quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tempo, um problema para os modelos da história da Terra

Resumo

Visões de mundo diferentes resultam em conceitos diferentes acerca das origens e tempo na história da Terra. A ciência moderna adotou uma visão de mundo estritamente naturalística desde o Século XIX. Modelos de origens resultantes desta visão de mundo atribuem uma idade de cerca de 4,5 Ga para a Terra e cerca de 600 Ma para a existência de vida abundante na Terra. Em contraste a visão de mundo teísta cristã baseada na Bíblia atribui cerca de 6 a 8 ka para a vida na Terra e cerca de um ano para a deposição da maior parte das rochas Fanerozóicas. Os princípios e métodos da geocronologia são esboçadas brevemente. Uma observação nos valores de tempo atribuídos aos limites entre períodos geológicos mostra que eles não têm variado ao longo do Século XX apesar dos progressos observados nos métodos de datação. Uma pesquisa em publicações sobre geocronologia desde 1995 mostra que a maioria deles são estudos em estratigrafia e as datações são feitas principalmente pelos métodos do 40Ar/39Ar, U/Pb, 14C e diversos métodos que utilizam os danos de radiação sobre os materiais. É feita uma breve descrição dos principais métodos e alguns de seus problemas são indicados.

Introdução

Conhecer e descrever a origem de tudo é uma preocupação demonstrada pelo ser humano em qualquer civilização. Em sociedades mais estruturadas, algumas pessoas se dedicam à produção, preservação e divulgação do conhecimento, e assim têm uma preocupação especial com este assunto. Nos dias de hoje estas pessoas são conhecidas principalmente como cientistas e em menor número filósofos e teólogos. Na civilização grega eram os filósofos, em outras os magos, sacerdotes escribas e profetas. Mesmo atualmente, nas sociedades que costumamos classificar como "primitivas", encontramos os pajés ou feiticeiros que se dedicam à criação e preservação das tradições e costumes religiosos de suas tribos, que normalmente incluem uma história sobre origens.

Dentro deste contexto da busca pela origem, surge a preocupação com o tempo. Quando ocorreram estes eventos?

Estudos baseados no texto bíblico sugerem objetivamente que a Terra foi organizada e recebeu os seres vivos a poucos milhares de anos. O código de Manu, originário da Índia, propõe um universo cíclico com um dia de Brahman de cerca de 4,38 bilhões de anos e uma noite de igual duração (Martins 1994). Os conhecimentos científicos desenvolvidos nos últimos 70 a 80 anos propõe um universo iniciado a cerca de 15 bilhões de anos (Silk 1989), um planeta Terra existente a cerca de 4,56 bilhões de anos e vida abundante na Terra a cerca de 570 milhões de anos (Harland et al. 1990).

Dadas as diferenças nestes valores, vem a pergunta: estes dados sobre o tempo são importantes para a vida das pessoas? qual destes resultados merece mais confiança? E finalmente: estas perguntas são relevantes?

Estas questões nos levam a considerações sobre nossa "visão de mundo". [...]


[Leia o artigo completo clicando aqui]

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

Até a explicação dos métodos de datação, os carinhas do Swau mandaram bem.

Todavia é como eu já lhe disse e repito:

Estão cegos pela ideologia, ou seja, aquilo que contradiz a forma deles pensarem deve ser rechaçado e destruído.

na frase:

[Um banco de dados de determinações isotópicas críticas foi coletado incluindo nosso julgamento sobre que resultados são aceitáveis experimentalmente e úteis estratigraficamente." (Harland et al. 1990 p. 9)]

Isso não significa que haja um julgamento a olho como parece querer demonstrar o artigo que vc cita.

Este julgamento é feito com bases científicas, ou seja, potássio e rgônio agem de formas distintas ( o potássio é bem reativo e o argônio é inerte além de ser um gás).

Onde encontrarmos na rocha concentrações altas de Ar-39 aprisionado, bem como as quantidades de K-40.

Verifica-se o gradiente deste ao longo de partes colhidas das amostras.

Onde há altas concentrações e baixas demais desprezamos, pois estas fogem ao nossos gráficos de controle estatístico.

O que estabelecemos é um valor médio para a idade das amostras.

Mas dizer que isso é questíonável a ponto de ser desprezado é uma ignorância sem tamanho.

Infelizmente fundamentalistas têm uma visão miope da ciência. Esta é limitada até que não ultrapasse o seu próprio limite.

Quem diria há 100 anos que hj teríamos aeronaves sendo enviadas aos confins do Sistema Solar?


Quem diría em 1920 que as pessoas pararíam de morrer por conta de infecções?


Quem diria em 1940 que haveria celulares, câmeras digitais, TVs LCD, que se compreenderia cada vez mais o universo, as origens da vida e a teoria evolutiva?

Quem diria que hj até conseguimos teleportar uma partícula subatômica, que compreenderíamos aos poucos a estrutura da matéria e até mesmo identificaríamos a possível existência de universos paralelos?

Pois é... O limite existe quando vc se impõe tal limite, exatamente como fazem as mentes obitusas do cristianismo.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br