terça-feira, 11 de novembro de 2008

Cresce Mistério Sobre Origem de Montanhas na Antártida

O site de notícias Terra publicou hoje uma notícia que me chamou a atenção. Segundo o texto, ainda perdura o mistério sobre a formação da enorme cadeia de montanhas do continente antártico ocultas por quilômetros de gelo, as montanhas Gamburtsev (na foto ao lado). Alguns cientistas que vêm pesquisando estas montanhas não puderam, até então, concluir como teriam se formado, visto que os dados obtidos em campo não se encaixam com os esperados, que são baseados nas teorias adotadas para a formação da maioria das cadeias de montanhas. Teorias estas como: formação a partir de encontros de placas tectônicas ou por solidificação de uma enorme quantidade de lava de um jovem vulcão.

"A hipótese de que as montanhas surgiram da atividade de um jovem vulcão é de difícil conciliação com nossos dados," disse a coordenadora do estudo Tina van de Flierdt, da Faculdade Imperial London.

E o mais intrigante, foram encontrados sinais de pouca erosão nas Gamburtsev, quando o normal seria existir uma grande quantidade de sedimentos nos vales dos extintos rios (quando a Antártida não estava congelada) provenientes da erosão das montanhas, principalmente porque se trata de uma imensa cadeia de montanhas. Lembrando que a teoria da evolução adota milhões e milhões de anos para a formação destas e outras montanhas, tempo mais que suficiente para se ter uma erosão considerável, não?

"Uma atividade vulcânica dessa extensão, suficiente para formar uma cadeia maior que os Alpes europeus, deixaria uma 'assinatura geoquímica', com sedimentos pré-glaciais e mais recentes, mas simplesmente não encontramos essa assinatura," disse Tina van de Flierdt.

"Os novos dados que coletamos mostram que as taxas de erosão parecem ser extremamente baixas," afirmou a geoquímica da Universidade de Columbia Sidney Hemming, co-autora da pesquisa de Flierdt. Ainda não há certeza sobre a origem dos poucos sedimentos estudados, mas tudo leva a crer que sejam das montanhas estudadas.

Nota: percebe-se que a teoria da evolução nem sempre pode explicar fenômenos. Acreditar nos relatos bíblicos do dilúvio (que não deixou tempo para haver erosão lenta na superfície terrestre, pois durou pouquíssimos dias) parece ser a melhor escolha. Não pela falta de explicação científica criacionista, mas justamente porque a configuração atual desta e de outras montanhas se encaixam muito bem à teoria criacionista. Quem sabe um dia estes pesquisadores enxergem a verdade que está diante de seus olhos, bastando apenas estudá-los em outra perspectiva.

Um comentário:

Elyson Scafati disse...

Para variar, André, vc já começa falando besteira.

O que explica a formação de montanhas, continentes, planícies, mares, etc é GEOLOGIA, GEOLOGIA, GEOLOGIA.

TEORIA DA EVOLUÇÃO explica a formação das espécies.

Como vc age por condicionamento, escreva as duas frases acima 10 mil vezes, por 10 anos.

O dilúvio não se trata da melhor resposta para solucionar o problema, pelo simples fato de que não há evidências de que tal catártrofe possa ter ocorrido. Tampouco NADA SE ENCAIXA ao "modelo criacionista" [SIC].

A melhor hipótese é a de Norm Sleep. É pssivel que um hotspot tenha erguido o solo sem pressão suficiente para rachar a crosta e, assim, pode ter elevado a cadeia de montanhas. Valeria os pesquisadores procurarem por evidências desse hotspot sob essa cadeia montanhosa.

A perspectiva que um estudo deve ser feito, e por meio da científica e não dizer que foi deus ou o dilúvio.

Lição de casa, André: Resuma o que é verdade.

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br