segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Guardar o Sábado Faz Bem a Saúde!

Do blog "Literalmente Verdade":

Um dia após o outro, a adrenalina vai aumentando, tendo um pico máximo na sexta-feira, como resultado do somatório do estresse do 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 6° dias da semana. Sexta-feira é o dia em que estamos mais cansados. Assim nesse dia, quando o sol se esconde no horizonte e a Glândula Pineal recebe informações para estimular o gene chamado P53, que ao sofrer estímulo ordena o descanso celular completo, que é mais intenso, pois é preciso uma recuperação maior, um descanso pleno de 24 horas, que irá até o pôr do sol de Sábado, quando, pelo relógio biológico, mais uma semana está iniciando. O ciclo recomeça para, no próximo sábado, o corpo se refazer de uma outra semana de luta. (Dr.Sang Lee, Saúde Novo - Estilo de Vida).

Glândula pineal

A epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, está presa por diversos pedúnculos. Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.

Há algumas décadas, acreditava-se que a glândula pineal fosse um órgão vestigial (assim como o apêndice em humanos), sem função atual. No entanto, mesmo órgãos vestigiais podem apresentar alguma função, ocasionalmente diferente da função do órgão do qual se originou. Aaron Lerner e colegas da Universidade de Yale descobriram que a melatonina está presente em altas concentrações na pineal. A melatonina é um hormônio derivado do aminoácido triptofano, que tem outras funções no sistema nervoso central. A produção de melatonina pela pineal é estimulada pela escuridão e inibida pela luz.

A retina detecta a luz, sinalizando a informação para o núcleo supraquiasmático. Fibras neuronais que se projetam deste para os núcleos paraventriculares, que transmitem os sinais circadianos para a medula espinhal e via sistema simpático para os gânglios cervicais posteriores, e destes para a glândula pineal.

Gene

A genética clássica diz - O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

A genética moderna diz - O Gene é uma seqüência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA. O termo gene foi criado por Wilhem Ludvig Johannsen. Desde então, muitas definições de gene foram propostas. O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.

O P53, o gene do descanso, tem também uma função de alertar o sistema de defesa contra má formação do DNA. O problema desse gene é que, ao sofrer qualquer tipo de mutação, na maioria das vezes, desenvolve o câncer, apesar de tudo, os médicos acreditam que essa proteína é a única esperança para a cura da doença, já que foi descoberto que o gene P53, em boa formação, estimulado pelo repouso adequado, age como “matador” de tumores.

Cientistas do Memorial Sloan Ketlering Center, de Nova York, ao desenvolverem esses estudos, conseguiram prever um caminho para se descobrir a cura para o câncer, que se caracteriza pela formação desordenada de células deficientes, as quais perderam o comando do P53. Esse mal poderia ser evitado, se houvesse uma paralisação no crescimento da célula sempre que esta estivesse em má formação.

A queda da adrenalina ocorre se houver descanso adequado no sétimo dia da semana, do contrário, a adrenalina continua subindo e leva a um estresse permanente.

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro , porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20:8 à 11)

Jean R. Habkost

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br