quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Questões Acerca da Alma, Espírito, do Além e da Vida Eterna

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a Bíblia não diz que o homem tem uma alma, mas sim, que o homem é uma alma. Provas? Arrazoemos:

Para sabermos isso, é necessário compreender como Deus criou o homem, sua obra prima. O próprio livro de Deus traz a informação: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou ALMA VIVENTE...” – Gênesis 2:7; “Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito ALMA VIVENTE...” – 1Coríntios 15:45; “Lembra-te de que me formaste como em barro...” – Jó 10:9; veja também em Isaías 29:16; 45:9 e Apocalipse 16:3, por exemplo. Notou? A alma é um termo que se refere a um ser vivo, que por sua vez é formado por dois elementos fundamentais, o barro (elemento físico) mais o sopro de vida de Deus (elemento espiritual). A matemática é simples: PÓ + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE.

Barro, todos sabemos o que é, mas espírito (sopro de vida) deve ser entendido: o sopro de vida é a “usina” geradora da vida, que provém de Deus, de forma que NÃO é vivo por si só. O homem apenas se torna vivente quando Deus une o pó da terra com o Seu fôlego de vida (espírito). Na Bíblia, a palavra espírito tem mais de uma conotação, de sorte que quando se refere à formação do ser humano, em hebraico a palavra empregada é Nephesh (utilizada no Velho Testamento) e em grego a palavra empregada é pneuma (utilizada no Novo Testamento). Ambas as palavras significam vento, sopro, ar. Ou seja, sopro de vida. Leia estes trechos na Bíblia: Jó 14:10-12; Salmo 146:4; Salmo 104:29; Gênesis 7:22; 7:15; Lucas 23:46, dentre outros.

Mas e ao morrer, o que acontece com o homem? A Bíblia revela: “e o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu” – Eclesiastes 12:7; “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria ao pó.” – Jó 34:14,15. Desse modo, a Bíblia refuta as histórias de que quando morremos o espírito fica vivo e vai diretamente para o céu (caso de uma boa pessoa), o inferno (má pessoa) ou, como querem os católicos apostólicos romanos, o espírito pode ir para o purgatório passar por um processo de purificação ou ficar perambulando por aí ou ainda, como ensinam os espíritas, que a alma é imortal, e, por isso, o espírito dos mortos reencarna em outras pessoas que nascem, fechando um ciclo evolutivo e aperfeiçoativo do caráter. Isso porque são idéias totalmente sem fundamento bíblico. Se assim o fosse, a própria Palavra de Deus estaria se contradizendo, ao afirmar desde o relato da criação do homem em Gênesis que este é uma alma vivente, ao passo de que ao morrer, deixa de existir, fica sem consciência “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento” – Eclesiastes 9:5. Sabe-se que a Igreja Católica se apóia em livros apócrifos para sustentar esta e outras mentiras. Apócrifos são livros não inspirados por Deus (falsos), onde são rejeitados do Cânon bíblico por conterem ensinamentos que contradizem os livros mais antigos (Pentateuco, por exemplo) e os livros do Novo Testamento harmoniosos aos do Antigo Testamento. Ou seja, se não houver harmonia de idéias entre os textos com relação aos já confiáveis, o(s) livro(s) em questão é(são) descartado(s).

Por fim, então como os vivos e os mortos em Cristo irão para o Céu e quando? A Bíblia é clara sobre isso:

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem (Deus trata a morte como um sono). Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Portanto, o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus,e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” – 1Tessalonicenses 4:13-18.

Neste trecho fica evidente que os mortos em Cristo ainda não estão no céu (com exceção de Enoque, Moisés e Elias, além de 24 anciãos sem nomes declarados, escolhidos por Deus especialmente para O servirem como testemunhas diante do plano da salvação – confira em Gênesis 5:24; 2Reis 2:11; Marcos 9:4; Lucas 9:30; Apocalipse 4:4 ), na verdade existem apenas na mente de Deus e das pessoas que os conheciam, de forma que Deus os ressuscitarão no último dia para se juntarem com os justos que não passarão pela morte, a fim de dar a todos os remidos a coroa da vitória sobre o mal e a vida eterna. Ah! Como almejo este dia...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br