segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jesus transformou água em vinho alcoólico?

O leitor pergunta:
"André, me tire uma dúvida: Qual a desculpa esfarrapada que os adventistas e cia dão para não beberem nada [alcoólico], se o próprio jesus transformou água em vinho????"

(Comentário feito por Ronaldo João Farias, em 26 de julho de 2010, às 13:43).

Respondendo:
Veja só que a Bíblia, quando bem entendida com o auxílio do Espírito Santo, se torna uma bênção, se a pessoa segue seus ensinos; mas quando mal interpretada, pode se tornar uma maldição, podendo levar a hábitos errados, tais como o consumo de bebidas alcoólicas, assim como até mesmo ao ateísmo ou agnosticismo. Jesus disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32).

Jesus nunca transformou água em vinho alcoólico, mas sim em suco de uva do mais puro e saboroso possível, de forma que os convidados, na ocasião, gostaram muito da bebida saudável oferecida por Ele. Leia o relato todo em João 2:1-11, "As Bodas de Caná".

Para se chegar a esta conclusão é preciso entender um pouco da linguagem original em que a Bíblia foi concebida e fazer a contextualização coerente dos textos que relatam o milagre. O Velho Testamento foi escrito em hebraico e algumas poucas partes em aramaico; o Novo Testamento, em grego. Veja aqui mais detalhes. A palavra do grego antigo OINOS corresponde tanto ao vinho fermentado (alcoólico) como ao vinho novo (suco de uva sem teor alcoólico considerável ou zero), e é a que aparece no relato da transformação da água em vinho. Como seria uma contradição com o restante da Bíblia entendermos que Jesus transformou água em vinho alcoólico a fim de servir aos convidados dos noivos, claro que a passagem se refere ao suco de uva. Não vou me ater "reinventando a roda", por isso vou disponibilizar respostas já dadas em outras páginas adventistas. Estude mais clicando nos seguintes links logo abaixo (todos são importantes):

http://www.bibliaonline.net/aconselhamentos/?acao=resposta&numero=1355&cab=&lang=pt-BR&link=bol

http://www.iasdcentralsl.org/v1/artigos-recentes/196-que-vinho-jesus-bebeu.html

http://www.jesusvoltara.com.br/atuais/vinho_biblico.htm

http://www.bibliaonline.net/aconselhamentos/?acao=pesquisar&tipo1=cat&texto1=26&cab=&lang=pt-BR&link=bol

http://novotempo.com/namiradaverdade/?s=vinho+fermentado

http://criacionista.blogspot.com/search?q=vinho&submit=Ok

Tanto o estudo desta como de outras passagens bíblicas que envolvem o vinho devem ser feitos levando-se em consideração a linguagem original, o contexto de toda a Bíblia sobre o mesmo tema e o contexto histórico, além e principalmente da orientação dada pelo Espírito Santo mediante oração.

Foi por causa deste e outros entendimentos (como sobre a legitimidade da guarda do sábado bíblico e das leis de saúde), que aprendi com os adventistas do sétimo dia, em boa parte, é que dou cada vez mais crédito à Bíblia como a Palavra de Deus, sendo incorruptível e útil para nosso bem-estar, além do propósito principal, que é nos apontar o caminho da Salvação em Cristo Jesus. Foi também levando em consideração esse e outros esclarecimentos que deixei de ser católico apostólico romano há ~2,5 anos, pois a ICAR, entendendo mal as Escrituras quanto a este caso, usa o vinho alcoólico no ritual da Comunhão, algo que Deus abomina. Como pode um padre ou um bispo, por exemplo, dar a bênção de Deus aos fiéis depois de tomar uma porção considerável de vinho no final do ritual? E quando rezam uma missa logo após a outra, quem garante que o clérigo estará plenamente em condições racionais de esclarecer corretamente uma passagem bíblica para os fiéis, uma vez que o álcool faz efeito rapidamente?

Compreendendo corretamente as Escrituras, a Santa Ceia celebrada normalmente duas vezes por ano pela IASD é feita com suco de uva integral e pão sem fermento. Lembrando que não se trata do mesmo ritual feito nas missas, onde neste entendem que há transubstanciação, o que é um equívoco que pode ser estudado clicando aqui, e naquele cremos na consubstanciação.

Deus declara do Gênesis ao Apocalipse que é o próprio amor. Como poderia Ele pactuar com o uso de bebidas alcoólicas, que prejudicam o homem, Sua obra-prima da criação? Deus conhece cada célula da máquina incrível que é o nosso corpo e sabe que o álcool nos tira a saúde física, mental e espiritual. Por isso recomenda, por meio do sábio Salomão:

O ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo! (Provérbios 23:31, 32).

"Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco." (Provérbios 23:31,32).

Leia também: Isa. 28:7,8; Isa. 5:11; Hab. 2:15; Prov. 20:1; Prov. 23:20,21; Prov. 23:29-35; Ef. 5:18; I Tim. 3:3; Tito 1:7; Rom. 14:21; Gál. 5:21; I Cor. 6:10; Lev. 10:9; Miq. 2:11; Osé. 4:11; Hab. 2:5.

André Luiz Marques

50 comentários:

Elyson Scafati disse...

Vamos lá André e Ronaldo:

A água representa a pureza, a limpeza, uma vez que não tem cor, cheiro ou sabor, mas ao mesmo tempo ela é vida.

O pão representa o alimento para que o corpo se sustente. O pão, para o catolicismo é representado como o corpo de Cristo que alimenta a alma.

Mas o pão que é aquele da multiplicação, é a multiplicação das esperanças de um povo oprimido que não tinha nada além da fé para se agarrar.

O peixe se associa a água. Após a lavagem que essa faz dos ressentimentos, nós renascemos, e isso se associa ao peixe, que é um animal o qual sempre renasce, pois é o símbolo da fertilidade natural para as culturas mediterrâneas antigas e da pureza, pois vive na água.

Mas como nossos textos bíblicos do novo testasmento foram escritos em grego, peixe em grego é ichitys - Iesoûs Christòs Theoû Hyiòs Soter (Jesus Cristo Filho de Deus Salvador).

Assim, a multiplicação dos pães e dos peixes é um simbolismo de esperança e renascimento das pessoas quando dos supostos sermões ministrados por Jesus e, mais adiante por seus seguidores, especialmente Saulo.

O vinho é extraído das uvas. A videira é uma planta perene que adormece no inverno e renasce podendo serem seus frutos colhidos e alimentarem o homem. Daí ser associada à vida eterna e o vinho como vem dela é associado à juventude e vida eterna.

Assim, relembrando o célebre Drácula, "sangue é vida", logo, sangue se associa à nossa vida que pode ser por ele eternizada. Para os antigos, quando se morria se perdia o vigor do sangue e mesmo para se envocarem espíritos usava-se o sangue animal ou humano.

Mas em demasia, vinho embriaga e cega o homem. Não podemos desejar a vida eterna, pois para as culturas antigas, se o fizermos estaríamos para sempre presos a este mundo e nosso espírito quando da morte não se libertaria.

Há mesmo dentro do juda[ísmo lendas sobre vampiros, são as bestas sugadoras de sangue, mas na verdade sugar o sangue é se associar a pessoas vivas para delas tirar o fluido da vida e continuarem presos a vida terrena. Esse é o vinho embriagante da vida eterna.

Assim, as Bodas de Caná, multiplicação de pão e vinho não devem ser compreendidos como algo literal, mas simbólico.

Para o caso em tela, casamentos na antiguidade, eram para a vida toda e o simbolismo desse vinho era eternizar a relação marido e mulher, que é como deveria ser.

Ou seja, a ideia dessa passagem é a eternização da relação homem/mulher, que mesmo quando se sinta que o amor está acabando e o interesse recíproco idem, ele deve ser renovado pelo casal e evitar a separação que tornaria homem, mulher e filhos infelizes.

Ou seja, a água lavará as mágoas do casal e se transformará em vinho para se eternizar a relação do casal, até mesmo além da vida.

Esse é o fundamento da coisa e não realmente transformar-se água em vinho.

Elyson Scafati disse...

Mas cá entre nós, uma boa macarronada , com um molho vermelho e picante ou uma pizza de margherita, acompanhada de uma taça de um vinho tinto de uma boa safra... é uma excelente pedida!!!!

Recomendo o Malbec ou cabernet sauvignon.

Mas, para um linguado na brasa acompanhado de arroz a grega com pur~e de batatas na manteiga, recomendo um bom vinho branco (uva Rihn ou Chardonay).

de sobremesa, recomendo a torta de framboeza acompanhada de um lambruco cella. Mas se for a torta de pêssego, abacaxi ou laranja o late harvest da miollo.

Mas, no caso da bacalhoada, um porto tawny ou rubi vai bem.

Para um bom fillet mignon, recomendo o madeira. E para um porco assado beeem apimentado o bonarda.

Já para um polvo à ciciliana mande um marsala.Para a paeja, um xerez de la frontera.

Para o atum assado, o peru, o avesrtruz, coelho ou jacaré, nada melhor que um tempranillo crianza- 3 anos.

Para um caneloni de ricota ou rondeli verde ao molho rose, recomendo um vinho rose grenache ou pinot noir.

Garanto que crentes, agnósticos e ateus cairíam no pecado da gula, que, às vezes, é uma delícia!!!!

Enfim, a vida tem muitas coisas boas para serem aproveitadas. Acreditem, deus não se importa com isso, mas vc deve se importar, pois demais fará mal à saúde.

André Luiz Marques disse...

"Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la." (Deuteronômio 30:15,16).

Tem gente que pensa que os símbolos bíblicos devem ser aplicados em todos os casos para se entender uma passagem... Um pouco de bom-senso e estudo não fazem mal a ninguém.

"A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali." (Isaías 28:9,10).

"e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles." (2 Pedro 3:15,16).

Ronaldo João Farias disse...

Ahhh!!! Valeus cara!!!

Queria mesmo saber qual a desculpa esfarrapada de vocês.

Então vocês interpretaram isso da bíblia né??!!! Botei fé!!!

Realmente você tem razão. Nada que um pouco de estudo e bom senso não resolvam, né??!!!

André Luiz Marques disse...

É.

Elyson Scafati disse...

É mesmo André, bom senso e estudo não fazem mal a ninguém...

Quer dizer que além de cobras falantes e polvos endemoniados vc também acredita em pão e peixe se multiplicando em um cesto e agua se tornando em vinho, num passe de mágica?

Isso, meu caro, se denomina "lógica do nonsense", ou seja não é fato, não é real. É como Alice no país das maravilhas (leia esse livrinho e faça um paralelo com a literalidade bíblica e depois aplique a ele o simbolismo e terá uma surpresa).

Em vez de pegar pedaços textos e repetí-los como um papagaio, apenas vomitando-os, tente pegar a passagem inteira e ver o que ela significa. Ai vc entenderá a carga simbólica que traz a biblia ou qualquer outro livro ou saga sagrada.

Saulo às vezes é doentio em suas pregações, demonstrando ódio, preconceitos e maldade contra aqueles que o rejeitam. Enfim, será que a verdade de Saulo é mais ou menos verdade que a daqueles que o rejeitam? Tudo é uma questão de dialética.

Tome um gole de vinho, vc está precisando. Quem sabe ele aclararia suas ideias e vc passaria a ir além da mera literalidade sem o mínimo de senso lógico (lembre-se: "in vino veritas").

Se preferir, use a minha lista de programas.

Elyson Scafati disse...

Inclua nela o polvo endemoniado, cozido no vinho tinto, com pimenta calabresa e servido com arroz branco, champignon, cenoura, vagem, ervilhas e aspargos. Beba um assemblage merlot com cabernet sauvignon para acompanhá-lo.

Mas cuidado, o feitiço da lista só fará efeito após às 21 hs, e vc tem de estar junto de uma ótima companhia feminina (se for do seu gosto) cheirosa e bem arrumada (de preferência que tenha ido ao cabeleireiro e à manicure), bem humorada e que não tenha preconceitos com comida. O mesmo vale para vc.

Cuidado com a temperatura do dia!!! Dias quentes requerem uma comida mais leve. O polvo endemoniado é uma boa pedida e para sobremesa a torta de pêssego com o "late harvest" Norton ou Miollo.

Dias frios, o porquinho, o atum assado, o coelho, o bacalhau e o fillet mignon farão sucesso. São mais vigorosos. A sobremesa também deve ser vigorosa, como um pavê de frutas vermelhas ou de chocolate acompanhado de um porto tawny.

Temos ainda a opção árabe para os dias quentes (homus, muhamara, babaganushi, coalhada seca, fatushi e tabule) ou judaica (idem) que requerem uma bebida suave, um licor de aniz, o Arak. Nos dias frios recomendo a kafta e a esfiha de zatar acompanhadas de um absinto bem fraquinho (senão dá barato nas ideias).

Ou ainda a japonesa que no frio é boa com o saque aquecido acompanhando o tepan (carne frango, salmão, meca, atum, anchova)o sukiaki o caré raisu ou o yakisoba. No verão mande um camarão empanado (tempurá) e um sashimi(não recomendo por questões de saúde), fique no tepan de pescada e depois parta para um sorvete com a casquinha aquecida (o tempurá sorvete). Para acompanhar, nada melhor que o saque gelado. O gekeikan cai bem nas duas ocasiões. É o "the best" dos saques.

Há tantas outras opções que nem dá para escrever tudo aqui.

Mas, em todas elas, beba com moderação...

Depois (já será uma meia noite e meia) leve ela para um lugar bem maneiro e... sejam felizes até o amanhecer.

Peça um espumante (pró- seco ou o champagne mesmo)estupidamente gelado e frutas (pêssego, morango, ameixa, nêspera, abacaxi, cereja, framboeza, uva branca e rosada, figo, laranja, tangerina).

Garanto que a noite será MA-RA-VI-LHO-SA, como aquelas que a "patroa" me proporciona, e eu a ela, desde que a conheci há 10 anos.

Em um bom restaurante, vc vai gastar uns 150 a 200 paus. Já, o "lugar maneiro" custará uns 100 ou 200 paus (uma suíte de primeira, até com hidro sais de banho e óleos naturais). Elas merecem...

Acho que estou romântico demais!!!! Mas é o que dá misturar vinho, comida, mulher e "lugares maneiros".

Eternize sua relação como a videira que produz o vinho. Purifique sua vida como se faz com a água. Tenha em mente o pão da esperança da felicidade e renove sua vida, como faz o peixe tendo filhos e fazendo-os com todo o amor que sentir por ela (se for ele, não terão filhos, mas adote uma criança). Tenha um gato ou um cachorro para brincar com eles e para eles o acordarem de manhã.

Lembre-se a felicidade está ao alcance de todos, basta esticar o braço e apanhá-la. Deus agradece e o apocalipse se esvai de sua mente.

André Luiz Marques disse...

Acho que nossos amigos aí em cima tomaram uma antes de comentar...

O bom entendedor (guiado pelo Espírito) sabe que os textos bíblicos que uso vão fundo na alma (mente), ao serem refletidos. E também sabe que, a exemplo de Jesus, se combate o mal com a Palavra de Deus. (Leia Lucas 4, amigo leitor).

"Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 'Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?' Nós, porém, temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:14-16).

Dizer que Saulo escreveria com ódio, maldade, preconceito e fanatismo até poderíamos te compreender, mas dizer que Paulo (o Saulo transformado pelo amor de Jesus) escreveu assim é um equívoco que evidencia quem realmente escreve com estes adjetivos. Este é mais um caso de mal entendimento da Bíblia. Paulo exortava as pessoas a fim de as conquistar para Cristo, mas desde lá para cá sempre houveram os que aceitaram e aceitam seu evangelho como há aqueles que rejeitam o plano da Salvação. Paulo não faz outra coisa senão deixar claro aonde vão dar os dois caminhos a serem escolhidos: salvação ou condenação. Porém, Deus aconselha:

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," (Deuteronômio 30:19).

Ps: Acho estranho descrentes questionando crentes sobre estes acreditarem na existência de milagres (o que não tem nada a ver com mágica).

Hugo Ícaro disse...

O que diz a OMS sobre o uso de bebidas alcoólicas (em espanhol):

El uso nocivo del alcohol tienen grandes repercusiones en la salud pública, y está considerado como el quinto factor de riesgo más importante de muerte prematura e incapacidad.

Se calcula que en 2002 el uso nocivo del alcohol causó 2,3 millones de muertes prematuras en todo el mundo y un 4,4% de la carga mundial de morbilidad, incluso después de tener en cuenta los efectos protectores de su consumo bajo o moderado. Los niveles, las características y el contexto social del consumo de alcohol varían según la región, el país y la comunidad, pero sus consecuencias globales negativas para la salud son indudables.

Las estimaciones actuales de las enfermedades relacionadas con el alcohol sólo revelan de forma parcial el impacto del uso nocivo del alcohol. Cada vez hay más pruebas de la existencia de relaciones entre dicho uso y enfermedades infecciosas como el VIH/SIDA o la tuberculosis. Para ajustar en función de estos nuevos datos las estimaciones de la carga mundial de morbilidad atribuible al alcohol, antes habrá que demostrar y cuantificar dichas relaciones.

El uso peligroso del alcohol produce daños sociales y costos económicos diversos, la mayoría de los cuales no se reflejan en las estadísticas sobre las enfermedades relacionadas con el alcohol. El uso nocivo del alcohol también contribuye a las disparidades sanitarias entre los países y, a nivel personal, a la pobreza y al aislamiento social.

http://www.who.int/features/qa/66/es/index.html

Hugo Ícaro disse...

Muitos defendem o uso de bebidas alcoólicas até o dia em que sofrem uma perda siginificativa por causa de alguém que estava embriagado...

Elyson Scafati disse...

Não André (digo, Loro), não tomei nada antes de comentar e mesmo se o tivesse feito, seria 1 cálice (bebo com moderação e jamais passei pelo efeito de um porre).

Seus textos para mim não dizem nada, pois estão completamente descontextuializados, por se apresentarem truncados, alijados de seu todo.

Para se interpretar um texto, não basta ler pedaços dele como fazem os repetidores contumazes de frases bíblicas, mas sim ele por inteiro. Sua prática faz com que o texto não traga qq mensagem e a única forma de entendê-los é literalmente.

Mas a literalidade não deixa nada claro. Sequer traz mensagens. Tem de se verificar o contexto em que as coisas foram escritas, por quem (a personalidade do sujeito é importante) e se valem para os dias de hoje (ex. apedrejar uma adúltera, matar homossexuais, queimar bruxas ou passar a espada em quem ousa trabalhar no sábado).

Quanto a Saulo, era um doente física e mentalmente. Seu passado o atormentava (não é legal vc ter a incumbência de matar pessoas).

Sua "libertação" se deu provavelmente por uma insolação, cansaço e culpa. Desmaios e situações ruins, as vezes, nos levam a delírios (atingem nosso inconsciente mandando-o ao consciente), outras vezes nos apagam.

Sua cegueira não era física, mas meramente psicossomática, como existem as dermatites nervosas, mudez, úlceras, sarcomas, diabetes, surdez e ataques de herpes zoster.

Certamente, ele, inconscientemente, não queria mais fazer o que fazia, embora assim não falasse o seu consciente. Daí nada mais conveniente que bloquear as vias para executar suas funções.

Mas, mesmo se livrando de suas culpas, Saulo ainda se manteve um radical, agora jogando do outro lado (aquele que condenara durante boa parte de sua vida.

Não entendeu o cunho libertário do cristianismo.

Saulo transformou esta mensagem libertária em culpa e rigidez por um lado, sendo que rompeu com a lei judaica de outro a fim de fazer proselitismo e levar o evangelho a todos (eis o seu mérito).

Ao que sei André ainda consigo ler e entender a mensagem de um texto.

Mas se vc não consegue ver o que é a mensagem de Saulo, paciência. O lance dele é o seguinte: ou vc acredita no que ele crê ou então irá para o inferno.

Quem era ele ou quem é qq um para dizer quais eram ou são os desígnios divinos e quem deve ou não ser condenado?

Eu repudio esse tipo de mensagem. Ela guarda ódio, preconceito, segregação, ignorância, falta de sabedoria, ausência de ética e mesmo de moral, além dele viver em um mundo de fantasias (ninguém ressuscita, exceto se não morreu - ex. catalépticos ou comas profundos).

Para os dias dele isso até poderia funcionar (mesmo os gregos de seu tempo o questionavam e riam quando ele falava de ressurreição).

O cristianismo ganhou território, pois sua mensagem não era para este mundo e sim para o outro além de pregar a igualdade entre todos, independente dos padrões sociais da época.

Diferente dos cultos da antiguidade, os quais, no além, mantinham a sociedade estratificada (servos iriam sempre servir).

Sobre milagres, basta-me a cobra falante do Eden e os demais nonsenses como água tornar-se em vinho, endemoniados, que eram ou doentes mentais ou epiléticos dentre outras peripécias.

Quais as evidências concretas para tal? Apenas o que está escrito aliado a sua fé?

Tem uma brincadeirinha bem legal: jogue fenolftaleína em água com um pouquinho de amoniaco e ...voilá!!! Temos algo com cor de vinho que se torna em água. Coloque cal-viva misturado com água e madeira de pinho (rica em terebentina) e pedras e teremos um altar pegando fogo!!!! (não te parece um milagre conhecido?)

O superman e suas proezas também estão escritos, mas ele não existe e tampouco elas.

Não seja um necromonger (assista ao filme “A batalha de Ridick”). Estude, pense, analise, conteste. O cético que se preza duvida até mesmo de seu ceticismo.

Elyson Scafati disse...

Sinto não ter tido a sensibilidade para entender o que deixei de prazeres para vc curtir um pouco sua vida.

Para vc isso tudo deve ser coisa do cramulhão.

Lembre-se viver é efêmero e bons momentos são para todqa a eternidade.

O apocalipse é algo muito longe da realidade. É uma profecia coringa que se adapta a qq fase da história, desde os romanos até os conflitos atuais.

Entenda cada dia como um renascer (isso é o espírito do natal e da páscoa) e pense que o dia seguinte será melhor.

Pense em ser alguém melhor a cada dia, em fazer algo de bom para quem necessita e não ficar com a bunda sentada no banco da igreja rezando para que chegue logo o fim do mundo ou ficar discutindo se a evolução é ou não contra seu deus.

André Luiz Marques disse...

Esse papo de moderação já foi argumento de muitos alcoólatras em seu passado. Quem corre mais risco de se tornar viciado, de modo geral, alguém que se abstêm ou alguém que bebe com 'moderação'? É certo que a maioria não vicia, mas o risco iminente existe para os que se utilizam do álcool. Afinal, o álcool é uma droga, de forma que o cérebro sempre passa a pedir maiores e maiores doses para se satisfazer, de modo geral. Há tantas opções saudáveis para bebermos, tais como sucos naturais de frutas (incluindo o suco da uva), leite, alguns tipos de chás (incluindo o chá de cevada), a própria água, etc., para quê se valer de bebidas que são no mínimo duvidosas quanto a prejudicarem ou não nossa saúde, seja lá em que quantidade for? Imagine quantas mortes (incluindo a de inocentes) no trânsito ou em brigas, por exemplo, não seriam evitadas se as pessoas festejassem com algo que não as tire os reflexos, a razão e a consciência. Mais uma vez prevalece o bom senso. É pensando em ser alguém melhor a cada dia e desejar o mesmo a outrem que escrevo isto.

Essa 'brincadeirinha' sua me fez lembrar as entrevistas de Moisés e Arão com o Faraó do Egito... Leia Êxodo 7-12. No final, acreditar que essa 'brincadeirinha' - apresentada pelos 'cientistas' materialistas do Faraó - explicava os milagres de Deus dados para sinais do poder de Deus aos egípcios, por meio de Moisés e Arão, deu em ruína e morte para os egípcios com as 10 pragas. Não conserve um coração duro, meu caro. Pense nisso.

"Existe em todas as coisas visíveis uma totalidade oculta." - Thomas Merton.

"A superstição é para a religião o que a borra é para o vinho, e os resíduos para os metais." - Benjamin Franklin.

Elyson Scafati disse...

KKKKKKKKKKKKK!!!Cientistas materialistas do faraó... essa vc se superou André!!! Sem comentários...

Já lhe disse e pela "n" ésima vez repito: A BÍBLIA NÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO ALGO LITERAL. O QUE LÁ ESTÁ INSERIDO É SIMBÓLICO, SIMBÓLICO, SIMBÓLICO SACOU?

Somente um idoita beberia e saíria dirigindo por ai. Eu tomo vinho há uns 20 anos e até hj não é uma coisa que não viveria sem ela. Para mim tanto faz se ele existir ou não, assim como qq outra bebida.

Vícios são tendências genéticas, pois até há animais que curtem frutos passados devido ao álcool que neles se acumula.

Há casos de gatos que gostam de uma determinada flor alucinógena e outros não passam nem perto. Há roedores de uma mesma espécie que comem frutos passados e outros não.

Se vc não sabe, na uva há uma cosa chamada flavonóides que somente se liberam sob um certo percentual de alcool. Os flavonoides são excelentes para manter o LDL baixo (o colesterol que mata).

Meu bisavô materno todos os dias tomava um cálice de vinho e durou 96 anos. No sul conheci pessoas que todos os dias ingeriam um cálice de vinho (idade média entre 80 e 100 anos).

É claro que uma garrafa por dia vc morrerá de cirrose ou terá um câncer de estômago, de esôfago de garganta de intestino,etc.

Meu coração não é duro André, mas parece que seu cérebro o é (diria um caroço de azeitona), pois vc se recusa a entender o óbvio.

"Existe em todas as coisas visíveis uma totalidade oculta." Qual a evidência?

"A superstição é para a religião o que a borra é para o vinho, e os resíduos para os metais." Veja sua crença com estes olhos...

A religião, André, também funciona como uma droga, pois ela libera endorfinas em nosso cérebro (nossa droga natural do prazer) e, cada vez precisamos mais e mais dela, o que nos torna viciados, exatamente como vc, um escravo de crenças absurdas, incapaz de discernir o que é real e do que é fantasia.

Seu lema é: "obedecer sempre, contestar jamais" (os necromongers - A batalha de Ridick)

André Luiz Marques disse...

Duas pesquisas publicadas em importantes sites de notícias, para exemplificar, podem te levar a pensar um pouco mais:

Título: Instituto francês diz que consumir álcool causa câncer

"O mito de que uma taça diária de vinho não faz mal caiu por terra na França. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) no país publicou um documento que orienta os profissionais de saúde a combater o hábito de beber diariamente, que concerne 13,7% da população. O motivo: em qualquer medida, bebidas alcoólicas podem causar câncer. " (...)

Veja o restante do artigo por meio do seguinte link:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=61786

--------------

Título: Benefícios do vinho estão presentes no suco de uva

(...)

"O álcool, consumido em doses moderadas, pode relaxar os vasos sangüíneos e elevar os níveis de HL, o "bom colesterol". Mas as substâncias vistas como responsáveis por boa parte dos benefícios do vinho tinto - o resveratrol e os flavonóides - também existem no suco de uva, especialmente a variedade produzida com uvas Concord, vermelhas escuras. " (...)

Veja o restante da notícia por meio do link logo abaixo:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3211814-EI298,00-Beneficios+do+vinho+estao+presentes+no+suco+de+uva.html

Detalhe: Prefiro consumir o suco da uva em vez do vinho alcoólico, pois aquele não vem com a possibilidade de viciar o consumidor, mas sim, só traz bebefícios. Pelo certo ou pelo duvidoso, vamos optar pelo que é mais sensato e saudável. [Continua logo abaixo]

André Luiz Marques disse...

Seja cético sobre as propagandas de cerveja e outras bebidas alcoólicas que só tem compromisso com o lucro, em detrimento à saúde pública. Reparou que só a partir de alguns anos para cá que colocaram (obrigados) o alerta "beba com moderação" nas propagantas? No Brasil, a AmBev é a maior culpada direta e/ou indiretamente pela morte de milhares de pessoas todos os anos. Lembre-se de que nem todos têm domínio próprio, principalmente jovens, para beber com moderação.

Poucos anos atrás as propagandas também diziam que o cigarro era uma maravilha (com "sabor de aventura", lembra?), mas hoje são proibidas, pois a nicotina mata milhões todo ano no mundo e gera trilhões de gastos do dinheiro público aplicado em tratamentos, cirurgias, remédios etc. Isso me faz lembrar uma frase pertinente "Cigarro: Hoje você o acente, amanhã ele te apaga". Séculos atrás o cigarro era visto por muitos médicos (inclusive franceses) como um relaxante. HOje, muitos médicos consideram o vinho alcoólico como algo bom por causa de alguns benefícios que têm (mesmos estes existindo também no suco da uva), mas esquecem de avisar o paciente de que há malefícios que podem lhe custar a vida ou a saúde.

Você diz ter domínio próprio, mas e seu próximo que acompanha este debate, será que tem? Nem todos, certamente. Você não estaria sendo um dos que poderiam indiretamente causar a ruina de alguém, ao este se decidir começar a beber "moderadamente" lendo seus comentários? Relembrando: aquele que se abstêm não corre risco algum de um dia se tornar um alcoólatra e é livre eternamente para fazer isso ou não, mas quem cai no vício (depois de um tempo) fica cativo deste. Se estes meus comentários e postagem ajudarem mesmo que somente uma pessoa a não se arriscar esperimentando o álcool (para que não dê chance alguma de um dia ser um alcoólatra), já valeu, e muito.

Você não tem o direito de dizer aos outros "eu ando em uma corda bamba sobre um precipício há 20 anos e nunca caí, faça isso você também, acho que você vai também conseguir!"

Enquanto agente discute isso aqui, muitas pessoas estão sofrendo porque um dia tomaram o primeiro gole ou deram a primeira tragada no cigarro, maconha, etc, etc. etc. achando que controlariam a situação.

Mas Bíblia continua lá, firme e forte, expressando o amor de Deus, aconselhando sempre: "Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco." (Provérbios 23:31,32).

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós." (1 Coríntios 3:16,17).

André Luiz Marques disse...

Fato: Muitos adventistas do sétimo dia (que têm hábitos saudáveis, tais como se abster do álcool - incluindo o vinho alcoólico -; praticando exercícios físicos; tendo comunhão com Deus; tomando água o suficiente; comendo somente o recomendado pelas Escrituras - leia Levíticos 11 - e de forma balanceada; se expondo à luz solar; praticando exercícios mentais; vivendo em sociedade; fazendo exames de saúde com frequência; etc. ) vivem além da espectativa de vida de seus países, cerca de 7 anos a mais. Muitos vivem cerca de 100 anos (com qualidade de vida, e não à base de remédios).

Veja um exemplo que virou notícia no SBT Realidade, acessando pelo link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Ev4iV7gGlx0

E este:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/01/saude-dos-adventistas-e-exemplo.html

Elyson Scafati disse...

Aqui também tem um artigo sobre bebida e câncer

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL80182-5603,00-VINHO+E+CERVEJA+AUMENTAM+RISCO+DE+CANCER.html

Mas são 2 copos de vinho ou 1 litro de cerveja (se eu tomasse isso cairia duro e acordaria com Jesus, Odin e Isis me enfiando soro na alma!!! Acho que ela seria linda vestida de enfermeira...)

O estudo que vc apresentou é um tanto controverso:

http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/42/artigo132568-1.asp

Todavia, eu sou um grande bebedor de suco de uva, àgua de côco, chá mate e chá verde.

Vinho acho que tomo uma vez a cada 4 ou 6 meses nas comemorações judaicas ou em algum casamento ou situação especialíssima (alcool me enjoa um pouco, 1 cálice é o suficiente), ou seja, acho que a evolução me dotou de uma característica de intolerante ao alcool.

Alcolismo é doença, cuja propensão é genética, assim como outros vícios. Portanto, deve ser tratado. Jamais fiz apologia à bebida. Leia novamente o que eu escrevi:

[Eu tomo vinho há uns 20 anos e até hj não é uma coisa que não viveria sem ela. Para mim tanto faz se ele existir ou não, assim como qq outra bebida.]

Só esqueci de dizer que isso não é diário, mas no máximo quadrimestral ou semestral.

O exagero é o que mata André. Vc sabia que excesso de água intoxica, que excesso de sol da cancer, que pão demais dá cancer de estômago que laticínios e carne vermelha causam cancer de mama e de próstata, que peixe demais pode dar problemas renais, que a abstinência de proteína animal pode levar a anemia, que muito tomate, suco de laranja, de limão e de uva podem dar pedra no rim?

O que provérbios menciona é o excesso (mais uma vez, não entenda a coisa literalmente; leia as entrelinhas da bíblia).

O vinho é parte do ritual na Sinagoga, bem como na Igreja Católica, assim, veja com reservas quando menciona provérbios.

Já, para coríntios, é vc não fazer aquilo que o violente, como fumar, beber, se drogar, se prostituir, fazer sexo com desconhecidos, se entupir de comida, se matar de fazer ginástica, torrar no sol do meio dia, não dormir, trabalhar em excesso, ir a igreja em excesso, ser um desocupado, dormir demais, ficar dias em jejum, dentre outras formas de ser um idiota completo.

Elyson Scafati disse...

Quanto à culpa das indústrias de bebida e tabaco, ela existe, pois a propaganda seduz. Para mim, nunca surtiram efeito, jamais fumei ou me entupi de alcool. Pouco me importava em não ser o "carinha popular".

Por outro lado, ninguém vem a sua casa buscá-lo para ir beber ou fumar. É vc quem procura. Somente as pessoas sem ou com pouca auto-estima é que precisam do fumo ou da bebida para aparecerem, relachar ou tomar coragem.

Os avisos no cigarro e na bebida têm mais um cunho moral que de preocupação com a saúde do cidadão. Pelo menos, aqui no Brasil, não há um estudo sério que confirme a relação custo do sistema de saúde X vícios (dito nas aulas de seguridade social).

Na minha opinião, bebida e cigarro deveriam ser caríssimos. Por outro lado, são uma rica fonte de dinheiro para o governo. Acredito que este não daria um tiro no pé condenando o alcool e o tabaco.

O que deve ser feito é conscientizar a pessoa dos males do alcool, do fumo e das drogas, principalmente os adolescentes, a quem devemos dar toda a atenção e certa liberdade com freios.

Já os donetes devem ser tratados em instituições especializadas. Não existe bebado safado ou adicto pilantra. Essas pessoas são doentes. Precisam de ajuda.

Conheço muitos que experimentaram bebida, cigarro e drogas uma única vez e detestaram. Já, outros se foram ou ficaram completamente chapados.

Alguns entraram em instituições e se livraram do vício, outros tiveram recaídas.

Mesmo quem se livra do vício será sempre um doente que estará limpo "só por hoje", pelo resto da vida.

O viciado é o sujeito que não tem limites, que sente vontade incontrolável daquilo, por exemplo, o sujeito que tem delírus tremem, bebe até cair e o faz com contumácia, o adicto que sente um desejo incontrolável pela cocaína e literalmente sobe pelas paredes.

Sabe o que é um moleque de uns 12 anos ou uma menina terem a força de 5 bruta-montes? O corpo dele manda fazer isso, seu cérebro necessita de equilíbrio, pois é um doente e a abstinência é a pior parte de qq tratamento.

Há os compulsivos por jogo, sexo, comida, magreza, beleza, limpeza, trabalho, dor, igreja, compras. Não deixam de ser vícios. Também são doentes e precisam de tratamento sob psicoterapia.

Sei disso pois já fiz trabalhos em instituições que cuidam destes problemas e, sempre que podia, ia às reuniões para entender essas pessoas e levar-lhes ao menos conforto.

André Luiz Marques disse...

Duas coisas a considerar nesse segundo artigo apresentado por você:

1. O que esperar de um site que "ganha a vida" vendendo/divulgando vinho, ou seja, apologético ao vinho alcoólico? É a mesma coisa que entrar no site do McDonald's e ler que alguns lixos, digo, alimentos que eles vendem faz bem para a saúde [só se for no quesito prazer imediato], desde que com 'moderação'. Nada mais falso. "Odeio muito tudo isso!"

2. Porém, nem eles (do site Adega Brasil) podem negar que não podem provar que o álcool é totalmente seguro, ao concluir no final do texto:

"Estes foram apenas alguns exemplos de estudos conflitantes recentemente realizados. O que faz desta, definitivamente, uma questão em aberto. Ainda serão necessários algum tempo e muitas pesquisas para termos a resposta clara e definitiva sobre a relação vinho e câncer. Esse tipo de investigação é muito difícil, porque envolve muitas variáveis e fatores de confusão. Fatores que podem ser ambientais e pessoais, pois a constituição gênica é única para cada indivíduo. Muito pouco, ou quase nada, sabemos da modulação gênica de todos os constituintes do vinho. É muito provável que pessoas diferentes respondam diferentemente à presença de uma mesma substância."

"Ainda temos muito o que aprender. Nesse assunto, tirar conclusões definitivas e dar orientações baseadas em apenas um estudo é, no mínimo, uma insensatez. Vinho, bebido de maneira responsável, não é medicamento. Tão pouco veneno. Ele é muito adequando para valorizar uma comida, uma conversa, uma companhia, um momento... E, por isso, ele é saudável, mesmo sem ser remédio."

Já tenho minha opinião formada quanto a tudo isso, prefiro tomar algo que é totalmente seguro a me arriscar em algo que ainda há dúvidas (para muitos), até mesmo porque é a ordem de Deus conservar nosso corpo, por ser morada do Espírito Santo. Porém, mais uma vez proponho ao leitor: se você ainda tem dúvida, não perderá nada se abstendo do álcool até que um dia (se é que este existirá) seja definitivamente um fato o benefício total do álcool, pois há uma alternativa muito mais deliciosa e de bom gosto que o vinho, o suco da uva. Um brinde à saúde!

André Luiz Marques disse...

Reconheço que ainda há, no meio científico, um debate muito grande quanto a usar ou não o álcool e tomei apenas um exemplo de estudo para refletirmos (talvez não tão feliz). Porém, devemos considerar que o álcool pode nos levar à perda da memória e em maior ou menor quantidade...

"...destrói as células nervosas. Por causa da dificuldade de absorção do intestino, devido à lesão causada pelo álcool, elas têm deficiência das vitaminas B1 e B12. E a deficiência dessas duas vitaminas vai provocar uma lesão adicional no cérebro, além da lesão que o próprio álcool produz."

"Um dos inimigos mais agressivos é o álcool. Nas células nervosas, essa substância toma o lugar da glicose, mas não é capaz de produzir o mesmo volume de energia. "

"'Em uma intoxicação alcoólica leve, a pessoa tem diminuição de reflexo, do nível de atenção', explica o psiquiatra Eduardo Teixeira, da PUC de Campinas."

Leia o artigo na íntegra por meio do seguinte link:

http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1164696-16619,00-ALCOOL+E+UM+DOS+INIMIGOS+MAIS+AGRESSIVOS+DA+MEMORIA.html

Há vários outros estudos que mostram que não se deveria tomar álcool seja lá em que porção for.

Lembre-se de que muitos jovens entram no mundo do álcool pensando que beber socialmente não faz mal, e sim o excesso. O que não esperam é que, alguns deles, logo após algum tempo, uma vez ou outra estarão se embriagando, como o exemplo do jovem Bruno Bruscki apresentado na reportagem "'Quando eu vejo, tomei álcool demais', conta. Mas no dia seguinte... 'Tenho muita dor de cabeça', descreve."

O que aconselhar para a juventude que, nem sempre, age com responsabilidade ou consciência? Abstinência total do álcool como método para não dar chances à ruína da vida ou dizer "beba, mas com responsabilidade"? É para proteger mesmo que uma minoria sem domínio de si que aconselho a abstinência do álcool e outras drogas.

André Luiz Marques disse...

"O vinho é parte do ritual na Sinagoga, bem como na Igreja Católica, assim, veja com reservas quando menciona provérbios." (Elyson)

Sim, mas contrariando a própria Torá e a Bíblia, pois ambas condenam o uso do álcool. Já apresentei referências de textos bíblicos que condenam o álcool no final desta postagem em debate. Releia o artigo todo e veja meu comentário sobre a Igreja Católica e o uso do vinho alcoolico na Comunhão.

Fazendo um paralelo entre esta discussão toda e a origem do pecado, vejo que tudo é uma questão de escolha do indivíduo (livre arbítrio), de forma que Eva e Adão decidiram desobedecer a Deus e comer do fruto que Ele havia ordenado não comerem, por conselho do inimigo. O resultado disso é tudo o que vemos de ruim neste mundo carcomido por ~6.000 anos de pecado. E Deus só havia proibido eles comer do fruto de uma das inúmeras árvores do jardim, como um simples teste de obediência. O que o inimigo não disse a eles foi as consequências de experimentar do fruto, falando somente dos 'benefícios' (Ser igual a Deus, conhecedores do bem e do mal) e eles caíram em outra mentira, pois isso não seria um benefício, iludidos pensando que seriam deuses.

Sobre o simbolismo das passagens bíblicas que te apresentei, Elyson, vai dizer isso para um doente de cirrose, uma pessoa que perdeu alguém querido por causa do álcool, etc. Claramente Deus nos dá lições com esses textos, para que possamos nos desviar dos caminhos que levam à destruição. Fechar os olhos para esse 'mapa', é se perder neste mundo cheio de enganos e incertezas.

"O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena." (Provérbios 27:12)

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:16,17)

Elyson Scafati disse...

Por todos os deuses André: O que é condenado, seja na bíblia (um arremedo mal formado do Tanak) como no próprio Tanak, é o Excesso, O excesso, O excesso!!!! Seja ele de álcool como de qq outra coisa (até mesmo de burrice; por que para vocês temos de repetir 1 milhão de vezes a mesma coisa?).
Isso vem mesmo descrito no Mishná (os comentários de nossos doutores da lei). Até Jesus bebeu do vinho (yayin, bem descrito em Exodo, no mais puro hebraico clássico ou hamar, quando na língua falada - o aramaico) no Pesach e hoje, ainda se bebe vinho no Pesach e se come o pão ázimo, pois faz parte do ritual. Logo, sua interpretação bíblica é completamente é furada.
Acho que vc não entendeu nada do que eu disse. Deve estar muito preocupado com sua salvação para ir a uma instituição de drogados e ver o que ocorre. Seu raciocínio é falacioso (a falácia da bola de neve). Mais uma vez: quem se vicia são doentes, pessoas com propensão ao vício e estes devem ser tratados e não abandonados.
Revista Psique Ano V n 55 (esta não ganha a vida vendendo vinho) Pg 16 - Artigo:"Só mais uma dose". [Estudo da Universidade John Hopkins (EUA) descobriu mecanismo molecular do resveratrol associado a benefícios cardiovasculares do vinho tinto. Em outras palavras, o consumo regular e moderado de vinho tinto pode proteger o cérebro contra os danos de um AVC.]
Mas é claro, se vc se exceder na bebida, o efeito será reverso vc morrerá de cirrose, derrame, câncer, úlcera, ficará retardado ou mesmo morrerá em um acidente.
Bem André: O que é pecado? Vc concorda que se escolho um caminho que me é dada a liberdade para fazê-lo não estarei pecando, desde que não prejudique terceiros?
Pecado André é tudo o que vc faz, seja consciente ou inconscientemente que venha a lhe prejudicar ou a terceiros. É aquilo que lhe gerará conseqüências graves. Não é o mesmo que eu escolher entre comer peixe ou carne de porco. Mas é eu escolher entre me prejudicar e continuar vivendo numa boa.
O pecado não é uma questão de livre arbítrio, mas de bom senso consigo mesmo. É aqui que se encaixa o provérbio que apôs acima.

Elyson Scafati disse...

"Eviadão" André representa não dois seres que viveram no paraíso, mas sim as fases de nossa vida (infância, adolescência e fase adulta). Quando vc comer do fruto do conhecimento vc se tornará adulto. É hora de tocar a sua vida por si mesmo.
Deus faz o papel de um pai que guarda resistências quando vê seus filhos crescerem. Afinal, pais são os senhores do lar e têm poder de mando sobre seus filhos. Assim, o impedimento deles não é um teste de obediência, mas a resistência paterna em aceitar que os filhos crescem.
O inimigo são nossos pensamentos. Queremos e não queremos ser livres, ao chegarmos em nossa fase pré-adulta. Temos vontade, curiosidade, mas temos medo. Mas chega a hora de dar um passo e é aqui que comemos da árvore do conhecimento e da vida. É hora de partir e sermos nossos senhores e de nossos lares.
Judaicamente falando, para cada coisa que vc ganha, vc perde outra. Ganhar a liberdade dos pais, significa vc caminhar com as próprias pernas. Por outro lado "ganharás o pão com o suor do teu rosto", o que é um saco, pois é responsabilidade e não tem mais ninguém que olhará por vc senão vc mesmo.
Assim, maximize os ganhos e minimize as perdas. Ser um adulto é ser responsável, é ter conhecimento, é ter família, é se interessar pelo sexo oposto, é saber que está envelhecendo, é tomar tento da vida. Isso é o simbolismo de "Eviadão".
Ora, se deus é onitudo, ele já sabia que aquilo ia ocorrer. Então para que impor um teste idiota como este? Só para dizer "Putz!!! Como eu sou bom!!! O que eu digo e sei sempre acontece!!!"
Se jamais teve a curiosidade de olhar uma maçã dentro, verá que a conotação da árvore do conhecimento é sexual (uma maçã é uma vagina - aquele negócio que as mulheres usam para fazer xixi e sexo e de onde sai o nenê). A serpente é o pênis (aquele troço pendurado que o homem usa para fazer xixi e quando fica excitado serve para fazer sexo).
Quando nossos hormônios afloram temos o desejo e é ai que conhecemos a árvore da vida, em nossa adolescência.
Você tem uma visão muito tosca do mundo. Vc vive mergulhado na culpa. O mundo, para começar não tem 6 mil anos, mas em torno de 4,5 bi. Nós, como espécie, estamos aqui em torno de uns 150 a 120 mil anos. É humano ter curiosidade, guerrear, subjugar, ter hierarquia, e querer mais e mais. Porém caímos na falta de bom senso e de ética para com os outros. É aqui que passamos a pecar.
Quanto ao que está em Timóteo, desconsidero, a escritura deve ser um aprendizado e não uma repreensão. É somente pelo aprendizado que se sabe como fazer uma boa obra, principalmente zelar por que necessita de ajuda.
Aliás, vc já fez trabalhos nos alcoólicos anônimos e em instituições de adictos? Já visitou instituições infantis e de idosos abandonados? A Federação Espírita cuida de muitos destes abrigos, ou vc seria um daqueles hipócritas do templo ou como os nossos ilustres jogadores que se recusaram a adentrar ao abrigo espírita das crianças?

André Luiz Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Luiz Marques disse...

3. concordo veementemente que drogados devem ser tratados e não abandonados, pois são pessoas pecadoras como eu e você, que precisam da misericórdia de Deus e do próximo (instrumento de Deus, muitas vezes). Meu pai, por exemplo, já foi alcoolatra, mas passou por um tratamento em Curutiba e a mais de 30 anos está recuperado, não bebendo álcool a partir daí.

É por isso que a Igreja Adventista tem as atividades de obras médico-missionárias espalhadas por mais de 200 países do mundo, juntamente com a ADRA, que trabalha com ajuda humanitária. Possui vários hospitais e centros de recuperação de dependentes. Veja exemplos acessando os links logo abaixo (não estamos nos vangloriando com isso, mas apenas respondendo a acusações):

http://www.portaladventista.org/portal/asn---portugu/2451-comunidade-terapeutica-adventista-recebera-recursos-de-campanha-no-rio-grande-do-sul

http://www.adra.paulistana.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=90:cursos-como-deixar-de-fumar&catid=49:saude-basica&Itemid=83

Isso tudo não quer dizer que nós, adventistas do 7º dia, queremos ser salvos pelas nossas obras, mas que fazemos estas obras por estarmos em processo de salvação e amarmos, sobretudo, a Jesus, que pediu para guardarmos os Seus mandamentos e fazer o bem que Ele fez aqui na Terra, nos dando o exemplo. Boas obras são consequências de um relacionamento sério com Jesus, pois somos salvos é pela graça, mediante a fé nEle. Fé, obras, graça, Lei têm seu lugar na vida do cristão autêntico e não são autoexcludentes (escreverei um artigo sobre isso em breve), como alguns julgam. A IASD tem uma missão especial diferente de muitas outras igrejas:

http://www.adventistas.com/maio2003/nova_avaliacaoIASD11.htm

Eu, particularmente, não sou a "simpatia em pessoa" para ir sozinho alegrar o coração de um acamado ou dependente químico, mas já fui inúmeras vezes com outras pessoas visitar doentes e azilados, até mesmo porque isso é o meu dever como cristão. Porém, faço com o maior prazer, por estar ciente da importância de apoio que tais pessoas necessitam. Pouco tempo atrás fui com meu pai visitar um amigo dele que sofreu um AVC, em São João do Ivaí. Ajudo no que posso também com meus dízimos e ofertas, onde as ofertas vão também para custear ajuda humanitária de diferentes níveis. Lembrando que não escrevo isso para me justificar, mas para ponderar suas acusações.

Sabe, sexta-feira passada fui ao supermercado e um andarilho me abordou pedindo um trocado. Percebi que que muito que provavelmente ele iria usar o dinheiro para comprar bebida alcoolica (pois estava já "chumbado", com o rosto inchado pelo consumo de cachaça). disse "não" e entrei no supermercado e entre as coisas que comprei, separei uma maçã para dar para aquele Sr. Dei a fruta pra ele e ele agradeceu e começou a comer. Lembrei deste nosso embate logo depois desse episódio.

[continua logo abaixo]

Elyson Scafati disse...

Para começar André, pouco me interessa o que cristãos aceitam ou não.

Para mim a vossa crença é um equívoco, pois adora um ser humano como deus e lhe atribui milagres dignos de um filme de Alice no país das maravilhas.

A leitura de textos sagrados não é algo que deva ser tomado como real, mas sim em sentido figurado, é um aprendizado.

Imagine vc ler o Ramayana e interpretar o seu teor como algo real... Seria uma loucura. As lutas que lá são transcritas, são a nossa luta interna, assim como é o verdadeiro significado de "jihad".

O que se encontra na Mishná e no Talmude é a interpretação do judaísmo a fim, de que ele se adapte à realidade e sobreviva.

Lembre-se toda vez que a religião ignora a realidade, esta ignora a religião.

Não vivemos mais sobre a lei mosaica ou sob as neuroses de Saulo.

Não apedrejamos adúlteros, prostitutas, nem passamos a espada em quem trabalha no sábado, ou matamos quem diverge de nossas subjetividades. O mundo evoluiu...

Sobre a questão do vinho, à época, assim como hoje, é impossível se armazenar suco de uva em estado natural, pois ele começa a fermentar em cerca de uns 2 a 3 dias (imagine então sob o calor de Israel e Egito...). À época não existia geladeira.

Á época o teor alcoólico de um vinho era em torno de uns 5% a 8%. Assim, ele duraria um pouco mais que o normal. Coisa de alguns meses.

Mesmo os vinhos de hoje, com teores de álcool entre 5% a 12%, sobrevivem a base de conservantes e antioxidantes, senão virariam vinagre. Os únicos "indestrutíveis" são os portos, Marsalas e Xerez, pois neles se adiciona a aguardente de uva, a qual é um destilado, logo não se trata de algo Kosher, pois é contra o disposto na Mishna, além de ser altamente prejudicial a saúde.

O suco de uva que bebemos hoje se mantém em seu estado natural também devido a conservantes e antioxidantes.

Como o vinho, a garrafa de suco tem de ser de vidro e super vedada para não vinagrar, formar aldeídos, cetonas e ácidos, o que são os componentes causadores da ressaca.

Assim, duvido que a bíblia se refira a suco de uva in natura, a conotação de "yayin" é vinho com alcool mesmo e não suco cuja palavra correta é "tirosh" ou o vinho doce e sem alcool que é o suco dado às crianças no pesach, rosh hashaná e após o yom kipur.

Obviamente, quanto mais longe do álcool, ou de qualquer droga, melhor, pois elas escravizam e a Mishná é clara nisso.

Elyson Scafati disse...

Sobre o Shekar, não se trata de bebida produzida a partir da videira, mas extraída de grãos, provavelmente de trigo ou malte, com teor alcoólico cerca de 13 a 15%. No hebraico, o shekar quer dizer algo muito forte para beber (eu traduziria como uma cerveja poderosa).

Esta é a bebida proibida pela lei judaica, que podemos fazer analogia com os destilados, além, obviamente, do excesso de vinho e seus efeitos terríveis.

Assim, alto lá quando falar que nossos comentários contradizem o Tanak, muito pelo contrário, onde há brechas e novas situações, somos obrigados a interpretar, exatamente como fazem os legisladores e doutrinadores do direito.

Não trate as pessoas como pecadoras, André. Isso é como eu já lhe disse, uma imersão na culpa. É uma invencionice cristã para justificar a salvação.

Para vc qual seria a definição de pecado? Ser um humano? Simplesmente nascer?

Isso é uma visão tosca da vida. O pecado é aquilo que o violenta e a terceiros. Não o fato de vc simplesmente ser uma pessoa.

Defeitos genéticos não são uma questão de lamarkismo (lei do uso e desuso) ou de pecado como vc coloca. Mas suas causas são naturais. O fato de seu pai ter bebido, não modifica o código genético dele a ponto de passar uma herança desse gênero aos seus descendentes.

O que pode acontecer para quem bebe são graves problemas de saúde, porém não alteram o DNA de células germinativas. O álcool é um agente carcinogênico, assim como o cigarro (alcatrão), e a gordura animal de porco, boi, carneiro, cabrito, no que se refere ao câncer de próstata, mamas e útero, coca cola, aspartame, sacarina, conservantes, etc.

A alteração (mutagênese) se dá em DNA localizado (fígado , rins, estômago, garganta, faringe, pulmões, pâncreas)não no DNA germinativo.

Para irmos mais além, o agente terá de ser mutagênico que altere o DNA germinativo. Isso é meio difícil de ocorrer. Um bom exemplo são as radiações.

As doenças, André, não se tratam de uma questão de pecado, mas realmente de fatos naturais. Sejam humanos ou não todas as espécies adoecem, envelhecem, sofrem acidentes e morrem, cada qual dentro de seu prazo de validade.

Louvo a atitude de vossa igreja e a sua em não ser mais um hipócrita do templo.

Mas não faça boas obras em busca da salvação. Não barganhe com os deuses. Não é seu dever como cristão, judeu, budista ou satanista, mas é seu dever como ser humano.

Faça suas boas obras de livre e espontânea vontade, sem esperar nada em troca, seja aqui seja no além.

Lembre-se, que tua mão esquerda não veja o que faz a direita (acho que é isso).

Outra, não sou defensor de cachaça. Violou o nono mandamento ein - "Não dirás falso testemunho contra teu próximo"!!! Que feio para um seguidor à risca da lei!!! Não bebo, já lhe disse anteriormente que bebida me faz mal. É uma tacinha de vinho, muito raramente.

Jamais esperneio (não é do meu perfil), apenas trago argumentos.

Também, já visitei os centros adventistas, espíritas, judeus, budistas, batistas, católicos, umbandistas de tratamento para pessoas.

Entro em qq um deles, sem restrições, e me dou bem com todos os seguidores destas crenças, pois ali nossas diferenças acabam para zelar pelo bem de quem está necessitado.

Elyson Scafati disse...

Bem André, vou esclarecer como funcionam as coisas no judaísmo:

O Tanach é formado por:

*Torah ou Chumach quando enrolado é o Sefer Torah - o pentateuco que é onde se encontra a Halachah (a lei);

*Neviin - os profetas (de Josué a malaquias);

*Ketuvin - os escritos (de salmos até crônicas).

O Talmud se refere às discussões dos rabinos em torno da lei (o tanach onde se discute halachah - a lei), da ética e dos costumes (onde se discute hagadah ou questões comuns).

Divide-se em duas versões:

*Babilônica (Bavli) - mais moderno, compilado por volta de 500 d.C. É o mais usado atualmente.

* De Jerusalém (Yerushalmi)- o mais antigo compilado em cerca de 300 d.C.

As tradições orais (midrashim) foram codificadas no Talmud,sendo sua primeira versão o Midrash Rabah, onde estavam os midrashim hagadah. É esse que constantemente se reedita.

O Talmud se divide em:

*Mishnah - que é o Midrash escrito e divide-se em:

-Zeraim ("Sementes")- discute sobre rezas e bênçãos, dízimos e leis agrícolas (11 tratados).

-Moed ("Festival")- referente às leis do Shabat e das Festas Judaicas (12 tratados).

-Nashim ("Mulheres") - acerca do casamento e divórcio, algumas formas de juramentos e as leis do nazir (7 tratados).

-Nezikin ("Danos")- ocupa-se da lei civil e criminal, o funcionamento dos tribunais e juramentos (10 tratados).

-Kodashim ("Coisas Sagradas")- acerca dos rituais de sacrifícios, as actividades do Templo e as leis alimentares (11 tratados).

-Tahorot ("Purezas")- relativo às leis de pureza e impureza, incluindo a impureza do morto, as leis da pureza ritual dos sacerdotes ('Cohanim'), as leis da "pureza familiar" (as leis menstruais) e outras (12 tratados).

* Gemarah - onde se fazem os comentários e análise das Mishnah. Aqui se usa o Sevarah - deduções e analogias pela lógica.

Elyson Scafati disse...

A questão do vinho no Pesach está no Moed - Pesahim. Este determina a ordem ritualistica do Seder. Restringir-me-ei aos pontos onde entra o vinho, também podendo ser utilizado o Tirosh:

1 copo - Kidush - ou santificação do dia.

2 copo - Maggid - ou narração do Shemot (êxodo).

3 copo - Birkat hamazon - a benção após a refeição.

4 copo - Hallel - agradecimento com a recitação do Tehillim (salmos).
5 - copo de vinho ao (não é bebido) final da refeição, para lembrar a chegada iminente do Mashiach.

Isso tb se relaciona às 4 promessas do Eterno (tirar do Egito, Livrar da servidão, resgatar o povo e tornar os israelitas Seu povo) e a 5 promessa: a vinda do Messias. Há outras interpretações, mas esta é tida como a mais correta.

Mas não pense que é um copo americano, pois se assim o fosse, ao fim da 4 benção o chefe da família estaria de porre. São apenas 80 ml por taça de um vinho com cerca de 5% de álcool.

Mas 80 na Caballah é o simbolismo da letra “Pe” que representa o pensamento, a palavra, a boca, o que reforça a interpretação acima, pois as promessas saíram da boca e do pensamento do Eterno.


Ainda na literatura judaica temos:

*Zohar – os comentários místicos do Torah, sobre a natureza de Deus e considerações sobre a origem e estrutura do universo, a natureza das almas, pecado, redenção, o bem e o mal, etc.

*Cabbalah - sabedoria que investiga a natureza divina, cujo significado é recebimento. É o estudo da natureza física e metafísica da humanidade. Procura mostrar em detalhes como eliminar toda forma de caos, dor e sofrimento.


Veja que a nossa cultura religiosa escrita é muito mais vasta que a apresentada pelo cristianismo. Os leigos que deram formação a esta crença não eram versados completamente no judaísmo.

Afinal temos quase 6 mil anos de história (5770 anos contra meros 2010 anos)...

Elyson Scafati disse...

Também, lembre-se que a primeira coisa que o mito de Noé narra após o dilúvio foi ele plantar a vinha (símbolo da eternidade), bem como o porre bíblico dele.

O vinho também tem como simbolismo a alegria no Seder, que é a união e eternização da família, assim como são as promessas do Eterno.

O vinho se esconde na uva, assim como as alegrias e a redenção estão escondidas em nós.

Elyson Scafati disse...

Espero ter sido didático na explanação.

André Luiz Marques disse...

O meu penúltimo comentário logo acima foi removido porque troquei os termos, sem querer. Realmente o significado de "yayin" e "shekar" são estes mesmos apresentados pelo Elyson, assim como por mim, nos links disponibilizados no artigo. Desculpem.

Porém, permanece a questão controversa. Leia o artigo linkado a seguir (mas tenha paciência, pois é uma tradução e não está com a ortografia 100%):

http://compusitionsdel.com/015Writings/Vinho.pdf

André Luiz Marques disse...

Para mim, interressa muito saber no que os judeus atuais creem ou não, pois estou em processo de constante aprendizado e respeito todas as religiões, apesar de não concordar com certas doutrinas da maioria delas.

Pecado é a transgressão da Lei de Deus (I João 3:4), e não historinhas inventadas por você, Elyson. Leia toda a Bíblia em oração e saberá todas as leis de Deus vigentes, que incluem a lei moral (Os Dez Mandamentos de Êx. 20 - que contém as regras para uma boa relação para com Deus e o próximo) e as leis de saúde/higiene (Lev. 11, por exemplo).

Desculpe, mas foi por interpretações apresentadas por você como "judaicamente falando" que o Salvador passou debaixo do nariz dos judeus e eles não O reconheceram, pois estavam atrelados às suas tradições e interpretações descabidas da Torá (por exemplo, inventaram mais de 600 regras em torno da guarda do sábado que o tornou um peso, e não um descanso no Senhor do sábado - Jesus). Por isso não são mais, como nação, o povo de Deus (claro que individualmente têm a salvação e a adoção de Deus assegurada, se crerem em Jesus como seu Salvador pessoal e guardarem os Seus mandamentos, conforme Apocalipse 14:12; João 14:15; etc.), inventando coisas que a Palavra de Deus não dizem. Adão e Eva foram pessoas literais e foram os primeiros seres humanos criados. Alguns argumentos linkados abaixo:

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/09/adao-e-eva-existiram.html

http://criacionistaconsciente.blogspot.com/2009/08/genesis-e-um-relato-literal.html

André Luiz Marques disse...

Se é um "teste idiota", por que você não tenta ser aprovado por suas próprias forças (sem a ajuda de Deus) em um teste do mesmo nível? Verá o que o tentador fará com você.

Considerando o grande conflito que estamos vivendo entre as forças do bem e do mau, Deus permitiu o teste com Adão e Eva porque o principal argumento de Satanás (d'antes Lúcifer) era que Deus não era amor e justiça simultaneamente, conforme Ele diz que é. Se Deus não permitisse a tentação, Satanás o acusaria de superproteger sua criatura, a impedindo de exercer o livre arbítrio que Ele tanto preza. Depois, quis encurralar Deus pensando que se o homem pecasse, então Deus não poderia provar que é amor e justiça ao mesmo tempo, pois ou teria que condenar Adão e Eva à morte eterna (pois é o salário do pecado), mostrandoa que não seria amor, ou iria fazer "vistas grossas" e deixar os dois vivos, mostrando aos santos anjos que não era justiça (visto que os santos anjos guardam a Lei de Deus e achariam injusto só eles terem que obedecer). Porém, Satanás não contava com o infinito amor e sabedoria de Deus que apresentou o plano da salvação do homem, de forma que Jesus se ofereceu para morrer por nós e guardar a Lei - e fez tudo isso. Não se trata de "masoquismo" da parte de Deus, mas uma prova de Seu infinito amor. Ele quis criar seres que fossem semelhantes a Ele em caráter e aparência, de forma que foram datados do que Deus preza muito, o libre arbítrio, que faz toda a diferença em relação ao restante da criação terrestre. Ele criou seres capazes de raciocinar, questionar e entender por si mesmos Suas verdades de amor, tendo a oportunidade de O obedecer por amor, retribuindo Seu infinito amor. Não quis criar o homem como se fosse um robô, que faz tudo o que lhe é comandado, sem saber porquê, sendo frio, sem sentimentos, sem entender o que é amor de verdade. O homem foi criado para refletir a glória de Deus, mas exerceu seu livre arbítrio e caiu em pecado. Esse é o Deus de amor, sabedoria e justiça que eu conheço. Louvado seja o Senhor por tudo o que Ele é e faz! Apesar de vez ou outra cair, sou redimido pelo sangue salvador de Cristo, e almejo um dia estar com Ele para retribuir pessoalmente essa que é a maior demonstração de amor que existe. Procuro O obedecer porque sei que Sua lei é justa e proteje-me do mal, se obedecida, como no caso do alcoolismo e de outras doenças, por exemplo. A Lei de Deus, portanto, é o manual de como se viver bem e feliz (apesar dos pesares) aqui nesta Terra [continua logo abaixo]

André Luiz Marques disse...

Deus não poupou nem Seu único Filho quando aqui esteve, sendo Ele também tentado, mas aprovado, pois andava (e anda) com Deus (Mateus 4:1-11). Leia alguns trechos do livro Patriarcas e Profetas, de Ellen White e entenda um pouco mais:

"Nossos primeiros pais não foram deixados sem avisos do perigo que os ameaçava. Mensageiros celestiais expuseram-lhes a história da queda de Satanás, e suas tramas para sua destruição, explicando mais completamente a natureza do governo divino, que o príncipe do mal estava procurando transtornar. Foi pela desobediência às justas ordens de Deus que Satanás e seu exército caíram. Quão importante, pois, que Adão e Eva honrassem aquela lei pela qual somente é possível manter-se a ordem e a eqüidade!"

"A lei de Deus é tão sagrada como Ele próprio. É uma revelação de Sua vontade, uma transcrição de Seu caráter, expressão do amor e sabedoria divinos. A harmonia da criação depende da perfeita conformidade de todos os seres, de todas as coisas, animadas e inanimadas, com a lei do Criador. Deus determinou leis, não somente para o governo dos seres vivos, mas para todas as operações da Natureza. Tudo se encontra sob leis fixas, que não podem ser desrespeitadas. Todavia, ao mesmo tempo em que tudo na Natureza é governado por leis naturais, o homem unicamente, dentre todos os que habitam na Terra, é responsável perante a lei moral. Ao homem, a obra coroadora da criação, Deus deu o poder de compreender o que Ele requer, a justiça e beneficência de Sua lei, e as santas reivindicações da mesma para com ele; e do homem se exige inabalável obediência."

(...)

"A árvore da ciência se tornara a prova de sua obediência e amor a Deus. O Senhor achara conveniente não lhes impor senão uma proibição quanto ao uso de tudo que estava no jardim; mas, se desatendessem a Sua vontade neste particular, incorreriam na culpa de transgressão. Satanás não os acompanharia com tentações contínuas; poderia ter acesso a eles unicamente junto à árvore proibida. Se eles tentassem examinar a natureza da mesma, estariam expostos aos seus ardis. Foram admoestados a dar cuidadosa atenção à advertência que Deus lhes enviara, e estarem contentes com as instruções que Ele achara conveniente comunicar-lhes." (PP. pgs. 52,53) [continua logo abaixo]

André Luiz Marques disse...

(...)

"A árvore da ciência se tornara a prova de sua obediência e amor a Deus. O Senhor achara conveniente não lhes impor senão uma proibição quanto ao uso de tudo que estava no jardim; mas, se desatendessem a Sua vontade neste particular, incorreriam na culpa de transgressão. Satanás não os acompanharia com tentações contínuas; poderia ter acesso a eles unicamente junto à árvore proibida. Se eles tentassem examinar a natureza da mesma, estariam expostos aos seus ardis. Foram admoestados a dar cuidadosa atenção à advertência que Deus lhes enviara, e estarem contentes com as instruções que Ele achara conveniente comunicar-lhes" (p.53).

(...)

"Tal tem sido a obra de Satanás desde os dias de Adão até o presente, e com a mesma tem ele prosseguido com grande êxito. Ele tenta os homens a desconfiarem do amor de Deus, e a duvidarem de Sua sabedoria. Está constantemente procurando despertar um espírito de irreverente curiosidade, um inquieto, inquiridor desejo de penetrar os segredos da sabedoria e poder divinos. Em seus esforços para pesquisarem o que Deus foi servido recusar-lhes, multidões descuidam-se das verdades que Ele revelou, e que são essenciais para a salvação. Satanás tenta os homens à desobediência, levando-os a crer que estão a entrar em um maravilhoso campo de saber. Mas tudo isto é um engano. Desvanecendo-se com suas idéias de progresso, acham-se eles conculcando os mandamentos de Deus, colocando os pés na senda que leva à degradação e morte" (p. 54,55).

(...)

" Se tivesse sido designada a Adão alguma prova grande, aqueles cujo coração, se inclina para o mal desculpar-se-iam então, dizendo: "Isto é uma coisa trivial, e Deus não é tão exigente a respeito de coisas pequenas". E haveria contínua transgressão em coisas consideradas pequenas, as quais ficam sem reprovação humana. O Senhor, porém, tornou patente que o pecado, em qualquer grau, é ofensivo para Ele." (p. 61)

André Luiz Marques disse...

Outro link para estudos:

http://estudokako.blogspot.com/2008/12/o-vinho-na-bblia.html

Sobre Noé, a Bíblia relata que bebeu vinho alcoolico e se embriagou para que as pessoas vissem que não existe pessoa aqui nesta Terra livre de pecar. Mas claro, caimos e nos levantamos pela misericórdia de Cristo, só que sempre Jesus nos diz "vá e não peques mais", como um incentivo amigo. Como diz Leandro Quadros, somos pecadores e não pecadeiros. Devemos sempre estar procurando seguir obedecer a Deus, mas se por ventura viermos a propeçar, "...temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (I João 2:1,2). A Bíblia é tão fiel que relata as boas e as más ações de seus personagens, mesmo aqueles que andaram com Deus e foram considerados justos aos Seus olhos, como no caso de Enoque, Noé, Moisés, Davi, Paulo, João etc. Note que Deus não apoia a atitude de Noé ao fabricar vinho, pois respeitou sua liberdade, mas deixou que as consequências sobrecaissem sobre Noé. Porém, Noé se arrependeu não fez mais isso.

Repare que todas as vezes que a Bíblia se refere ao vinho fermentado é em um tom negativo, como no caso do relato da embriaguês de Noé. [continuo outro dia]

Elyson Scafati disse...

André, ninguém em são consciência seguiria as regras absurdas que existem no Vaikra (Levítico), pois isso impossibilitaria a vida atual. Todavia, há ortodoxos que ainda se prendem a isso. Os reformistas seguem os mandamentos éticos apenas e guardam as festas.

Ma o que é a transgressão de deus afinal? Você mesmo as respondeu com sua indicação: É tudo aquilo que o violenta de forma consciente ou não, bem como a terceiros.

Ou seja, o que vc apontou o que resumidamente respondi no fundo é exatamente a mesma coisa. Ou será que prerciso desenhar?

Acho vc que também se trata de um analfabeto funcional, pois lê e não entende o que lê.

Elyson Scafati disse...

Para judeus , o messias não se trata de um ser divino, mas de alguém humano, filho de pais humanos, porém com um estrito relacionamento com deus.

Segundo interpreta-se, seria um libertador. Bem, o suposto Jesus não apresenta esta característica. Não libertou ninguém de nada, causou mais problemas que soluções e foi o principal causador da desgraça do meu povo por cerca de 2000 anos, portanto, não é o messias.

Não matamos este sujeito, pois mesmo a elite judaica (o sinhedrim - sinédrio) não tinha poderes sobre a vida de ninguém que fosse preso político, exceto Roma.

Bar Koshba se aproximou mais dessa figura mítica que Jesus, porém, também deu com os burros n´agua.

Particularmente, não acredito em histórias de messias. Para mim são balela. Apenas me ligo culturalmente ao meu povo.

Ora ora... Quem são vocês para dizer que os judeus estão excluídos da brincadeira de filho de deus?

Segundo nossas tradições, nós somos os escolhidos e não os goyns. Uma vez que isso é claro no Tanak, Ou YHWH seria um "duas caras" que não é fiel a sua palavra como vosso deus da mentira?

O novo testamento não é considerado pelos judeus como um integrante de nossa literatura, assim como não o é o corão (aliás, este diz que o profeta é Maomé).

O novo testamento viola patentemente as escrituras judaicas, pois não é possível venerar um outro ser diferente de YHWH, principalmente um homem. Isso é na acepção da palavra idolatria e, portanto, blasfêmia.

Elyson Scafati disse...

Tenha santa paciência André. "Eviadão" pessoas literais... Isso, jamais seria possível sabe por que?

Um casal apenas não manteria o pool genético requisitado para que a humanidade sobrevivesse como espécie. Morreriamos todos de doenças rescessivas. Sofreríamos exatamente do problema enfrentado por cães de raça.

Também a ciência já mostrou que isso é uma grande bobagem. É o mesmo que achar que Hércules era filho de Zeus e que os ciclops existiram de fato.

Outro ponto, como em 6 mil anos poderia haver a variabilidade de humanos? "Eviadão" eram negros, caucasóides ou mongóis? Patrocinaria deus uniões abomináveis como o incesto (tabu em quase todas as sociedades)?

Nem perderei meu tempo lendo suas maluquices.

O problema de vocês é a literalidade. A bíblia não é a palavra de deus assim como não o é o Tanak, mas sim, a palavra de homens.

Se viajar pela história verá os componentes dela, bem como suas lendas espalhadas pela mitologia do Crescente Fértil e Persia (é daqui que saiu o conceito de Messias - Saoshiant que é um tema típico do Zoroastrismo aprendido na Babílônia após a libertação do cativeiro.

Entenda que a bíblia mescla mitologia com fatos, exatamente como todas as histórias antigas. Enrtender isso como literalidade e a mais pura estupidez.

Elyson Scafati disse...

Sim André é um teste muito idiota mesmo! Se deus é onitudo, já sabe quando irá dar tudo errado mesmoou quando tudo dará certo. Então para que testes? No caso de Jó para ver o pobre sofrer e no caso de Eviadão para dizer "putz como eu sou bom!!!"

Isso não faz sentido André.

Bem e mal são uma questão de subjetividade no nível da natureza. Que tal um gato matando um lindo canarinho?

Para o homem é uma questão cultural. Apedrejar uma adúltera no Irã e na época mosaica é um bem social, mas para nós é uma abominação.

Mas porque deus não mandou Satã para aquele lugar, já que é todo poderoso? Não podia? Era o livre arbítrio deste ser atazanar o saco de deus? Então deus não tem poder sobre o livre arbítrio, logo ele não é onipotente.

A historinha de Adão e Eva é bonitinha, porém não é real e tampouco suas justificativas, nessa intensa ginástica retóricasão plausíveis. Vc larga muitos buracos sem o mínimo de senso lógico. Até uma criança seria capaz de refutar seus argumentos.

Este conflito entre bem e mal ganhou muito poder após o cativeiro, quando boa parte dos textos bíblicos foram reescritos.
O início de tais escritos começou com as tábuas da lei e assim ficou até que Israel se firmasse como estado (por volta do tempo de Davi e Salomão).

O que é lido hoje no Tanak era uma tradição oral, que muito mais tarde foi codificada e, durante e após o cativeiro, foi recodificada.

Assim, o mito de Noé, o eden, Babel, são oriúndas dos mitos babilônios, acadianos, sumerianos e caldeus.

Já, boa parte das normas dos 10 mandamentos e do Levítico provêm do Egito. Mais especificamente do Livro dos Mortos, onde há prestações positivas e negativas para um homem atingir a vida eterna. Normas de higiene e alimentação também são oriundas do Egito e Babilônia.

Já o diabo assumiu seu caráter de menino mau da seguite forma:

Após o cativeiro finalmente os judeus se tornaram monoteístas (deus tinha uma esposa - Yezirah), mas mesmo assim, tudo ia mal; após os babilônios e a relativa liberdade dada pelos persas, Alexandre apareceu e depois dele os romanos.

"Poxa!!! fazemos tudo certo e mesmo assim deus nos pune? Ohhhh!!! A solução é a seguinte: É culpa do diabo, pois ele não quer que sigamos a lei de deis, daí ele nos pune."

Antes, os judeus eram punidos por não seguirem a lei de deus. Ou seja, sempre há uma resposta para tudo!! E devemos encontrar sempre um culpado para tudo.

Elyson Scafati disse...

Sinto desapontá-lo André, mas infelizmente, deus é a nossa imagem e semelhança e não o contrário.

Veja os deuses desenvolvidos por todas as culturas. Cada qual reflete o perfil destas sociedades e YHWH não foge a esta regra.

Aliás, qual sua evidência concreta para dizer que Krishna e o resto do panteão criado pela humanidade e falso e que YHWH é verdadeiro?

Escritos? Eles também tem escritos e sagas. E ai? Não seria o deus deles o verdadeiro e o que vc adora um demônio? Como saber disso?

Quanto a nós, somos a imagem e semelhança dos animais, com um pouco de consciência capaz de codificar regras morais de convívio social a fim de preservarmos nossa espécie.

Este nosso segredo está guardado em nosso ancestral homo erectus que desenvolveu bem o seu cérebro e aprendeu as vantagens da vida em sociedade.

Leis apareceram a partir da hierarquia familiar e mais tarde do clã e por fim das tribos e cidades estado.

Quanto ao nosso "espírito inquieto", ele existe porque somos seres pensantes ávidos por aprender e ter respostas que no mínimo primem pelo bom senso.

Dizer "foi deus" não explica nada, apenas cria mais problemas. Vide o que aconteceu durante a idade média com os "filósofos" cristãos. tentaram dar lógica ao ilógico e caíram nas mais absurdas falácias, como as 5 provas de Tomás, o mais puro argumento da ignorância.

Abandonar o nosso espírito investigativo é um retrocesso. Sem ele não salvaríamos pessoas e ainda estariamos encarando doenças como castigos divinos e não como organismos patogênicos que podem ser evitados ou como problemas que podem ser mitigados.

Também estaríamos vendo catástrofes naturais como a ira dos deuses que poderia ser aplacada com rituais.

Ellen, era uma esquizofrênica, André. Basta analisar a personalidade dela por meio de sua biografia e de seus escritos. Ela pirou ainda mais depois da pedrada tomada no meio das fuças, que lhe rendeu um defeito facial.

ra uma pessoa com baixa auto-estima e frágil, que criou uma sombra de forte deixando transparecer seu relacionamento íntimo com deus. Isso é comum em pessoas mentalmente fracas.

Ora acham que são poderosas (Toninho do Diabo), ora acham que são emissários do além (o russo Vessarion), ora acham que são o próprio salvador (Inri-Cristo).

Ou são caras de pau notórios (Edir Macedo, Padre Marcelo e John Smith - o cara dos mormons).

Há pessoas que seguem esses camaradas porque são mentalmente fracas ou são ingênuas mesmo.

Por exemplo, os que se dizem possuídos por demônio, vão à sessão do descarrego e se tornam fiéi$$$.

Outros que se tornam pais e filhos de santo e recebem guuias ou orixás ou que falam na "língua dos anjos". Isso é o transtorno de transe ou possessão. O ambiente contagia e há uma epifania, que mesmo pode ocorrer com a auto-implantação de falsas memórias.

Elyson Scafati disse...

Mas quer dizer que o cara é louco? Negativo, é apenas o seu lobo parietal funcionando de uma forma a produzir nossas drogas do prazer que levam ao transe.

Assim, André, ao colocarmos a religião e suas epifanias sob uma lente, perceberemos que tudo se trata de algo plenamente natural, sem nada de sobrenatural.

Entenda que o maior pregador de peças que existe é o seu cérebro.

Seguindo a sequência, como vc mesmo demonstra, a bíblia mostra por meio de parábolas e metáforas o que devemos ou não fazer segundo uma cultura específica.

A parábola era o meio mais versátil de se atingir o povo iletrado, como ainda é feito hoje, como, por exemplo, aqueles folhetos de prevenção contra a AIDS.

Beber é algo nefasto, como qualquer outro vício. Porém, à época em que esta ritualística toda foi desenvolvida certamente o suco de uva fermentava e não tinha jeito, uma vez que ninguém tinha o seu lagar particular e nem havia geladeira na vendinha ao lado.

No mais, o que vc me diz é mera questão de crença, sem qq evidência plausível.

Diferentemente, o que eu lhe trago, são leituras de especialistas em diversas áreas, como Israel Finkelstein (arqueólogo), Bart Ehrman ( um dos maiores especialistas em bíblia). Geog Fohrer (respecialista em civilização Israelita), Karem Armstrong, Jack Miles, Mircea Eliade, Schmon Gibson (Arqueólogo), Dennett, dentre outros autores.

Conhecer algo, não se resume apenas em fazer leituras isoladas de textos sagrados e tampouco nos deixarmos obscurecer por questões de fé.

Vc parece sacralizar determinados assuntos e estes se tornam proibidos para vc ir além.

Se quiser aprender, não se imponha limites. Vá a fundo em tudo.

Sei porque vocês tem ódio mortal da evolução, pois por meio dela somos criaturas que não foram criadas a imagem e semelhança de nada. Assim, adeus pecado e, com ele, adeus salvação e, portanto, adeus religião e aos interesses das igrejas.


É algo bem simplório né?

Elyson Scafati disse...

Quanto ao livre arbítrio, André, vc tem uma visão equivocada deste conceito.

O vocábulo arbítrio significa algo que depende de sua vontade.

Já livre é o que não está sujeito a senhores ou a consequências, que está desobrigado, que é permitido.

Assim, livre arbítrio é a vontade livre, sem que se sofra sanções de qualquer tipo.

Portanto, se eu decido estudar medicina ou física, é meu livre arbítrio que está em pauta. Não sofrerei qualquer sanção em realizar uma ou outra tarefa, pois sou livre para fazê-las ou não.

Mas se eu quero dinheiro e escolho fazer um assalto ou ir trabalhar, isso foge ao livre arbítrio, pois na primeira hipótese isto não me é permitido. Estarei violentando pessoas e correrei risocs de sofrer graves sanções e violentar posteriormente a mim mesmo.

Caso eu decida hoje ir fumar crack, em vez de ficar com minha família, também foge ao meu livre arbítrio, pois arcarei com consequências graves, como ficar viciado, ficar doente, destruir o meu lar, ser assassinado, ir preso.

Dessa forma, as duas últimas questões se tratam de uma questão de bom senso, ponderação e amor próprio em vez de liberdade de fazer ou deixar de fazer.

No mito de Adão e Eva, essa liberdade não existe, uma vez que há a proibição para comer do fruto da árvore da vida. O mito é claro ao mostrar que até nossa adolescência sofremos proibições, mas quando crescemos ganhamos responsabilidade.

Não entenda as coisas literalmente, pois isso é o mesmo que não entender nada e vc acaba por meter os pés pelas mãos e passa a acreditar em cobras falantes, mulheres saíndo da costela de um homem e este vindo do barro.

O barro é algo moldável, assim como nos o sommos na infância e adolescência, mesmo quando adultos. O barro é o caráter do homem assim como o sopro divino é a consciência em discernir o certo do errado.

Já a costela... isso na cultura do Oriente Médio quer dizer: "Eu sou o homem, eu mando, pois fui feito primeiro e vc vei depois mulher."

Também significa, em uma visão mais amena, que a mulher sempre deverá estar ligada ao homem, pois ao se unirem, formam um.

Sola scriptura significa sola ignorantia.Pois vc se torna um papagaio e um analfabeto funcional, uma vez que não percebe a hermenêutica de um texto e qual seus significados.

Literalidade é a forma de interpretar de um fundamentalista e isso acaba dando azo a idiotices como criacionismo e temor aos deuses.

A ignorância André ela é o maior de todos os pecados, pois é dela que nasce o fanatismo, os preconceitos, a mentira, o ódio e as ideologias.

Mãe de Gatos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mãe de Gatos disse...

Desculpe amigo, mas me apoderei da imagem deste estudo e irei usa-la em breve. Espero que não se importe. Caso tenha alguma objeção, me comunique por gentileza. Obrigada.Ótimo este artigo sobre bebidas! Excelente mesmo.

Em Defesa do Evangelho disse...

Geralmente não comento nesses tipos de postagens que traz de uma certa forma debate porque normalmente nem um dos dois lados sede ao ponto de dizer que um ou outro está certo.
Pensei que estava para nascer uma ignorância desse tipo, mas pude ver que já existe.
É inacreditavel como o Elyson Scafati têm uma visão distorcia de como se entender a bíblia.
Pois se o mesmo não sabe, a bíblia têm três tipos de línguagem: literaria, figurativa e simbolica.
Falar que a bíblia de Gênesis a Apocalipse é totalmente simbolica pelo amor de Deus, assim não dá!!

JUNIOR OMNI disse...

___________________________

O MILAGRE DE JESUS CRISTO, NAS BODAS DE CANÁ DA GALILÉIA, NUNCA FOI O DE FAZER: "Suco de Uvas" - João 2

___________________

* DEUS CONDENA A EMBRIAGUEZ, MAS PERMITE AO HOMEM BEBER "BEBIDAS ALCOÓLICAS"...

Leia o Texto bíblico:

"...E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por VINHO, E POR BEBIDA FORTE = (Cachaça, Pinga, Bebida Alcoólica...),

e por tudo o que te pedir a tua alma; COME-O ALI PERANTE O SENHOR TEU DEUS, e ALEGRA-TE, tu e a tua casa..."

Deuteronômio 14:26

** O QUE SERIA BEBIDA FORTE???

SUCO DE UVA...DOCE ???
_____________________________




André Luiz Marques disse...

Veja este estudo que responde à sua "dúvida", Junior Omni:

http://www.youtube.com/watch?v=v5hQph0k4Zs&feature=c4-overview&list=UUIa6p9HWw1hEEfHzfJOcSbA

Será mesmo que a Bíblia condena o uso, mesmo que moderado, das bebidas alcoólicas? A resposta é sim. Não aprova. Os relatos como este que você apresentou tem um contexto isolado. O vídeo explica muito bem isso.

Abraço!

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br