quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estudo: pessoas pensam na Terra como se ela fosse plana

Um estudo indica que, apesar de sabermos que a Terra é esférica, muitas pessoas pensam no nosso planeta como se ele fosse plano. Pesquisadores da Universidade de Bamberg, na Alemanha, pediram a 44 pessoas que estimassem, em quilômetros, a distância entre seis cidades em diferentes continentes e sem olhar em um mapa. Eles afirmam que cerca da metade dos participantes calculavam como se a Terra fosse plana. As informações são do Live Science.

Se o planeta fosse visualizado em um mapa plano, a distância entre duas cidades seria medida em uma linha reta. Contudo, se pensarmos que a Terra na verdade é esférica, essa linha será curvada e, portanto, a distância será maior. Parte das pessoas que participou da pesquisa esqueceu deste detalhe e acabou por subestimar as distâncias das cidades mais longínquas.

"As pessoas pensam que a Terra é redonda porque foi como aprenderam na escola. (...) Mas isso (ensinar que o planeta é esférico) não resolve o problema cognitivo de saber se as pessoas realmente baseiam seus cálculos de rotas nesse modelo", diz o pesquisador Claus-Christian Carbon.

Segundo os pesquisadores, não há diferenças significativas na educação ou na experiência dos participantes que explica a diferença na forma de pensar, com exceção de uma coisa: alguma experiência pessoal que demonstra que a Terra é um globo. Os cientistas afirmam que aqueles que retrataram lembrar de momentos como observar a curvatura do planeta de um avião ou ver um navio desaparecendo no horizonte em uma praia aparentemente reteram esse conhecimento e continuaram a visualizar o planeta como esférico e foram capazes de calcular com mais precisão grandes distâncias.

Os pesquisadores compararam o resultado com uma criança que é alertada a não tocar em um fogão quente. Muitas só descobrirão o quão perigoso é o fogão após se queimarem, apesar de terem sido avisadas antes sobre isso. "Nós precisamos ter conhecimento sobre as coisas, mas para realmente aplicar esse conhecimentos você necessita de experiências pessoais", diz Carbon.

"Isso é realmente aplicável em várias áreas nas quais nós temos conhecimento sobre algo, mas não conseguimos aplicá-lo", afirma. Os cientistas acreditam que o estudo pode ter aplicações em métodos de ensino sobre geografia além de outras áreas.

Fonte: Redação Terra

Nota: E olha que a Bíblia, a palavra de Deus, já vem educando as pessoas (que a leem coerentemente) a pensarem a Terra como sendo redonda há milhares de anos heim, conforme pode ser entendido nas passagens a seguir:

"Ele [Deus] é o que está assentado sobre a REDONDEZA da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;" (Isaías 40:22. Ênfase e complemento providos)

"Então, elas [as nuvens], segundo o rumo que ele [o sopro de Deus] dá, se espalham para uma e outra direção, para fazerem tudo o que lhes ordena sobre a REDONDEZA da Terra." ( 37:12. Ênfase e complemento providos)

"[Deus] traçou um CÍRCULO à superfície das águas, até aos confins da luz e das trevas." ( 26:10. Ênfase e complemento providos)

Levanto outra hipótese para ajudar a interpretar os resultados dessa pesquisa descrita acima: Será que uma herança cognitiva de se pensar a Terra como sendo plana foi adquirida inconscientemente pelas gerações posteriores à mentalidade que se tinha, sobretudo na Idade Média? Mentalidade esta que foi imposta pela tradição da igreja dominante na Idade Média, a Igreja Católica Apostólica Romana (Igreja), onde esta perseguiu muitos dos que pensavam diferende de suas crenças dogmáticas - que muitas delas não tinham nada que ver com a verdade bíblica - tais como os cientistas (que liam a Bíblia) Galileu, Copérnico, Kepler, Bruno (este, foi queimado vivo por contrariar a ciência da Igreja), etc. A Igreja não deixava ninguém ler a Bíblia por conta própria, a não ser o clero, vindo a ensinar algumas ideias provindas do paganismo tais como: "se um barco se distanciar muito da costa ele poderá cair num abismo que é a borda da Terra". Com base na ideia da Terra plana, surgiram os mapas orbis terrarum, que foram concebidos erroneamente como se a Terra fosse um disco, semelhante a uma moeda disposta na horizontal. Nada mais lamentável para uma civilização que estava com a verdade nas mãos, mas deu (e muitas vezes ainda dá) mais valor às suas próprias tradições.

Penso que Colombo lia a Bíblia, por isso teve coragem de navegar longe e, com isso, realizou sua grande façanha que o tornou conhecido até hoje, "descobriu" a América e provou que a Terra é redonda. Foi exceção. Tenho pra mim que ele "colou" da Bíblia a ideia da redondeza da Terra e constatou isso em campo, em suas navegações (práxis).

Lembrando que os gregos surgiram com a ideia da redondeza da Terra centenas de anos depois do Velho Testamento ter sido escrito.

Como Colombo era genovês e influenciado pela Igreja, é razoável pensar que tirou esta ideia da Bíblia, e não da cultura grega.

Que bom seria se nós lêssemos mais a Bíblia e tirássemos nossas próprias conclusões acerca do que ela revela, através da orientação e iluminação do Espírito Santo... Creio que não existiriam, com isso e por exemplo, tantas doutrinas, "verdades" e igrejas diferentes no mundo. A Bíblia não é um livro de ciências, é a revelação do plano da Salvação por meio do amor de Cristo Jesus, mas quando cita algo científico (como a esfericidade da Terra e paira dela sobre o vazio espacial - 26:7) nunca erra. O que se pode ter são interpretações equivocadas.

Quem sabe, lendo a Bíblia, você, eu e as gerações futuras voltaremos a ter não só esta verdade da redondeza da Terra pré-concebida automaticamente em nossas mentes, mas também, por exemplo, o senso de moral e ética que vêm faltando, muitas vezes, nesta sociedade pós-moderna que estamos inseridos; assim como o senso da verdade científica, que emana de Deus, e não de Darwin ou outro dissidente da verdade científica. [ALM]

Leia Também:

A Geografia e a Bíblia; A Geografia e a Bíblia II

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

André vc gosta muito de ler a bíblia, já percebi, porém não force a barra em determinados assuntos, principalmente sobre a questão da esfericidade da Terra.Bem, vamos lá:

Sobre o versículo de Isaías há um equívoco: "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra cujos moradores são como gafanhotos..."

A redondeza (chuwch em hebraico) significa o raio de distância de um local a outro, realmente é círculo, pois se refere a um plano, não esfera.

Duwr (דור) é o que denotaria a esfericidade da Terra.

Ora, hebreus sabiam muito bem o que era uma figura plana (2 dimensões) e o que era uma figura espacial (3 dimensões).

Tanto que até o mesmo Isaías diz: Isaías 22:18 — Certamente te enrolará como uma BOLA, e te lançará para um país espaçoso...

Também, devemos lembrar que o nome de Terra ao nosso planeta veio do grego Gaia.

Numa versão moderna, Eretz (em hebraico) pode ser denominado como o Planeta Terra.

Elyson Scafati disse...

Mas o vocábulo eretz, à época, assim como hoje, se referia às terras nas cercanias de um local ou a terras estrangeiras, não ao planeta em si, pois tal concepção para hebreus era algo que não existia.

Hebreus não se tratavam de um povo ligado à pesquisa, à época, denominada astrológica (estudo dos astros e de sua influência em nossas vidas) ou astronômica (a ciência respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra).

Dessa forma, cada local estrangeiro era denominado de terra (eretz), genericamente, como também, fazemos hoje.

Ao que cabe à mitologia hebraica, o mundo acabava em um limite traçado por Deus quando este fizera a Terra a qual está sobre o abismo, ou seja, sobre o nada, onde “nada” é adaptação de "ló" (אֹל), que quer dizer não, ou seja, é a negação de qualquer coisa JÓ [26: 7;10].

Há menções sobre a abóbada do céu, como em JÓ [22:14] e AMÓS [9:6].

Há que se lembrar que a visão de mundo antiga era algo restrito a novas localidades e povos. Assim, pela limitação de contato com outros grupos humanos da época, hebreus, hititas e egípcios não faziam a menor idéia que existiam celtas, indígenas ou chineses e, vice-versa.

Embora a bíblia não declare o geocentrismo, suas explicações sobre a relação da Terra com o Cosmo parecem adotá-lo, assim como não há declarações bíblicas sobre a Terra plana, sendo que as explicações sobre a forma da Terra também indicam tal idéia.

Lembramos também que o sistema heliocêntrico fora proposto por Aristarco de Samos, por volta do se. III a.C na obra Arenarius referida por Arquimedes. A teoria heliocêntrica somente ganharia reconhecimento e validade mais de mil anos depois, com Copérnico.

Dessa forma, atribuir que hebreus detinham o conhecimento de uma Terra esférica e de um sistema solar heliocêntrico, não é apenas ignorar o contexto histórico - antropológico- sócio-cultural em que o Tanakh (bíblia) foi escrito e também quanto à especificidade de determinadas palavras pertencentes à língua hebraica e seu real significado.

Também é ignorância histórica e filosófica, além de ser haver muita má fé, pois passa uma falsa idéia dos escritos e do povo hebreu antigo.

Assim, espero mais uma vez ter esclarecido suas dúvidas que parecem infindáveis.

É sério veio: Leia algo científico de verdade. Esqueça o Lelenézio, o site da SCB, o Instituto Discovery dentre outras coisinhas que somente levam à obscuridade mental e à mais pura ignorância.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br