quarta-feira, 1 de abril de 2009

Monumento "A Lei de Deus" Estabelecido em Maringá/PR

Acima, foto feita por mim do monumento em homenagem às tábuas da Lei (os Dez Mandamentos de Êxodo 20:3-17). Curiosamente, o monumento está estabelecido na "praça da Catedral" católica da cidade de Maringá/PR, no entanto, foi um presente dos jovens adventistas do sétimo dia a toda a comunidade maringaense, muitos anos atrás.

Raras cidades no Brasil e no mundo contam com um monumento como esse, que é um testemunho concreto do amor e governo de Deus aos cidadãos. Nesse aspecto, Maringá está de parabéns! Porém, pelo que percebi, infelizmente poucos que passam em frente a esse monumento tem o cuidado e a paciência de ler todos os dez mandamentos e refletir sobre cada um deles.

Jesus, quando aqui esteve disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (João 14:15). Mas a que mandamentos Jesus se referia? Com certeza, se referiu à Lei Eterna de Deus, os Dez Mandamentos, os quais resumiu apenas em dois: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." (Mateus 22:37-40).

Um exame contextualizado desse pronunciamento de Jesus nos leva a entender que Ele se referiu aos Dez Mandamentos, dados a Moisés e ao povo de Israel (que até então era o representante do Senhor aqui na Terra e o escolhido para levar a mensagem da Salvação a todos os povos). Visto que do 1º ao 4º mandamentos implica nosso relacionamento direto para com Deus (perspectiva vertical) e do 5º ao 10º mandamentos a Lei se refere à relação direta entre homens e homens (perspectiva horizontal). Ou seja, Jesus apenas citou os Dez Mandamentos da Lei de forma sintetizada. Não são outros mandamentos, são os mesmos.

Existe muita polêmica entorno da abolição ou não do 4º Mandamento (que ordena santificar e descansar ao sétimo dia da semana), mas quem lê a Bíblia sem pré-conceitos (tradição e outros), constatará que este Mandamento ainda persiste, tal como os demais (pois são leis imutáveis, assim como é o seu Criador).

Ter o privilégio de morar em uma cidade que conserva os fundamentos da moral cristã, em forma de monumento, me alegra muito. A Igreja Adventista do Sétimo Dia está fazendo o seu papel em pregar o Evangelho do Reino e conscientizar o mundo da importância da obediência à Lei de Deus (tal como deveria ter feito o povo de Israel). Guardar a Lei não salva ninguém, é certo, mas por que somos salvos pela graça, mediante a fé em Cristo, devemos fazer o que Ele nos pede, guardar os Seus Mandamentos. Ou seja, guardar a Lei é uma consequencia de amarmos a Jesus Cristo, nosso Senhor Deus e Salvador.

André Luiz Marques

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br