sexta-feira, 5 de junho de 2009

Livro raro de Charles Darwin vai a leilão

Um exemplar da primeira edição do livro A Origem das Espécies, do cientista britânico Charles Darwin, será leiloado no próximo dia 10, em Edimburgo, na Escócia. O livro transformou o mundo da ciência [para a pior, no que se refere a fatos] com as teorias da evolução e da seleção natural.

Somente 1.250 cópias foram publicadas na primeira edição, em 1859. Uma delas foi vendida em Norfolk, na Grã-Bretanha, em abril deste ano por 35 mil libras (cerca de R$ 112 mil).

A casa Lyon and Turnbull, onde o exemplar de Darwin vai a leilão, prevê que o martelo seja batido por até 15 mil libras (o equivalente a cerca de R$ 48 mil).

"O livro pertencia a uma mesma família escocesa, dos arredores de Inverness, provavelmente desde o século XIX", disse o especialista de livros raros, Simon Vickers, à BBC Brasil.

"Não há dúvida de que algumas das 1.250 cópias publicadas (na primeira edição) foram perdidas ou destruídas", acrescentou o especialista. "Por isso, é muito improvável que hoje ainda existam mais de 800 ou 900 cópias, no máximo." (...)

O ano de 2009 marca os 150 anos do aniversário da primeira publicação do livro A Origem das Espécies.

Em 2009, também comemora-se o bicentenário do cientista, nascido em 12 de fevereiro de 1809.

Darwin estudou medicina na Universidade de Edimburgo, em 1825, mas não chegou a completar o curso.

O cientista morreu aos 73 anos, em 1882, e foi sepultado ao lado de Issac Newton, na Abadia de Westminster - local onde a maioria dos reis e rainhas da Inglaterra estão sepultados.

Fonte: Site Terra, com informações da BBC Brasil
------------------------------------------------------------------------

Nota: Quem dá mais, quem dá mais?! Boa oportunidade para os "meninos e meninas de Darwin" (expressão original de Enézio E. A. Filho). Se bem que já existe uma nova teoria da evolução das espécies batizada de "Síntese Evolutiva Ampliada" que descarta quase toda a teoria original de Darwin, a qual começa a ganhar fãs mundo afora também.

Mesmo não concordando com a teoria de Charles Darwin, penso que raridades seculares como a apresentada acima devem ser preservadas para servirem de fonte histórica integral acerca das ideas dos seus autores. Sabe por que? Exemplo: Nas novas edições do livro "A Origem das Espécies" existem "pequenas grandes" alterações com relação ao original, feitas por conveniência de darwinistas para ocultar certas discrepâncias na teoria (adaptações convenientes à integridade da teoria). Ou seja, o original já não é mais o mesmo. Arremate o livro (ou ache uma das antigas edições desse livro na Internet, mais fácil e barato rsrs) e compare-o com os editados atualmente, verá as alterações. Caso alguém pense: "mas você defende a Bíblia e ela também já não é mais íntegra" refuto com o artigo Manuscritos do Mar Morto: Presentes de Deus.

O curioso nessa notícia acima é saber que Darwin foi sepultado ao lado de Isaac Newton... que contraste! Visto que Newton era um cientista criacionista (confira aqui, aqui e aqui) e provavelmente repudiaria a Teoria da Evolução se tivesse vivido após sua elaboração. Com isso, deixo uma das célebres frases de Isaac Newton: “Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br