terça-feira, 17 de dezembro de 2013

É o Dilúvio de Noé uma cópia do Épico de Gilgamesh?

Pergunta: Será que a Bíblia copiou a descrição do Dilúvio de registros mitológicos e de lendas?

Resposta: É verdade que o relato do Dilúvio que a Bíblia apresenta partilha de muitas semelhanças óbvias com o Épico de Gilgamesh e com o Épico Babilônico de Atrahasis.

De fato, literalmente centenas de tradições de um dilúvio foram preservadas por todo o mundo, com elas a aparecerem na Europa, na Ásia, em África, na Austrália e no continente Americano (Sul e Norte), e o registro de Gênesis partilha de muitas semelhanças com a maioria delas.

Das tradições de um dilúvio que chegaram até aos dias de hoje, cerca de 95% descreve um cataclisma global,88% fala de uma família humana favorecida salva do afogamento para o restabelecimento da raça humana depois do dilúvio, 66% revela a forma como a família foi avisada antecipadamente do cataclisma vindouro, 66% culpa a maldade do ser humano como causa do dilúvio, e 70% registra um barco como o meio através do qual a família escolhida (e os animais) sobreviveram ao dilúvio.

Mais de um terço destas tradições menciona pássaros que foram enviados para fora do barco.

Uma vez que todas as culturas atuais descendem diretamente dos sobreviventes do Dilúvio, é perfeitamente lógico que as histórias deste evento traumático sejam, ao mesmo tempo, abundantes e globais – havendo sido passados de geração em geração.

Foi exatamente isso que aconteceu.

Muitas destas tradições são espantosamente consistentes, se levarmos em conta o isolamento relativo das culturas, o tempo que já passou desde o Dilúvio, e a tendência humana de embelezar, exagerar e distorcer as histórias com o passar do tempo.

A descrição Bíblica e o relato Babilônico parecem representar um relato distinto de uma tradição em torno do mesmo Dilúvio.

O problema dos anti-Cristãos é que eles partem do pressuposto errado (“Não houve nenhum Dilúvio!”) e que o relato Bíblico nada mais é que uma cópia de um não-evento. No entanto, as evidências sugerem o contrário: houve, de fato, um Dilúvio global catastrófico e a veracidade do relato Bíblico é confirmada pelo imenso número de relatos antigos.

Para além de abundantes evidências históricas, existe uma riqueza de evidências físicas que confirmam que a historicidade do Dilúvio é real, sólida e amplamente confirmada.

Quem questiona o Dilúvio de Noé não o faz por motivos históricos ou científicos, mas sim por motivos ideológicos.

Fonte: Darwinismo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br