RIO - Para homenagear Barack Obama por seus 100 primeiros dias na Casa Branca, o artista Michael D'Antuono ousou: retratou o presidente americano como ninguém menos que Jesus Cristo. Coroa de flores na cabeça, braços estendidos, a obra não deixa dúvidas de que o Obama é tido, pelo menos pelo autor da polêmica obra, como o novo messias, aquele que foi enviado à Terra para salvar a humanidade - ou pelo menos os EUA. A peça - acrílíco sobre lona, 76cm x 137cm - será exibida no dia 29, quarta-feira, em plena Union Square, em Nova York.
O autor se exime das críticas - e óbvias comparações - dizendo que a obra é "aberta a interpretações individuais". É verdade, há algumas diferenças. A cruz não está lá. Em seu lugar, ao fundo, o selo presidencial. Obama, ao invés do seio desnudo, veste terno. Mas mesmo o título da obra não deixa muita margem para dúvidas: "The Truth" ("A Verdade", em português), faz referência a um trecho da Bíblia em que Jesus diz a João 14:6, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".
"Mais que um retrato do presidente, 'A Verdade' expressa o momento político, religioso e social que nosso país atravessa", diz D'Antuono em material de divulgação da exibição de sua obra. "'A verdade', como a beleza, está nos olhos de quem vê", diz o press release da mostra.
D'Antuono ainda convida o público a enviar para ele, por e-mail, suas reações à peça, respondendo à seguinte questão: "Qual a sua verdade?"
Fonte: O Globo
-----------------------------------------------------------------------------
Nota: A liberdade de expressão do artista, garantida por lei, chega ao cúmulo nessa obra. Segundo nota do blog Diário da Profecia, não é a primeira vez que D'Antuono faz esse tipo de correlação em seus trabalhos, de forma que ainda na campanha presidencial americana se lançou este tipo de ideia. Acredito que banalizar o ato salvador de Jesus Cristo, mesmo que por uma "inocente" correlação, é desmerecer Aquele que veio para dar VIDA ETERNA E ABUNDANTE a todos que nEle confiar. Por isso que Jesus é o único caminho, verdade e vida. Para certas coisas, não cabe comparação. Respondendo à questão do artista: A minha verdade é aquela que me levará a viver despreocupado com crises econômicas, ambientais, sociais, morais, existenciais, enfim, todo tipo de dificuldade (e não apenas algumas delas, como promete o Obama, por exemplo - a verdade, aos olhos desse pintor). A verdade é e sempre será Jesus Cristo, meu Criador, Mantenedor, Salvador e Restaurador! A minha Verdade com "V" maiúscolo.
Leia também:
A mídia aos pés do “imperador”
À espera do messias
Barack Obama: "The One"?
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário