quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cientistas encontram 200 novas espécies de anfíbios em Madagascar

Cientistas encontraram mais de 200 novas espécies de sapos e rãs em Madagascar, quase duplicacando o número de anfíbios conhecidos na ilha, conforme um estudo.

Madagascar, a quarta ilha do mundo em tamanho e famosa por ter animais exóticos como o lêmur de cauda anelada e rãs venenosas, é um local de biodiversidade apurada da fauna e flora. Mais de 80% dos mamíferos na ilha não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo, enquanto quase todos os 217 anfíbios conhecidos anteriormente na região são considerados pelos cientistas como nativos.

Segundo a pesquisa, realizada pelo Conselho de Investigação Científica da Espanha e publicado na edição de maio da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, quase um quarto das novas espécies não foram encontradas em áreas sem proteção especial.

De acordo com o estudo, uma crise política impede a conservação da vida selvagem em Madagascar. Além disso, a descoberta ilustra o quanto as riquezas naturais são subestimadas na ilha, que movimenta cerca de US$ 390 milhões por ano em turismo.

Fonte: Site Terra, com informações da Agência REUTERS
---------------------------------------------------------------------

Nota: Mesmo com toda a destruição que o homem vem causando na natureza (motivado pela ganância e falta de planejamento ambiental), ela ainda é capaz de nos surpreender, como neste caso. Descobriram quase o dobro de espécies de anfíbios em Madagascar, que maravilha! Uma explosão de biodiversidade. Nosso Deus criador é sem dúvidas muito generoso. Por outro lado, muitas espécies de animais e plantas nunca serão descobertas, pois o homem os extingue mesmo antes de tomar conhecimento sobre elas, como ocorre na Amazônia. A UICN, importante organização internacional de conservação da natureza, estima que, em todo o mundo, de uma a duas espécies de plantas são extintas por dia, enquanto as de animais varia de 50 a 250 por dia. É assustador.

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." (Gênesis 1:26). Esta passagem bíblica indica que o homem é o responsável pela integridade de toda a vida sobre a Terra, conforme plano original de Deus. O homem deveria cuidar da natureza, ser o zelador, mas o que vemos é exatamente o contrário, o próprio zelador vem exterminando e dominando inadequadamente as outras criaturas do Deus Altíssimo. Logo em breve Ele voltará para julgar nossas atitudes quanto a isso também. Façamos nossa parte para que Deus possa nos dizer: "... Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25:21).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br