quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Russos apoiam mais o criacionismo do que o darwinismo

Por volta de 44% dos russos apoiam a teoria criacionista, comparados aos 35% que acreditam na teoria da evolução de Darwin, conforme constatou pesquisa com 1.600 pessoas, dirigida pelo Centro de Pesquisa da Opinião Pública VTsIOM, em 140 comunidades russas, realizada nos dias 20 e 21 de novembro. Em particular, a teoria evolucionista de Darwin é apoiada por 55% dos que residem em Moscou e São Petersburgo – 54% de ateus e 45% com formação superior; enquanto que o criacionismo é aceito por 50% dos residentes na zona rural – 48% de crentes em Deus e 50% de pessoas sem grau de instrução.

A pesquisa mostrou que a maioria dos russos definitivamente não compartilha os postulados do criacionismo, tampouco a teoria da evolução de Darwin. Aproximadamente 63% dos pesquisados reconhecem a ideia de Darwin sobre o desenvolvimento permanente da vida no planeta e a seleção natural e 71% estão convencidos de que a idade da Terra é de pelo menos muitos bilhões de anos.

Ao mesmo tempo, 48% dos russos são propensos a crer que o homem foi criado por Deus, 49% que o mundo era originalmente perfeito e ficou mais caótico com o tempo e 62% que todas as principais mudanças da Terra foram causadas por desastres globais, como o Dilúvio.

Os darwinistas e os criacionistas discordam radicalmente apenas sobre a origem do homem, com 77% do primeiro grupo crendo que Homo sapiens e macacos têm o mesmo ancestral e 86% do último convencidos da criação divina do homem. Também, 58% dos criacionistas acreditam na perfeição original do mundo, enquanto que as opiniões dos darwinistas quanto a esse assunto estão divididas (43% cada).

Quanto aos outros postulados, 77% dos que apoiam a teoria evolucionista e 52% dos criacionistas reconhecem a existência da seleção natural, 57% de darwinistas e 69% de criacionistas creem na mudança do planeta sob a influência de desastres globais e 80% de darwinistas e 67% de criacionistas creem que a Terra existe há bilhões de anos.

Da mesma forma, muitos religiosos e ateus reconhecem que o mundo se desenvolve permanentemente, de acordo com as regras da seleção natural (61% e 75% respectivamente), que os desastres globais, em particular o Dilúvio, influenciam a Terra (64% e 49%), e que a Terra tem bilhões de anos (72% e 74%).

Ao mesmo tempo, 52% dos crentes compartilham a ideia de que o homem fora criado por Deus, enquanto que 55% dos ateus acham que homens e macacos têm ancestral comum. Também 48% dos ateus acreditam que o mundo estava originalmente em um estado caótico, enquanto que 51% dos crentes mantêm uma visão contrária.

(Interfax)

Tradução: Milene Rocha

[Lido no blog do Michelson Borges]

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

André: isso se denomina argumento ad populum, ou seja "a voz do povo é a voz de deus" se todos acreditam nisso é porque deve estar certo. Não passa de uma falácia, pois as pessoas em sua maioria podem estar equivocadas.

Logo, este é um argumento falho.

A maioria dos russos assim como os norte-americanos e como boa parte do mundo, não passam de pessoas ignorantes amedrontadas pela crença religiosa.

Embora a falecida URSS tenha sido um estado ateísta, a maiorai das pessoas continuaram professand a religião ortodoxa cristã, cujo fundamentalismo é tal como o da sua religião.

Mas em suma, não interessa o que pessoas acham ou desacham ou o que elas acreditam ou desacreditam. Interessa o que é demonstrado pela ciência e quais são suas bases científicas para tal, ou seja, as evid~encias que sustentam as teorias aqui desenvolvidas.

Achismos tem base no senso comum e não na ciência, portanto não são nada. Resumindo, se vc quis validar qq mirabolância criacionista com base no achismo dos russos esqueça: ele não prova nada, a não ser que a Russia é um país de ignorantes, com raras exceções.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br