segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Desvendado segredo de peixes que não congelam

Como peixes conseguem sobreviver nas águas geladas do Oceano Ártico? Melhor: como estes animais não congelam com as baixas temperaturas? De acordo com pesquisadores da RUHR-Universitat Bochum, na Alemanha, o segredo está em uma proteína anticongelamento no sangue, capaz de impedir as moléculas de águas circundantes de congelar – mantendo o entorno “fluído”.

É de se supor que a -1,8ºC o frio congele os peixes, uma vez que o ponto de congelamento destes bichinhos é de cerca de – 0,9ºC. A forma como eles permanecem em movimento a temperaturas tão baixas tem intrigado cientistas há muito tempo. Meio século atrás, as proteínas de proteção especial “anticongelamento” foram encontradas. Entretanto, faltava explicar como elas atuavam.

Os pesquisadores então usaram uma técnica especial, a espectroscopia de terahertz, para desvendar o mecanismo subjacente. Ao gravar o movimento coletivo de moléculas e água e proteínas, com a ajuda da radiação terahertz, a equipe foi capaz de mostrar que as moléculas de H20 normalmente executam uma dança na água líquida mais organizada na presença desta arma secreta. Isso impede que novas ligações sejam feitas.

“Pudemos ver que a proteína tem um efeito especial de longo alcance sobre as moléculas de água ao redor dele (peixe)”, diz Konrad Meister, co-autor do trabalho. “Este efeito que impede a cristalização do gelo é ainda mais pronunciada em temperaturas baixas do que em temperatura ambiente”, acrescenta Martina Havenith, responsável pela pesquisa.

Fonte: Ciência Diária

Informação complementar: Aqui.

Nota: Lembrando que as proteínas, assim como qualquer outra estrutura molecular, não surgem por acaso (conforme sugeria Miller em suas experiências - veja aqui), pois sua complexidade, ordem e função orgânica expressam que foram desenhadas para exercer funções específicas, como é o caso da proteína acima citada. Por exemplo, a probabilidade de surgir ao acaso uma "simples" proteína com cinquenta aminoácidos é de uma chance entre 1065 chances (impossível, segundo a Lei de Boreal). O que dizer de um peixe todinho...?

"
Mas pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar to contarão. Qual entre todos estes não sabe que a mão do SENHOR fez isto?" (Jó 12:7-9).

2 comentários:

Elyson Scafati disse...

Aqui tem o esclarecimento para a nota imbecil:

http://cienciaxreligiao.blogspot.com/2009/03/segunda-lei-da-termodinamica-o-ma-fe_4996.html


Leia com atenção e "A VERDADE VOS LIBERTARÁ DOS GRILHÕES DA IGNORÂNCIA".

Elyson Scafati disse...

É impressionante André, mas vc não tem a mínima idéia a respeito dos memes que replica.

Juro, eu não o entendo!!!!

Sua questão é pura ideologia ou é ódio contra algo que põe em xeque sua visão bíblica de mundo?

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br