sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Walter Veith é uma fraude dos adventistas?

Sobre algumas críticas que andam fazendo aqui neste blog, sobre a idoneidade científica do doutor em zoologia e criacionista Walter J. Veith, temos algumas considerações a fazer.

Os adventistas fomos acusados de fraudar as informações sobre o Dr. Veith, onde um crítico "disse" que, ao contrário do que os adventistas dizem, o Walter Veith nunca foi ligado ao então Departamento de Zoologia da Universidade de Western Cape, África do Sul; o que não procede, conforme podemos constatar lendo as referências de alguns dos artigos elaborados por ele e publicados, por exemplo, no site base de periódicos científicos internacionais Web of Science (ISI Web of Knowledge), que é um site não ligado a denominações religiosas, incluindo a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Infelizmente, a priori, só é possível acessar os artigos neste site tendo acesso à CAPES, sendo professor, pesquisador ou aluno de alguma instituição de ensino superior. Todavia, clique aqui e aqui para constatar o exposto naquele site por meio de duas imagens em print screen, a título de exemplo.

Inicialmente, Veith foi um grande defensor do evolucionismo; mas hoje, depois de notar que estava em um "barco furado", ele é um forte defensor do criacionismo, pesquisando e rodando o mundo dando palestras defendendo a Criação de forma coerente com a ciência e a interpretação correta dos relatos bíblicos sobre a Criação. Palestras estas como sobre o Dilúvio Universal no contexto do embate criacionismo versus evolucionismo.

Walter Veith é reconhecido principalmente por seus trabalhos na área da nutrição e criacionismo, onde um de seus trabalhos, o livro sobre nutrição Dieth and Health: Scientific Perspectives foi publicado pela editora CRC Press (possivelmente também não dá pra ver, para quem não tem acesso a um computador registrado. Tente digitar "Walter Veith" na barra de pesquisa do site ou clique aqui para ver em print screen). A CRC Press é uma das mais conceituadas editoras científicas do mundo, onde somente pessoas bem gabaritadas tem seus trabalhos ali publicados. A editora também não tem nenhum vínculo com a IASD.

Na postagem "Da evolução à criação: a jornada de fé do Dr. Walter Veith" haviamos nos equivocado, de fato, ao escrever que este pesquisador é chefe do departamento descrito logo acima (2º parágrafo), retificando a informação em "foi chefe", assim que descoberto o engano (até agradeço ao crítico pelo alerta).

Ah! E sobre a insinuação de o Ph. D. em Engenharia Mecânica e criacionista, Walter Brown, nunca ter escrito nada de científico, um exemplo é o livro In the Beginning: Compelling Evidence for Creation and the Flood, publicado no Center for Scientific Creation; além de outros trabalhos publicados. Mas claro, para alguns, para ser científica uma pesquisa tem que ser publicada nas revistas mais conhecidas como a Nature e a Science, por exemplo, onde se sabe que muitas destas revistas ou outras mídias tem um caso de amor com o darwinismo, muitas vezes barrando, por preconceito ideológico, o que vem a negar seu paradigma. Felizmente não foi o caso do trabalho publicado pelo cientista também criacionista Dr. Robert Gentry, sobre os radiohalos de Polônio como sendo as "impressões digitais" da Criação. O argumento deste trabalho é válido até hoje. Veja um estudo sobre isso, em vídeo, clicando aqui.

Agradeço ao Dr. Rodrigo Meneghetti por colaborar com as informações sobre o Dr. Veith.

André Luiz Marques

22 comentários:

Ronaldo João Farias disse...

A história do Walter Veith é uma fraude adventista!!!

Ai, ai, ai!!!

Cuidado que distorcendo as coisas assim vc não vai pro céu hein, sr, André.

Jamais disse que ele nunca foi ligado a Western Cape University. Apenas disse que ele nunca foi professor lá e muito menos chefe da Zoologia.

Agora quanto as publicações dele, sejam artigos, sejam livros, tratam apenas de nutrição e processos digestivos. UAU!!!!!! Este sim é um cara gabaritado para dizer que a evolução é uma furada, hein?!!!

Sério sr. André, pare de dar tiros no próprio pé, quase me dá pena de ver vc tentando argumentar.

"Na postagem "Da evolução à criação: a jornada de fé do Dr. Walter Veith" haviamos nos equivocado, de fato, ao escrever que este pesquisador é chefe do departamento descrito logo acima (2º parágrafo), retificando a informação em "foi chefe", assim que descoberto o engano (até agradeço ao crítico pelo alerta)."

Sei o quanto vc agradece....... Isso aconteceu por 2 razões. Ou vc deliberadamente sabia da fraude adventista e mesmo assim publicou a história (o que eu duvido muito devido ao seu parco conhecimento seja de Evolução, seja de lorotas bíblicas), ou então vc simplismente achou este conto de fadas bonitinho e publicou sem nem ao menos conferir a história (foi isso né?!! Diz aí!!), mas o pior vc fez depois sr. André mesmo alertado de seu erro ainda manteve a mentira de que ele "foi" chefe daquele departamento, mesmo não tendo nenhuma prova, não é mesmo!!

Ah sr. André!!!

O senhor não vai responder mesmo as minhas outras indagações nos post anteriores, não é? Vai fugir mesmo delas, né?!! Tudo bem, eu sei que vc não tem respostas para elas. Vc pode fugir delas, mas não pode esconder a verdade.

André Luiz Marques disse...

"Uma rápida pesquisada na internet é vocês poderiam ter descoberto que não há nada que ligue este Walter Veith a Universidade de Western Cape" (Ronaldo João Farias - 8 de Outubro de 2009 17:27 )

"Ele não é e nunca foi catedrático naquela universidade. E como eu disse anteriormente há apenas referências em páginas religiosas" (Ronaldo João Farias - 9 de Outubro de 2009 14:42)

Ambos os comentários na postagem "Da evolução à criação: a jornada de fé do Dr. Walter Veith", disponíveis em:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/10/da-evolucao-criacao-jornada-de-fe-do-dr.html

Ronaldo, você não sustenta o que escreve ou não volta atrás em seus erros? Que feio... Eu pelo menos, reconheci meu erro de não ter conferido a atualidade da informação sobre as atividades do Dr. Veith.

Lei um de seus trabalhos que dizem que a evolução é uma furada:

http://packham.n4m.org/veith.htm

Não é no muito "gritar" que se ganha uma discussão, mas pela exposição da verdade. Aliás, de estardalhaços que dão em nada vcs evolucionistas são bem experientes...

Ronaldo João Farias disse...

Como sempre distorcendo as coisas sr. André!!!

Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência consegue interpretar esta minha colocação, a primeira logo após o seu post, como se referindo ao dado de que ele foi chefe do Departamento de Zoologia da Western Cape University. Mas isso realamente é esperar muito de vc não é?!!!

Ps: E minhas outras indagações? Está esperando oq para responder?

Hugo Ícaro disse...

Sabe, amigos, contra fatos não há argumentos.
A exposição do Prof. Walter Veith é tão repleta de fatos que dão embasamento à teoria criacionista (é só ver os vídeos Genes do Genesis e Diluvio Universal) que se eu fosse evolucionista e não quisesse dar o braço a torcer, ficaria tão indignado quanto o nobre colega Ronaldo João Farias. E, logicamente, buscaria desmerecer o expositor como se isso invalidasse os fatos por ele apresentados.
Meu caro André, por favor, continue DISTORCENDO tudo aquilo que a teoria da evolução TORCEU!
Grande abraço!

Ronaldo João Farias disse...

Nossa Hugo, que colocações profundas, hein?!!!!

André Luiz Marques disse...

Pelas minhas pesquisas sobre os trabalhos do Dr. Veith feitas até aqui (com todas as minhas certas limitações com a língua inglesa), notei que há referencial suficiente para se acreditar que ele foi mesmo não só ligado à Western Cape como também atuou como pesquisador por lá. Nos links logo abaixo sobre um artigo que o Dr. Veith teve participação vemos a referência disso (link do site e imagem do site - caso o leitor não tenha acesso aos periódicos da CAPES):

http://www3.interscience.wiley.com/journal/120704261/abstract

http://4.bp.blogspot.com/_wWg2YKMokI4/SwMFg2ybRNI/AAAAAAAAAAk/ZWbzHr6mxq8/s1600/Medical_primatology.bmp

Pelo link abaixo podemos ler o conteúdo e verificar as referências de um de seus artigos escritos com a cooperação e outros pesquisadores de outras universidades:

http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/120704261/PDFSTART

Francamente, será que alguém pode pensar que uma pessoa que ajuda a escrever um artigo tão bem elaborado e fundamentado teoricamente com este linkado acima não poderia ser um professor/pesquisador de uma universidade conceituada como a Western Cape? Aí entra o papel do bom senso. Tudo leva a crer. Neste caso, seria racional acreditar nas referências que alguns sites e blogs adventistas dão sobre o então local de trabalho do professor Walter Veith, a Western Cape. Tirando a minha gafe em confiar na atualidade do dado (lido no site "Diálogo Universitário - escrito em 2001 ou 2003), mas depois tendo corrigido (já não existe mais o Dpto de Zoologia naquela universidade, tendo sido desativado poucos anos atrás) as informações de tais sites adventistas provavelmente estão corretas (considerando o tempo em que foram escritas).

Infelizmente, até o aqui pesquisado, as informações sobre o Dr. Veith ter sido catedrático ou não daquela universidade sul-africana são escassas, de fato; mas o que está em jogo aqui é considerar as evidências (mesmo que poucas) acerca disso. Não é forçar a barra concluir que alguém que tem em seus artigos científicos a referência de uma universidade e publicado este artigo em um banco de dados de periódicos respeitadíssimo (Web of Science), sem algum vínculo com qualquer religião, seria um pesquisador de tal universidade. Porquê o Dr. Veith ter poucas informações a respeito da universidade em de fez seu doutorado é uma questão que não podemos especular, mas analisando o que está pisponível, não vejo porque menosprezar suas contribuições para com o criacionismo e a Igreja Adventista.

Mas a pesquisa continua... Está bom o "papo". Creio que isso melhora nosso profissionalismo editorial e corroboração com a ciência e a verdade.

Ronaldo, em breve escreverei respostas às suas questões, conforme solicitado. entenda que estou em uma semana de provas e fazendo viagens de coleta de dados em campo na região do Norte Pioneiro do Paraná, referente ao meu trabalho/estágio, não tendo tempo para bloggar. Paciência, não vou te deixar sem respostas.

André Luiz Marques

Ronaldo João Farias disse...

"(com todas as minhas certas limitações com a língua inglesa)"

"Francamente, será que alguém pode pensar que uma pessoa que ajuda a escrever um artigo tão bem elaborado e fundamentado teoricamente com este linkado acima não poderia ser um professor/pesquisador de uma universidade conceituada como a Western Cape?"

Em primeiro lugar vou logo dizendo que nem ao menos li o artigo para questionar sua qualidade. Agora gostaria de que vc me dissesse de onde vc tirou que o artigo é tão bem elaborado e fundamentado, já que vc mesmo disse que não é lá estas coisas com o inglês e que pelo que me consta não tem nenhum conhecimento sobre nutrição. Ou foi só babação de ovo pq o cara é criacionista?

Em relação ao cara ter publicado alguma coisa e na época estar relacionado a Western Cape University não diz absolutamente nada sobre ele ter sido professor lá, pois basta vc ter participado de alguma forma da pesquisa em questão, mesmo até sendo um simples estagiário, que vc terá seu nome no artigo quando ele for publicado, e aí vc demonstra mais uma vez o quanto vc conhece do processo científico, né? Hehehehehe!!!

E inclusive, se ele fez mesmo o doutorado lá, em nutrição, diga-se de passagem (coisa que vc nunca diz, não é mesmo), nada mais esperado que ele tenha alguns artigos publicados com ligação à universidade, porém se ele fosse mesmo professor, ele teria que ter alunos pesquisando, e dessa forma muito mais artigos com seu nome, pois seus alunos teriam que publicar os resultados de suas pesquisas e com a orientação do professor é de praxe que ele entrasse nos artigos.

A sua ignorância faz com que vc não acredite nas toneladas de evidências da Evolução, agora como vc mesmo admite as poucas evidência (diga-se contos de fada em páginas crias) para vc são prova irrefutável (figura de linguagem, tá?).

Vc não tem "tempo" de responder as minhas aquelas minhas primeiras indagações (bem simples, por sinal, que nem precisariam de formulação para alguém que leva a Bíblia ao pé da letra e cria de coração) não é? Mas tem tempo para postar pelo menos 8 outros post sem contar as respostas desta discussão aqui, né? Só acho meio estranho, mais alguém aí acha?

André Luiz Marques disse...

Ronaldo:

Li trechos do referido artigo do Dr. Veith e gostei, qual o problema? Existem termos nele que não compreendo, é lógico, pois não sou da área e, como escrevi, não sou expert em inglês. Se este e outros artigos dele foram publicados em sites ospedeiros, de renome, como o "Web os Science" e o "Inter Science" é porque são sim bons artigos, revisados por pessoas que tem conhecimento em zoologia e nutrição, antes de serem ali publicados. Está bem fundamentado teoricamente pelo fato de haver uma bibliografia anexa relativamente extensa e diversificada, foi isso que quis dar ao entender (e dei, vc que torce as coisas). Quem sou eu para entender a fundo sobre nutrição... minha área é outra... e mesmo nesta, ainda sei pouco (mas crescendo). Claro que compreendo que até um estagiário pode ter seu nome incluso em um trabalho científico. Mas um homem com cerca ou um pouco mais de 50 anos de idade seria um humilde colaborador?

Vou responder suas indagações anteriores em postagens no blog, pois quero fazer respostas mais bem formuladas e embasadas (mesmo as questões podendo ser respondidas de maneira simples e rápida), que devem ser lidas por mais pessoas que não acompanham o desenrolar da discussão nos posts. Isso demanda tempo (algo que não estou tendo muito neste momento) Respondi no post logo acima em cima da hora de ir pra faculdade. Eu não tenho pc em casa, uso o de onde eu trabalho, em horários controlados. Eu não vivo para o blog. Afinal, eu também tenho que comer, estudar, dormir, trabalhar... (como todo mundo) [Continua no post logo abaixo]

André Luiz Marques disse...

[Continuação meu do comentário logo acima]

Vou dar as prévias de algumas das respostas então pra vc:

1.Os adventistas creem que os relatos da Criação são literais. Os relatos do livro do Gênesis deve ser entendido, no geral, como sendo literais, onde cerca de 5% dele é constituído de linguagem simbólica (a semana da Criação está fora disso), como por exemplo, Gênesis 3:15, onde a "mulher" ali se refere à igreja de Deus (mulher em profecia significa igreja, povo de Deus)e é um trecho que se refere a uma profecia sobre o conflito entre Jesus e Satanás, onde prevaleceria (prevaleceu, prevalece e prevalecerá eternamente) Jesus Cristo. Seguindo a cronologia bíblica e histórica, com seus devidos ajustes, entende-se que a vida na Terra existe há cerca de 6.000 anos. Já o universo e a Terra (antes de ser organizada) não se pode saber quando foram criados ("No princípio, criou Deus os céus e a terra" - Gênesis 1:1). A Teoria do Big Bang e a evolução do cosmos é vista de forma cética pelo criacionismo defendido pela Bíblia e, consequentemente, pela IASD. Não cremos no Fixismo, tendo um ponto em comum com a TEE, que é a microevolução das espécies, dentre de certos limites.

2. Deus nunca apoiou a escravidão. O que se deve ter em mente ao ler trechos bíblicos acerca disso é o fator influência cultural que os iraelitas sofreram dos povos vizinhos, onde Deus tolerou (não apoiou) tal prática entre eles propondo importantes regras de tratamento de senhores sobre seus servos (leia Êxodo 21:1-11). A Páscoa do Antigo Testamento era uma celebração da libertação da escravidão no Egito, onde o povo israelita refletia sobre como foram mau tratados lá e, com isso, se lembravam de não tratar mau seus servos em Canaã. Jesus nunca apoiou a escravidão. A Lei dos Dez Mandamentos deixa claro a importância de se amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos. Seria uma incoerência divina apoiar tal ato de desamor ao próximo.

3. Nos livros de biologia que já li posso tranquilamente notar, sem a influência da Bíblia, que há um grave problema com a explicação e ilustração da Teoria da Evolução da Espécies, visto que, por exemplo, aquele clássico desenho de um peixe se transformando (evoluindo), passando por seres intermediários até chegar a um anfíbio e um réptil carece de maiores explicações e comprovações quanto a estes seres intermediários. Um recente estudo levanta a hipótese de que muitas das espécies de dinossauros hoje catalogadas podem, em certa parte, não serem tantas espécies assim, se tratando apenas de estágios de vida diferentes de uma mesma espécie. Veja sobre isso pelo link:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/10/um-terco-das-especies-de-dinossauros.html

depois escrevo mais.

André Luiz Marques disse...

Quanto às citações de outros autores referentes ao Dr. Walter Veith, exponho duas imagens em print screen, uma do mapa de citações de um dos artigos dele e outra de uma lista de artigos que citam o Dr. Veith - a título de exemplos (tem outras páginas)- pelos links abaixo:

http://3.bp.blogspot.com/_wWg2YKMokI4/SwglWcyfLUI/AAAAAAAAAA0/So3kgoFtp-E/s1600/cita%C3%A7%C3%B5es_Veith_WJ.bmp

Repare em "Results: Cited Author=(veith WJ)" no topo da imagem linkada abaixo. Só nesta página aparece um total de 25 citações (Results):

http://3.bp.blogspot.com/_wWg2YKMokI4/SwgrtDpIN7I/AAAAAAAAAA8/gIrBTNHwhQU/s1600/cita%C3%A7%C3%B5es_Veith.bmp

Lembrando que quem tiver acesso aos periódicos da CAPES poderá acessar as páginas de citações de periódicos que tem como referência trabalhos do Dr. Veith.

Ronaldo João Farias disse...

OH meu deus!!!!

25 citações?!!

Nossa senhora!!!

E com 50 anos ainda?!!

Puxa hein?!!!

Cara vc é mesmo uma piada, viu!!!

Procure comparar este nº de citações com a de cientistas de verdade, tá!!

Ps: Postando num santíssimo sábado? Tsc Tsc tsc!!!! Cuidado que deus castiga hein!!!!

André Luiz Marques disse...

Te passei esta lista a título de exemplo.

Prestar serviços a Deus no sábado, cuidando de Seus interesses, não é pecado, pois é fazer o bem.

Unknown disse...

O sarcasmo é uma ferramenta recorrente no meio Evolucionista, a estes falta humildade em reconhecer que sua teoria não se prova científicamente devido à várias lacunas a serem preenchidas e suposições exageradas. É necessário (muita) fé para ser evolucionista, e quando se fere a fé, o resultados são verificados nos comentários acima do Sr. Ronaldo, cheios de ódio e sarcasmo.

Anônimo disse...

Sugiro ao "sabe tudo" aí de cima que leia o livro intitulado: "Não Tenho Fé Suficiente para Ser Ateu, de Norman L. Geisler. Talvez ele consiga abrir seus olhos para a verdade da criação.

Isaias Lima.

Anônimo disse...

O ateísta Bertrand Russel escreveu em seu livro “Por que não sou um Cristão” que, se é verdade que todas as coisas precisam de uma causa, então Deus também precisa de uma causa. A partir daí ele concluiu que se Deus precisava de uma causa, então Deus não era Deus (e se Deus não é Deus, então, logicamente, não há Deus). Esta foi simplesmente uma forma um pouco mais sofisticada da pergunta infantil: “Quem criou Deus?” Até uma criança sabe que as coisas não surgem do nada, então se Deus é uma “coisa”, então Ele deve também deve ter uma causa, certo?


A pergunta é ardilosa porque escorrega na falsa suposição de que Deus vem de algum lugar e depois pergunta que lugar seria este. A resposta é que nem a própria pergunta tem sentido. É como se perguntássemos: “Como é o cheiro do azul?” Azul não está na categoria de coisas que têm cheiro, então a pergunta é, em si, errônea. Da mesma forma, Deus não se encontra na categoria de coisas que são criadas ou que vêm a existir, ou são causadas. Deus é “não-causado” e “não-criado”: Ele simplesmente existe.

Como sabemos disso? Bem, sabemos que do nada, nada pode surgir. Então, se alguma vez já houve um tempo em que não existia absolutamente nada, então nada jamais viria a existir. Mas as coisas existem. Por isso, uma vez que nunca pode ter havido o nada absoluto, alguma coisa deve ter sempre existido. Esta coisa que sempre existiu (Isaías 57:15) é o que chamamos Deus. Salmo 90:1-2 diz: "Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus."

Isaias Lima

Murilo Rocha disse...

André, estamos em 2012 e somente agora tive conhecimento do Dr. Veith. Acredito nas palavras dele. Quanto mais leio a bíblia e medito na palavra de Deus, fica mais claro em minha mente a força e o poder Dele. Um abraço e que Deus te abençoe.

fabio costa disse...

VOU FALAR APENAS UMA COISINHA AKI;
VAMO SUPOR KI DEUS NÃO EXISTE.UQ EU PERCO? NADA.PQ SE ELE NUM EXISTE UM DIA EU VOU MORRER E ACABOU ,NUM PERDI NADA.

AGORA,VAMO SUPOR KI ELE EXISTE.UQ EU GANHO COM ISSO? COMO ACREDITEI KI ELE EXISTE E FIZ TUDO KI ELE MI PEDIU.VOU MORAR COM ELE NO PARAISO.
ATÉ POR IPOTESE É MELHOR ACREDITAR KI ELE EXISTE.CERTO.PQ NUM PERCO NADA EM ACREDITAR NISSO!

pastor walmir disse...

Andre e Ronaldo.
Verdadeiros professores. Grato pelos debates.Acompanho com muito respeito
um e outro. Tiro o maior proveito com as preciosidades debatidas, julgo o que Walter escreve e fala. Tenham sempre em mente, que ambos são criaturas e que em suas ponderações aja repeito e amor.Quando não houver mais espaço para esta mutualidade, é tempo de parar. Fiquem na paz do Senhor Jesus. Walmir Alves

Anônimo disse...

Boa tarde, as palestras do Dr.Walter Vith são uma benção para todos os cristão seja qual for a religião são bastantes inspiradas e fundamentadas tanto historicamente , quanto Biblicamente , se de uma coisa há muitos misterioso que precisão ser revelados e sarão , e no final Deus se revelará. Cristo será o vencedor , Amém , " Ora vem senhor Jesus"..

Anônimo disse...

Caros,
Assistam nos links abaixo aos três vídeos de uma entrevista com o Prof. Dr. Valter Veith, onde ele conta sua história desde o início, inclusive quando ele deixou de defender convictamente o evolucionismo e passou a crer e defender o criacionismo.
Na época da mudança, o Dr. Valter descobriu, em um de seus cursos que o evolucionismo não tem haver com a ciência, mas com algo de cunho mais religioso.
Se não, vejam os vídeos.
Notem quanta informação dele nas fases como ateu, ocultista, católico, evolucionista e criacionista que nos enriquece ao amadurecimento de vida.

Links:

- Primeira parte: https://www.youtube.com/watch?v=WKCEaJYj9Ms

- 2ª parte: https://www.youtube.com/watch?v=WFqS-zzPhGI

- 3ª parte: https://www.youtube.com/watch?v=EFWqrVTpRDs

Abraços!
Robson

Marcos Ariel disse...

Os dados batem no Google Acadêmico. Também nas palestras não há erros científicos. Marcos Ariel MD

Unknown disse...

Grato! Angola agradece muito pelas dicas, diz ao Pastor Veith, para abordar a questão do COP21 PARIS. Envie-me no meu email. Maranata!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br