sábado, 19 de março de 2011

Três anos de adventismo

Dia 16 de março de 2008 ficou marcado na minha história de vida como o dia em que morri para o mundo (de pecado) e renasci para trilhar o caminho, apontado pela Bíblia, que nos conduz à salvação em Cristo Jesus. Fui batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia - Vila 7, Maringá, PR. Em meio a inúmeras vitórias e tropeços, como muitos, estamos firmes e fortes na fé em nosso Senhor e Salvador, Jesus. Amém! "Até aqui chegamos pela fé, confiando em Deus".

Desde meados de 2005, enquanto católico, já havia tido contato com um pouco da mensagem proclamada pelos adventistas do sétimo dia via Rádio Novo Tempo de Maringá, ainda quando morava em São João do Ivaí, PR, na casa de meus pais, e estava terminando um curso técnico em informática pós Ensino Médio - depois de tentar ser piloto da Força Aérea Brasileira, a partir de uma tentativa de ingresso no CINDACTA II, em Curitiba, e não dar certo (mais pra frente iria ver que Deus tinha algo melhor pra mim).

Chegava à noite do curso técnico e ligava o rádio, que ficava próximo à cabeceira da minha beliche, e ia sintonizando várias rádios que tocam músicas sertanejas, selecionando as músicas que mais me agradavam e que não ofendiam a Deus (são raras, mas têm), até pegar no sono. Em meio à sintonia dessas rádios, me chamaram a atenção duas "visinhas", que eram evangélicas: A da Rede Aleluia (da Igreja Universal do Reino de Deus) e a da Rede Novo Tempo de Comunicação (da Igreja Adventista do Sétimo Dia).

Apesar do preconceito que tinha contra os "crentes", fui escutando as mensagens. A que mais me tocou foi a Novo Tempo, pois tinha (e tem) programas que considero muito bons, pois falam do evangelho tal como ele o é; da esperança de um dia viver ao lado de Jesus lá no Céu, junto aos meus queridos; da brevidade de Sua volta; da necessidade de guardarmos a Sua Lei como resultado de um coração que ama a Deus e ao próximo; dentre outros.

Realmente, eram (e são) mensagens que tocavam o meu coração, tanto em forma de músicas de qualidade como em forma de estudos da Bíblia. Fiquei impressionado com a profundidade de conhecimento da Palavra que os apresentadores da Novo Tempo demonstravam e, com isso, fui quase todos os dias escutando programas como A Voz da Profecia e Lições da Bíblia. Lembro que em meados de 2006 ligava o rádio para minha família e eu escutarmos alguns programas (apesar de sermos católicos - minha família ainda é). Meu pai gostava do programa Comportamento. Pesquisava na Bíblia se tudo aquilo que estavam falando "batia" com o que estava escrito, e estava mesmo. Algumas lições eram duras pra mim, como a mensagem sobre a necessidade do cristão guardar o sábado (e não o domingo), conforme ensinam as Escrituras de Gênesis ao Apocalipse (estude mais sobre isso clicando aqui).

Fui alimentando cada vez mais uma estima pelos adventistas e até mesmo no trabalho que tinha, em uma frutaria de São João do Ivaí, já em 2006, quando dava, escutava a rádio Novo Tempo. Deixava baixinho o volume do rádio para não incomodar os clientes. Alguns clientes demonstravam que gostavam também, outros nem percebiam ou eram indiferentes. Em certas ocasiões "defendi" a guarda do sábado (mesmo sem ser adventista) em conversas com alguns amigos clientes que me perguntavam sobre as mensagens, incluindo uma professora e uma pastora de uma determinada religião. Claro, sempre procurava não incomodar a clientela, mas eles gostavam das conversas e vice-versa. Na verdade, eu já era um adventista espiritual naquele tempo (apesar de nunca ter ido à igreja adventista da minha cidade - tinha o desejo de ir, mas a tradição católica ainda pesava).

Quando me mudei para Maringá, em 2007, depois de ser aprovado no vestibular da Universidade Estadual de Maringá, senti o profundo desejo de ir pela primeira vez num templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Pesquisei na internet a igreja mais próxima de casa e no sábado seguinte fui até lá. Era a IASD da Vila 7. Fui muito bem recebido pelos irmãos e irmãs naquela manhã, apesar (pensava eu) de ter ido com uma camiseta, calça jeans e tênis, em contraste com as roupas elegantes daqueles. Gostei muito e comecei a frequentar todos os sábados aquela igreja (apesar de, aos domingos, ir com minha prima na Igreja Católica). Conheci muita gente fiel ao Senhor por lá, verdadeiros exemplos de cristãos (assim como na católica).

Depois de alguns sábados frequentando a "Vila 7", me ofereceram um estudo bíblico e eu, como gosto de estudar a Bíblia, me senti muito feliz em fazer o estudo, e o que era melhor: feito em casa, aos sábados à tarde. Quem ministrou os estudos bíblicos pra mim foi principalmente o meu amigo Hugo Ícaro (que hoje mantém o blog Desperta, ó Tu que Dormes!). O Ornam Maia (que é, além de um ótimo cristão, um ótimo desenhista e que também fazia faculdade na UEM) também me ajudava nos estudos. Sou muito grato a eles pela ajuda! Muitas vezes, fui impertinente com minhas dúvidas, "segurando" o Hugo por mais tempo em casa, em longas conversas sobre a Bíblia (rs).

Bom, cada vez mais convicto de que tudo o que me era apresentado condizia com a verdade que encontrava na Bíblia, logo depois que terminei os estudos bíblicos pedi o batismo. Sabe, não foi uma decisão fácil, pois até tive problemas com parentes católicos (hoje, tudo resolvido). Quero lembrar que não tenho nada contra os católicos (até porque a minha família é católica), mas sim contra algumas doutrinas ou dogmas ensinados no catolicismo, tais como a imortalidade da alma via purgatório, ida direta para o Céu (sem passar antes pela ressurreição de 1 Tessalonicenses 4:13-18, por ocasião da segunda vinda de Cristo) ou sofrimento eterno da "alma" no inferno; veneração dos santos; línguas estranhas (da ala carismática); pagar penitência; rezar (em vez de orar); guardar o domingo, em detrimento ao sábado do sétimo dia; etc. Da mesma forma, nada contra qualquer outra pessoa de outra religião. O fato é que me identifiquei com a pura doutrina bíblica, defendida pelos adventistas do sétimo dia. Agora, continuo a me preparar e aguardar Aquele Dia em que me encontrarei com meu Rei e poderei abraçá-lo afinal.

Em fim, recebi o batismo no mês de março de 2008. Fomos batizados no dia, meu amigo Dr. Rodrigo Meneguetti (professor de Química da UEM) e eu. O que lamento é que minha família não pôde estar presente, apesar de quererem ter ido. Mas a minha família espiritual me acolheu muito bem.

Depois de algum tempo, fui contribuindo na igreja aceitando o cargo de diácono, ajudando o Dr. Rodrigo e o meu amigo Robson Pimentel (grande evangelista) a darem estudos bíblicos (aprendi muito com eles), participando das campanhas evangelísticas, tais como a do Impacto Esperança, etc.

Este blog também foi resultado de minhas buscas pela verdade sobre a questão das origens, onde passei a utilizá-lo para compartilhar com os amigos leitores (e outros nem tão amigos assim) aquilo que venho aprendendo sobre Criação e Evolução. Portanto, este ministério pessoal em forma de blog é mais uma forma de eu contribuir para com a pregação do evangelho do Reino, que é o objetivo da IASD.

Hoje, depois de passados três anos de batismo, digo que valeu muito a pena abrir a mente para um novo conhecimento da Bíblia (o verdadeiro). Deus tem me ajudado muito nos altos e baixos de minha vida espiritual e material, e o louvo por isso.

Terminei meus estudos do curso de Geografia ano passado e Deus realizou um de meus grandes sonhos como formado na área da educação, que é trabalhar na Educação Adventista. Hoje, estou trabalhando como professor de Geografia no Colégio Adventista Centenário, em Curitiba, para a honra e glória de Deus. Não sei ainda se o meu verdadeiro dom é ser professor (por incrível que pareça), mas creio que Deus me ajudará cada vez mais na busca de minha profissionalidade, da qual fala Sacristán (1999). Como disse Ellen White, "seja qual for a vocação de uma pessoa na vida, seu primeiro interesse deve ser ganhar almas para Cristo" (DTN, p.822). E é isso que estou tentando fazer. Creio no "dom desenvolvido".

Costumo dizer que Deus me tirou provavelmente de uma função militar para me pôr como educador de Suas crianças e adolescentes. Por isso, quero a cada dia me consagrar a Deus para que eu possa sempre atuar da melhor forma possível como professor de Geografia. Me sinto chamado por Deus para uma missão, e não vou parar até cumpri-la.

Ser um membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para mim, é um motivo de grande alegria, pois aguardamos a breve volta de Jesus Cristo, para nos livrar da dor e da morte eternas, nos ajudando a cada dia a não desanimarmos na caminhada rumo à Canaã Celestial. Quero continuar servindo a Deus nessa igreja, que vem pregando ao mundo a verdade das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12, onde dizem: "...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas... Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição... Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus... Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."

"Maranata, ora vem Senhor Jesus!"

André Luiz Marques

9 comentários:

Bíblia e a Ciência disse...

Linda História! Obrigado colega Andre por compartilahr tua história de vida até chegar aos pés do Salvador!Um grande abraço e que Deus continue iluminando sua mente e coração para levar a mensagem do reino de Deus para as pessoas que ainda não a conhecem!Um grande abraço do seu colega Douglas

André Luiz Marques disse...

Obrigado, Douglas. Que Deus continue a te abençoar também! Forte abraço!

Hugo Ícaro disse...

Sou feliz e grato ao Senhor pois um dia, em Sua infinita sabedoria, planejou que os nossos caminhos se cruzassem. Sou feliz e grato ao Senhor pois você faz parte da minha história bem como eu faço parte da tua! Sou feliz e grato ao Senhor pois me concedeu tal privilégio de começar agora uma amizade que, pela Sua graça e misericórdia, continuará por toda eternidade!
Não posso deixar de registrar o apreço e admiração que tenho por ti!
Que o Senhor continue a usá-lo e abençoá-lo... cada dia mais!

Uma grande abraço! Fica com Deus!

André Luiz Marques disse...

Obrigado pelas palavras amigas, Hugo! Que o Senhor Jesus nos conduza sempre pelo caminho da Salvação, para que possamos continuar essa amizade lá no Céu! E que todos os outros amigos que nos visitam aqui no blog possam ter essa bendita esperança também!

Que Deus continue a abençoar vc e família, meu amigo! A paz de Jesus!

Anônimo disse...

Parabéns por essa que é a maior decisão que alguém pode fazer.
Continue com a caminhada,o caminho
é longo,estreito,dificultoso,porém
seguro,e no fim vc não se arrepen
dera.
Não ligue para os espinhos,eles
podem ferir nossa face,mas não a nossa fé.
Seja fiel até as últimasconsequên cias.
De alguém que também esta nessa
caminhada.

André Luiz Marques disse...

Obrigado pelas palavras amigas e incentivos! Que Deus o abençoe sempre também!

Paulo Augusto da Costa Pinto disse...

PREZADO IRMÃO ANDRÉ LUIZ,
GRAÇA E PAZ VOS SEJAM MULTIPLICADAS.
DAMOS GRAÇAS E LOUVORES A DEUS PELA ENTREGA QUE O IRMÃO FEZ A CRISTO EM 16.03.2008, MORRENDO PARA ESTE MUNDO E VIVENDO PARA DEUS.
EU TAMBÉM TIVE ESTA GRAÇA EM 28.12.1963 NA MESMA IGREJA ADVENTISTA EM JUAZEIRO, BA.
POR 41 ANOS FUI ZELOSO EM FAZER A VONTADE DE DEUS, OU PENSAR QUE ESTAVA FAZENDO, POIS NOS ÚLTIMOS 11 ANOS COMECEI A REESTUDAR A BÍBLIA, DEPOIS DE MUITOS ANOS BÍBLICOS.
DESCOBRI, COM MILHARES DE OUTROS IRMÃOS DA IASD NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES, QUE A IASD QUE FOI CHAMADA PARA RESTAURAR VERDADES, EM 1980 ACEITOU O PRINCIPAL DOGMA CATÓLICO, O DA TRINDADE.
NO LINK http://www.arquivoxiasd.com TEMOS BOA PARTE DA HISTÓRIA VERDADEIRA COLETADA NA BIBLIOTECA DA CONFERÊNCIA GERAL, MOSTRANDO QUE OS PIONEIROS NUNCA CRERAM NA TRINDADE, POIS TRATA-SE DO PRINCIPAL DOGMA CATÓLICO DESDE OS CONCÍLIOS DE NICEIA E DE CONSTANTINOPLA, 325 E 381 DC., E ASSIM FOI CONFORME OS YEARS BOOKS ATÉ 1930. EM 1931 A IASD, MEDIANTE 4 ADMINISTRADORES, INSERIU EXTRAOFICIALMENTE NO YEAR BOOK O DOGMA COMO DOUTRINA DA TRINDADE, TORNANDO-SE APÓSTATA, PAGÃ, CATÓLICA.
NOS EUA, POSSUI HOSPITAIS RIQUÍSSIMOS JUNTO COM A ICAR: http://aodeusunico.com.br/?p=689
EMBORA AINDA DEFENDENDO O SANTO SÁBADO DO SENHOR, HÁ TEMPO VEM REALIZANDO DOMINGOS ESPECIAIS, DIAS INESQUECÍVEIS E MEGA DOMINGOS, ALÉM DE TER COMPRADO NOS EUA DIREITOS AUTORAIS DE LIVRO BATISTA QUE FAZ APOLOGIA AO DOMINGO E O TER EDITADO EM SUA EDITORA PACIFIC PRESS COMO SEU. http://tempodofim3.tripod.com/Confessions.htm
http://aodeusunico.com.br/?p=683

APÓS CONSTATAR ESSES PROBLEMAS E DISCORDAR DISSO, FUI EXPULSO COMO UM CACHORRO DA IGREJA E DO TEMPLO QUE EU MESMO CONSTRUÍ COM MUITOS SACRIFÍCIOS DA MINHA FAMÍLIA E DE ALGUNS POUCOS IRMÃOS.http://adventistas.com/marco2004/expulsao_paulo.htm

http://adventistas.com/marco2004/defesa_paulo.htm

http://adventistas.com/marco2004/paulo_powerpoint.ppt

FAVOR CONFERIR TUDO E TOMAR SUA DECISÃO AO LADO DE CRISTO E DO SEU POVO ESPALHADO POR TODA FACE DA TERRA, NÃO MAIS EM FAVOR DE QUALQUER CORPORAÇÃO OFICIALMENTE ESTABELECIDA, COMO FIZEMOS.
"Deus tem uma Igreja, não é uma grande catedral, e nem uma Igreja oficialmente estabelecida, e nem as demais denominações; mas um povo, que ama a Deus e guarda os Seus mandamentos. Ainda que sejam poucos humildes, esta é Sua Igreja, pois só a presença de um alto e sublime pode constituir uma Igreja." EGW, Manuscript Releases, nº 18, págs. 81-82.
MARANATA

André Luiz Marques disse...

Obrigado pelas palavras amigas, mas discordo de você quanto à Trindade. Já fiz estudos bíblicos aprofundados sobre isso e na Bíblia existe sim as três pessoas da Trindade e não é um dogma católico, mas sim uma verdade da Bíblia. Estude pelos seguintes links, além de inúmeras outras fontes que poderia te passar, todas elas pautadas na Bíblia:

http://www.youtube.com/watch?v=Av2U-vt6O4M

http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/trindade/onde-na-biblia-e-caracterizado-a-santissima-trindade/

http://www.youtube.com/watch?v=a2shwJ-MEts

http://www.youtube.com/watch?v=m6y1E9KQc7Q

http://www.youtube.com/watch?v=03CR3wWIjVs

http://www.youtube.com/watch?v=7BntJUKGL4U

http://www.advir.com.br/sermoes/especial/debate_trindade/Debate%20I.htm

A Trindade está na Bíblia de Gênesis ao Apocalipse. Não caiam em ensinamentos de homens. O site linkado pelo Paulo não contém verdades. Basta um estudo bíblico simples para refutar todas as inverdades ditas lá sobre vários outros temas. É um site criado para ser anti adventista do sétimo dia.

Paulo, hoje tenho completados 5 anos de IASD e estudo cada vez mais a Palavra de Deus. Por favor, faça um estudo realmente completo sobre este tema e fique do lado da verdade. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são pessoas divinas que formam a Trindade.

Com todo o respeito, meu caro Paulo.

André Luiz Marques disse...

A expulsão da IASD só ocorre quando há várias oportunidades de estudos dadas pela comissão da igreja e depois de votação. Eu já fui membro de comissão e tive que votar para de um irmão não pegar cargos, pois ele não cria na doutrina da trindade depois de reincidir no mesmo erro e sair espalhando para outros membros da igreja de forma sutil e sagas. Se tem dúvidas quanto a uma doutrina da Bíblia (que por consequência é da IASD), que procure informações oficiais e estudos aprofundados para não cair em falsas doutrinas, como esta da não existência da pessoa do Espírito Santo.

A expulsão só ocorre por motivos seríssimos ou reincidentes.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br