quinta-feira, 30 de julho de 2009

Combatendo o bom combate na universidade

Ontem (29/07/09), na primeira aula que tive da disciplina Sociologia e Sociedade no Brasil, do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), passei por maus bocados. Visto que meu novo professor decidiu fazer sua primeira apresentação à classe no velho estilo ateu de se comportar, seguindo assim boa parte da aula, com direito a ataques à Bíblia, ao Criador e pasme, por coincidência ou não falou mal até mesmo da religião que sigo (Adventista do Sétimo Dia), sem saber que eu era adventista, claro. Fui obrigado a tomar a palavra por um instante e defender meus princípios, uma vez que o ataque foi direto.

Antes de começar a aula, ainda não sabíamos quem seria nosso(a) professor(a) da referida disciplina. Mas como já era de se esperar (sempre tenho isso comigo), logo que o professor entrou na sala de aula tive o desprazer de saber que vou ter que lidar mais um semestre com um professor militante no ateísmo, seguidor das ideias darwinistas, certas ideias marxistas e que acha que ciência e Deus não se combinam -- que são erros combatidos neste blog, diga-se de passagem. Até aí tudo normal, pra um ambiente universitário que é o "covil" dos céticos, de modo geral.

O professor começou a aula expondo o conceito de sociologia, relacionando com a geografia, como de praxe. Falou sobre os autores Otávio Ianni, Durkheim, Max Weber, Karl Marx e suas contribuições para a Sociologia. Até aí tudo bem. Porém, logo mostrou-se despojado demais, falando palavrões (constrangendo as meninas da classe), alegando que já somos adultos e que não teria problemas em ouvir as besteiras que dizia a cada duas ou três frases (força de expressão). Acho isso um desrespeito aos alunos e um comportamento incompatível com a função que exerce, pois o mínimo que se espera de um professor é uma boa educação.

Numa certa parte da aula, o professor passou a sabatinar a classe com as ideias platônicas e aristotélicas de que não existe a verdade absoluta, mas sim relativa. Disse que "a Bíblia é uma boa fonte para consulta histórica, mas não tem valor como sendo a Palavra de Deus". Muitos colegas só faltaram beijar os pés do professor, uma vez que já estão enredados com sua filosofia e vãs sutilezas (Colossenses 2:8).

Bom, pra encurtar a história, quando o professor estava falando sobre a Revolução Cubana, comentou que gostou que os "safados" dos adventistas foram expulsos do país comunista naquele período, alegando que estorvam a maioria não trabalhando no sábado, já que a grande maioria descansa no domingo. Logo me lembrei das profecias bíblicas e do Espírito de Profecia acerca da discriminação e perseguição que os fieis aos mandamentos de Deus passaram e passarão (por exemplo, Mateus 24:9), assim como as profecias acerca da mudança (não autorizada) da Lei de Deus, por mãos humanas (Daniel 7:25, por exemplo). Interrompi o professor e disse que não são os adventistas que estão errados, mas todos aqueles que não guardam o quarto mandamento da Lei de Deus, descrito em Êxodo 20: 8-11, uma vez que este mandamento ainda está em vigor, segundo a Bíblia (leia mais sobre isso aqui e aqui). O clima na sala de aula ficou tenso, mas procurei manter a prudência e a mansidão, conforme orientações do Mestre dos mestres (Mateus 10:16). O professor pensou que ninguém ali era adventista, por isso falou mais esta bobagem e mentira. Não pediu desculpas, mas ficou um tanto surpreso e constrangido.

Como logicamente o professor não iria me dar tempo pra explicar com mais detalhes o que defendia, apenas me declarei contra o ateísmo; a ciência montada sobre as teorias evolucionistas (não comprovadas cientificamente), que por sua vez estão montadas sobre o naturalismo filosófico (a fonte do grande erro); a incredulidade na existência de Deus e à negação dEle como Criador dos céus, da Terra e de toda a vida; contra a ideia de que a Bíblia não é íntegra em seu todo, além de outras coisas mais, subentendidas. Não criei inimizade com o professor João, apenas expus meu ponto de vista, que oro a Deus que jamais seja corrompido por ideias de homens, que não tiveram ou não tem o temor do Senhor. Peço ainda para que Deus toque no coração dos meus colegas de classe, que presenciaram meu testemunho, e parem pra refletir sobre seus conceitos (ou pré-conceitos), assim como faça isso no coração de meu professor.

Se tenho receio em reprovar na disciplina? Tenho sim. Mas tem horas que não dá pra ficar quieto, como neste caso. Não vou querer ficar discutindo a toda aula é claro, pois estou ali para aprender sociologia, porém, filtrando as palavras do mestre.

André Luiz Marques

29 comentários:

Unknown disse...

oi andre...
como vai as ferias suinas...
mostrei seu blog pro meu namorado, e pelo jeito ele gostou
e aproveitei e dei uma conferida, mas tem muita novidade pra eu ler...
sei q as lagostas tambem seguem o norte magnetico... e... de manha as aulas do jao tao traquilas uma vez q nem teve muitos alunos, eu nem ligo para o q ele fala kkk mas é materia tem q estuda... fazer o q...
espero até terça q vem pra saber das outras novas das aulas
t+++
Tatinha

takashi disse...

Parabens, pela sua postura, professores so por terem titulos de doutores acham direito de falar como se fossem donos da razao.Para mim o unico sabio e o Senhor

Que Deus o abençoe, abraços .

André Luiz Marques disse...

Olá Tatiana, olá Takashi!

Grato pela força!

As férias extras estão indo muito bem Tati, mas vamos ter que estudar em dezembro...

Lembrem-se: A verdadeira ciência (sabedoria) não é a humana, mas a provinda de Deus.

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (provérbios 1:7)

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tiago 1:5)

"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles." (1 Coríntios 3:19)

Anônimo disse...

cada um tem suas ideias, se voce acha certo guardar os sabados, continue guardando, mas nao ache que os que nao guardam estao pecando ou algo assim, cada um tem um proprio bom senso do que é pecado e do que não é, os professores muitas vezes tem por obrigação serem ceticos, tendo em vista nao misturar religiao com ciencia, como seria uma aula religiosa sobre a evolução humana? como seria uma aula sobre as grandes falcatruas que a igreja catolica fez, se o professor envolver a religiao nisso? logico que alguns professores pensam que porque tem o diploma tem toda a razao e o poder, de fazer comentarios totalmente preconceituosos, mas pessoas como estas, voce vai encontrar pelo resto da vida, ou pensa que o seu patrao sera bonzinho e super legal?

Anônimo disse...

André,mesmo sendo católico, senti firneza em sua postura. Parabéns.
É claro que não podemos e nem devemos ficar por aí com um proselitismo barato, mas não devemos deixar de debater certas idéias sem fundamento no sentido profundo do significado da religião, da história, da vida, da pessoa etc.
Tenho medo dos que são feitos ateus por conveniência e não tem coragem de fazer uma abordagem científica da religião e da teologia.

Anônimo disse...

Cara, que tosco q vc é!

Pq não para de estudar e vai "pregar a palavra divina". Universidade é para aqueles que possuem senso crítico! Corretíssimo seu professor.. vou querer conhece-lo para parabenizar!

Wil Scaliante disse...

Veja bem companheiro.
Respeito as duas posições.
A sua e a do professor.
Dentro da universidade a democracia tem de haver de forma que todos possam apresentar suas opiniões.
TALVEZ a forma como o Professor tenha abordado o tema tenha sido equivocada.
Mas antes de fazer criticas a alguns autores procure os conhecer melhor.
Pra mim a questao de Deus existir ou nao é simples. O Deus existe dentro das pessoas, reconheço a existencia de todos os deuses.
A partir do momento que vc muda seu compartamento por causa de um Deus, esse Deus existe. Tanto existe que contribuiu para sua mudança. Ele existe dentro de você e pode ser um Deus que te aliena ou que te dá força pra lutar por um mundo melhor.
Agora meu caro, por favor...arrume lá.
Carl Marx....NÃO....
Karl Marx.
Aliás leia Marx.

Anônimo disse...

Aff, não liga pro que o professor João dos Santos fala, não. Ele é assim mesmo, como todo bom marxista ortodoxo, está alienado da realidade, quer dogmatizar os alunos com teorias ultrapassadas, falidas. Fica tranquilo, os dinossauros estão extintos. Os deboches dele só comprovam o quanto ele carece de argumentos inteligentes. Logo passa, vai por mim.

Anônimo disse...

Pergunta pro seu professor se ele quer morar na China, em Cuba, na Rússia, na Coréia do Norte. Vê se ele vai ser comunista lá. Ele só tem a liberdade de falar as asneiras comunistas dele porque ele vive aqui, na democracia, onde tem liberdade. Liga, não.

Diniz Neto disse...

André, tive muitas experiências difíceis por ser, na época, um estudante adventista. No entanto, sempre consegui compreensão, apoio e sucesso escolar.
Seu professor tem as ideias dele e devemos respeitá-lo, por mais difícil que seja. Ao mesmo tempo, ele também deverá retribuir o respeito, não apenas a você, mas a todos os demais alunos da classe.
Siga sempre seu coração e a sua fé. Entrega a sua vida ao Senhor e todas as demais coisa serão acrescentadas. (Salmo 37:5).
Faça a sua parte, incluindo o respeito ao seu professor. Tudo vai dar certo.

Anônimo disse...

Rapaz, que coisa desagradável! Como você disse, o mínimo que se espera de um professor é respeito pelos alunos, e isso inclui boa educação também.

O erro do mestre foi se comportar de forma equivocada e não respeitar as crenças dos outros.

Uma dica: Não entre na discussão. Religião não se discute, afinal de contas ou você acredita, ou não. Religião se respeita, é diferente.

Eu não acredito no que você acredita, mas isso não te torna alguém menor, ou vice-versa.

Tomara que o professor se comporte melhor daqui pra frente.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Deprimente sua postura!
A Universidade não é covil dos céticos e sim dos questionadores, se você não sabe respeitar a posição alheia o que faz de sua vida?
Você é o dono da razão?
Parabéns a seu professor, acho que uma pessoa com seu ponto de vista não deveria perder seu tempo com faculdade, já que sabe tudo o que faz ali?
A Universidade é um espaço de discussão, e como não citar tais pensadores numa disciplina como Sociologia??
O Fanatismo é algo deprimente, cega as pessoas a ponto de não respeitar suas opiniões...
E por favor, arrume sua grafia... não é Carl Marx e sim Karl Marx... Aliás, já pensou em estudar e conhecer antes de criticar???

SociólogoMga disse...

Acredito que uma universidade seja um lugar para discussão. Partinco deste princípio, é importante questionarmos a doutrina, a aplicabilidade e o efeito da religião no dia-a-dia do indivíduo. Não acredito que o professor, ao 'atacar' o cristianismo estivesse errado, aliás, o curso que você escolheu está munido de ideologias e contracorrentes. O que eu acredito é que vc possa questionar o que o professor expôs na aula, falando diretamente com o mesmo, porque da mesma maneira que você se sentiu 'atacado' com sua opinião, esse mesmo sentimento pode ser despertado ao expô-lo em um blog. Não se trata de evangelização ou qualquer tipo de postura pró- ou anticristã, trata-se de uma ciência humana, que você mesmo escolheu estudar, e da avaliação de seus efeitos na sociedade. Então é importante deixar os paradigmas de lado e racionalizar o conteúdo da 'fé' para que se possa ser transferido a uma discussão sadia e proveitosa. mOu você quer passar os cinco anos de curso vendo todos que se opõe ao seu ponto de vista como inimigos? pense nisso.

saulo testa disse...

"posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até o fim o seu direito de falar" (adaptado Voltaire)

Bem cara, tudo bem você querer defender a sua visão religiosa.
Agora, você afirmar que a evolução é ficção?
Sua genética é 90% igual a de um orangotango. você acha que é alguma obra divina?
Considerar os filósofos classicos ultrapassados sem considerar a bíblia uma fonte ultrapassadíssima de verdade. é como eu afirmo: Provar a existência de deus pela bíbia é a mesma coisa que provar que hobbits existem a partir de O Senhor dos Anéis.
Por pensamentos assim que a humanidade se encontra no estado atual. a alienação, a crença em tudo o que se joga na cabeça cria essa massa de manobra dos que dominam.

Uma indicação de leitura: "O mundo assombrado pelos demônios." Carl Sagan

Não vá pelo título já criando preconceitos. Os demônios que intitulam o livro não são seres malígnos que moram no inferno, mas sim a ausência de pensamento crítico, a fé cega.

abraços

Anônimo disse...

Não sei porque cargas d´água vcs religiosos ficam tão putos quando ouvem de alguém que Deus não existe. Passei a vida inteira ouvindo o contrário e nunca me pronunciei e nem o direito de discordar eu tive porque se eu fizesse me sufocariam. E não me venha dizer o contrário, pois está aí mais uma pessoinha a faze-lo!
Ouvi muitos professores proferirem a "palavra de Deus" em sala de aula e preste bastante atenção... estudei a vida toda em escola pública! Os professores simplesmente ignoravam a ideia de ESTADO LAICO. Lembrar disso agora dói, mas me cansa ficar ouvindo falar de Deus, da palavra de Deus, fé em Deus, Jesus Cristo e coisas relacionadas. Mas, me cansa pura e simplesmente pq se digo q sou ateia... hahhahhaah os olhares se voltam e percebo o ódio! Não é a toa que as minorias mais odiadas do planeta são homossexuais e ateus.

Na boa... MUDA DE CURSO! VAI FAZER QQ OUTRO CURSO Q NÃO ENVOVA QUESTIONAMENTO E REFLEXÃO.
E não me fale em naturalismo na filosofia sem antes compreender este conceito. CUIDADO!

Coleguinha, achei que alguém fosse te corrigir... "Durkhaim" e "Carl Marx"??? DURKHEIM, KARL MARX.

É importante aprender a escrever corretamente ao menos o nome dos GRANDES da Sociologia. Que é o curso que vc faz...

Ze Telles disse...

Caro André,

Creio que está no curso e na universidade errados.

Para ouvir teses afinadas com a Bíblia deveria frequentar curso em alguma faculdade cuja mantenedora seja uma igreja.

A Universidade é terreno onde se discute idéias, sobretudo aquelas desvinculadas dos dogmas religiosos.

O_Reclamista disse...

1. Sou ateu.
2. Acima de tudo esta o direito a opinião, seu e do professor, e lamento q os dois sejam tão xiitas.
3.Considere-se fudido (reprovado).
4.Pede pra sair!!!

Anônimo disse...

Jesus foi muito claro ao dizer que a sociologia conduziria o homem para o inferno. Eu já fui ateu, antropólogo e já fiz rituais para satanás pensando que era uma inocente etnografia. Foi um ex-aluno meu, um Pastor, que me colocou no caminho da unção. Oh glória, quando a gente conversa pessoalmente com Jesus percebe o quanto a ciência é coisa de satanás.

Anônimo disse...

André:
Posso apenas te dizer que é este ambiente plural que faz da UEM uma das 20 melhores universidades do país (leia Voltaire, iluminista, que discute a questão da tolerância em muitos dos seus escritos).
Posso te dizer que muitas guerras que aconteceram no mundo foram em função das religiões.
Religião, meu caro, assim como crenças religiosas são dogmas: ou você crê, ou você não crê.
A UEM é uma Instituição laica, logo não adepta a esta ou aquela religião (que bom). Logo, você escutará de tudo dentro da mesma.
Ah, na UEM existe a autonomia de Cátedra (informe-se a respeito).
Só posso te aconselhar uma coisa: se isto está te deixando tão inquieto, mude para o IAP em Ivatuba, porque lá eles são confessionais mesmo.

Kleber Men disse...

Seu lugar é na Igreja. Vá lá orar. Suma da universidade e deixe sua vaga para uma pessoa de cabeça mais aberta. Lugar de carolas de igraja é na igreja. Adventistas encontram na religião uma desculpa para ter um dia a menos de serviço. Tudo bem que trabalham no domingo, mas eles andam na contramão do mundo.

Anônimo disse...

Doutor em sociologia???
Eis o que diz o Lattes dele:

Joao dos Santos Filho

É Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela mesma instituição foi coordenador dos cursos de Turismo da Faculdade Nobel e também do Centro Universitário Filadélfia (Unifil). Foi professor da Universidade Norte do Paraná (Unopar); professor substituto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Unidade Diferenciada de Rosana; professor do Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar); professor da Faculdade Paraná. É membro fundador do Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Econômico Social (Iades) e da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo - São Paulo (Abbtur). É professor convidado pela Faculdad de Filosofia e Letras da Universidad Nacional de Heredia (UNA), em São José da Costa Rica. Ministrou curso na Universidad de Rio Cuarto, (Argentina) na pós-graduação em Integração Latino-Americana e na Universidad de San Carlos, Guatemala. É professor concursado pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Autor do livro Ontologia do turismo: estudo de suas causas primeiras. (Educs), Universidade de Caxias do Sul. Tem vários artigos publicados em livros e revistas acadêmicas nacionais e internacionais, é colaborador nos sites: www.estudosturisticos.com.br e www.espacoacademico.com.br, colaborador do Conselho Editorial da Revista Eletrônica do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (Cenegri) www.intellector.com.br. Membro do Conselho Científico do Boletim de Estudos em Hotelaria (Beth) do curso Turismo das Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Faintvisa). Membro do Conselho Editorial da revista semestral Global Tourism www.periodicodeturismo.com.br. Membro do Conselho Científico da Revista Dialogando no Turismo da Universidade Estadual Paulista Campus Experimental de Rosana. Colunista do portal turismonarede.com na cidade da Paraíba. E do Jornal do Pensamento Brasileiro tem notícia do Rio de Janeiro.
(Texto informado pelo autor)

Última atualização do currículo em 09/05/2009
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/8659868081471050

Anônimo disse...

Se você se acha correto em pleno século XXI persistir numa crença tão ultrapassada e bitolada, vá em frente meu caro!
E seu professor está totalmente correto: NENHUMA verdade é absoluta.
Ignorante o ser que nisso acredita...
Mas eu entendo, a luz, a busca pela verdade, não é feita pra todos mesmo, é necessário alguns QI's a mais.

Anônimo disse...

Alguns comentários
- é importante respeitarmos a pluralidade de pensamentos e a Universidade deve ser o local mais aberto a isto;
- por outro lado, há lugares apropriados para determinados assuntos e é bom sabermos respeitá-los: a Universidade não me parece um bom lugar para os palavrões e nem para as pregações religiosas. Estamos lá para aprender e práticar ciência. Imaginem, agora, se os professores universitários começassem a frequentar cultos religiosos para dar aulas? A recíproca também deve ser verdadeira. Não vamos fazer pregações religiosas em aulas de ciências.
- Para ser um aluno universitário, convém ser um bom aluno universitário: confundir um pensador da importância do Otávio Ianni com um tal de Octaviano é um êrro imperdoável.
- Entre as mensagens, há uma de arrepiar: a que diz que Jesus já dizia que a sociologia ia leva as pessoas para o inferno. Jesus disse isto? Alguém pode me dizer onde isto está escrito? Pensem bem: a sociologia só foi desenvolvida 18 ou 19 séculos depois da morte dele? Como ele poderia falar dela? Sejam religiosos, tudo bem, mas não desistam de pensar
- último comentário: se todas as respostas já estão na bíblia, como alguns dos comentaristas parecem supor, para que frequentar uma universidade? Se vocês partem da idéia de que se algo não concorda com a bíblia está necessariamente errado, então a universidade não é um bom lugar, mesmo.

Anônimo disse...

peraí! vc faz geografia e fica puto com isso? me poupe, ein

Anônimo disse...

existem duas coisas que me espantam, estarrecem, apavoram e impressionam: é a capacidade intelectual do homem, e a ignorância do homem. Por exemplo, como vc, mesmo depois de estudar uma disciplina anual de geologia, e outras como pedologia, hidrografia e geomorfologia, ainda continua acreditando em historinhas pra boi dormir? faça-me o favor, larga o curso e vai pra igreja. Agora vou lhe contar uma historinha, sobre a origem do céu e do inferno, a "verdade" que vc segue. Existiu uma cvilização da itália central, que não me recordo o nome agora, que possuia grandes avanços tecnológicos, anterior a roma, que uma das caractrísticas era construir enormes túmulos decorados com lindas figuras, ilustrando assim, o que seria a vida após a morte para eles. Mas se não me engano em 400 a.c. estas ilustrações mudaram, passaram a conter juntamente com as lindas e angelicais figuras, cenas horríveis, com monstros e homens com corpos em decomposição, seria o dito "inferno". Mas porque nesta data, e neste local? porque nesta situação iniciou-se a ocupação romana, ou seja, a alternativa entre "céu e inferno" que posteriormente os romanos assimilaram em sua cultura, nada mais foi do que uma forma de recrutamento, pois, se vc lutar e resistir, vc vai pro céu, se não vai para o inferno! mas como vc não acredita nisto, vai ignorar, tudo bem, vá em frente, mas fatos são fatos......

Unknown disse...

Sou católico (por convicção, não por tradição) e encontrei esta pagina justamente por estar procurando algo que ajudasse a combater essa militância contra o cristianismo ñ só na universidade, mas já no ens. fundamental. Comecei em minha cidade, um pequeno grupo para c/ a graça d Deus fazer algo pra combater. Já estive sob a influência dessas difamações q diga-se d passagem, atingem mais a I. Católica, pois é ela q desde antigamente luta contra o iluminismo, o agnosticismo e cia. Esses materialistas se esquecem q a espiritualidade é algo REAL no ser humano. Inclusive esquecem ou ignoram q a Igreja deu início às universidades. Parabéns por ñ ter calado!

Elyson Scafati disse...

Cértíssimo o seu professor!!!


Realmenter eu não entendo como vc resolveu estudar geografia e ainda assim não dá crédito a disciplinas que, em sua mente, contrariam a sua ideologia.

Verdades absolutas não existem. Tudo é uma questão de em que sistema vc se encontra (leia Luhman).

Anônimo disse...

Eu tenho influência marxista nem por isso sou ateu, ou tenha deixado de crer na Bíblia.
Creio sim que a religião em muitos momentos foi ópio para o povo.
Por exemplo: Na idade média a igreja dominante aleijava o povo com um discurso no
mínimo tendencioso, alegando que os nobres tinha direito de ocupar tal posição pois
era a legitima vontade de Deus. Qualquer camponês que ousa-se a lutar por uma situação
melhor de sua existência logo vinha o credo com esse discurso, gerando uma perpetuação
do domínio feudal sobre os menos favorecidos. Obviamente existiram outros motivos, mas este é inegável.
Acredito sim na exploração do homem contra o próprio homem, das classes dominantes sobre as menos favorecidas isso é um fato, agora por eu crer na Bíblia e em Deus não significa que
vou me ajoelhar pra tudo o que a igreja me diga, tenho sim que submeter a ideia a uma análise e
uma reflexão crítica . O que teu professor fez é no mínimo deselegante mas não fique triste já passei por situações difíceis também , irmão siga em frente Deus quer que nós possamos ser
pessoas doutas e esclarecidas o máximo possível aqui neste mundo.Gosto de filosofia, gosto da escola dos annales e apesar de ter influência marxista não creio que ele ou outra corrente filosófica por si só possa explicar a história e os fenômenos da humanidade.
Sou criacionista, adventista e buscando a graça e a salvação de Cristo Nosso Senhor
Deus nos abençoe irmão.
Ass: Emerson B. Campos

crlopes disse...

Belissimo exemplo de fé e dterminação....

acessem o blog da comunidade adventista de Sarandi

http://iasdnovoindependencia.blogspot.com.br/

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br