segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Osso no pescoço sugere que neandertais falavam como humanos

Um osso no pescoço dos neandertais dá indícios de que eles eram capazes de falar, de acordo com um estudo publicado nesta semana na revista científicaPLoS One. O osso hioide, que fica na parte superior do pescoço, logo acima do maxilar, suporta a musculatura na base da língua, e sem ele a fala articulada seria impossível. O osso hioide que os pesquisadores estudaram provém de uma caverna em Israel, e foi o primeiro do tipo a ser descoberto. As informações são do site iScience Times.

A descoberta desse osso, em 1989, imediatamente levou à especulação sobre a capacidade dos neandertais de falar. A ideia, porém, foi recebida com cautela e gerou controvérsia no meio acadêmico. Cientistas do Canadá, Austrália, Estados Unidos e outros países voltaram a analisar o osso, desta vez com simulações feitas em computador. Com o uso de microtomografia em raio-x, eles verificaram como o osso hioide interagia com os músculos ao redor.

Os cientistas descobriram que a estrutura do osso mostrava sinais de "intensa e constante atividade metabólica", que pode ser fruto da linguagem. Para um dos autores do estudo, Stephen Wroe, pesquisador na Austrália, a análise mostra que o osso hioide não apenas parece com o que os humanos têm atualmente, mas também era usado de maneira bastante similar.

Fonte: Terra

Nota: Tá na cara que os neandertais eram humanos, como desde sempre os criacionistas afirmam. Só os evolucionistas que não querem entender isso. Some essa notícia com as seguintes e tire mais certeza disso: Neandertal era humano, e não outra espécie; Estudo questiona inteligência inferior do neandertal; Neandertais inventaram ferramentas sozinhos.[ALM]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br