segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Buscando a verdade, nada mais que a verdade e somente a verdade

Nasci em um lar cristão (católico), na pequena cidade de São João do Ivaí, centro-norte do estado do Paraná e sempre fui ensinado por meus pais que existe um Deus Criador do universo e tudo o que nele há, a partir de sua palavra e/ou de suas mãos (caso da criação do homem).

Porém, ao frequentar a escola, desde o ensino fundamental (antigo 1º grau) até hoje na Universidade, notei que meus professores ensinavam (e ensinam) as tais Teoria do Big Bang e a Teoria da Evolução das Espécies como se fossem verdades incontestáveis, ao passo de que achava (e acho) estranho o fato desses meus professores (que se declaram cristãos) ensinarem estas teorias sem, muitas vezes, apresentar outras teorias alternativas que também visam explicar as origens do universo e dos seres vivos. Assim, não conseguia entender como era possível a harmonia entre os relatos bíblicos e meus livros de biologia, geografia ou física, por exemplo, que quase excluía (ou exclui) o fato de que o universo é obra de uma vontade criadora, portanto inteligente, apontando para conclusões de que toda esta imensidão cósmica complexa e ao mesmo tempo organizada surgiu pelo acaso, ou seja, fruto de uma remota possibilidade para a formação dos aglomerados, formados por gigantescas galáxias, que por sua vez são formadas por inúmeros planetas, estrelas, asteróides, dentre outros; onde tomando-se a Terra como referência, sabe-se que é composta por vários elementos químicos, que compõem também toda a fauna e flora deste planeta. Mesmo sabendo que estas teorias estão erradas quanto a "excluir Deus da jogada", não podia refutar quase nada destas ideias até pouco tempo atrás, pois os argumentos evolucionistas eram fortes de mais pra mim (até mesmo porque curso geografia - ciência totalmente embasada na Teoria do Big Bang e Evolução das Espécies, aceitas pela maioria esmagadora dos profissionais da área).

Todavia, ao longo de estudos bíblicos conciliados com fontes de pesquisas científicas sem vínculo com o evolucionismo, na maioria estudos bíblicos e fontes de pesquisas científicas ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, comecei a descobrir que Deus deixou evidências (tanto históricas como científicas) de sua criação. Daí por diante, tenho me empenhado em ajudar outras pessoas que buscam a verdade, nada mais que a verdade e somente a verdade, como procuro fazer. Posso dizer que sei muito pouco sobre a Teoria da Criação, mas quero a cada dia aprender um pouco mais, sabido de que aprendo mais sobre o nosso Deus, uma das poucas coisas que vamos levar para o céu (a consciência), além do carácter e em muitos casos, filhos.

A luta verdadeira pela defesa ao criacionismo está sendo feita por poucos neste mundo, mas cada vez cresce mais e mais. Por isso, é pertinente expor uma das três mensagem angélicas para os dias de hoje descrita em Apocalipse 14:7 - "...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".

4 comentários:

Elyson Scafati disse...

vejamos:

[sempre fui ensinado por meus pais que existe um Deus Criador do universo e tudo o que nele há, a partir de sua palavra e/ou de suas mãos (caso da criação do homem)]

Vc sempre foi ensinado André a crer em um deus (por que um deus? Que deus se ha uma infinidade deles dentre as culturas humanas). Mãos de deus... como vc sabe que deus tem mãos?

Qual a evidência de que o deus que vc foi ensinado crer existe? Sem vc demonstrar direta ou indiretamente que tal deus existe e que ele é mais ou menos verdadeiros que os demais que existem por ai, o restante da discussão acerca das obras deste ser perde o objeto.

[Porém, ao frequentar a escola, desde o ensino fundamental (antigo 1º grau) até hoje na Universidade, notei que meus professores ensinavam (e ensinam) as tais Teoria do Big Bang e a Teoria da Evolução das Espécies como se fossem verdades incontestáveis, ao passo de que achava (e acho) estranho o fato desses meus professores (que se declaram cristãos) ensinarem estas teorias sem, muitas vezes, apresentar outras teorias alternativas que também visam explicar as origens do universo e dos seres vivos. ]

Uma teoria André é o ápice de um conhecimento. As hipóteses que são testadas e se verificam como verdadeiras formam um corpo de conhecimentos chamado de teoria. TUDO em ciências se baseia na teoria, uma vez que esta assume um caráter de verdade acerca de seu corpo de conhecimentos, vertades estas corroboradas pelas evidências.

Portanto, numa escola ha que se ensinar a teoria científica e nãop a mirabolância religiosa, a qual não tem NADA, absolutamente nada que lhe dê qualquer respaldo.

O fato de alguém ser cristão ou qq outra coisa não significa que deva dar as costas para o conhecimento objetivo. O grande problema de fundamentalistas é entenderem tudo literalmente e não como lições para a vida, para ser um indivíduo melhor a cada dia. Assim, saem por ai repetindo tudo o que leem sem entender nada que é exatamente o que vc faz.

Teorias alternativas devem ser apresentadas quando há evid~encias que a corroborem. Diferentemente do que ocorre com a ideologia que vc prega (criacionismo) que não há nada que lhe dê respaldo em termos científicos e tampouco religiosos, pois há centenas de criacionismos por ai.

Elyson Scafati disse...

[Assim, não conseguia entender como era possível a harmonia entre os relatos bíblicos e meus livros de biologia, geografia ou física, por exemplo, que quase excluía (ou exclui) o fato de que o universo é obra de uma vontade criadora, portanto inteligente, ...]

Esqueça os relatos bíblicos como fonte de conhecimento científico. A bíblia não se trat de um compêndio de ciências , mas de um livro escrito por pessoas ignorantes neste aspecto, que em momento algum pretenderam dar qualquer noção científica de mundo, mas explicá-lo pelo mito.

Mais uma vez, qual a evidência de que o tal ser inteligente existe?

Toda e qualquer ciência é conhecimento objetivo, portanto, não pode e não deve se basear em crença religiosa, a qual é fundada no subjetivismo de cada um. A ciência esta calcada no naturalismo metodológico, ou seja devemos responder suas questões por meio de causas naturais e não sobrenaturais, o que faria a ciência perder seu caráter de conhecimento objetivo e natural.

Leia aqui sobre o que são as vertentes naturalistas:

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/search?q=NATURALISMO+FILOS%C3%93FICO

Elyson Scafati disse...

[Todavia, ao longo de estudos bíblicos conciliados com fontes de pesquisas científicas sem vínculo com o evolucionismo, na maioria estudos bíblicos e fontes de pesquisas científicas ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, comecei a descobrir que Deus deixou evidências (tanto históricas como científicas) de sua criação. ]

André!!!! vc não se pautou em qq estudo científico, mas apenas em, PLC - produção de lixo criacionista, a qual não trás nada de científico, a não ser argumentos filosóficos completamente furados que até uma criança é capaz de desbancar.

Mais uma vez, evolucionismo é uma teoria de cunho social, resultante de uma aplicação ideológica da teoeria evolucionista e sem qualquer base científica, tal como Darwinismo Social de Herbert Spencer. Leia aqui sobre essas duas baboseiras:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolucionismo_social

http://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo_social

Mas, quais são as tão famosas evid~encias de deus? Nunca, ninguém pertencente ao seio do criacionismo me respondeu isso...

Elyson Scafati disse...

[Daí por diante, tenho me empenhado em ajudar outras pessoas que buscam a verdade, nada mais que a verdade e somente a verdade, como procuro fazer. Posso dizer que sei muito pouco sobre a Teoria da Criação, mas quero a cada dia aprender um pouco mais, sabido de que aprendo mais sobre o nosso Deus, uma das poucas coisas que vamos levar para o céu (a consciência), além do carácter e em muitos casos, filhos.]

Quanta pretensão ein André!!!!

Mas vc já se perguntou o que é verdade e como se chega a ela?

Se vc quer entender a natureza, leia livros de ciências, pois as coisas são mais complexas do que vc imagina e vão muito além de dizer "foi deus".

[A luta verdadeira pela defesa ao criacionismo está sendo feita por poucos neste mundo, mas cada vez cresce mais e mais. Por isso, é pertinente expor uma das três mensagem angélicas para os dias de hoje descrita em Apocalipse 14:7 - "...Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".]

Quanta ciência ein André!!! Impor sua religião pelo medo e banir o conhecimento científico também pelo medo e não pela evidência!!!

O criacionismo acabou. Sua fase passou. Estamos na era da razão, sendo que esta excrescência somente sobrevive no seio do fundamentalismo religioso, bem típico do que vc crê e busca se impor pelo medo conforme a frase de impacto extraída de apocalipse.

Vergonhoso...

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br