sexta-feira, 18 de março de 2011

O Maior dos Geógrafos

Para quem achou que ia me referir a Aziz Ab'Saber ou Milton Santos, por exemplo, se enganou. O maior dos geógrafos, na minha opinião, é aquEle que conhece o mundo em todas as perspectivas - Deus -, pois "no princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1), "pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir" (Salmos 33:9). E, sendo assim, Deus conhece o mundo como a palma de Sua mão, já que é o Criador da Terra. Sabe, eu conheço como ninguém as miniaturas de aeronaves que fiz tempos atrás, lembrando de cada detalhe de suas estruturas e processo de construção. Da mesma forma, só que em outra escala e importância, obviamente, Deus conhece tudo sobre a Terra e sua dinâmica, bem como as relações socioambientais e naturais estabelecidas sobre ela.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João 1:1-3). Este texto bíblico nos informa que foi Jesus quem deu origem ao Universo, à Terra e à vida, acompanhado do Deus Pai e do Deus Espírito Santo (a Trindade).

Portanto, Jesus foi quem criou os movimentos da Terra como, por exemplo, o de rotação, gerando a partir daí o dia e a noite. Planejou cada detalhe de Sua obra para que pudesse comportar a vida sobre ela de maneira equilibrada.

É Jesus quem estende o norte sobre o vazio e faz pairar a Terra sobre o nada, conforme expresso em 26:7. É Ele quem desenhou a Terra como um globo, conforme relatado em Isaías 40:22. Deus conhece cada elemento químico que forma nosso planeta; cada espécie de planta e animal, cada interação entre estes e o meio ambiente; conhece o interior da Terra, assim como a crosta e a atmosfera; conhece todas as leis físicas e químicas atuantes no Planeta; cada tipo de rocha, mineral, solo, relevo, clima, corpos hídricos, etc. está em seu domínio de conhecimento. Por fim, sabe até mesmo quantos fios de cabelos temos em nossas cabeças.

A análise que Jesus faz sobre o espaço geográfico e as relações que se dão sobre ele não é fundamentada em correntes positivistas ou marxistas, mas sim no amor e na justiça, na misericórdia sobre a realidade da condição humana atual, na própria promessa de que os problemas terrenos serão sanados no seu devido tempo e, acima de tudo, uma análise de que nem tudo está perdido e destruído por Satanás, visto que o Senhor ainda vê esperança de um mundo melhor no coração de muitas pessoas, de forma que está fazendo de tudo para conduzí-las pelo caminho da Salvação.

Hoje, sabemos que a Terra está, juntamente com seus moradores, contaminada pelo mal, que veio a partir do pecado do homem. Só que Jesus é tão bom para conosco que nos dará uma segunda chance de vivermos num mundo perfeito de novo, conforme seus planos em Isaías 66: "Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome" (verso 22). "E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR" (verso 23). Que bendita esperança! Saber que não mais teremos terremotos, tsunamis (como os ocorridos no Japão recentemente), fomes, pestes, desigualdades sociais, guerras, problemas ambientais, etc., e que teremos descanso completo num dia (o sábado) separado para nossa comunhão com o Criador, Mantenedor e futuro Restaurador da vida, além de muuuiito mais coisas boas que serão restauradas.

Eu, como gosto de estudar e ensinar geografia, quero comparar a situação da Terra antes e depois de sua restauração. Que Deus me ajude a permanecer firme ao Seu lado, para poder fazer esta maior análise geográfica que poderia sonhar. E você, gostaria de fazer esta análise comparativa junto comigo num futuro próximo? Que Deus nos abençoe!

Como você percebeu, escrevi este pequeno texto pura e simplesmente com base em minha fé em Deus e na Bíblia, sem muito considerar argumentos de cunho científico ou histórico (como normalmente procuro evidenciar aqui no blog, em conciliação à fé), para afirmar que Jesus é o maior geógrafo que existe, visto que "...sem fé, é impossível agradar a Deus..." (Hebreus 11:6). É uma forma de louvor e homenagem que presto ao meu Criador e Criador de tudo de bom que há no Universo e na face da Terra. Senhor, obrigado por ter me criado e cuidado de cada detalhe para que eu, juntamente com meus semelhantes e as outras formas de vida terrestres, pudéssemos retribuir o Seu grande amor com nosso louvor. Nós, os humanos, de forma espiritual, e a fauna e a flora, pelo testemunho que dão (em silêncio) desse Seu amor. Ao Maior dos geógrafos, o meu louvor e a minha adoração!

Sou um simples professor de Geografia que procura se inspirar nos ensinamentos de Jesus para ajudar alunos a adquirirem o seu conhecimento acerca do mundo em que estamos estabelecidos, conciliando estes ensinamentos com o que aprendi na faculdade.

André Luiz Marques

7 comentários:

Elyson Scafati disse...

["No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João 1:1-3). Este texto bíblico nos informa que foi Jesus quem deu origem ao Universo, à Terra e à vida, acompanhado do Deus Pai e do Deus Espírito Santo (a Trindade).
]

kkkkkkkkkkk!!!!! André acho que vc se daria muito bem como humorista.

Rotação da Terra, do Sol do sistema solar e das galáxias são ocasionadas por forças centriptas devido a força gravitacional.

Nos primórdios de nosso universo, antes mesmos das galáxias, formaram-se estrelas massivas que duraram pouco tempo. Essas estrelas formaram super buracos negros que atraíram matéria ao seu redor e formaram as proto-galáxias (quasares).

A partir de então as galáxias começarama agregar matéria e, em determinados pontos essa matéria se concentrou e os primeiros sistemas se formaram. As estrelas de segunda e terceira geração consumiram a maior parte da matéria e o restinho ficou com os planetas.

O a matéria formadora das estrelas ao se aquecer girava violentamente o que fez as estrelas terem o movimento de rotação. Ao arrastarem consigo os demais resíduos isso fez com que planetas girassem em translação e rotação.

Todo e qualquerr material que se submete ao uma gravidade zero se aglutinará em um globo com os polos achatados. Isso ocorre devido a força gravitacional tornar essa forma a mais estável para corpos celestes em formação.

Meteóris e cometas são fragmentos de algum corpo celeste partido ou se tratam de material que não foi aglutinado, daí terem formas diversas.

No mais, vc atribui muitos poderes a uma fantasia criada pelos humanos da idade do bronze.

Eia a pergunta que não quer calar: se deus é tão poderoso assim, porque não acaba logo com satanás? Ou mesmo se é o onifodão, por que criou este ser sabendo que tudo ia dar no que deu? Seria deus um idiota completo?

Elyson Scafati disse...

http://www.youtube.com/watch?v=TXQftCW5k8A&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=7xV7fN6wVvA&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=VaGP2XQWlSA&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=ML8nE2RCHXQ&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=0Mr-SSUGVjM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ll5M-jptyZk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=9LDu6pLctuc&feature=related


Aproveite e assista aos demais filmes de como funciona o universo.

André Luiz Marques disse...

"A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito" (Isaac Newton)

Se quem descobriu a Lei da Gravitação Universal e foi um dos maiores cientistas (se não o maior) que já existiu disse isso, quem somos eu e vc pra dizer o oposto...

Satanás acusou Deus, lá no Céu, de ser antidemocrático, autoritário, e quis uma chance pra mostrar que ele poderia governar de uma forma melhor...

Até a morte de Jesus na cruz, muitos anjos e outros seres criados estiveram com dúvidas...

Deus não destruiu Satanás porque foi justo em deixá-lo mostrar aos outros seres criados quem ele era verdadeiramente.

Hoje, todos nós, os anjos bons e outros seres racionais criados já sabemos que Satanás é aquele que enganou a terça parte dos anjos (com falsas promessas), trouxe todo o mal para o mundo, onde citarei somente uma das formas de mal: a ideia de "raça superior", fundamentada no determinismo de Ratzel, que por sua vez fundamentou esta idiotice nas ideias evolucionistas de Darwin, gerando o Holocausto. Hitler foi instrumento de Satanás aqui na Terra, assim como muitos papas o foram, por apoiar a "Santa" Inquisição.

Com Deus há liberdade, com Satanás, só há promessas...

Deus não criou Satanás (o adversário), mas sim Lúcifer (Anjo de Luz). De fato, Deus não revelou tudo sobre o por que criou Lúcifer ou Hitler (este, por exemplo), mesmo sabendo que iria "dar no que deu". Mas a Bíblia diz que Deus sabe tudo e pode tudo, por isso, pela fé e somente pela fé, eu creio que Deus fez o melhor. Vc e outros têm a liberdade de crer que Deus, então, é um "idiota". Mas eu creio justamente o oposto por tudo o que Jesus demonstrou na cruz do Calvário (morrer por aqueles que se rebelaram e dar uma segunda chance - eu quero aproveitar esta segunda e última chance, como resposta ao Seu grande amor).

Porém, no livro "Patriarcas e Profetas", escrito por Ellen White, que considero ser fruto de inspiração divina, nos trás no capítulo 2 "Por que foi permitido o mal". Alí vc encontra a resposta mais completa que já encontrei. Link para o livro (procurar na lista de livros do site):

http://www.ellenwhitebooks.com/

Ou, para quem quiser, adquira o livro impresso acessando o site:

http://www.cpb.com.br/produto-170-patriarcas+e+profetas+encadernado.html

Vale a pena ler cada linha do que White escreveu sobre o assunto. Não vou colocar trechos aqui, porque todo o capítulo deve ser lido para entendimento completo. Leiam, por favor.

Link de estudos para quem quer saber o que diz a Bíblia sobre a origem do mal:

http://www.jesusvoltara.com.br/bibliafala/07_origem_mal.htm

André Luiz Marques disse...

Ah, quero dizer também que Jesus é o maior dos físicos, astrônomos, cosmólogos, geólogos... Que o diga outro grande astrônomo:

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável." (Galileu Galilei)

Lembrando que Galileu era contra o pensamento da Igreja dominante na época (que tinha muita influência do paganismo), e não contra a Bíblia.

Elyson Scafati disse...

["A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito" (Isaac Newton)

Se quem descobriu a Lei da Gravitação Universal e foi um dos maiores cientistas (se não o maior) que já existiu disse isso, quem somos eu e vc pra dizer o oposto...]

A pergunta André não é quem colocou os planetas em órbita mas como eles estão em órbita.

A questão sobre a gravidade Newton sabia descrevê-la, mas não sabia como ela ocorria.
Einstein respondeu essa questão a partir da deformação do espaço-tempo pela massa.

A física quêntica, na sequencia, responde o que faz as coisas terem massa e como essas coisas se atraem pela deformação do espaço tempo a famosa órbita planetária.

O boson de Higs assim como o gráviton são partículas hipotéticas (ainda não encontradas empiricamente) mas preditas pelos modelos da física quântica.

Resumindo, Newton foi ultrapassado, embora seus trabalhos são excelentes para predizer o que acontece numa interação entre corpos celestes.

No mais vc se vale de um argumento da autoridade que hj não tem mais qq fundamento.

Mais uma vez vc erra feio. O ideário darwinista social não passa de uma distorção a fim de sustentar o capitalismo selvagem e o imperialismo vigente à época da personagem, sem qq base científica.

Este ideário sempre foi apoiado pelos WASPs (White Anglo Saxon Protestant) ou seja, a crentalhada norte-americana e pela igreja católica e ainda com fundamentação religiosa acerca de negros (á época egípcios) serem filhos de Cam e, numa versão mais antiga, serem filhos de Caim, judeus e árabes serem filhos de Sem (os semitas) e indo-europeus serem filhos de Jafé.

Assim acho melhor vc se interar mais acerca do que prega a sua crença no tocante oaso seres humanos e a motivação religiosa para segregar pessoas.

Também, acho bom vc ler sobre o que trata a teoria de Darwin acerca dos humanos, uma vez que ela diz que todos somos uma grande família e indo mais além, ela evidencia isso. Portanto seu reaciocínio é um equívoco completo, bem típico da retórica criacionista.

Elyson Scafati disse...

Vamos falar um pouco sobre as figuras de Lúcifer e Satã.

Lúcifer é heilel ben-shachar o luminoso filho da manhã - planeta Vênus, sendo possível mesmo de ser uma alusão a um rei babilônio.

De acordo com o folclore hebreu, muito mais tarde a figura foi protagonizada como um anjo.

Sua queda e de seus seguidores não se deu por ele ter acusado deus de nada, mas por não aceitarem se curvar frente ao homem, como fizeram os demais anjos.

Satanas (Shaitan) significa o opositor, o acusador, ou seja aquele quem fazia o trabalho sujo para YHWH, como ocorreu em Gênesis, Jó, Crõnicas e Zacarias.

Satã é uma derivação de Lúcifer, uma vez que este se separaou em um ser belo, atraente e ardiloso (Lúcifer) e em outro ser irascível, violento e cruel (Satã).

Assim, Lúcifer guarda seu lado atraente e Satã o lado negro de Lúcifer.

A demonização de Satã ocorreu em Eclesiastes, de modo a explicar por que tudo na vida dos hebreus dava errado, embora seguissem tudo o que deus mandava.

A desculpinha era que o diabo não queria isso por essa razão eles se ferravam. Quando do cativeiro a desculpinha era de que eles não seguiam a deus (os antigos hebreus eram politeístas até o cativeiro).

Deus não criou Satanás, mas criou o instrumento para ele existir. Se realmente sabia tudo, qual é a de deus? Arrumar confusão, depressão, falta do que fazer, sadismo, vontade de ser amado, carência afetiva, hiperatividade, obsessão compulsiva, complexo de superioridade...

Helen "a esquizofrênica" não se trata de um parâmetro para avaliar por que o mal existe. Ele existe por que faz parte de nossa natureza animal. Se formos deixados soltos ele se propagaria de tal forma que a sociedade se destruiria. Por essa razão temos leis.

A religião não funcionou, uma vez que foi uma grande fonte de males e mentiras, como é até hj dentre os radicais fundamentalistas.

A falsa promessa, a segregação, os ódios, as mentiras, o determinismo, são alimentados pelas crenças religiosas. Diferentemente do que é ensinado pelas ciências, onde todos somos iguais em nossas diferenças e onde não somos nada além de uma espécie que está aqui de passagem.

Elyson Scafati disse...

Sobre Jesus, é uma figura que até pode ter existido, mas que foi idealizada e montada ao longo desses 2 mil anos.

Sua morte, na verdade, foi um suicídio, uma vez que suas promessas se esvaíram e a única forma dele se livrar de ser taxado como mentiroso era morrendo e simulando uma falsa ressurreição.

Até mesmo cogita-se que ele não tenha morrido e o resto de seus dias tenha passado no anonimato. Em suma, Saulo soube trabalhar bem esse mito e vendê-lo ao ocidente.

Sobre Galileu, André, ele era um cristão católico fervoroso, mas que vivia com seus conflitos (ciência X religião), sem se opor a sua crença. Em nada Galileo retrucara acerca de como se construíra suia igreja.

Seu medo de morrer foi grande, uma vez que viveu em uma época em que a igreja era dura com quem ousasse contradizê-la.

Galileo trouxe a tona mais uma prova do heliocentrismo de Copérnico o que lhe rendeu um grande problema com a inquisição.

Urbano VIII sugeriu a Galileu escrever um livro em que helio- e o geocentrismo fossem defendidos em igualdade de condições (até parece a polêmica criacionismo X TE - pseudociência X ciência).

Em Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, Galileo cria Salviati (heliocentrismo), Simplicio (geocentrismo) e Sagredo (neutro, mas que ao final concorda com Salviati). A ignorãncia dos censores é que levou Galileo ao processo. Foi condenado a abjurar publicamente as suas ideias e à prisão por tempo indefinido.

Certamente hj ele seria um livre pensador.

Entenda a história de Newton, Galileo, Copérnico, Giordano Bruno, Kepler, Tycho Brahe, Darwin, etc. para poder falar deles com propriedade. Infelizmente, os crias de 5 citam Muitos desses personagens sem ter o mínimo de conhecimento sobre quem eram eles e em que contexto social viviam.

Eis a razão de tantas bobagens e distorções acerca de suas concepções.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br