sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Rápido Avanço da Ciência e Suas Implicações

Pois é, os tempos mudaram. Cada vez mais as ciências se multiplicam, numa impressionante velocidade que vêm surpreendendo a muitos, a partir da primeira e segunda Revoluções industriais.

Como sempre na história da humanidade, as invenções decorrentes dos avanços técnico-científicos foram e estão sendo usados tanto para o bem comum quanto para disseminar todo tipo de maldade. Vejamos alguns exemplos práticos:

Alberto Santos Dumont, além de outras criações, inventou o primeiro avião e fez o primeiro vôo em 1906 (há controvérsias quanto a ser o primeiro a voar). Sempre deixou bem claro seu desejo de colaborar com o desenvolvimento científico ao revelar que não patentearia nenhuma de suas invenções, "pelo bem da humanidade". Porém, sabe-se que nem sempre fizeram bom uso de suas idéias. No caso, o aperfeicoamento das aeronaves vem sendo impulsionado, em grande parte, pela indústria bélica, a fim de levar nações a se destruírem em guerras, como foi o caso da 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Ao longo da história ficou nítido que as aeronaves comerciais só foram sendo melhoradas com base no melhoramento prévio das militares. no Brasil, por exemplo, o caça AMX desenvolvido pela Embraer deu suporte para a construção posterior dos aviões de linha da empresa.

Da mesma forma, Roberto Landell de Moura (1861-1928), inventor do rádio possivelmente pensou em ser útil à sociedade ao criar este aparelho. Hoje, percebe-se que o rádio se tornou um veículo de comunicação imprescindível, levando em suas ondas sonoras mensagens plausíveis à ética, descência, evangelização, etc.; assim como serve de meio de comunicação entre traficantes dos morros favelizados do Rio de Janeiro (walktoks), transmite músicas em louvor ao arqui-inimigo de Deus (algo muito difundido nos dias de hoje, porém poucos percebem) e por aí vai a lista de maus usos desta ferramenta.

No entanto, o otimismo prevalece. As derivações modernas dos aparelhos de som têm servido e muito para a propagação da Palavra de Deus, primeiro com os tocadores de disco de vinil, passando pela fita K7, até chegar hoje com o CD player, aparelhos de MP3, Mp4, etc. Desta forma, cada vez menos pessoas poderão alegar que não conhecem a Palavra de Deus por falta de tempo para ler a Bíblia, pois já existe a Bíblia em forma audível, a qual pode ser escutada a qualquer momento de nosso dia-a-dia. Claro, o ideal seria ler as Sagradas Escrituras, para exercitar nossa mente e ser um sinal de dedicação de nosso tempo a Deus. Neste sentido, os aparelhos de som são uma bênção para nós.

Como se vê, o rápido desenvolvimento da ciência vêm para fins construtivos como destrutivos, dependendo de para quê cada um a utiliza os produtos dela. Com isso, me lembro da profecia relatada em Daniel capítulo 12 e versículo 4 que diz: "Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo [tempo do fim]; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."

Um comentário:

eder disse...

A religi~~ao e a crença em um "criador" também foi- e ainda é- usada tanto pra o bem quanto para o mal.
Volto daqui alguns dias
Eder Oliveira

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br