quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vaticano coordenará restauração de obras [de arte] após terremoto

A Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja se encarregará, junto com o Ministério de Bens Culturais italiano, de coordenar e reunir todas as adesões para restaurar as obras de arte danificadas pelo terremoto que atingiu a região italiana de Abruzzo.

O organismo vaticano, segundo a Santa Sé informou, reunirá "todas as adesões escritas para 'adotar' (restaurar de forma gratuita) uma ou mais obras de arte danificadas pelo terremoto".

A Comissão Pontifícia já pediu hoje a todas as entidades bancárias, culturais e de museus, aos laboratórios de restauração públicos e privados, e aos restauradores interessados que entrem em contato por escrito com ela, expressando "sua adesão e disponibilidade para adotar de forma gratuita uma obra de arte".

Desde o primeiro momento do terremoto, o Vaticano expressou sua preocupação com o destino das várias obras existentes nas localidades de Abruzzo afetadas pelo terremoto, especialmente a capital da região, L'Aquila.

O terremoto destruiu várias igrejas, nas quais eram guardados quadros e esculturas de grande valor. Até agora, foram resgatados intactos vários afrescos da escola do gênio do Renascimento italiano Rafael, assim como a Bula da Perdonanza, publicada em 1294 pelo papa Celestino V, o único que renunciou ao Pontificado, que estava na torre do Palácio Margherita em L''Aquila, praticamente destruído.

Devido ao terremoto, a abóbada românica de Santa Maria di Collemaggio, onde estavam guardados os restos mortais de Celestino V, desabou sobre o lugar onde se encontrava o túmulo. O relicário, no entanto, não sofreu nenhum dano e foi recuperado intacto.

[Site Terra]
----------------------------------------------------------------------------

Nota: Em vez de dar prioridade ao bem-estar das pessoas que sofreram com os terremotos (perdendo parentes, sofrendo ferimentos, traumas psicológicos, espirituais e perdendo bens), o Vaticano, aparentemente, se mostra mais preocupado em restaurar obras de arte? Para uma igreja que quer ser vista como "santa" e ligada às coisas de Deus isso é uma tremenda demostração de onde está o foco da ICAR...

Para este comentário não ter "efeito bumerangue" ou "cuspe para o alto", posto alguns links onde contém informações sobre ajudas da Igreja Adventista do 7º Dia aos afetados pelos sucessivos terremotos na Itália e outras catástrofes:

Terremoto na Itália; Esperança duradoura; Coração catarinense.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br