quarta-feira, 19 de maio de 2010

Carnes processadas aumentam risco de doenças vasculares

Salsichas e outros tipos de carne processada aumentam o risco de sofrer doenças vasculares, segundo estudo americano divulgado pela rede de televisão britânica BBC.

Após analisar vários estudos que tiveram participação de mais de um milhão de voluntários, uma equipe da Universidade de Harvard chegou à conclusão de que o consumo de apenas 50 gramas de carne processada por dia aumenta também o risco de diabetes.

Consumir o dobro de carne que não passou por processamento não causa os mesmos riscos, apesar de os dois tipos de alimentos terem quantidade semelhante de impurezas.

Por isso, os cientistas, que publicaram seu estudo no jornal acadêmico Circulation, acreditam na hipótese de o sal e os conservantes utilizados na carne processada (que inclui cortes defumados, curados ou salgados) serem os responsáveis pelo aumento dos riscos.

O sal pode aumentar a pressão sanguínea em algumas pessoas, enquanto em experimentos com animais foi demonstrado que os conservantes de nitrato podem contribuir para a arteriosclerose e reduzem a tolerância à glicose.

Segundo o estudo, o consumo diário de 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a uma salsicha ou uma porção de bacon, aumenta em 42% o risco de desenvolver uma doença cardiovascular e em 19% o de diabetes.

Fonte: Agência EFE, por meio do site Terra

Nota: O fato é o seguinte: quanto mais nos afastamos da dieta original estabelecida por Deus, mais nos embrenhamos em problemas, sobretudo de saúde.

Em contraste a isso, cada vez mais a ciência tem demostrado que uma alimentação vegetariana é a mais ideal para quem quer viver uma vida mais saudável e longa, em relação à dieta cárnea. Porém, é importante saber que todo vegetariano estrito deve ter uma fonte de vitamina B12 - única vitamina imprescindível à vida humana que não é encontrada nos vegetais. A Igreja Adventista do Sétimo Dia aconselha uma dieta lácto-ovo-vegetariana. Interessante é notar o que diz a Bíblia sobre a alimentação original do homem:

"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento." (Gênesis 1:29)

Claro que o bom senso é imperioso na hora de escolher os vegetais a serem consumidos, pois, hoje, depois da Terra ter sido amaldiçoada por consequência do pecado (Gênesis 3:17), não é adequado comer pimenta, mandioca brava, etc. Que diremos, pois, de uma alimento que, mesmo no princípio, era inadequado e foi piorado pelo homem, a carne?

Um comentário:

Ornam Matos da Maia disse...

Ola André,
Estou criando um site para o Ministério Jovem da nossa Igreja, então se você tiver uma idéia de como melhorar o site, comenta lá que se possível fazermos!

Ornam MMaia

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br