terça-feira, 28 de julho de 2009

Cientistas estudam por que homem balança os braços ao andar - Seria por um propósito pré-determinado pelo Criador?

Pesquisadores biomédicos afirmam que podem explicar porque nós balançamos os braços enquanto andamos, uma prática que há muito tempo desperta a curiosidade científica. Mas esse balançar de braços teria um custo. Precisamos usar os músculos e temos que providenciar energia na forma de alimentação para esses músculos, além do gasto metabólico dessa atividade que se origina no consumo de oxigênio e dióxido de carbono (CO2).

Portanto, qual seria a vantagem desse movimento pendular? Pouca ou nenhuma, afirmam até então os cientistas, explicando que esse hábito é apenas uma relíquia evolucionária do tempo de nossos ancestrais que usavam os quatro membros para se movimentar. Só que um trio de especialistas dos Estados Unidos e da Holanda resolveu submeter a questão a testes rigorosos para rever esses conceitos.

Eles construíram um modelo mecânico para ter uma ideia da dinâmica do balançar de braços e então recrutaram dez voluntários que foram testados das mais variadas maneiras. Acabaram constatando que o balançar de braços é mais vantajoso do que negativo para o homem.

Para começar, o movimento não requer tanto giro rotacional dos músculos do ombro como se supunha, pois andar contendo o balançar dos braços requer 12% a mais de energia metabólica do que andar normalmente. O movimento pendular dos braços também ajuda no sentido de equilíbrio do caminhar [obviamente], que, caso contrário, drena a energia dos músculos dos membros inferiores.

Se a pessoa controla os braços enquanto anda, esse movimento - chamado de momento de reação vertical ao solo - sobe até 63%. Se a pessoa preferir caminhar com o balançar natural dos braços - isto é, com o movimento do braço direito em sincronia com o da perna direita, e a mesma coisa com os membros esquerdos -, o custo de usar os músculos do ombro é menor. A desvantagem, no entanto, que o movimento oposto ao balançar sincronizado acaba aumentando o custo metabólico em 25%.

O estudo, chefiado por Steven Collins, da Universidade de Michigan, afirma que não devemos nos preocupar com esse balançar constante dos nossos membros superiores. "Mais do que uma faculdade herdada das necessidades de locomoção de nossos ancestrais quadrúpedes [há controvérsias], o balançar dos braços é uma parte integral da economia de energia feita pelo humano ao andar", afirma o estudo publicado no Proceedings of the Royal Society, jornal da Sociedade Britânica de Pesquisas.

Fonte: Agência AFP, por meio do site Terra
---------------------------------------------------------------

Nota: Esta história está me cheirando a design inteligente... Não acredito que balançar os braços ao caminhar seja uma herança herdada dos supostos ancestrais do homem, mas que Deus, o Criador de toda a vida, fez o homem dotado deste (agora comprovado) importante movimento, tanto para promover o equilíbrio como para a economia de energia, assim como penso que também para ajudar na circulação sanguínea -- uma vez que se o corpo está em movimento, o coração é mais exigido e este movimento dos braços pode auxilia-lo -- dentre outras funções passiveis de serem descobertas e comprovadas.

É mais uma ideia evolucionista que cai por terra, sedendo espaço para se crer que além de Deus ter nos criado, ainda nos planejou muito bem, perfeitos. "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." (Gênesis 1:31)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br