segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Jacarta Está Afundando 5 cm ao Ano, Diz Estudo

Jacarta, a capital da Indonésia, situada no sudeste asiático conforme mostra o mapa à esquerda, está afundando cerca de cinco centímetros por ano, afirmam os pesquisadores do Banco Mundial na Indonésia. Por que? excesso de peso e exploração exarcebada de águas subterrâneas local. As estimativas apontam que em quarenta anos boa parte da cidade seja inundada pelas águas do oceano Índico. Fiquei informado pelo site de notícias Terra, sobre esta divulgação.

"Caso não se dê um remédio, um terço da cidade estará sob as águas em 2050, uma catástrofe que afetará milhões de pessoas", assegura Hongjoo Hahm, principal especialista em infra-estruturas do Banco Mundial na Indonésia.

A superpopulação desta cidade, com mais de 13 milhões de habitantes (sobre uma área de 661,52 Km²), a maioria formada por imigrantes que foram para a cidade em busca de emprego, tende a crescer ainda mais, caso nada for feito para mudar esta realidade, onde este é o principal problema que está fazendo Jacarta afundar. A construção de dezenas de milhares de grandes edifícios associada a um relevo natural de baixa altitude (alguns lugares abaixo do nível do mar), ao aglomerado de pessoas, à grande exploração irracional da água do subsolo dentre outros contribuem para o afundamento da porção urbana e arredores. Quem mais sofrerão com isso serão os mais pobres, pra variar. A Indonésia já sofre com as inundações provocadas pelas chuvas torrenciais (em 2002, 65% da área total de Jacarta foi inundada), tsunamis (A principal foi a de 2004, matando milhares de pessoas não só neste país, mas também em vários outros do sudeste da Ásia), terremotos e outras catástrofes naturais. Enfim, um país sofrido.

Ah! lembrando que o aquecimento global também está contribuindo com as inundações em Jacarta, fazendo o nível do mar subir lentamente.

Na ilustração logo abaixo, da esquerda para a direita, temos uma seqüência de 3 imagens que mostram a evolução do crescimento populacional em Jacarta. As imagens mostram a vegetação em vermelho e a parte urbanizada em verde azulado. A primeira imagem é de 1976, concebida pelo satélite LANDSAT MSS Scanner, onde a cidade contava com 6 milhões de habitantes; a imagem central é de 1989, obtida pelo satélite Thematic Mapper e mostra um avanço no crescimento populacional (9 milhões de hab.); e a imagem da direita, feita em 2004 pelo satélite ASTER mostra a explosão demográfica dos últimos anos (13 milhões de habitantes). Sem dúvidas, o peso sobre a área urbana cresceu muito.

Este é um dos inúmeros exemplos referentes à falta de controle que o homem tem sobre seus atos, onde consome mais do que a natureza pode oferecer, sem ao menos devolver a ela o que lhe foi tirado; falta de planejamento prévio sobre a urbanização, condições locais para o desenvolvimento de uma aglomeração populacional; etc.

NASA/GSFC/METI/ERSDAC/JAROS,and U.S./Japan ASTER Science Team

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails
BlogBlogs.Com.Br