É mais difícil sugar um líquido por um canudo fino do que por um grosso, devido à viscosidade. Mas um beija-flor consegue extrair néctar de uma flor ao fazer de sua língua um canudo em tamanho beija-flor. Como? A resposta é que o pássaro aproveita as forças da tensão superficial, as mesmas que levam a água a formar gotículas e não a se espalhar regularmente sobre uma superfície dura.
"Venho estudando o quadro mais amplo das estratégias usadas para beber, na natureza", disse John Bush, professor de matemática aplicada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). "Isso é um dos meus grandes temas no momento".
No ano passado, ele mostrou que alguns pássaros usavam a tensão superficial para obter gotículas de água com seus bicos longos e finos. Na sua mais recente pesquisa, Bush e sua equipe descobriram que quando um beija-flor enfia a língua em uma flor, o órgão de cerca de dois centímetros de comprimento se enrola e forma um cilindro muito mais fino, devido à tensão superficial.
"A língua do beija-flor assume a forma de um canudo com uma fenda cortada", disse Bush. Também devido à tensão superficial, a fenda no cilindro da língua se fecha a partir da ponta; dessa forma o néctar sobe, ocupando todo o cilindro.
O beija-flor então raspa sua língua contra a garganta para remover o conteúdo, e engole. Surpreendentemente, a ave pode repetir esse processo até 20 vezes por segundo ao se alimentar.
Fonte: The New York Times, lido no site Terra
--------------------------------------------------------------------------------
Nota: Admiro cada vez mais esta avezinha. É uma verdadeira evidência da Criação!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário