sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Um Pouco Sobre o Arco da Aliança

Na história, o primeiro relato mais antigo registrado sobre o fenômeno físico-visual conhecido hoje principalmente pelo nome "arco-íris" está na passagem bíblica sobre uma aliança que Deus fez com Noé, após o Dilúvio (Gênesis 9: 12-17). Ali está relatado que Deus deixaria um sinal no céu, ao qual chamou de "arco da aliança", para que Noé e sua descendência se lembrassem que Deus nunca mais destruiria (de forma global) a Terra com uma inundação.

Se não tomarmos cuidado necessário, dá-se ao entender nessa passagem da Bíblia que o "arco da aliança" foi criado naquele momento por Deus. Esse é um ponto que os críticos da Bíblia usam muito para desqualificar a integridade das Escrituras, dizendo que a Bíblia contradiz a ciência, julgando que essa passagem bíblica não passa de mitologia hebraica. Visto que a ciência provou que o "arco-íris", como parte visível do espectro eletromagnético, sempre existiu na Terra e no universo.

Porém, os críticos se esquecem ou não levam em consideração o fato de a própria Bíblia mencionar que antes do Dilúvio nunca havia chovido, ao passo que a terra era regada pelo orvalho (Gênesis 2:4-6). Após o Dilúvio, provavelmente o clima da Terra foi alterado radicalmente, possibilitando a partir daí a formação de densas nuvens, que por sua vez precipitava na forma de chuva. Daí fica fácil entender o resto, Deus, sabendo que o fenômeno natural apareceria no céu ao final da chuva diluviana e de toda chuva posterior, usou isso para transformar em um sinal entre Ele e a nova humanidade. A escritora Ellen G. White explica essa e outras passagens bíblicas muito bem, no livro "Patriarcas e Profetas". Vale a pena ler.

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

André essa vc extrapolou!!!

Se a Terra fosse irrigada apenas por orvalho, não haveria florestas tropicais, coníferas, mnangues, savanas e nem mesmo o Eden.

Sequer poderia haver rios, lagos e mares e mesmo vida mais complexa que uma alga igual aquelas que ocorrem dentro dos depósitos de sal no Atacama (o lugar mais seco do mundo).

Todos os dias, toneladas de água evaporam e se precipitam como chuva em diversas regiões.

É óbvio que onde houver gotículas, de qualquer coisa na atmosfera, vc verá um arco-íris, se o referido mundo for banhado por alguma estrela que emita luz em nossa parte do espectro visível, o qual é ridiculamente pequeno se comparado desde as ondas de rádio até os raios gama.

Assim André o arco íris não é uma particularidade do planeta Terra, mas de qualquer mundo onde haja precipitação, seja ela de água ou de metano líquido.

Quanto ao clima de nosso planeta, ele está sempre se alterando. Onde hoje há um mar, foi uma exuberante floresta ou deserto e vice-versa.

Onde antes era mar virou montanha. onde antes os continentes se uniam, nasceram oceanos, o que altera radicalmente os climas. Vez ou outra o planeta aquece, outras vezes esfria.

Chuvas ocorrem desde que o planeta passou a esfriar e estas tornaram-se mais fortes a partir do momento em que mais de 70% das águas chegaram aqui trazidas nos cometas (época dos grandes impactos).

Não force a barra para justificar tolices como a literalidade do dilúvio. Principalmente baseado nas "IDIOTICES DE HELLEN".

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br