segunda-feira, 18 de maio de 2009

Canadá publica primeiro mapa geológico completo do Ártico

Mapa global do Ártico detalha características geológicas como onde pode haver reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes

O Canadá publicou o primeiro mapa global do Ártico, detalhando características geológicas que revelam onde pode haver reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes sob a neve e o gelo.

Os mapas da Comissão Geológica do Canadá (CGC) contêm dados coletados e compilados durante vários anos num esforço conjunto de Canadá, Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia, a um custo de US$ 1 bilhão.

O objetivo é que os novos mapas ajudem as companhias de exploração de gás e petróleo, além de funcionar como uma ferramenta para ajudar na resolução de disputas territoriais do território ártico por vários países do norte. Para realizar seu trabalho, os geólogos canadenses reuniram dados submarinos aferidos com a ajuda de navios quebra gelo e aparelhos de sonar, além de contar com fotos aéreas, estudos sísmicos e pesquisas feitas por expedições sobre esquis e em trenós puxados por cães.

Os mapas indicam a composição do subsolo e identificam as placas tectônicas, as falhas e os vulcões submarinos, cuja localização é frequentemente sinônimo de reservas de minerais preciosos.

Fonte: Site Terra, com informações da agência AFP.
---------------------------------------------------------------------------

Nota: Depois de exaurir ou desencadear um processo de esgotamento dos recursos naturais de outras partes do mundo menos hostis, para satisfazer a lógica do consumismo capitalista, agora o homem planeja avançar sobre uma das últimas fronteiras ainda quase intactas, o Ártico. Com isso, me lembro da passagem bíblica: "ELE é o que está assentado sobre o círculo da Terra, cujo moradores são como gafanhotos..." (Isaías 40:22). Deus pode estar dizendo várias coisas com esta comparação, de forma que pelo ângulo de vista da ação do homem sobre o meio, entende-se que assim como uma nuvem de gafanhotos destrói tudo por onde passa (consumindo a vegetação para se alimentar) a humanidade consome tudo o que está ao seu alcance, muitas vezes pela ganância pelo dinheiro e poder.

Claro que esse mapa geológico vai ajudar e muito no desenvolvimento da ciência e é bem-vindo. Mas como ficou claro na notícia acima, foi elaborado para atender a interesses econômicos dos exploradores de recursos naturais e geopolíticos das nações que dominam o território ártico. Será que a flora e a fauna vão ser respeitadas? Só o tempo dirá. Mas já temos pistas...

Leia também: Mãe Terra Desnuda, um artigo do site Inovação Tecnológica sobre o mapa geológico do mundo, digitalizado. Acesse o site One Geology para se aprofundar no assunto. Veja a imagem do mapa abaixo:


Imagem do mapa geológico digital do mundo (One Geology).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br