sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rio de 6 mil km corre debaixo do Amazonas

Cientistas brasileiros descobriram a existência de um rio subterrâneo de cerca de 6 mil quilômetros de extensão, que corre por baixo do rio Amazonas a uma profundidade de 4 mil metros, informou nesta quinta-feira o jornal O Estado de S. Paulo. A descoberta foi possível graças às pesquisas feitas em 241 poços que a Petrobras perfurou na região amazônica entre os anos 1970 e 1980 em busca de hidrocarbonetos, indica o estudo publicado pelo jornal, que foi realizado pelo departamento de Geofísica do Observatório Nacional. Essas águas subterrâneas correm cerca de 4 mil metros de profundidade em um curso similar ao do Amazonas e têm uma vazão média calculada em cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo. Essa vazão representa apenas 3% do que se calcula para o rio Amazonas [embora seja maior que a do rio São Francisco], que tem suas nascentes na floresta peruana, desemboca no oceano Atlântico no extremo norte do Brasil e é considerado o rio mais longo do mundo, com uma extensão de 6,8 mil quilômetros. Os pesquisadores decidiram batizar o rio subterrâneo de Hamza, em homenagem ao cientista de origem indiana Valiya Mannathal Hamza, que estuda a região há mais de 40 anos.

Fonte: Exame

Nota do blog Criacionismo: Conforme já publiquei aqui, tudo indica que exista muito mais água subterrânea do que se imagina. Portanto, levando-se em conta que as montanhas antediluvianas não eram tão altas e que provavelmente não deva ter existido fossas abissais nos mares de então, pode ter havido água suficiente para cobrir toda a Terra, conforme relata o Antigo Testamento e ratifica o Novo Testamento, na Bíblia.[MB]

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

André, André!!!! por todos os orixás!!!!


A existência de águas subterrâneas muito a mais que na superfície do planeta é fato não por ter havido um dilúvio bíblico mas por causas muito diferentes disso.

Essas águas subterrãneas, quando na forma de reservatórios se denominam aquíferos e são muito comuns onde há rocha calcária, a qual é facilmente penetrada pelas águas das chuvas. Chuvas, André, ocorrem desde que nosso planeta esfriou e a água pode se condensar em gotículas e finalmente cair sobre a superfície do planeta.

É incrível, mas sob o Sahara há muita água e traços de rios que um dia o tornaram um mundo verdejante. Mas não por causa do dilúvio, mas por causa de uma pequena guinada no eixo da Terra.

O planeta já foi muito mais rico em águas, em sua superfície, do que é hoje (há 4,4 bi de anos e não há 6 mil anos). Nossos oceanos tem origem no espaço, por meio de cometas e meteoritos. As chuvas duraram cerca de meio bilhão de anos e não 40 dias e 40 noites.

As rochas mais velhas que conhecemos tem cerca de 3,5 bi de anos.

Essa água foi parar no fundo da terra devido a formação das terras, por meio de derrames de lava, que formaram as primeiras terras, e, assim, os movimentos orogênicos nas zonas de subducção.

Quanto aos rios, muitas vezes eles encontram em seu curso cavidades, que os fazem fluir para baixo da terra.

Quanto às montanhas... tenha dó!!!! o nosso planeta já viu montanhas até maiores que o Everest, onde hoje se localizam as Rochosas. As montanhas surgem pelo choque entre placas e não pelo cocô divino sobreposto.

Fossas abissais existem onde exitem as zonas de subducção, logo elas não tem 6 mil anos mas bilhões de anos, desde que os vulcões racharam a crosta terrestre.

Mais uma vez André:

"NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO", mandamento este que parece ter sido revogado pela IASD e pelo sequito fundamentalista do cristianismo.

Traduzindo o que se encerra neste mandamento:

NÃO MENTIRÁS;

NÃO ENROLARÁS;

NÃO OMITIRÁS;

NÃO CRIARÁS FALSAS IDEIAS:

NÃO TE APROVEITARÁS DOS JOVENS E MENOS INTELECTUALIZADOS;

NÃO DISTORCERÁS IDEIAS ALHEIAS;

NÃO TE VALERÁS DA DESONESTIDADE INTELECTUAL;

NÃO DIVULGARÁS A IGNORÂNCIA;

E OUTROS TIPOS QUE POSSAS CONSIDERAR COMO MENTIRAS.

Elyson Scafati disse...

Para vc assistir se divertir e aprender alguma coisa de fato científica e não fundada em lixo criacionista:


Este aqui é o documentário como nasceu nosso planeta, que talvez esteja no index da IASD.

http://www.youtube.com/watch?v=iNapVRvagHM


http://www.youtube.com/watch?v=mKCU0yufOq0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uDqiaechmcQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=8KR_nKjnW_0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hZwx2M7-12U&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=jAtOm10DOj4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=HhVSLFWLciM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=E0cyTH8vHCE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=BDT5ih7mIbc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=cAX-RVNAmMY&feature=related

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br