, romanizando-se, se tornou um elemento deletério que decompôs a sociedade [e a ciência]". - Rui Barbosa
"O essencial na aprendizagem é a vontade de aprender." (F.W. Sanderson)
"O excessivo ceticismo mostrado [por certas escolas de pensamento] tem caído progressivamente em descrédito. Descobertas após descobertas têm estabelecido a exatidão de numerosos detalhes." (W. F. Albright, renomado arqueólogo bíblico)
"O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." (Francis Bacon)
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." (Albert Einstein)
"O padrão ramificado da Teoria de Darwin não é visto em lugar nenhum do registro fóssil, a menos que o imponhamos com nossas próprias mentes" (Jonathan Wells)
"O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade. O otimista, a oportunidade em cada dificuldade". (Albert Flanders)
"O próximo passo após o conhecimento e à obediência à vontade de Deus, deve ser conhecer algo sobre os Seus atributos de sabedoria, poder e bondade manifestas nas obras de Suas mãos." (James Prescott Joule - fundador da Lei da Termodinâmica)
"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." - Isaac Newton, cientista (1643-1727)
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino". - Provérbios 1:7
"O tempo é uma coisa criada. Dizer 'Eu não tenho tempo', é o mesmo que dizer, 'Eu não quero'." (Lao-Tzu)
"Os maus atos não doem por serem proibidos, mas são proibidos por doerem." (Benjamin Franklin)
"Quando compreendemos que nossa criação ocorreu com um propósito [e não pelo acaso], a vida se torna significativa e rica, e a dolorosa sensação de vazio e falta de satisfação que tantos expressam, desaparece, substituída pela calidez do amor de Deus". - Livro "nisto Cremos - 27 Ensinos Bíblicos dos Adventistas do Sétimo Dia", pág. 109.
"Quase sempre preferimos o conforto da opinião sem o desconforto da reflexão" - John F. Kennedy
"Quem estuda e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia." (Provérbio Árabe)
"Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com os sucessos de um amigo sem uma sombra de inveja." (Ésquilo)
"Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo". - Voltaire
"Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." (Isaac Newton)
"Se o homem não foi criado por Deus, por que só é feliz com Deus?" Blaise Pascal
"Se todo mundo está fazendo, não faça." (Robert K. Cooper)
"Se um sonho cair e se quebrar em mil partes, não tenha medo de pegar uma delas e começar novamente." (Flavia Weedn)
"Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever." (Benjamin Franklin)
"Seja qual for a vocação de uma pessoa na vida, seu primeiro interesse deve ser ganhar almas para Cristo". (Ellen White - DTN, p.822)
"Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente." (Albert Einstein)
"Somente sobreviveram os livros que mereciam durar." (Ralph Waldo Emerson) - "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão." (Jesus Cristo, em Marcos 13:31)
"Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus ao mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus." - Ellen G. White
"Todas as coisas são difíceis antes de se tornarem fáceis." (John Norley)
"Todo erro gera um aprendizado" - autor desconhecido
"Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia." (Leonardo da Vinci)
"Uma falsa ciência gera ateus, ao passo que uma ciência verdadeira leva os homens a se curvarem perante Deus" - Voltaire.
"[Como ateu] meu argumento contra Deus era que o Universo parecia cruel e injusto demais. Mas de que modo eu tinha esta ideia de justo e injusto? Um homem não diz que uma linha está torta até que tenha a noção do que seja uma linha reta. Com o que eu estava comparando este Universo quando o chamei de injusto?" C. S. Lewis, em "Cristianismo Puro e Simples"
"É preciso ser um sábio para reconhecer outro." (Xenofanes)
"É um cientista bem medíocre aquele que pretende poder passar sem fé ou sem Deus!". - Werner Von braun, criador dos foguetes que levaram o homem à lua
Friedrich Nietzsche, chamado “o grande filósofo do ateísmo”, escreveu a um amigo sobre a pessoa de Jesus Cristo: “Eu sei que, se não O encontrar, não terei repostas para minha vida.” E no final de sua vida, durante a qual rejeitou a Cristo, ele escreveu: “Ai daquele que não tem lar!” - Friedrich Nietzsche, Ateo
Pasteur, importante médico e cientista francês, formulou assim sua opinião acerca da divindade de Jesus: “Em nome da ciência eu proclamo a Jesus Cristo como Filho de Deus. Meu senso científico, que valoriza muito a relação entre causa e efeito, compromete-me a aceitá-lo como fato. Minha necessidade de adorar encontra nEle a mais plena satisfação".
Você não deve julgar até ouvir os dois lados da história - Aristophanes (Ano 446 AC)
"Sempre que eu abro a porta de uma nova descoberta, já encontro Deus lá dentro." (Albert Einstein).
"Tudo o que já vi ensina-me a confiar no Criador para o que ainda não vi." (Ralph Emerson)
“A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado.” Michael Keller, pesquisador polonês que formulou a Teologia da Ciência
“A fé e a razão caminham juntas, mas a fé vai mais longe.” - Agostinho
“A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito.” Denis Diderot
“A probabilidade de a vida originar-se por acaso é comparável à probabilidade de um dicionário completo surgir como resultado da explosão de uma tipografia.” Edwin Conklin
“A sabedoria torna bons os homens. A simulação da sabedoria torna-os péssimos” (Juan Luis Vives)
“A superstição é para a religião o que a borra é para o vinho, e os resíduos para os metais.” Benjamin Franklin
“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” - Benjamin Franklin
“Acho impossível que um indivíduo contemplando o céu possa dizer que não existe um Criador.” - Abraham Lincoln
“Ainda não encontrei a verdade!” - Maomé, disse nos últimos dos seus dias de vida
“Arrependo-me de ter escrito a doutrina espírita” Allan Kardec, autor de O Evangelho Segundo o Espiritismo
“Cada fórmula que expressa a lei da natureza é um hino de louvor a Deus.” - Maria Mitchell
“Deus é a lei e o legislador do Universo.” - Albert Einstein
“Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente”. Isaac Newton
“Em geral o homem crê só por ouvir discursos. Deveria, porém, raciocinar um pouco.” Johann Wolfgan von Goethe, escritor alemão
“Eu estava fazendo uma revolução na força da guerra…, mas lendo as páginas deste livro (a Bíblia) descobri que Cristo fez uma revolução muito maior do que eu, sem violência e destruição, fez a revolução do amor e da liberdade espiritual mediante o sangue da sua cruz.” - Napoleão Bonaparte
“Eu quero saber como Deus criou este mundo. Eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero saber os pensamentos dele; o resto são detalhes.” - Albert Einstein
“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo.” - Martin Luther King
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” - Jesus Cristo – Mateus 14.6
“Gene é o programa mais sofisticado que roda por aí.” Bill Gates
“Há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem.” Blaise Pascal
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas.” Mário Quintana
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire
“Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinamentos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente.” - Albert Einstein
“Nunca tenha medo da dúvida se você tem a disposição de acreditar.” Samuel Coleridge
“Não desperdice o tempo, pois é disso que a vida é feita.” Benjamin Franklin
“Não é que eles não vêem a solução. O que eles não enxergam é o problema.” G. K. Chesterton, escritor britânico
“O cristão é a Bíblia do mundo; mas em alguns casos uma revisão se torna necessária.” Dwight Moody
“O darwinismo funciona como o mito cosmológico central da cultura moderna - como a peça central de um sistema quase religioso que é conhecido como sendo verdadeiro a priori em vez de uma hipótese científica que deve ser submetida a rigoroso teste.” Phillip Johnson, Darwin on Trial [Darwin no banco dos réus]
“O maior presente que Deus deu ao homem foi a Bíblia e a pureza das suas palavras.” (Abraham Lincoln)
“Os ateus têm um deus em que nem eles acreditam.” Millôr Fernandes
“Que é a verdade?” Buda, disse no final de sua vida
“Quem procura a verdade procura Deus, ainda que não o saiba.” (Edith Stein)
“Quem se senta no fundo de um poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno.” - Han Yu
“Se eu a coloco abaixo de todos os livros, ela é a que mantém todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é a coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca” disse Rui Barbosa sobre a Bíblia
“Se eu crer em Gênesis 1:1, 'No princípio Deus...', o restante da Bíblia não será problema para mim.” A. W. Tozier
“Se você pensa que alguma coisa está certa só porque todos acham isso, não está pensando.” - Vivienne Westwood
“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.” - Louis Pasteur
“Um pouco de filosofia inclina a mente do homem para o ateísmo, mas a profundidade em filosofia o avizinha da religião.” Francis Bacon
"Um lugar de esperança" - acesse o site clicando na imagem
10 comentários:
Sim, em sendo a vida algo natural, certamente que surgiu de forma natural.
Falar sobre Pasteur como o sujeito que desbancou a abiogênese é um erro crásso, o quel é constantemente invocado por criacionistas de 5 categoria.
Pasteus demonstrou ser a GERAÇÃO ESPONTÂNEA errada.
Geração espontânea é aquela teoria que dizia que se vc embrulhasse espigas de milho em uma camisa suada elas virariam ratos ou que se vc colocasse um pedaço de carne em um fraco fechado dela saíriam moscas.
O que se fala hj é sobre a abiogênese química, surgida a partir das ideias de Oparin-Haldane, dos trabalhos de Urey-Miller, Juan Óro, do experimento de Fox de Manfred Eigen, Sol Spiegelman, Thomas Gold, A. G. Cairns-Smith,Geoffrey W. Hoffmann, Günter Wächtershäuser (teoria dos hiperciclos), Zachary Adam e a hipótese da radioatividade como formadora dos blocos da vida e muitos outros.
ver aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Abiogenesis
http://www.blogger.com/posts.g?blogID=8827017589495907464&searchType=CURRENT&page=1
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2010/02/criticas-sem-fundamento-parte-viii.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/03/segunda-lei-da-termodinamica-o-ma-fe_6016.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/03/segunda-lei-da-termodinamica-o-ma-fe_5379.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2010/02/criticas-sem-fundamento-parte-viii.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2008/12/1-introduo-o-planeta-terra-uma-esfera.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2007/03/manobra-criacionista.html
Outro erro crasso é atribuir a teoria da abiogênese como teoria da evolução.
Esta somente entra em ação a partir do momento em que a vida surge, selecionando as formas que melhor respondem às solicitações do meio.
A TE não surgiu a priori. Antes de Darwin publicá-la passaram-se anos de estudo. E hj para o azar dos crias ela vem sendo confirmada em boa parte de suas predições.
Mas a que realidade o autor do vídeo se refere? Qual a realidade que ele afirma não se pautar a TE?
O vídeo comete ainda erros como evidências para PROVAR algo. Provas se dão apenas com teoremas matemáticos. Em ciências naturais temos confirmações.
Leis científicas são muito diferentes de teorias científicas.
Lei é uma relação necessária e constante entre fato e fenômeno, e.g. lei da conservação da energia.
Hipótese é uma proposição cuja verdade ainda não foi demonstrada em todos os seus pontos. Ex. existe vida em Titã.
Tese é a proposição de uma teoria tida como verdadeira e que se apresenta para ser provada (na matemática) ou evidenciada (nas ciências naturais).
Teoria é um conjunto de teses e princípios fundamentais sistematicamente organizados sobre determinados assuntos. E.g teoria atômica, teoria da evolução, teoria da origem da vida...
A abiogênese química se encontra no campo da teoria, pois muitos de seus pontos foram elucidados a partir do experimento de Urey-Miller. Enquanto estavamos nas ideias de Oparin/Haldane, ela era apenas uma hipótese.
Mas muito ainda precisa ser feito para que esta teoria tenha seus pontos elucidados e se entenda como de fato a vida aconteceu.
Mas, qual a evidência de que existe uma intencionalidade em relação a origem da vida?
Pelo visto nada...zzzzzz
O experimento de Pasteur não fez qq alusão à abiogênese química (mais uma mentira criacionista). André sua chapa lá no inferno esta azul de tão quente!!!!!
Moléculas assimétricas orgânicas como resultado de forças da vida!!!! O que quiseram dizer com isso?
Uma molécula assimétrica é aquela que desvia o plano da luz para a direita ou para a esquerda. São os chamados isômeros ópticos.
André, em química orgânica há isómeros de muitos tipos.
aqui:
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/search?q=isomeria
Isômeros tem uma taxa de formação . que favorece um tipo em detrimento de outro. E.G. os trans são mais propícios a se formarem que os cis (é uma questão de espaço molecular).
A vida, como a conhecemos, é levógira no que se refere à codificação de proteínas.quanto aos açúcares, na natureza somente se encontram os dextrógiros.
Certamente, a vida com proteínas levógiras e açucares dextrógiros teve muito mais vantagem em se desenvolver que as demais formas.
Isso se deu devido as suas reações serem, muito mais ligeiras que de proteínas dextrógiras e açucares levógiros.
Mais um erro crasso!!! não vida produzir a vida... André, matéria não viva é a que viveu e morreu. Na abiogênese química se fala em matéria inerte.
As ideias de Oparin foram pioneiras nesse campo.
Hoje sabemos que os tijolos da vida estão espalhados por todo o universo, sendo o catalisador principal a radiação UV.
Sem dúvida em um planeta em formação como era Terra prébiótica, embora o sol fosse mais frio, sua emissão de UV era alta e não existia camada de ozônio.
O planeta estava sob pressão intensa e temperaturas elevadas, além de nas nuvens haver descargas elétricas intensas.
Vulcões expeliam muitos gases de enxofre, nitrogênio, vapor de água e de carbono. Asteróides e cometas caiam com certa intensidade.
Em zonas de certa calmaria e alta concentração de compostos em piscinas de água ou de outros materiais orgânicos, as reações podem ter sido facilitadas e formado hiperciclos que retiravam energia e matéria do meio, cresciam e se replicavam. Este é o cenário da vida pela teoria dos hiperciclos.
Aqui a TE entra em ação. Quem soube se aproveitar melhor do meio sobreviveu e se replicou, quem não soube dançou. Quem aprendeu a encontrar mecanismos de reação e replicação mais eficientes que os outros sobreviveu e se replicou.
A vida aqui como a conhecemos encontrou sua forma de se estabilizar com 20 aminoácidos (codificáveis pelo DNA), embora haja cerca de 300 deles.
É um caso de seleção natural, uma vez que outros tipos podem não ter sido eficientes para nossos antigos ancestrais.
Há também o fato de o código genético ser degenerado, pois existirem vários codons que codificam o mesmo aminoácido.
ler:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cod%C3%A3o
Quanto ao experimento de Miller ter formado apenas 13 aminoácidos, isso se deve ás suas limitações.
Mais um erro crasso!!! DNA e RNA não são formados por aminoácidos mas por bases nitrogenadas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/DNA
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_ribonucleico
http://www.icb.ufmg.br/prodabi/prodabi3/grupos/grupo1/index.htm
http://www.biomol.org/tag/dna
aqui vai sobre os modelos da atmosfera terrestre:
O modelo mais atual da atmosfera primitiva mostra que a mesma não seria tão redutora quanto a simulada por Urey e Miller (baseada na atmosfera de Jupiter).
Primeiramente, o experimento não levou em conta as emissões de gases a partir da atividade vulcânica. Na década de 80, foi proposto que a atmosfera primordial seria composta de CO2, N2, H2O e menores quantidades de CO e H2. Além disso, o H2 é um gás leve, sendo então gradualmente perdido pelo planeta.
Por outro lado, naquela época a luminosidade do Sol era cerca de 25% menor que a atual. Sem um grande efeito estufa, haveria um congelamento dos oceanos. Esse fato fez com que o nível previsto de CO2 na atmosfera primordial aumentasse drasticamente.
E utilizando essa nova mistura, a produção de aminoácidos e outras moléculas prebióticas foi bem menor, o que comprometeu bastante a teoria endógena.
Por fim, em 2005, De Sterck e colaboradores mostraram que o escape do H2 da atmosfera primordial deve ter acontecido duas ordens de grandeza mais devagar que o proposto anteriormente.
O balanço entre o escape de H2 e a emissão do mesmo gás pelos vulcões e oceanos manteve a concentração do gás em cerca de 30%.
Com essa atmosfera, a produção de moléculas prebióticas de forma endógena volta a ser considerável.
Referências
[1] Shaw, A. Astrochemistry: From Astronomy to Astrobiology. Ed. Wiley and Sons, Inglaterra, 2006.
[2] Tian, F., Toon, O. B., Pavlov A. A. & De Sterck, H. A Hydrogen-Rich Early Earth Atmosphere. Science, 308, 1014, 2005.
Ler também aqui:
http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=8
Não existe acordo sobre a constituição da atmosfera da Terra à época. O estudo das composições de nuvens de poeira estelar e de certos meteoritos ou, ainda, de gases presos em rochas antigas, fornece pistas que orientam as pesquisas. Com base nesses dados, as hipóteses estudadas focam-se na interação entre os elementos mais comuns - hidrogênio, carbono, oxigênio e nitrogênio -, agrupados em compostos simples, como amônia (NH3), metano (CH4), formaldeído (HCHO), vapor d’água, e ácido cianídrico (HCN), propondo atmosferas primitivas ora mais, ora menos redutoras, atingidas por radiação ultravioleta proveniente do Sol.
A atividade vulcânica e o resfriamento do Planeta contribuíram para uma mudança da atmosfera original, acrescentando dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2) e diminuindo a concentração de CH4.
Não se cogita a presença do gás oxigênio, cujas moléculas corrosivas surgiram como resultado do metabolismo dos seres vivos fotossintetizantes, que apareceram mais tarde, há cerca de 2,7 bilhões de anos.
Estima-se que um acúmulo rápido de O2 tenha ocorrido em torno de
2 bilhões de anos atrás, atribuído ao provável esgotamento dos reagentes passivos disponíveis e à proliferação de cianobactérias fotossintetizadoras.
Ou seja, temos mais uma mentira criacionista em pauta.
Outra desonestidade criacionista:
A abiogênese não se coloca como uma teoria blindada e incontestável. Ela apenas é a teoria mais aceita acerca da origem da vida.
O que Paul davies acredita ou deixa de acreditar não deve ser usado como uma realidade incontestável ou um argumento da autoridade descontextualizado, como é patente no logro criacionista. É a mera opinião dele.
eis seu artigo
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=6727
Mais uma mentira!!!
Aprimeira coisa que a literatura científica faz é apresentar a teoria e em seguida seus problemas.
Quanto às chances da vida ter surgido espontaneamente, aos poucos elas vêm aparecendo, basta ler os trabalhos dos autores supra citados.
Mesmo que façamos vida em laboratório, nada garantirá que esta foi a via que ocorreu por aqui. Mas o experimento apenas elucidará uma possibilidade deste acontecimento.
Mas e as evidências de uma entidade ter criado a vida? Onde elas estão?
Outra mentira surge!!! Obscurecer algo por meio de uma aplicação equivocada da estatística.
Como os criacionistas fazem?
Encontram uma proteína com x aminoácidos e fazem o seguinte:
a chance desta proteína ocorrer é de 20^x, ou seja é impossível!!!
Mas nossos inimigos do conhecimento omitem que proteínas não são sintetizadas em um passe de mágica. Há muitas estruturas bem menores que podem ter surgido antes delas e ao longo do tempo terem adquirido funcionalidade e mesmo passarem a ser sintetizadas nos organismos.
Nossos mentirosos também omitem que reações químicas não ocorrem ao acaso, mas tem muitas razões para ocorrerem, como propriedades periódicas e aperiódicas, a isomeria, mecanismos de reação mais favoráveis que outros, pressão, temperatura, radiação, agitação, catalisadores naturais, determinadas superfícies.
E o principal: omitem a quantidade de materia que estaria dissolvida nos pequenos oceanos da Terra pré-biótica (sim, os oceanos eram bem menores que os atuais).
ver aqui:
http://www.talkorigins.org/faqs/abioprob/abioprob.html#Globule
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/03/segunda-lei-da-termodinamica-o-ma-fe_4996.html
Na sequência o video adentra às maluquices de Dembski (complexidade especificada e lei da conservação de informações).
ler:
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/11/design-inteligente-teoria-da-conclusao.html
http://www.talkreason.org/articles/probabilities.cfm
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2010/01/o-engodo-de-lee-spetner.html
Mais uma mentira criacionista!!!! Usar uma frase de Klaus Dose como se ele se posicionasse contrariamente a TE.
Eis o que Klaus diz:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ciuz.19870210602/abstract
Resumidamente o que ele diz é que as etapas da evolução de moléculas pré-bióticas até uma forma que possa ser chamada de vida são muito hipotéticas.
Muitas dificuldades existem também em vista da simulação em laboratório no que se refere à formação pré-biótica da maioria dos blocos de construção moleculares.
Isto é especialmente verdadeiro para a formação de polinucleotídeos de replicação competente, nucleotídeos únicos, ribose e desoxirribose, bem como para o acúmulo de formas opticamente puras D-ou L.
Este campo de pesquisa está atualmente estagnado e requer novas iniciativas de pesquisa, principalmente em biologia molecular.
Ou seja de opositor da teoria da abiogênese ou de desiludido ele não tem nada.
a mentira segue:
Quando tratamos de genes ortólogos e parálogos pode haver e muito incremento de informação:
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2010/02/criticas-sem-fundamento-parte-viii.html
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/11/design-inteligente-teoria-da-conclusao.html
Logo, o arguemnto é, e muito científico.
Como explicar o DNA?
Leia abaixo:
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2007/03/manobra-criacionista.html
O link explica os biopolímeros.
Ohhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!! estava demorando!!!!!
Se a vida não pode aparecer espontaneamente, isso evidencia um designer inteligente!!!!!
Mas que conclusão brilhantemente elaborada e científica que não responde nada!!!!
Se a ciência não responde o designer está automaticamente validado!!!! Ele não precisa de evidências sobre sua existência e sobre sua influência no ambiente!!!! Ele simplesmente é e ponto!!!!!
Isso não passa de um argumento da ignorância. Não precisava o vídeo enrolar tanto para chegar a uma conclusão que até um retardado mental com QI de 25 chegaria.
Ou seja. O Video apresenta uma série de pseudoargumentos contra teorias científicas e, por eles serem negativos, em sua concepção, as ideias do autor estão automaticamente validadas, sem que se necessitem de evidências que as apóiem
André, uma teoria não se constroi com os erros de outra. Elas necessitam se validar por si próprias.
Quanto aos cálculos de Sagan, o vídeo os utiliza mal.
A proposta de Sagan é mostrar que se houvesse um plano de fazer um ser humano, esta seria a probabilidade dele existir, probabilidade esta altamente contestável, pois sequer sabemos como processos evolutivos ocorrem, bem como não temos a mínima noção de como ocorrem os mecanismos para a origem da vida.
Probabilidades desse tipo somente são passíveis de cálculo quando conhecemos o processo.
Sem falar que a vida não possui planos ou objetivos de se partir de A e se chegar a B. Tudo depende do que acontecerá com o mundo sob estudo.
ler aqui:
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/03/segunda-lei-da-termodinamica-o-ma-fe_5379.html
Resumindo André. Mentir não dá cadeia, mas dá inferno....pense...
Ler a explicação dada aqui:
http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2010/11/vida-na-terra-pode-ter-surgido-de-virus.html
e aqui sobre quem foi LUCA.
http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2008/12/luca-e-falta-de-formao-e-informao-dos.html
Qual a fonte da probabilidade de se formar uma célula? Como isso foi calculado, uma vez que, sequer entendemos como se dá este processo?
A que proteína funcional nosso vídeo se refere? Quais as fontes?
"vida gera vida" quem criou deus? deus é um ser que sempre existiu. Mas, com certeza ele deve ter um olho não é. Mas espera aí, e a complexidade irredutivel do olho de deus, como é que fica?
Postar um comentário