terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sabatistas terão tratamento especial no vestibular 2010 da UFPR, como de direito

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) [começou] a receber as inscrições para o vestibular 2010 nesta segunda-feira (24). O prazo termina às 16h do dia 30 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 72. Os candidatos treineiros pagam R$ 70. A isenção poderá ser solicitada entre os dias 14 e 18 de setembro.

O guia do candidato, com as retificações no edital do vestibular e as regras para os pedidos de isenção, está disponível no site www.nc.ufpr.br .

As datas das provas foram alteradas para que os estudantes recebam todo o conteúdo curricular nas aulas, que foram adiadas em razão da gripe transmitida pelo vírus A (H1N1).

Com a mudança, a primeira fase do vestibular da UFPR, prevista inicialmente para 15 de novembro, agora será realizada no dia 29 de novembro. A segunda fase, que aconteceria nos dias 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13.

Religião

Os adeptos de religiões que consideram os sábados dias sagrados, como os judeus ortodoxos e os adventistas, receberão um atendimento diferenciado. “Os candidatos devem apresentar um requerimento com esse pedido, acompanhado por uma declaração", explica o diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde.

O formulário de solicitação de horário especial para realização da prova está disponível no site www.nc.ufpr.br .

Vagas

A UFPR oferece 5.334 vagas em 91 cursos. Este ano, a universidade oferece dois novos cursos: biomedicina, com 30 vagas, sediado em Curitiba; e ciências biológicas com ênfase em gestão ambiental, com 80 vagas, em Palotina.

Mais de um terço das 5.334 vagas (33,9%) são para cursos noturnos e 81,8% são para cursos que iniciam no primeiro semestre do ano que vem.

A principal mudança do próximo vestibular é a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do final da nota do vestibular.
Assim como em anos anteriores, o edital reserva 20% das vagas para candidatos de escolas públicas e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Fonte: G1 Notícias

Foto da sede da Universidade Federal do Paraná, estabelecida na capital, Curitiba.

Nota: O tratamento diferenciado será feito porque dias de sábado serão inclusos nas fases do vestibular da federal, onde os vestibulandos sabatistas terão a alternativa de fazer as provas após o pôr-do-sol. Momento em que, segundo a Bíblia, termina um dia e começa outro (Gênesis 1:5).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br