sexta-feira, 17 de abril de 2009

Lua surgiu de colisão entre planeta e Terra, diz teoria

Pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, apresentaram a hipótese de que a Lua se formou por causa da colisão entre a Terra e um antigo planeta já desaparecido, denominado Theia - com o tamanho aproximado de Marte. A Nasa, agência espacial americana, aproveitará a missão das sondas gêmeas Stereo, que está observando os tsunamis solares, para explorar pontos específicos do nosso sistema solar em busca de indícios do planeta perdido. As informações são do Terra Chile.

Segundo Edward Belbruno e Richard Gott, defensores da teoria, Theia existiu há 4,5 milhões de anos e o material expelido na grande explosão, oriundo dos dois planetas, permaneceu girando ao redor da Terra antes de entrar em fusão e formar a Lua.

As naves Stereo buscam pistas nos Pontos de Lagrange, regiões do espaço situadas entre a gravidade da Terra e do Sol, que formam um "poço gravitacional", engolindo todo aquilo que está na sua volta.

Fonte: Site Terra
---------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Já conhecia uma teoria bem parecida com essa (se não for a mesma, menos atualizada), onde acredita-se que um corpo celeste impactou-se com a Terra, em sua fase cósmica, e veio a se tornar a Lua que temos hoje. Li no livro "Decifrando a Terra" de Wilson Teixeira e outros, 2003, nas primeiras páginas.

Acredito que o pessoal do site Terra deva ter escrito errado a idade da existência do planeta que teoricamente se chocou com a Terra. Deve ser 4,5 bilhões e não milhões de anos sugeridos pelos pesquisadores, pois as datações da Lua e da Terra são estimadas em 4,5 bilhões de anos, segundo geogronômetros convencionais (a serviço da Teoria da Evolução, a saber). Portanto, se a Lua tem 4,5 bilhões de anos de formação, Theia "morreu" há 4,5 bilhões de anos, segundo o evolucionismo cosmológico, bem explicado.

Se não foi um equívoco do Terra, esses cientistas estariam entrando em contradição com a Teoria da Evolução, pois se o planeta Terra foi devastado pelo choque com outro planeta de dimensões pouco menores que o dele há 4,5 milhões de anos, a vida na Terra teria sido extinta completamente e não daria tempo para começar uma nova evolução, desde seres inferires até chegar ao homem, o mais complexo ser vivo... e penso que não é este o propósito deles (rs). Lembrando que os dinossauros, segundo o Evolucionismo, foram extintos por asteróides há 65 milhões de anos e eram seres super complexos que reinaram na Terra por 160 milhões de anos.

Puxando um gancho nisso, o Criacionismo não necessariamente descarta a hipótese de o sistema Terra/Lua ter bilhões ou milhões de anos. Para entender um pouco mais clique aqui. Por outro lado, há evidências científicas de que esse sistema seja bem mais jovem, na casa dos milhares de anos. Clique aqui, aqui, aqui, aqui e aqui para saber um pouco mais.

É interessante notar que a Bíblia diz: "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1), não especificando a quanto tempo eles existiram até que Deus povoasse a Terra com seres vivos, incluindo o homem.

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

O Site Terra cometeu um erro ao falar de 4,5 mi e não bi de anos. Então, pode sossegar o facho, pois o Terra e os estudos não estão em contradição com o que a GELOGIA,GEOLOGIA, GEOLOGIA atesta.

Assim, seu espantalho caiu por terra.

eis o artigo no Terra:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3707583-EI301,00.html

Quanto a teoria que vc leu, não é o corpo celeste que se tornou a Lua, mas resíduos deste impacto. Houve sim a possibilidade disso ter acontecido, sendo que Theia teria mais ou menos o tamanho de Marte e a proto-Terra o tamanho de Venus e ambos, como ainda era os primórdios da formação do Sistema Solar, tinham altas temperaturas, perto do ponto de fusão dos metais.

Eis o outro artigo.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4477069-EI301,00-Estudo+redefine+data+de+choque+de+planetas+que+formou+a+Terra.html

Quanto aos geocronómetros, eles não estão a favor disso ou daquilo. Eles são consequencia da própria natureza dos elementos em suas propriedades físico - químicas.

Seguem abaixo os estudos que evidenciam essa teoria:

http://www.lpi.usra.edu/meetings/origin98/pdf/4045.pdf


http://www.lpi.usra.edu/meetings/lpsc97/pdf/1070.PDF

http://www.ias.ac.in/jessci/dec2005/ilc-3.pdf

http://www.es.ucsc.edu/~rcoe/eart206/canup_Moon_Nature_01.pdf


http://en.wikipedia.org/wiki/Giant_impact_hypothesis#Theia


http://en.wikipedia.org/wiki/Lagrangian_point

A partir dessa leitura vc terá um melhor conhecimento para poder conjecturar sobre o que houve quando da formação do Planeta Terra.

Mas vc vai ficar triste, pois no princípio não havia nem céu e nem terra e o espaço (o que vc chama de céu) veio beeeeem antes da Terra, pelo menos uns 9 bi de anos antes.
E, o povoamento da terra começou a cerca de uns 3,8 a 3,5 bi de anos, sendo que a obra prima feita do barro divino e animada pelo flato de YHWH somente apareceu há uns 200 mil anos.


Quanto às indicações: SEM COMENTÁRIOS...nem os crias de 5 as utilizam mais.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br