quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novo Enem vai parar na Justiça, com ajuda de Adventistas do 7º Dia

Um dia após a Confraria da Educação, grupo que reúne 200 educadores pernambucanos, ter se manifestado contrária à proposta do Ministério da Educação (MEC) em relação às mudanças do novo Enem, ontem foi a vez do Partido Democratas (DEM) também se posicionar. O DEM ingressou com um mandado de segurança coletivo na Justiça Federal pedindo o adiamento da validade do novo Enem como seleção da UFPE e da UFRPE até o ano que vem. O pedido deve ser julgado hoje na 7ª Vara da Justiça Federal. Mas a "leva" de liminares não para por aí. Os alunos adventistas do 7º dia também devem entrar com ação na Justiça pedindo a mudança da data da prova, que cai num sábado, dia sagrado para esta religião.

"O efeito da decisão atingirá toda a comunidade. Se for acatado, o mandado só será válido para os feras da UFPE e da UFRPE. Nós não somos contra o Enem, mas contra a pressa com que o teste será adotado. Estamos falando de uma mudança que vai atingir milhares de jovens, a maioria com menos de 18 anos", argumentou o advogado do DEM, Ramiro Becker. No documento enviado à Justiça, o partido alega que o novo Enem fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além dos artigos 205 e 206 da Constituição, que versam sobre o direito do aprendizado completo.

"Quando a UFPE adota uma prova que acontece em outubro, a dois meses do fim do ano letivo, prejudica o estudante que ainda não viu todo o conteúdo. Sem falar no constrangimento causado em menores de idade, o que contraria o ECA", justificou Becker. Ele afirmou que caso o mandado seja indeferido, o partido vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF-5ª).

Representantes da Confraria da Educação também se mobilizaram contra o teste nacional ontem, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE). Eles se encontrarão na próxima quinta-feira com o presidente da ordem, Jayme Asfora, para decidirem que tipo de ação judicial será movida contra o Enem. "Somos contrários a essas mudanças no meio do ano. A posição mais sensata foi tomada pela Universidade de Pernambuco (UPE), que só vai adotar o exame no ano que vem", declarou Asfora. A fera de medicina do Colégio Motivo Yasmin Azevedo concorda. "Além de não saber o estilo do teste, sinto como se tivesse perdido tempo. Uma série de assuntos que vimos não deve cair na nova prova", desabafou a jovem, de apenas 16 anos. Procurados pela equipe do Diário [de Pernambuco], os reitores da UFPE e da UFRPE, Amaro Lins e Valmar Corrêa, respectivamente, preferiram não se posicionar sobre o assunto.

As entidades não estão sozinhas nas mobilizações. Estudantes, professores, advogados, religiosos, donos de escolas e de cursinhos vêm demonstrando insatisfação pela adoção "relâmpago" do novo Enem pelas universidades federais do estado (UFPE/UFRPE/Univasf) este ano. O teste unificado, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, vai substituir de forma total ou parcial o vestibular das três instituições, o que pegou de surpresa os estudantes que vinham se preparando de acordo com as antigas regras.

Os alunos adventistas devem entrar com liminares pedindo a mudança da data do Enem. Tudo porque o 1º dia da prova nacional acontece no sábado, dia reservado às orações, direito assegurado aos religiosos pelo artigo 5º, parágrafo 6º e 8º da Constituição. "A sede sul-americana da Igreja Adventista, sediada em Brasília (DF), está entrando com recursos junto ao MEC para que a prova não seja no sábado. Esse é um interesse não apenas dos adventistas, mas da comunidade judaica e dos jovens que simplesmente trabalham aos sábados, independentemente da religião", comentou o administrador financeiro do Colégio Adventista do Recife, Marcelo Leite.

Fonte: Vida Urbana - Diário de Pernambuco.
--------------------------------------------------------------------------

Nota: Mesmo sendo alunos muito bem formados e conceituados, de modo geral (veja um exemplo aqui), muitos estudantes adventistas do sétimo dia (e outros guardadores do sábado) não poderão fazer o Enem só porque são minoria na sociedade brasileira? Que injustiça! Conforme consta neste artigo, a Constituição assegura a liberdade religiosa em nosso País. Acredito que haverá uma solução para esse problema logo logo. Senão, além de atropelarem a lei nacional, os autores dessa proposta de aplicação do Enem também no sábado, estarão consolidando seu desprezo pela lei de DEUS que nos ordena: "Lembra-te do dia de sábado para o santificar (separar para DEUS)." (Êxodo 20:8). Até aí, nenhuma novidade com relação às más políticas públicas instauradas no Brasil e o desrespeito à vontade do SENHOR. Que Ele ajude os sabatistas nessa luta pela justiça e verdade! É o meu desejo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br