quarta-feira, 5 de maio de 2010

Imagem mostra "ponta do iceberg" de agrupamento de galáxias

O agrupamento de estrelas, que aparece como uma séries de luz amareladas, pode ser visto entre centro da imagem e a parte inferior esquerda.
Foto: ESO/Divulgação [clique sobre a foto para ampliá-la]

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma imagem de campo largo que registrou milhares de galáxias, inclusive um grupo massivo de galáxias conhecido como Abell 315. De acordo com o observatório, o que pode ser visto desse agrupamento é apenas a "ponta do iceberg", já que ele, assim como a maioria dos grupos de galáxias, seria dominado por matéria negra em sua formação. A imagem foi captada pelo observatório La Silla, no Chile, que é administrado pelo ESO.

Segundo o observatório, a luz de alguns desses conglomerados de estrelas viajou 8 bilhões de anos até chegar a nós. O ESO afirma que quando olhamos para o céu a olho nu podemos notar apenas as estrelas da Via Láctea e alguns de suas vizinhas mais próximas. Galáxias mais distantes brilham muito fraco para sem percebidas pelo olho humano, mas, se pudéssemos vê-las, elas literalmente cobririam o céu.

A imagem divulgada pelo ESO mostra um campo grande que passou por uma longa exposição para poder mostrar milhares de galáxias que enchem o céu em uma área que, do nosso ponto de vista, seria equivalente ao tamanho da lua cheia.

Algumas galáxias estão relativamente próximas, o suficiente para distinguirmos seus braços em espiral ou halos elípticos - principalmente na área superior da imagem. As menores, que parecem apenas com gotículas, ou pontos, estão a uma distância de 8 bilhões de anos-luz.

O agrupamento de galáxias pode ser visto da região central descendo até um pouco para esquerda e abaixo, onde podem ser vistas diversas luzes amareladas, a dois bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Cetus.

O ESO explica ainda essas galáxias são mantidas unidas pela gravidade para formar esses agrupamentos, que por sua vez são as maiores estruturas conhecidas no universo. A parte visível das galáxias contribui com apenas 10% da massa desses agrupamentos, o gás quente que fica entre elas contribui com mais 10% e os 80% restantes seriam de matéria negra.

Apesar de não poder ser vista, os especialistas afirmam que a presença da matéria negra é revelada pelo efeito gravitacional, que atua na luz de galáxias que estão atrás do agrupamento, como se fosse um vidro gigantesco, e faz com que elas pareçam distorcidas aos serem observadas. É por causa dessa distorção que os astrônomos conseguem deduzir qual é a massa desses grupos de galáxias, mesmo que a maior parte da massa seja invisível.

Fonte: Redação Terra

Nota: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes." (Gênesis 15:5)

"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites?" (Salmo 8:3,4)

"Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom." (Gênesis 1:14-18)

"[Foi Deus] quem fez a Ursa, o Órion, o Sete-estrelo e as recâmaras do Sul; quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar." (Jó 9:9)

"[O SENHOR] conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome." (Salmo 147:4)

"Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor." (I Coríntios 15:41) - Repare que faz alusão sobre a diferença de magnitude das estrelas.

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Salmo 19:1)

Por fim, transmito a você, apreciado(a) leitor(a), a recomendação do profeta Amós:

"Procurai aquele que fez as Plêiades e o Órion, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome." (Amós 5:8)

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

Às vezes me pergunto: o que é que vocês têm dentro da cabeça? Não entendo por que a todo o custo querem justificar seu deus. Por que essa obsessão?

Apenas creiam e pronto. Deus não se justifica, se aceita, é só.

A postura de vocês leva a religião à beira do ridículo.Simplesmente vocês fecham os olhos e dão de ombros para o que é descoberto pela ciência e que contraria suas crenças equivocadas. Tentam sob desespero intenso justificar aquilo que creem distorcendo e amoldando fatos a textos bíblicos.

Isso não é salutar, nem para a religião e nem para a ciência. Vocês fazem má religião e má ciência. Aprendam a separar os mundos.

Pouco importa para aquilo que creem se houve evolução das espécies se houve big bang e se a vida surgiu da matéria inerte, sem ajuda ou com ajuda de seres divinos, de onde estes vieram e quem são eles e por que e se nos fizeram.

Simplesmente creiam e pronto. Sem justificativas. Imagine só eu querer justificar que Odin é melhor ou pior que YHWH ou que Osíris ou o deus Sol ou Amaterassu. Não dá.

A crença religiosa é para nos fazer pessoas melhores e não para ficar atrás dos deuses tentando justificá-los. Do contrário criamos deusses da mentira que é o que vocês com a onda criacionistas fazem.

Deus é desmentido e cai no ridículo, o que não é nada bom para vossa religião, cuja maioria dos seguidores são pessoas de nível intelectual abaixo da linha da mediocridade, sendo que há uns poucos embusteiros que passam a dominar e doutrinar essas pessoas.

Bem André, acho que no começo do universo seu deus andou fazendo umas cacas homéricas, e se revelando um péssimo engenheiro, administrador, economista e arquiteto; vejamos:

Após mais ou menos 1 bi de anos do big bang aparecem as primeiras galáxias e com elas as primeiras estrelas, verdadeiros monstros em tamanho que queimaram seu combustível muito rápidamente, em torno de 5 bi de anos. Estas colapsaram em supernovas que culminaram em três fins conforme seu tamanho (buraco negro, estrela de neutrons e anã branca).

Quando está perto de morrer, uma estrela pasa a fundir hélio em elementos mais pesados, como lítio, sódio, carbono, oxigênio, até o ferro. Estes é que possibilitarão a formação de corpos rochosos como a terra, marte, venus e mercúrio.

Elyson Scafati disse...

Já os grandalhões gasosos estão mais afastados do sol, pois não seria possível elementos voláteis se condensarem perto do sol.

Quanto a exoplanetas gigantes gasosos perto de suas estrelas, o que ocorre é o seguinte,: estes corpos se formam distantes de suas estrelas a epós se condensarem, migram para perto de suas estrelas devido à força gravitacional desta, mas a matéria se mantém coesa devido a gravidade do planeta em sí.

Plutão éris e sedna são uma grande exceção em nosso sistema. Podem ser corpos celestes capturados pelo sistema solar. Plutão tem grandes características de ter sido um satélite de netuno. A evidência é sua órbita estranha que crusa a do planeta.

Quando finalmente morre a estrelona se converte em uma super nova, que ejeta todo esse material a longuíssimas distâncias no espaço e cria uma linda nebulosa, que será o berçário de novas estrelas e possivelmente de planetas, formando sistemas solares que até mesmo poderão dar condições para a vida, que é o nosso caso.

Assim, estrelas não apareceram todas ao mesmo tempo e tampouco aqui na terra daria naquele tempo para saber o tamanho de uma. Apenas as víamos no céu o qual achavamos que era algo fixo sobre nossas cabeças onde as estrelas estavam grudadas e que girava em torno de nós.

Mas por que deus faria zonas mortais no universo como buracos negros, estrelas de neutrons quasares, magnetares, superplanetas ardentes, infernos gelados, outros cuja órbita de tão excêntrica varia de -200c a 300 C. meteoros e cometas, explosões de raios gama. É uma incoerência e um desperdício de recursos.

Estrelas, lua e sol não foram feitos com propósito de "iluminar a terra".
Simplesmente do ponto de vista científico, não há um propósito para nada que existe no universo. Nem mesmo há um propósito para deus existir, se é que ele existe.

Tais propósitos somente podem ser estabelecidos sob ótica filosófica. Mas, filosoficamente, posso defender que o céu é amarelo com bolinhas cor de rosa.

Tampouco o sol seria o "maior dos luzeiros", aliás é uma estrela de tamanho modesto se coparada com outras que existem por ai. Tenha certeza que o que vc vê a noite, muitas estrelas poriam o sol no bolso.

Sobre o nome das estrelas, não foi deus que as nomeou mas sim os astrônomos antigos (que eram astrólogos), dentre eles gregos, sumérios, egipcios, árabes, maias, chineses, dentre outros.

Eu recomendo a vc a leitura de O universo em uma casca de noz, breve história do termpo de Stephen Hawking e Poeira das estrelas de Marcelo Gleiser. São bem mais interessantes e inteligentes que versículos bíblicos fora de contexto que não dizem absolutamente nada.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br