quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O legado de Nelson Mandela

Nelson Mandela (1918-2013)
Nelson Mandela morreu, mas não sua luta ou sua história. Livros, documentários e filmes se encarregarão de mostrar ao mundo, para gerações futuras, como é possível um único homem mudar um país e influenciar o mundo.

Seu prêmio Nobel, foi o reconhecimento mundial de um homem que ficou preso por 27 anos acreditando em uma igualdade de oportunidade PARA TODOS! Poucos homens na história demonstraram mais o real cristianismo do que Nelson Mandela; e depois de 95 anos podemos afirmar que o mundo melhorou com sua passagem aqui. 

Fico imaginando quantas histórias não foram contadas, onde sua vida fez a diferença, quantas vidas transformadas, quanta liberdade e igualdade foi oferecida. Tudo isso simplesmente porque um homem resolveu não se calar diante da maldade e do ódio. 

Não tenho dúvidas que Nelson Mandela é um desses homens difíceis de se achar, que não se tropeça nele em cada esquina. Mas também tenho certeza de que Deus haverá de suscitar outros homens como ele, e assim veremos Deus mais de perto. 

[Veremos Mandela novamente] quando Jesus voltar! 

Homenagem da equipe do Está Escrito!

Nota: Estava lendo artigos a respeito dos dois lados da vida de Nelson Mandela. A maioria pensa que ele apenas foi pacífico a vida toda, mas a vida dele também foi marcada por participação em guerrilhas, terrorismo, amizade com grandes ditadores como Sadam Hussein, Fidel Castro (muitos vão criticar, mas este também) e simpatia por Lênin e o regime comunista (que, apesar de defender a igualdade, perseguiu religiosos etc.). Por outro lado, Mandela lutou pelo fim do Apartheid e se tornou um símbolo da luta contra a segregação racial no mundo, ganhando o prêmio Nobel da Paz. É difícil tirar uma conclusão, mas, até onde estou informado, no final de sua vida Mandela deu um bom testemunho cristão, vindo a se converter ao cristianismo e apoiando sempre o diálogo como forma de resolver conflitos humanos (a exemplo de Jesus). O que eu admiro na história de Mandela é o lado pacífico e de bom exemplo do ex-presidente da África do Sul e seu legado como homem que procurou a igualdade entre as pessoas. O restante eu deixo para Deus julgar, sem apoiar qualquer forma de injustiça para se tentar resolver injustiças. [André Luiz Marques]

3 comentários:

Marco disse...

Antes de aderirmos aos humanistas na confecção de hagiografias, é sempre prudente observar o todo à devida distância e ponderar sobre o conjunto cun grano salas:

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/historia/mandela-o-outro-lado/

André Luiz Marques disse...

Muito interessante o seu comentário, Marco. De fato, eu não estava informado direito sobre isso. Lia alguns artigos sobre Mandela e emiti uma nota no final do texto dessa postagem. Caso queira discutir algo que escrevi, por favor, fique à vontade.

Marco disse...

De fato, André. Afora o registro de seus deslizes, minha estima e respeito por Mandela vêm dele destoar completamente dos demais líderes africanos - alguns chegaram a praticar canibalismo e estupro contra os adversários. Espero que a lembrança de Mandela assombre e contenha seus sucessores, a começar pelo cabeça do corruptissimo CNA, Mugabe, que é um predador sexual. Seria uma catástrofe se a África do Sul seguisse o rumo de seus vizinhos ladeira abaixo.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br