quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Um adventista superando as dificuldades na faculdade

Hoje (11/11) fiquei sabendo da nota de uma avaliação que fiz referente à disciplina de Sociologia e Sociedade no Brasil, do curso de Geografia/UEM, e a notícia foi boa, tirei um 10. Para quem corria o risco de sofrer uma possível retaliação por ter criticado o comportamento e as ideias (não a pessoa) ateias do professor em sala de aula (um ambiente laico, e não ateu ou religioso) e fazer uma reflexão sobre o já superado embate, expondo-o neste blog (onde o professor também leu, professor?), até que saí ileso...

Devo esta parcial vitória (falta a segunda avaliação) ao Deus Criador que defendo com todo o empenho e com o melhor de mim. Senhor, obrigado! Em nome de Cristo Jesus.

Na época eu não conhecia direito o professor ainda, o que realmente pensava, qual seu estilo de dar aulas (era apenas a primeira aula da disciplina). A primeira impressão que tive foi que era um homem controvertido com a ciência que ele próprio iria nos ensinar (sociologia), pois ataques à fé (sobretudo infundados) e aos direitos alheios não são legais. Mas digo que hoje o professor e eu nos toleramos mais (não que não nos tolerássemos) no que se refere à ideologia e medimos mais as palavras (principalmente ele, que deixou de falar tantos palavrões inconvenientes em sala - sei que é involuntário nele, infelizmente), a partir de um conhecimento mútuo em outras discussões saudáveis (chegamos até a um denominador comum, ao concordarmos que o socialismo - que não é aquele que implantaram na antiga URSS - é o melhorzinho dos sistemas socioeconômicos que a humanidade já idealizou, mesmo que, de minha parte, havendo algumas ponderações sobre alguns detalhes que englobam esse sistema). A boa política de viver em uma sociedade que tem suas divergências e seus pontos em comum foi seguida por ambas as partes, como tem que ser. O professor se mostrou ser "mente aberta" e diferente de outros que tem as mesmas ideologias, que não perdem uma chance de perseguir (mesmo que de forma não declarada - o que mais acontece) os que não pensam da mesma forma, principalmente se forem religiosos. Parabéns ao professor!

Ainda perduram pequenos comentários que tenho que fazer, quando o professor e alguns colegas generalizam todas as religiões como sendo "o ópio do povo" (como disse Marx) - ele, o professor, nunca disse isso diretamente, mas dá ao entender muito claramente -, visto que cada vez mais vejo a diferença entre a doutrina e ensinos adventistas em relação às de outros credos (sem querer menosprezar), tais como não acreditar na imortalidade da alma após a morte terrena da pessoa, a ideia comum de "inferno", a refuta à teologia da prosperidade, se desviar da tentativa incoerente de conciliar a ciência com os relatos bíblicos tendo que, para isso, distorcer a Palavra de Deus (principal diferença, neste caso) etc., por se basear somente nas Escrituras (e não na tradição corrompida pela idolatria e falsos ensinos).

Como já escrevi em algumas postagens, já obtive outros bons resultados em outras disciplinas, mesmo passando por dificuldades por causa de minha religiosidade (adventista do sétimo dia), fundamentadas na Bíblia Sagrada, tais como a guarda do sábado bíblico, não estudando ciência secular neste dia. Disciplinas como Pedologia Geral e Biogeografia Geral foram duas das disciplinas que obtive melhor rendimento em termos de notas, mesmo com todos os empecilhos.

Escrevi na postagem "combatendo o bom combate na universidade" para estimular outras pessoas a não terem medo de falar ao mundo sobre sua crença em Deus, mesmo que em um ambiente universitário, e mostrar que "tudo posso naquEle que me fortalece" (Filipenses 4:13). São em tais lugares que mais se deveria falar ou, para respeitar a laicidade teórica do ambiente, dar um testemunho silencioso através de diferentes formas que um cristão sincero pode dar como, por exemplo, o comportamento e a qualidade da saúde (quem conhece o estilo de vida adventista vai entender isso).

Este é só um pequeno testemunho do poder e zelo de Deus para com aqueles que nEle confiam. Poderão ocorrer mais testemunhos universitários, aguarde...

André Luiz Marques

4 comentários:

Ronaldo João Farias disse...

"visto que cada vez mais vejo a diferença entre a doutrina e ensinos adventistas em relação às de outros credos (sem querer menosprezar), tais como..."


Realmenta dá pra ver como vc "não" menospreza as outras religiões pelas frases e pensamentos que vc pôs em seu blog:

“Ainda não encontrei a verdade!” - Maomé, disse nos últimos dos seus dias de vida

“Que é a verdade?” Buda, disse no final de sua vida

“Arrependo-me de ter escrito a doutrina espírita” Allan Kardec, autor de O Evangelho Segundo o Espiritismo

As duas primeiras são tiradas do contexto e a última é simplismente mentira!!!

André Luiz Marques disse...

Ronaldo:

A verdade tem que ser dita doa a quem doer. Jesus fez isso, mas respeitando a opinião e os sentimentos alheios. Foi também este o propósito nesta postagem.

E a verdade não é outra senão esta:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Vc também deveria ter lido lá no "Frases e pensamentos":

"Friedrich Nietzsche, chamado 'o grande filósofo do ateísmo', escreveu a um amigo sobre a pessoa de Jesus Cristo: 'Eu sei que, se não O encontrar, não terei repostas para minha vida'. E no final de sua vida, durante a qual rejeitou a Cristo, ele escreveu: 'Ai daquele que não tem lar!' - Friedrich Nietzsche, Ateu"

Ronaldo João Farias disse...

Finalmente um ponto que concordamos!!

A verdade tem que ser dita, doa a quem doer!!!

Aí vai um pouco de verdade para vc!!! Espero não machucá-lo muito:


Este seu deus não existe, a religião adventista consegue ser umas das mais ignorantes de todo o cristianismo.

Se conhecem um pouquinho a hstória de como a Bíblia foi montada pelo menos.......

Ou se pelo menos a lessem....

Me diga vc por exemplo pq o seu Jesus não criticou a escravidão por exemplo, porque inclusive ele defendeu que o escravo devesse ser castigado caso não fizesse o que o seu senhor queria? Vc também é adepto da escravidão sr. André? E se o é, é pq Jesus era? E se não é, vc então considera que Jesus estava errado?

Já vi que esta é uma pergunta da qual o senhor vai fugir, né?!!!

André Luiz Marques disse...

Resposta na postagem "A Bíblia não apoia a escravidão", disponível pelo link abaixo:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/11/biblia-nao-apoia-escravidao.html

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br