segunda-feira, 12 de julho de 2010

A voz do polvo é a voz... do diabo

O polvo "vidente", chamado de Paul, do aquário de Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, ficou muito conhecido durante a Copa do Mundo de Futebol por acertar 100% de suas previsões sobre os resultados dos jogos, ao entrar em uma das duas caixas que representavam cada time de futebol concorrente. Para a final da Copa, o polvo escolheu a Espanha como campeã, e... a Espanha foi a vitoriosa por 1 X 0 sobre a Holanda. Considerando a probabilidade de acerto em cada evento isolado (50%), muitos poderiam não dar bola para o molusco, mas considerando o acúmulo de acertos, que diminui e muito a probabilidade de acertos, fica a dúvida (para muitos): Será mesmo que este animal pode prever o futuro?

Apesar de este ser mais um caso de sensacionalismo da mídia, não podia deixar de me perguntar sobre o caso. Sugiro uma explicação para o caso, mesmo não sabendo ainda exatamente as reais intenções imediatas de quem está por trás disso. Quero lembrar ao leitor de que ninguém pode saber o futuro a não ser Deus, pois Ele é o único ser onisciente, onipotente e onipresente que existe. Mas, logicamente, não atribuo essa obra a Deus, que não tem o menor interesse em se ocupar com coisas tão tolas como adiantar o resultado de uma competição que não é do seu agrado, sobretudo por causa da idolatria que muitos têm para com o futebol, pela violência que muitas vezes acontece tanto dentro como fora do campo e pela própria competição em si.

Pode ser que Satánas esteja por trás disso, uma vez que foi algo que chamou muito a atenção dos telespectadores de todo o mundo, onde uma mensagem foi transmitida: "não é só Deus que pode prever o futuro", além de outras mais que ainda venho refletindo. Satanás não pode prever o futuro, mas pode manipular os resultados dos jogos, pois é o campo dele, por ser uma competição que gera todos os problemas citados e muitos outros, mesmo tendo cara de esporte para celebrar a união dos povos. Lembrando que a Bíblia diz que Satanás até mesmo pode fazer descer fogo do céu (Apocalipse 13:13), dentro de certas limitações feitas por Deus. Ontem (11/07/10) estava assistindo ao programa Canal Livre, na Band, onde era entrevistado o sociólogo especialista em Geografia Humana, Demétrio Magnoli, sobre a situação da África do Sul quanto às desigualdade sociais, que foram escondidas durante a Copa (ou tentaram esconder). Uma reportagem durante o programa mostrou que o governo sul-africano gastou milhões de dólares para construir um monumental estádio, enquanto que logo ao lado do estádio foi mostrado a pobreza dos residentes, onde foi mostrado também um campinho sem nenhuma estrutura em que alguns garotos jogavam. Ou seja, a Copa cria um fetichismo (conceito de Durkheim, Marx e Weber) que faz com que as pessoas se esqueçam da real luta pela igualdade, união e fraternidade entre os povos, que começa no campo espiritual, passando pelo respeito mútuo em cada relacionamento humano do dia-a-dia. Acabando a Copa, acaba a união. Estados Unidos X Coréia do Norte, exploração dos países capitalistas sobre os países dependentes, etc.

Voltando ao foco principal do texto, a Bíblia diz que o diabo pode manipular a natureza em seu favor, incluindo os animais, como fez com a serpente, no Éden (Gênesis 3:1-24), com o propósito de tentar o homem para que caísse em pecado. O restante da história você já sabe, o mundo infelizmente jaz no malígno, desde então (1 João 5:19). Mas o detalhe é que Cristo já morreu por nós, na cruz do Calvário, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Podendo manipular o que está em seu domínio/território, não é de se duvidar que o diabo tenha usado aquele polvo para se divertir e continuar com seu intento diabólico de enganar as pessoas que não estão firmes na Palavra de Deus. É mera especulação de um leigo sobre o design da bola Jabulani (que alguns acreditam que tem um simbolismo ocultista. Veja aqui), que assume um efeito estranho ao ser projetada, mas será que mãos (ou pés) de anjos maus não poderiam mudar o curso da bola de forma sutil, fazendo com que entre ou não no gol, conforme interesses, tais como o de confirmar a "adivinhação" do polvo? Sei dos efeitos aerodinâmicos da bola explicados pela lei da física, mas esta bola é estranhamente diferente. Você estranharia se estivesse contemplando uma competição com "cartas já marcadas"? Eu não. Sendo assim, as "explicações" da física poderiam estar encobrindo a mãozinha do inimigo sobre a bola Jabulani, ao passo que todo o mundo contemplava a "maldição" da Jabulani, conforme muitos brincavam, incluindo o narrador Galvão Bueno. Mas o inimigo não brinca em "serviço". Seu teatrinho chamado Copa do Mundo foi um sucesso.

Não estou criando aqui uma teoria da conspiração, mas expondo uma hipótese que, levando-se em consideração o conflito entre as forças do bem e do mal, faz certo sentido. Deus permite isso acontecer, pois é mediante a vontade de muitas pessoas (livre arbítrio) que o inimigo pode agir livremente.

Deus, sabendo do perigo de o homem dar ouvidos a animais que falam etc. (que podem ser usados pelo inimigo, como no caso da serpente), inspirou Ellen White a recomendar aos cristãos que não usem fantoches de animais para divertir as crianças, pois cria na mente delas a normalidade de algo que não é normal. Incluo aí desenhos animados e outros. Não é que os animais sejam maus, por favor, não me entenda mal, é que ao diabo foi dado o poder sobre todas as coisas deste mundo quando Adão e Eva transferiram para ele a posição de príncipe deste mundo (João 12:31), ao pecarem, e a Terra foi amaldiçoada a partir daí. Mas um dia isso vai ter fim, com a gloriosa volta do Senhor Jesus, que já nos comprou com Seu sangue. Estejamos prontos!

André Luiz Marques

4 comentários:

Elyson Scafati disse...

Só faltava essa André !!!! O polvo está possuído!!!! Chame um exorcista!!! (kkkkkk). Só faltava também ele ser um polvo falante tal como a "serpente do Eden".

Cara, que ano vc vive? Na idade média? Esse tempo de bruxas e demônios já era! Acorde, vc está no sec. XXI!!!!

Cada evento deste se denomina evento isolado, ou seja, um não depende do outro. Assim a chance de cada um acontecer é 50%.

Isso foi apenas um lance de sorte que nosso amiguinho cefalópodo teve ao escolher uma caixa para entrar, talvez por alguma cor mais atraente da bandeira (cefalópodos enxergam cores ao menos distinguem comprimentos de ondas) ou luminosidade atrás da caixa e não por prever o futuro.

Estatísticas são uma ferramenta de previsão que nos valemos, porém ruim com ela, pior sem ela.

Futebol deve ser apenas encarado como uma diversão. É claro que África do Sul não seria um lugar indicado para um evento do porte de uma copa, assim como não o é o Brasil. O retorno sobre os investimentos não foi satisfatório e o país ficou com um “elefante branco” nas mãos.

Competir faz parte do ser humano e criar heróis também, tanto que vocês têm um (Jesus).

Quanto à bola, não é nenhum anjo a chutando ou zoando com os jogadores. A causa disso é um formato extremamente esférico quase sem irregularidades na forma, exceto pela rugosidade na superfície. Esta quase perfeita esfericidade causa o efeito de mudança de trajetória. Não dá para explicar isso matematicamente, pois exigiria algo denominado equações de Navier-Stokes.

O formato perfeito esférico não gira se o chute for na linha do centro de gravidade e, por ser regular demais quase que flutua no ar e desvia-se com a resistência do ar se encontrar algum vento lateral, além de ter sua velocidade reduzida o que a torna imprevisível.

Uma bola comum gira, pois tem irregularidades na forma esférica, com isso ganha momento e não se desvia da trajetória, a qual é mais estável.

É só, entendeu? Não é nenhum demônio manipulando resultados Ok? Voltou à realidade? Então tá.

Os Espanhóis ganharam porque jogaram com garra e acreditaram em seu esforço, contrariamente ao que ocorreu com o Brasil.

Bem e mal existe desde que a vida existe. A desgraça de um é a vida do outro (ex. o impala morre e alimenta uma família de guepardos).

Deuses e demônios são frutos de nossa imaginação. Aquilo que acontece de bom vc atribui a deus e o que ocorre de mau vc atribui aos demônios.

Se eu e vc estamos disputando um pote de diamantes em uma corrida, um de nós ganhará, mas será que os deuses ou os demônios estarão em ação? Se vc ganhar deus te ajudou e o diabo me prejudicou e vice-versa.

Sobre as “loucuras de Ellen e os animais falantes”, já pensou se eu chegasse em casa e meu gato falasse: "Oi, como foi o seu dia? Quer que eu traga seus chinelos?" (kkkk que loucura!!!! Acho iria para um hospital procurar um psiquiatra e me internaria por stress).

Animais, André, não possuem aparelho fonador capaz de emitir palavras articuladas, embora todos os sons sejam ar passando por cordas vocais. Também, animais não têm raciocínio abstrato-simbólico para associar palavras a coisas.

Mesmo que algo do além os possuísse (o que seria uma hipótese ridícula), não aconteceria nada tá?

A Terra é um lugar fantástico. Somente um tolo enxerga a maldição neste mundo.

Para as coisas melhorarem, basta que todos os homens respeitem aos demais, agindo eticamente, e que as crenças religiosas e ideologias acabem de uma vez para sempre.

Realmente um dia a Terra terá um fim, mas será daqui há uns 5 bi de anos quando nosso Sol morrer. Mas, antes disso, partiremos como pessoas e como espécie e não aparecerá nada do além aqui certo? Pena não poder ver este espetáculo do Sol se tornar uma gigante vermelha.

Vocês estão mortos em vida André. Não sabem viver o que o mundo lhes traz de beleza e conhecimento.

Se eu fosse deus enfiaria o pé no traseiro de vocês.

Unknown disse...

Olá André.

Li o teu perfil, e gostei da descrição, também eu sou adventista, e quero te dizer que las tuas publicações são muito pertinentes e muito adequadas.

Ao ler os comentários que te fizeram, gostaria também de te animar (embora já percebi que és imune ao desânimo!), mas gostaria de te animar a continuares o teu trabalho! Já me ajudou a mim, e com certeza, pelo seu conteúdo, já ajudou muitos outros também.

Isto faz-me lembrar Noé a pregar sobre o dilúvio, e todos o acusavam de louco! ou até mesmo Jesus foi acusado de louco, blasfemo, antiquado, e tantas outras coisas que também te apelidaram a ti nos comentários...

Amigo será sempre assim até ao final do mundo! Mantem-te firme, e continua a publicar material de boa qualidade.

Abraço.

Anônimo disse...

Não Legionarys ele não é imune ao desânimo ele é supersticioso burro mesmo!!!

Anônimo disse...

Eu não sei pra onde a humanidade vai,
mais a capacidade do ser humano de pensar tolices, sem dúvida alguma, é infinita.

"A voz do polvo é a voz do Diabo",

Vocês sabem o que é mulher?
...

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br