segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Evolucionismo em Xeque

Ao assistir uma série de estudos sobre a defesa ao criacionismo, em detrimento da Teoria da Evolução, chamada Princípios, quero expor algumas ideias de uma bióloga conceituada:

"Um dos campos mais fracos da Teoria da Evolução é explicar a origem da vida, onde até hoje não existem (bons) experimentos científicos que comprovem a origem da vida a partir de substâncias inorgânicas, como afirmam os evolucionistas, ter ocorrido bilhões de anos atrás". - Doutora Márcia, bióloga.

E ela prossegue em um raciocínio esclarecedor: "Cientistas fizeram alguns cálculos para saber qual seriam as chances (probabilidade) de se ter uma proteína sintetizada ao acaso, a partir de substâncias inorgânicas, levando-se em conta a tese de que existiam muitos aminoácidos em uma 'sopa primordial' em um número de 10 elevado a 44 e se pudesse adicionar simultaneamente um novo aminoácido a esta 10 elevado a 44 cadeias de proteínas em formação, adicionando um aminoácido a cada segundo sem parar, seria preciso um período de 10 elevado a 23 anos para se ter uma probabilidade de 95% para se formar uma proteína da mais simples e comum nos seres vivos, que é a proteína chamada Citocromo C, por exemplo. Para se ter uma ideia, 10 elevado a 23 anos é cerca de 10 trilhões de vezes maior do que a idade atualmente aceita para o Universo, por parte dos evolucionistas. Ou seja, é algo praticamente impossível de ocorrer ao acaso, visto que até mesmo a bactéria mais simples que existe precisa de mais de 471 genes e 471 proteínas para funcionar corretamente". - Doutora Márcia, bióloga.

Nota: Analisando esta declaração da doutora Márcia (que não pode ser refutada pelos cientistas evolucionistas, pois foram os próprios que ajudaram a fazer a estimativa acima relatada) fica nítido que é preciso ter mais fé em aceitar a Teoria Evolucionista do que a Teoria da Criação, onde esta afirma que o Deus Criador, a saber Jesus Cristo (evangelho segundo João 1:1-5 e livro de Génesis 1:1), planejou e criou todo o universo, incluindo as criaturas que nele habitam, assistido pelo Deus Pai e Deus Espírito Santo, além da 'plateia' de anjos cantarolantes e rejubilosos de Deus (inclusive Lúcifer - anjo que misteriosamente deu origem ao mal posteriormente - e outros anjos que também se rebelaram contra o governo de Deus). Uma questão fica no ar: se o interesse desses demónios é desviar a mente humana do Deus Criador, para que esta humanidade não O adore e O reconheça como seu criador, mantenedor e salvador, será que por meio do evolucionismo já não estão obtendo êxito? que Deus nos ajude a crermos nEle, mesmo parecendo que quase tudo está indo contra a lógica da Bíblia!

4 comentários:

Elyson Scafati disse...

André!!! André!!! Pelos deuses wiccas!!!

ORIGENS DA VIDA NÃO SE TRATA DE MATÉRIA A SER ESTUDADA PELA TEORIA DA EVOLUÇÃO, MAS PELA QUÍMICA ORGÂNICA E BIOQUÍMICA.

Sinto muito, mas a Dra. Márcia, criacionista que é, zsoemtnte poderia ter uma atitude destas: MENTIR, ENROLAR, CRIAR UMA FALSA IDEIA" valendo-se do argumento da autoridade, uma vez que ter uma credencial científica não lhe autoriza sair por ai falando besteira.

Vamos à "brilhante" explicação dela:

Falha 1: O tal cálculo apresenta a probabilidade de formação de apenas 1 determinado peptídeo a partir da reação de 20 tipos de aminoácidos (suponho).

Tomarei o exemplo do Talk origins:

http://www.talkorigins.org/faqs/abioprob/abioprob.html

Pois bem, pensando dessa forma, ao supor que o tal peptídeo tenha uma cadeia de 32 aminoácidos, teremos 20^32 que é um número absurdamente alto para chegarmos a esse determinado peptídeo, sendo sua probabilidade de ocorrer de 1/(20^32).

Parece plausível que a lei de Borel (http://www.talkorigins.org/faqs/abioprob/borelfaq.html) se encaixe neste exemplo. mas o que diz esta lei?

http://en.wikipedia.org/wiki/Law_of_large_numbers

Se um evento de probabilidade p é observado repetidamente em ocasiões independentes, a proporção da freqüência observada deste evento em relação ao total numero de repetições converge em direção a p à medida que o número de repetições se torna arbitrariamente grande.

Mais simplesmente, conforme um experimento é repetido várias vezes, a probabilidade observada se aproxima da presente (ou real) probabilidade.

sobre as origens da vida, leia aqui o que diz o livro de Borel:

http://knol.google.com/k/lei-de-borel-mais-uma-fal%C3%A1cia-criacionista#

Ou seja, esta lei nada trata acerca do mundo físico, mas meramente do mundo matemático.

Borel não trata em seus textos que o surgimento da vida seja um processo de combinação completamente aleatória de componentes, mas sim com parcial direcionamento de propriedades físicas e químicas (adicionados na evolução da seleção natural, que é determinante).

Estas propriedades são negligenciadas nos argumentos criacionistas, bem como no que consiste sua lei dos grandes números que, em coisa alguma, implica na impossibilidade do surgimento da vida por processos químicos e geológicos e tqampouco no impedimento do processo evolutivo, o qual não se dá aleatoriamente por combinações de componentes moleculares mínimos, e sim por sobrevivência de modificações da genética dos seres vivos.

Elyson Scafati disse...

Continuando, agora vamos analisar o que provavelmente ocorre em um ambiente rico em compostos orgânicos, como seriam os antigos lagos e mares primordiais.

Em princípio o número 20^32 parece ser bem grande.

Considere que o oceano primitivo tinha um volume de 10^24 litros.

Considere que 1 Kg de aminoácido arginina tenha 2.85 x 10^24 moléculas o que leva 1 ton a ter 2.85 x 10^27 moléculas (aplique a lei de Avogadro - 1 mol tem 6,02 X 10^23 moléculas da substância).

De acordo com Chyba and Sagan (Endogenous production, exogenous delivery and impact-shock synthesis of organic molecules: an inventory for the origins of life. Nature, 355: 125-32., 1992) a concentração de aminoácidos nesses oceanos era de 1 x 10^-6 M o que é uma concentração moderada.

Assim, grosso modo, havia cerca de 1 x 10^50 potenciais cadeias de partida, o que é um número considerável de peptídeo ligases eficiente (cerca de 1 x 10^31) que poderiam ser produzidas em menos de um ano.

A síntese de auto-replicadores primitivos poderia acontecer de forma relativamente rápida, mesmo com uma probabilidade de 1 chance em 4,29 x 10^40 (e lembre-se, nosso replicador poderia ser sintetizado na primeira tentativa).

maiores explicações aqui:

http://www.talkorigins.org/faqs/abioprob/abioprob.html

Ou seja, a Dra. Márcia em sendo criacionista que é, faltou com a verdade, o que era esperado.

Elyson Scafati disse...

Em suma, André a "excepcional" declaração da Dr. Márcia omite premissas para efetuar o que poderia acontecer em um ambiente pré-biótico, bem como ignora as leis da química (propriedades periódicas e aperiodicas dos elementos, cinética química e mecanismos de reações).

Assim, André, mentir (o que mais criacionistas fazem para defender sua ideologia falida) é coisa do Tinhoso e não de Deus.

Mas, mostrar por vias científicas que determinado evento pode perfeitamente ocorrer é coisa de deus, pois busca pela verdade.

Assim, André se eu não fosse um 99,99% ateu, eu diria que o diabo é o patrocinador do criacionismo e das ideologias em geral (religião é espécie do gênero ideologia).


Leia os links que deixei, pense e reflita sobre o que é verdade, mentira e quais as consequências das mentiras no mundo dos homens e no além (já que vc crê nisso).

Elyson Scafati disse...

Olha só que beleza André:


os compostos da vida no espaço sideral!

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,materia-organica-complexa-e-encontrada-em-abundancia-no-espaco-diz-estudo,790805,0.htm


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,moleculas-essenciais-para-a-vida-na-terra-podem-ter-vindo-do-espaco,668337,0.htm


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,meteoritos-podem-ter-possibilitado-a-vida-na-terra-diz-pesquisa,686015,0.htm


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,meteoritos-contem-componentes-de-dna-e-origem-et-e-comprovada,756088,0.htm


Ou seja, reforça-se a teoria da abiogenese (ou teoria química da origem da vida), no que se refere à produção de seus componentes principais. Isto é não precisamos de deuses para compreender como estes compostos surgem espontaneamente. Basta que compreendamos as leis da física e da química.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br